Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

O dia em que a Globo entregou o ouro, por Rui Daher

O dia em que a Globo entregou o ouro

por Rui Daher

Há cerca de três anos, desisti de assistir ao Jornal Nacional, da Rede Globo. Além do desalinho editorial, me incomodavam as faces, olhares e trejeitos de seus apresentados, titulares e editores ou escalados em rodízios, homens e mulheres, com ou sem beleza.

Sou assim. Implico com caras e bocas, penso que a vida longeva me ensinou a fotografar quem do bem ou do mal. Foi o que me igualar, igualar pelos beiços Gilmar Mendes, Fernando Henrique Cardoso e Miriam Leitão.

Na edição de ontem, extensa matéria focou a corrupção entre políticos brasileiros. Foi de A a Z, em detalhes, fotos, por partidos, foro onde ocorriam os processos, tempo em que estavam ou ficaram parados. Capivara completa.

Ninguém foi poupado, embora sempre com segmentos realçando a prisão de Lula, bem copiados dos cortes do genial cineasta norte-americano Robert Altman (1925-2006), o que o remetia a “chefe da quadrilha”. “Soft takes” de Michel Temer, a mostrar neutralidade fake. Afinal, sabem que esse tonto não representa perigo algum.

Instalados os fatos, passaram aos atores coadjuvantes, não citados, mas que, claramente, fazia generalizar a pecha da corrupção sobre toda a classe política. Foram a governadores, prefeitos e, houvesse mais tempo, chegariam aos vereadores de Uruçuí, no Piauí, ou representantes de pequenas aldeias indígenas e quilombolas. Talvez deixem para o Fantástico.

Morta por esfolamento estava toda a representatividade que deve existir numa democracia plena.

Daí passaram ao Judiciário. Na tela: sua lentidão que resulta impunidade. Atenção: Lula sempre em “short cuts”, à maneira Altman.

Todo o tempo, se percebia no rosto de William Bonner esforço enorme para reproduzir a face rígida e os lábios finos de Sérgio Moro. Da mesma forma, Renata Vasconcellos lutava para que víssemos nela Cármen Lúcia, cabelos tingidos de preto.

Ao Judiciário, adicionou-se um pau em Marco Aurélio Mello, com extensa catilinária louvatória de Rosa Weber e da própria presidente do STF. São contra esticar a prisão em 2ª instância ao trânsito em julgado.

Traduzo: o desejo da família Marinho foi entregue ontem aos brasileiros como ouro, de mão beijada, clareza absoluta, quase confissão do que, para as Organizações Globo, seria o rumo certo para nós, os brasileiros.

Se temos uma classe política corrompida, partidos grandes e de aluguel sem candidatos confiáveis, poderes executivos corruptos nos três níveis, além de ineficientes, Judiciário burocrático, desatualizado, lento e dividido, subclasses de eleitores sem condição cognitiva ao votar, como e para o quê fazer eleições em apenas pouco mais de seis meses?

Sobrou-nos o adiamento e a dignidade das casernas. Pela segunda vez, em pouco mais de meio século, a família Marinho escolhe as Forças Armadas para votar.

 

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De lavar e passar
    minha alma, Rui.

    E através de seus moleques de recado espalhados pelo território nacional já informou aos incautos e incapazes brasileiros que eleição atrapalha o desempenho da economia.

    Justo agora que estamos decolando, esse turbilhão democrático vem para atrapalhar os negócios…

    Um abraço Rui. Em você e no meu distante e perdido Brasil.

  2. E mais…

    Willian Bonner Simpson leu as palavras do juiz de primeiro grau como se fossem suas ao justificar a negativa da autorização da visita de Governadores e parlamentares ao Presidente Lula no dia de ontem.

    Globolixo!

    LulaLivre!!

    1. Fernandes,

      Antes de tudo, Lula Livre!

      Que bom que você percebeu o NÃO CONSTRANGIMENTO do Homer, ao tentar imitar a postura do juiz de piso. Grande galhofa.

      Abraços 

  3. Sim, a globo é um grande

    Sim, a globo é um grande problema, mas se não fosse ela seria outra. O problema maior mesmo é o telespectador da globo  que absorve tudo que vem dali como se fosse a verdade suprema de forma completamente acrítica. Wiliam Homer falou, tá falado. E esses telespectadores não são poucos, na verdade são a maioria.

    Como num filme B de ficção, em qualquer lugar que você vá tem uma daquelas maquininhas de controle da mente ligadas na globo. Pode ser na sala de espera do médico, no hospital (você tenta fugir de um cômodo para outro e descobre que nesse outro tem uma tv maior ainda), no boteco, na loja de loteria, no banco, no aeroporto, rodoviária, restaurante, dentista, no carrinho de cachorro quente, na pqp, não adianta, o único refúgio seguro é o meu apartamento onde existe apenas um aparelho de tv completamente desconectado de qualquer tipo de sinal, antes usado para assistir netflix, agora nem pra isso mais.

    Mesmo sem assistir há mais de 20 anos, é fácil saber o que a globo anda dizendo, basta ouvir as “opiniões” das pessoas no dia a dia. Por exemplo, de uns tempos pra cá o Gilmar Mendes virou um fdp, todos são unânimes quando é pra falar mal dele, mas há poucos meses atrás mal sabiam quem era ele e os que o conheciam achavam-no um juiz corajoso (por perseguir o PT, claro).

    E o Aécio, há quantos anos falamos do engodo que era seu governo, seu midiático choque de gestão, de suas inúmeras denúncias de corrupção. Cansei de enviar emails, postar no fasciburro e nunca deram bola. Parentes, amigos em sua grande maioria votaram nele em 2014. E meu cunhado teve o disparate de dizer pra mim que não sabia que ele era corrupto, só descobriu depois que o jornal nazional mostrou seu cupincha carregando as malas de propina. Se não foi cinismo da parte dele, só posso acreditar que sofreu uma lavagem cerebral.

    E assim vai, quer saber a opinião dos Marinhos é só ouvir a opinião das pessoas nas ruas, principalmente as de classe média, escolarizadas, muito mais suscetíveis às manipulações da mídia.

     

    1. Caro MarFig,

      Foram 50 anos até chegar na aceitação completa de sua argumentação. É triste, mas é assim, e me pergunto como não fiz (fizemos) nada e deixamos chegar nesse ponto. Penso: por que não é assim na Europa e nos EUA? Por que esse monopólio da informação ficou nas mãos de uma só família, concessionada pelo governo. Talvez a Globo tenha sido, e ainda é, muito melhor so que nós.

      Abraços

  4. O pessoal do coturno não

    O pessoal do coturno não difere em nada de nenhum de nós,nas qualidades e nos defeitos.

    Se quiserem participar da plítica que deem baixa em suas patentes e façam que nem esse ex-capitão do exército que quer se candidatar.

    O silêncio provocado pelas armas é o pior indicador de competência de quem quer que seja.

    1. Vladimir,

      Embora assim devesse ser, não seria a primeira vez que em republiquetas das Américas do Sul e Central, como em África, nem pediram baixa e entraram na política, até de forma violenta. No Brasil, também tem sido assim.

      Abraços

  5. Sem querer passar por…….

    Blasé ou ter a pretensão de ser o “oráculo de Delfos” ou madame Irma, desde que comecei a postar por estas bandas, sempre achei que se o golpe não achasse o candidato “ideal” para entregar o serviço, a solução seria “não tem tu……vai sem tu mesmo”………………ontem li o post e comentarios  “Os planos infalíveis de Ciro Gomes” onde se degladiavam os pro Ciro  e os contra Ciro e não tive coragem de comentar e passar por estraga prazeres e “estragador”  de festa……mas .para min, a coisa se tiver solução, é no medio/longo prazo…….não proponho a inação nem o desespero de causa, mas sinceramente por dever de clareza e honestidade intelectual, as eleições estão cade vez mais longue…..é so uma opinião…..

  6. “As empresas jornalisticas

    “As empresas jornalisticas sofreram, mais talvez do
    que quaisquer outras, certas injunções, com as depressões
    politicas, acontecimentos militares. Os prognosticos que
    estamos fazendo na TV GIobo dependem muito da
    normalidade… da tranqililidade da vida brasileira. Esses
    pIanos podem ser profundamente alterados, se houver urn
    imprevisto qualquer ou advir urna situação que não esteja
    dentro dos esquemas tratados, como se vê nas operações de
    guerra”.
    (palavras de Roberto Marinho, diretor-presidente
    das organizações GIobo,em 20 de abriI de 1966,depondo na
    Comissao Parlamentar de Inquerito que investigou as
    ligações entre a Globo e o Grupo Time-Life)

    “E esta e uma guerra – não e uma guerra
    quente, mas um episodio da guerra fria. Entretanto, se
    perdemos neste episodio, o Brasil deixara de ser um
    pais independente para virar urna colonia, um
    protetorado. É muito mais fácil, muito mais comodo e
    muito mais barato, nao exige derramamento de sangue,
    controlar a opinião publica através dos seus órgãos de
    divulgação, do que construir bases militares ou
    financiar tropas de ocupação”. (PaIavras de João
    Calmon, diretor dos Diários Associados, deputado
    federal e presidente da Associção Brasileira das
    Emissoras de Radio e Televisão, em 13 de abril de
    1966, depondo na Comissao Parlamentar de Inquerito
    que investigou as ligações entre a Globo e o Grupo Time-Life

     

  7. Maria Batalhão

    A globo tenta colocar as eleições de 2018 no lugar mais alto do telhado.

    Eles querem os milicos.

    Não é por nada não, é só para repetir o gesto do pai de braço dado com um soldado.

     

  8. Vão ficar com essa cantilena

    Vão ficar com essa cantilena para os otários que ficam a repetir “agora é o Aécio, Temer e os outros”. Mas não batem panela para isso e nem vão para a Paulista.

    Quando voce falou que a reportagem passou para o judiciário, pensei que fosse falar das sentenças vendidas e penduricalhos imorais. Como sou ingênuo, caro Rui.

    Se fosse assim no embalo teriam que passar para os podres da mídia, CBF e Fifa. Aí teriam que substituir o retrato do Lula pelo dos irmãos patrões do Bonner e da Vasconcelos. Surreal né?

    Na verdade todo mundo sabe dos podres da Globo. Talvez até a velhinha de Taubaté, se ainda estiver viva. A indignação vai crescer, meu palpite, até o ponto que ou as Forças Armadas viram capangas dos Marinho, ou não sei não. Se a paciência mineira do Chico Pinheiro esgotou-se, isso quer dizer alguma coisa

    PS: É importante ter em mente que o ataque externo dos EUA está acima do ataque interno da Globo, é claro. Nesse sentido se os EUA achar que os serviços dela já são dispensáveis, pode usar o escândalo Fifa e abiscoitar o futebol das mãos dos Marinho   

    1. Juliano, meu caro

      Sentido total no que voc~e escreve. Inclusive quando cita a Globo como serviçal dos EUA. Mas, infelizmente, fico com a resposta que dei ao Marcos.

      “Esse domínio [Organizações Globo] foi conquistado durante os governos militares. Antes não tinham tal proeminência. Ao se verem ameaçadas, tratam de apelar a seus antigos garantidores”.

      Abraços

  9. O nosso jornalismo não nos informa, nos manipula

    Os programas policiais incitam a população ao ódio, os telejornais manipulam. Isso não é jornalismo, isso é merda pura, xará.

    Porque Uruçuí, Piauí, Mano?

    Já estive por lá. Do outro lado, B. Leite. Os donos do pontão não queriam que se constuísse a ponte ligando as duas cidades. Cê sabe o motivo. Mas soube que fizeram.

  10. Prezado Rui
    Bom dia 
    Apesar

    Prezado Rui

    Bom dia 

    Apesar de discordarmos da linha editorial oligarquica global, eles mentiram?

    Nosso sistema politico é falido e inexistente, cooptado pelo empresariado que suga o estado a seu bel prazer.

    Sabes bem que deixei de votar em 2004 – nem compareço!

    Lula e Dilma tiveram quase uma geração para mudar o podre status quo desse sistema e mesmo com um porcentual do congresso a seu dispor, omitiram-se!

    Vivemos numa plutocracia, infelizmente, o petismo acredita que somos uma democracia!

    A tempos, apaguei da memória o jn, alias, nem os portais dessas midias oligarquicas eu acesso ou repercuto!

    Abração

    1. “Lula e Dilma tiveram quase

      “Lula e Dilma tiveram quase uma geração para mudar o podre status quo desse sistema e mesmo com um porcentual do congresso a seu dispor, omitiram-se!”

      Está maluco? Quer dizer que cada geração muda com 10 anos?

      Foi o tempo que o PT conseguiu governar, de 2003 a 2012, porque a partir de 2013 não conseguiu mais. E pensar que arruinar o Brasil custou APENAS R$ 0,20!

      Para se mudar o pensamento geral de uma nação é preciso mais do que uma geração, talvez umas três. E no espaço de 20 a 25 anos cada.

      Para isto, inv estimento maciço em educação. O PT começou a fazer. Se tivèssemos continuado por mais uns cinquenta anos e acredito que o país teria mudado.

      Infelizmente tudo foi para o ralo em menos de 3 anos. Devemos agradecer o Moro e sua lava jato por isso, com STF com tudo.

    2. Karo Mário,

      Concordo, mas temos um futuro a percorrer. Mesmo deixando no passado essa oligarquia, temos que manter nosso ideário de justiça social e por ele lutar.

      Abração

      1. Karo Rui
        Pois é, até quando

        Karo Rui

        Pois é, até quando teremos que recomeçar, visto que a cada 20 anos, as elites e oligarquias dão golpes no Brasil!

        Abração

    3. Planejar é facílimo

      Executar é que são elas. Acha que 10 anos são tempo suficiente para mudar 500 anos de poder oligárquico? E tu não tem nem moral para opinar. Se não vota, não tenta mudar, então é conivente com o que acontece no Brazil atual. Mais cidadania e menos crítica é bom para alma e para o coração

  11. trata-se de uma estratégia…

    …  atacar a classe política para lançar um “candidato” de fabricação própria, tipo luciano huck…  Vão tentar vender esse marionete como se fosse a solução para os problemas que temos com a corrupção…  ao contrário do que se pensa, a #globogolpista ainda não esqueceu o projeto luciano huck, … ou qualquer outro idiota que se preste a esse papel…

    1. Caro Francisco,

      penso que a Globo não escancaria uma estratégia que pudesse ser considerada populista. Estão em nível mais alto. Preferem engendrar, através de sua rede, situações que impossibilitem eleições em 2018.

      Abraços

      1. opa…

        respeito, é claro, a sua opinião…  Mas acho que eles vão correr esse risco sim. Sabemos que, para o jornalismo da #globogolpista, “a inteligência média do telespectador equivale a do Homer Simpson”  ( willian bonner)… Só que o povão tá acordando, ….

    2. O Novo Vem Aí

      Exatamente, xará, esse candidato está selado aguardando gradual lançamento, tem nome, João Dionísio Amoêdo, partido, Novo, gestado na Casa das Garças, ‘Tink Tank’ de banqueiros, para substituir o PSDB, quando fizesse água, como agora.

      Fique de olho, esse é o Novo que tentarão vender ao Brasil como sendo o ‘Macron Tropical’ (tem semelhanças fisicas inclusive) e em três meses levarem as eleições.

      Caso o novo, velho e manjado candidato dos bancos e da classe dominante, seja competentemente escancarado como tal, pela oposição (não deixar acontecer, como o outro João, o Doria, aqui em São Paulo), aí sim, como Rui bem diz, restará-lhes melar a eleição de forma que não aconteça, para não perde-la e o golpe ir prás cucuias e perderem o poder executivo, novamente. 

  12. Perfil de um psicopata?

    Caro Ruy, sou um leitor das publicações  da Dra. Ana Beatriz Barbosa médica psiquiátrica do Rio de Janeiro que já publicou vários livros sobre o assunto. Pelo que andei pesquisando estou perplexo com o perfil do juiz Moro. Ele se enquadra em muitos pontos dentro daquilo que ela considera com um indivíduo acometido desse transtorno chamado de sociopatia. Se o que pesquisei for verdade, nesse exato momento o presidente Lula corre seríssimos riscos de vida na cadeia. Veja alguns  pontos: Mentira:  O livro Falácias do Moro lançado recentemente mostra claramente que ele transforma um monte de mentiras em verdades. Capacidade incrível de manipulação da mídia e do povo. Falta de remorsos(vide suas declarações passadas sobre D. Marisa p.ex.) e a atual sobre “estar feliz” com a negação do HB pelo STF afavor de Lula. Decisões deletérias que implicaram na quebra da ind. brasileira e no desemprego. Crimes cometidos como a divulgação dos áudios da Dilma e do Lula. Desrespeito à constituição em várias oportunidades. Fatos estranhos como a obtenção de um diploma de juiz num prazo jamais visto na universidade. Erros absurdos de português para um juiz. Tortura psicológica como a negação do recebimento de visitas pelo ex-presidente. Cela “preparada” para trancafiá-lo. Tudo isso caracteriza uma pessoa estranha que comete atos absurdos foras da lei. Alguém deveria levar isso a sério. Talvez a própria doutora possa dar uma luz sobre o caso.

    1. Ancioso Náufrago,

      Caro, vou pesquisar a doutora citada. Não cabe a mim fazê-lo, mas o seu comentário deveria ganhar destaque no GGN, de tão investigativo e bem exposto.

      Obrigado e um abraço

  13. Globo: inimiga do Brasil

    A Globo é inimiga do Brasil. Seu poder político precisa ser destruído.

    Os senadores deveriam começar pelo impeachment do ministro Luis Roberto Barroso, advogado da Globo, lotado no STF.

    1. Caro Marcos,

      Esse domínio foi conquistado durante os governos militares. Antes não tinham tal proeminência. Ao se verem ameaçadas, tratam de apelar a seus antigos garantidores.

      Abraços

  14. Três anos, Rui?

    Demoraste, hein? Faz quase uma década que não boto os olhos nesta josta. Não resolveu nada, mas o meu tempo e a minha audiência eles não têm.

    1. Roberto Monteiro,

      parabéns. Tens a alma mais leve que a minha, mas para criticar, vez ou outra, precisamos nos submeter ao sacrifício.

      Abraços 

       

       

       

  15. Lamentável dizer que o melhor

    Lamentável dizer que o melhor discurso contra a ditadura da toga como fantoche da Globo veio de Jáder Barbalho.Em pronunciamento firme, ele confessou que não entende como a classe política aceita esse massacre diário, a desmoralização total, sem esboçar uma única reação. Ficam rezando pelos cantos para não serem os próximos submetidos à execração pública. Enfim, deu nome aos bois e à legião de carneirinhos prontos para o sacrifício diante das togas. Classificou-os como Médicis de toga.

    E esse projeto “o país que você quer”  é mais uma sucursal dessa malhação diária, infinita. A Globo conseguiu botar suas palavras na boca de um povo tão desapetrechado de filtros que soa como eco de Bonner. Não satisfeitos, ainda comentam as peças infames de 15 segundos. Muitos nem percebem que o que vai ao ar é fruto de criteriosa seleção, os vídeos que realmente interresam vão direto pro lixo.

    Repito: bastaria o Congresso cassar um ou dois ministros violadores da Constituição e os demais se sentiriam intimidados nessa escalada de usurpação de poderes. 

     

  16. O dia….

    Ficou escancardo o jogo-duplo da RGT na matéria de ontem. Eles jogaram todos para exposição. Mas aceitam o uso da guilhotina, agora, que é o pescoço de LULA que está à espera. Amanhã será outra estória ou outra interpretação da nossa Justiça. Então redimiremos Lula. Fácil assim. Será pegar a cabeça e devolvê-la ao corpo. E mentes maldosas pensam que tem uma segunda intenção neste apelo por Justiça? Imagina?!! Tudo por um país melhoe e por Justiça, não é mesmo RGT?   

  17. tv??
    A uns 3 anos não assisto tv a uns 18 não assisto organizações groco, veneno puro e não sinto qualquer falta de tv ! Melhor é estar aqui, no jornal ggn !

  18. Maravilhoso texto. E é essa a nossa luta!

    Penso que temos que lutar mesmo.

    Porém, não irei buscar, seja verbal ou corporal, luta com imbecis, alienados e totalmente  manipulados pela Rede Globo. Já iniciei, há tempo, meu enfrentamento, meu combate, desligando os canais da rede televisiva manipuladora, não só a com o espírito de Joseph Goebbels, mas todas as cumplices e partícipes, inclusive jornais e revistas, que todos conhecemos. 

    Agora, vou partir para desligar-me completamente da tv paga, em virtude de apoio a movimento a favor do golpe e da votação contrária ao HC de Lula.

    Fico com o UHF, com seu conversor, de graça, assistindo alguns canais, como, v. gratia, por influência do amigo Rai, a Tv Aparecida, muita música sertaneja e lindas palavras cristãs.

    Perco os jogos do Timão, mas o que fazer? Nós corinthianos estamos, inclusive muito deles, esquecendo-se de um grande torcedor, o Lula e que este é o time do povo, povo que está hoje sendo totalmente oprimido por um governo ilegítimo, lá colocado, máxime pela mídia. 

    Vou colocar a Internet na TV e aí posso assistir a tudo que gosto, lá do meu passado, sem passar dissabores.

    Verei quais empresas, v. gratia, patrocinam os jornais e tvs políticos, manipuladores deste País, e irei começar a fazer uma “greve” contra a aquisição de seus produtos. Pedirei a toda a minha família e aos meus amigos.

    Por que não iniciarmos uma campanha pela redes sociais, neste sentido?

    Temos que colocar no chão, no desastre financeiro, estes grupos, inclusive multinacionais, que estão lutando para vender nosso País, pretendendo retirar-lhe a soberania,  tudo a pretexto de seus interesses financeiros, lucros, sem nunca pensar em nossos irmãos brasileiros. 

    E temos que começar a lutar pelos votos em favor daqueles que, de fato, irão estar ao lado do povo, legislando e administrando em busca de uma  sociedade mais homogênea, com melhores condições de vida e desenvolvimento, com Educação de qualidade, Saúde, Assistência Social, políticas públicas que levem a todos os brasileiros as riquezas deste nosso País, que não pode continuar a ser privilégio de poucos. 

    Temos que conversar com todos os amigos e pessoas acessíveis, demonstrando quem foram aqueles que traíram nosso povo, máxime os seu direitos, votando a favor de retirada de dinheiro público na Educação, na Saúde e na Ação Social e acabando, principalmente com os direitos trabalhistas.                                     

    Ainda, temos que mostrar a todos, que pudermos, pois a mídia não o fará, quais foram aqueles que apoiaram a venda de nossos bens soberanos, que estão cada vez mais alienados em um leilão sem precedentes em nosso história, de forma a levar, sem dúvida,  nosso País à condição de colônia, sem poder algum de decisão, dentro de nosso território.

    É o que penso.

     

  19. Eu não toco em nada que seja

    Eu não toco em nada que seja globo, inclusive esta seleção que chamam de brasileira, mas que pertence a esta e àquela outra instituição de índole muito duvidosa também.

  20. Eu não toco em nada que seja

    Eu não toco em nada que seja globo, inclusive esta seleção que chamam de brasileira, mas que pertence a esta e àquela outra instituição de índole muito duvidosa também.

  21. Eu não toco em nada que seja

    Eu não toco em nada que seja globo, inclusive esta seleção que chamam de brasileira, mas que pertence a esta e àquela outra instituição de índole muito duvidosa também.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador