Netflix, Sky e Riachuelo: vale a pena o custo de ser associado ao ódio?, por Francy Lisboa

Netflix, Sky e Riachuelo: vale a pena o custo de ser associado ao ódio?

por Francy Lisboa

A percepção de uma marca é uma ativo valioso para qualquer negócio. Não é a toa que empresas de variados tamanhos investem rios de dinheiro em solidificação de suas marcas no sentido de marcá-las no imaginário popular como algo crível para os consumidores e assim ganhar espaço ou manter posição no mercado competitivo.

Por alguma razão parece que tem havido o desaparecimento de estrategistas de negócios em muitas empresas no Brasil, ou elas não têm seguido princípios básicos para qualquer empresário que quer ver sua empresa prosperar e/ou manter liderança. Qualquer consultor usaria a tão propalada bipolaridade brasileiro para recomendar CONTRA a atuação política da marca ou de pessoas associadas a elas.

O exercício é simples. Assumindo a divisão do povo brasileiro entre os que creem no golpe e aqueles que materializam o diabo na forma de Lula, o primeiro grupo, mesmo sendo continuamente considerado minoritário, representa significante parcela de consumidores brasileiros. Assim, não faz sentido para o verdadeiro empreeendedor associar sua marca à bilis política.

As ondas de reações que tem tomado conta da internet após os episódios da Netflix com “O Mecanismo”, e agora com o inacreditável tiro no pé da Sky com a convocação para as manifestações pela prisão de Lula, são casos clássicos de falta de estratégia de marketing dessas empresas. Não há qualquer resultado que não a perda de assinantes devido à aventura política que as empresas se associaram. A Netflix pode sobreviver devido sua global cobertura, mas com a Sky as consequencias podem ser maiores. Lembremos que somente no mundo idiotia considera-se Esquerda como sinônimo de franciscanismo. Todos somos consumidores e ajudamos a manter o giro da economia. Porém, a Esquerda é inegavelmente mais engajada quando se trata de boicotar produtos e marcas que vão contra principios os quais ela acredita.

Mesmo assim, parece que até mesmo os departamentos de marketing acham que é possível prescindir  “dessa gente” como consumidor. Onde está a preocupação com a percepção das marcas? Não há nada, eles simplesmente não estão nem aí para a queda de assinantes/consumidores. É óbvio que não será toda a Esquerda que era boicotar a NetFlix e a Sky, assim como muitos apoiadores de Lula cuntinuarão a consumir na Riachuelo, mas ainda sim a percepção de ser associado a um lado do espectro politico, especialmente ao do golpismo e achaque à Democracia, é perigosa e deve ser vista com seriedade pelo conselho de acionistas caso eles sejam genuinamente capitalistas e queiram embolsar lucros maiores.

 
Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Siga o dinheiro

    Quem é o dono da SKY? Rupert Murdoch, americano que tem interesse na queda do nacionalismo brasileiro. A SKY não tem nada de boazinha ao liberar os funcionários – ouvi até gente comparando com dia de jogo da copa…

  2. Riachuelo – eu comprava lá

    Riachuelo – eu comprava lá até dois anos atrás. Após seu engajamento ao golpe não comprei nem vou comprar lá NUNCA MAIS.

    Netflix – Eu era assianante até duas semanas atrás. Cancelei e NNCA MAIS vou ser assianante de novo.

    Sky – já fui assinanante até dois anos atrás. Mudei de operadora porque seu serviço era horrível e tentaram me ludibriar. Para conseguir cancelar tiver de recorrer a ANATEL. Não foi nada político. A partir de agora JAMAIS serei assinante desta empresa outra vez.

  3. Aviso. Se for cancelar a

    Aviso. Se for cancelar a assinatura Sky(no meu caso tive de recorrer a ANATEL para conseguir) exija que retirem de sua casa todo o equipameto deles.

    Eles costumam deixar o equipamento para trás. Como são pilantras, é possível que depois de anos eles apareçam lá para recolher e se não encontrarem, preparem-se para uma ação na justiça ou acusação de furto ou roubo.

    Não devemos dar mole para canalhas.

  4. Netflix e Sky certamente

    Netflix e Sky certamente perderão alguns clientes por sua adesão à propaganda fascista, mas são empresas gigantescas que pouco abalo sofrerão, além de, provavelmente, obedecerem a estratégias ditadas por seu país de origem. Quanto a Riachuelo, é empresa pequena se comparada às outras e seu dono, infelizmente, foi picado pela mosca azul. Se não pular fora rapidinho, será sugado até o último vintém pelos picaretas dos quais se acercou.

  5. Máfia

    Não é custo, caro Francy, é investimento. É um tipo de pedágio que o capital cobra para oferecer proteção contra um mal que ele próprio poderia causar a essas firmas, um tipo de taxa para manutenção do clube. Assim, caso o sócio venha a ter prejuízo por causa da sua adesão ao golpe, os outros cotistas tratarão de ressarci-lo.

    O capitalismo, notadamente o liberal ou neoliberal, só funciona no papel. Na prática é um sistema de clubes e máfias, um sistema criminoso, que corrompe os estados nacionais em que é permitido, inclusive para que as leis desse estado não alcancem seus sócios e protegidos. Só o que poderia conter esses crimes seria o estado. Mas as sociedades nacionais que permitem esse capital – no início aparentando civilidade – acabam por ele submetidas, engolidas. A jogada é o atravessamento, o agenciamento de algo que é um direito humano, inclusive expresso na DDH: o direito ao trabalho. Impõe, esse capital na pessoa de seus operadores – empresários -, que só terá direito de trabalhar quem ele autorizar.

    Daria para haver um capitalismo não mafioso? Teoricamente sim, desde que o estado não fosse infiltrado por seus representantes, se não houvesse financiamento privado de campanha e se empresários fossem impedidos de concorrer a cargo público eletivo. Se o capital não fosse uma arma, não haveria a figura do abuso do poder econômico.

    Não vejo sentido em recolher impostos a um estado que não repassará esses impostos ao contribuinte e sim às empresas privadas. Sei que empresas também são contribuintes mas, de longe, não são vulneráveis, pelo menos não tanto quanto o cidadão comum, a pessoa física.

    1. Dizem os adeptos do

      Dizem os adeptos do capitalismo que os regimes socialistas também funcionam apenas no papel, que na prática os dirigentes políticos de regimes socialistas soa tão corruptos quanto os políticos de estados em que se permite o capitalismo. Assim o problema não estaria no “tipo” de sociedade – capitalista ou socialista – e sim no âmbito individual, na orientação dos administradores públicos, vertidos para o indivíduo ou para a sociedade.

      Digamos que há realmente essa fissura humana*. Para que uma sociedade seja justa, o que parece melhor? Adotar um modo de viver que reafirme o individualismo no trato do que é público ou um outro, que reforce a ideia de que o que é público deve ser usado para o bem comum?

       

      * – É conhecida aquela notícia – falsa – da revista Forbes, de que Fidel seria milionário. Talvez haja pessoas que não pensem nem sintam a vida como outras, mesmo que essas outras mostrem seus sorrisos creme-dental na TV todo dia. Mania de medir os outros com a própria régua…

      “Claro que Fidel é milionário! Se fosse eu no lugar dele estaria riquíssimo.”

    2. O socialismo também trabalhou
      O socialismo também trabalhou igual em muitos países, onde só o círculo de um ditador tinha privilégios e quem se indispunha era perseguido.
      O problema não é o sistema, é o homem. Você pode idealizar o sistema que for, basta ser formado por homens que sempre haverão de existir uma cúpula com interesses protegidos, mordomias e o povo lá embaixo.

  6. Boicote a essas empresas,
    Se
    Boicote a essas empresas,

    Se possível até boicote organizado, atravyde um movimento de adesão.
    Enfiar uma.montanha de propaganda negativa no rabo deles.

  7. Caro Francy
    Eu acho bom, que

    Caro Francy

    Eu acho bom, que cada um assuma a postura ideológica, e que aguente o tranco depois.

    Claro que a Netflix, Sky, Riachuelo, Droga Raia entre outros, perderão clientes, mas não o levarão a falência, estão longe disso.

    Que os donos de cada uma, participe da manifestação anti Lula, é uma coisa, mas obrigarem seus funcionários a fazer, é outra. Alguns até farão com gosto. Não é só por causa do dia liberado, mas por não suportar o Lula, PT, movimentos socias etc etc conheço alguns assim.

    Eu quero mais é que todos se assumam. Alckimin, de inici apoiou os fascistas que atacaram a caravana do Lula,  mostrou quem é realmente, depois, desmentiu. Momento de apoteóse, saiu do armário e voltou para ele. 

    Pois que venha a clareza ideológica de cada um.

    Casa um na sua trincheira.

    Saudações

     

  8. Empresas assim devem

    Empresas assim devem acreditar que o perfil da maioria dos seus clientes é formado por coxinhas paneleiros e por analfabetos poíticos, daí fazem sua opção. Se até um ministro iluminista do stf acha que a mais alta corte deve se curvar ao tal de sentimento popular, por que empresas não fariam o mesmo? Nunca imaginei que me seria possível considerar o brazil um país pior do aquele em que eu cresci, durante a ditadura de 1964, mas é isso que acho agora.

  9. estertor da morte?

    Então, temos dois argumentos e a conclusão:  podemos ficar no meio com o socialismo, por exemplo? Um pouco capitalista, um pouco comunista…

    Mas, falando de Brasil, talvez essas marcas estejam desesperadas, um último suspiro pela disputa do quinhão  cada vez mais escasso. Selaram, definitivamente,  a derrocada! Não conseguirão mais desvincular suas marcas da palavra GOLPISTAS.

     

     

  10. Aquela antena deles pendurada

    Aquela antena deles pendurada nas janelas dos prédios é um troço medonho. Meu amigo cancelou semana passada, por falta de dinheiro mesmo pois o Minas Tenis Clube onde ele trabalha como preparador físico reduziu sua carga horåria e salário pela metade (eu achava que não podia). Mas a antena ficou lá, eles não foram buscar, só levaram o modem. Mas acho que não vai fazer diferença, ele só assistia globo mesmo e aquelas tralhas tipo Dapena na tv aberta. 

  11. Liberdade
    Na ditadura querem expor, agora querem reprimir. Netflix é Sky que falem o que quiserem e quem não goste não veja! Só!

      1. Nossa, isso que é
        Nossa, isso que é democrático. Precisa aplicar Voltaire nesse povo, afinal, respeitar opinião é o que menos importa nos dias atuais! Brochante!!!

  12. Falta de estratégias pelas
    Falta de estratégias pelas empresas?
    Meu caro Francy, acho que você não está entendendo, não esquerda e nem direita, é sim o povo Brasileiro se ferrando dessa bandeira vermelha há anos.
    Cabe a quem quiser levar muito a sério as séries, filmes e documentários dessas empresas, o entretenimento é bom, melhor que a porcaria da rede Globo, essa sim quer manipular a cabeça das pessoas, novelas, reality shows totalmente moldados e com finais elaborados e definidos, o futebol brasileiro decadente pois a Globo só sabe apoiar uma equipe, um governo e a mesma ladainha de sempre de que os grandes cheios da grana roubando o povo brasileiro.
    Balela é essa sua matéria.

  13. Meu Deus
    Mano quanta merda escrita junta. Incrivelmente essa joça de “opinião” apareceu como recomendação para mim no Google.

    O artigo não fala nada e nem mostra nenhum dado para representar a realidade.

    Sim cada marca tem opinião de apoiar o que quiser e achar que fazem isso sem planejamento é burrice.

    Na próxima traga dados mostrando que o que diz é verdade se não nenhuma empresa levará sua opinião a sério.

    Você só escreveu um artigo inútil e que não agrega nada a ninguém.

  14. Kkkk como assim não entendeu
    Kkkk como assim não entendeu o que está acontecendo? Afinal o lucro não é tudo, não é…? Uma população que clama por justiça e espirra insatisfação agora não pode ser representada por grandes empresas? Com certeza eles fazem parte dessa miséria que é ser brasileiro, por viver em uma pátria onde tudo que é banal é colocado a frente da saúde, da educação,da segurança e consequentemente do crescimento da economia. Em situações como esta e o marketing é mais significante… Puts! É desanimador ler isso!

  15. Artigo sobre Marcas associadas a ódio
    Para falar a verdade, como não sou de esquerda, não vejo nada demais. Netflix é uma ótima opção de lazer em casa com a família/amigos. Não tem concorrente. Assiste O Mecanismo quem quer. E esquerda pode ficar zangada, mas irão consumir da mesma forma. O mesmo acontece com Sky e Renner. Não vão deixar de consumir por causa disso. Talvez, alguns mais fanáticos. Mas, sabemos que nenhum fanatismo é saudável, seja ele político, religioso, esportivo, o que for e não deve ser levado a sério.

  16. Empresas e política

    Fico cada vez mais assustada com tamanhos radicalismos. Penso no meu dinheiro e no duro que dá para ganha-lo. Se algo não me agrada em alguma programação, não assisto. Não vou deixar de fazer uso de algo simplesmente por causa de um programa ou ideologia política de algumas empresas e, creio, muitos farão a mesma coisa. O poder do controle remoto é meu. E quanto a comprar ou não na Riachuelo,  vai depender do preço e qualidade do produto. Não vou pagar mais caro por “idealimos” tão fajutos quanto a política deste país.  Discurso é facil… 

     

     

     

     

  17. Depois de 10 anos assinando a

    Depois de 10 anos assinando a SKY, cancelei o pacote que me custava quase quinhentos reais por mes. Se para a empresa não significa nada, foda-se, mas meu dinheiro nunca mais ela vai ver..

  18. Netflix, Sky e Riachuelo
    Desculpe -me, mas artigo fraquíssimo. Claramente escrito por “esquerdista” ofendido e desafortunado com reações contrárias às suas ideologias

  19. O ódio contra Lula chega a
    O ódio contra Lula chega a ser inacreditável. É como se ele fosse a pior pessoa do Brasil, como se tivesse um histórico terrível de crimes, como se tivesse sido o pior presidente ou o mais corrupto. Nem Fernando Color foi tão odiado. É um ódio desproporcional e estranho. Só a História vai poder explicar esse grande ódio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador