O exílio de Jean Wyllys e pra onde o ódio cego ao PT vai levando a gente, por Mariana Nassif

O exílio de Jean Wyllys e pra onde o ódio cego ao PT vai levando a gente

por Mariana Nassif

O Deputado Jean Wyllys, do PSOL, decidiu deixar o país esta semana. Nunca pensei que, aos quase 40 anos, vivenciaria um movimento de exílio tão descarado e, pasma com o contexto histórico – porque veja bem, isso precisa e será estudado no futuro, assim espero – leio e releio o tuíte do presidente da república, percebem o peso das palavras? PRESIDENTE DA REPÚBLICA, que postou “um grande dia”, seguido de um emoji com o sinal de joinha.

É assustador tanto quanto o próprio exílio que estejamos presenciando este momento assim, como expectadores imóveis, porque também estamos com medo. Medo de falar, medo de escrever, medo de estarmos por aqui enquanto isso aparece e a merda transborda seriamente por todos os lados mas tudo bem, porque pelo menos não é o PT.

E, desde que não seja o PT, está tudo bem: perguntei pra uma menina que conheço e que vez ou outra postava coisas contrárias ao Haddad no meu perfil no Facebook o que ela estava achando das alianças com as milícias, do desvio de dinheiro, da postura do presidente e sabe o que ela me respondeu? “Ah, mas vai dizer que o PT não fazia a mesma coisa?”. Quer dizer, o ódio cegou as pessoas, que sequer conseguem ter foco na pergunta direta e reta e discorrer sobre isso sem envolver a ladainha falaciosa de que o PT isso, o PT aquilo. Uma obsessão doentia, perigosa. Não estou querendo informações sobre o PT, nem opiniões. Estou querendo saber o que você acha do que o seu candidato tem feito e com o que está envolvido. Mas essa pergunta, claro, jamais será respondida. As técnicas de ódio e medo não permitem que as pessoas pensem, conscientemente, sobre os eventos reais, mas sim sobre a ameaça terrível da qual foram libertadas.

Enquanto isso, um deputado eleito abre mão do cargo e bate em retirada para se manter vivo. Se esta não é (mais) uma coisa séria no meio de um tanto de outras coisas sérias, eu não sei o que é. A pauta da Folha de S. Paulo de ontem dá conta de noticiar, então deixo o link aqui e me enredo apenas na sensação esquisita e na reflexão de que, é, começou. Aquela fase que tantos de nós insistimos em achar que talvez não fosse existir, que era só ameaça, “ele fala de brincadeirinha”, bem, essa fase chegou. Temos nosso primeiro gay pessoa pública exilado. Escrevo assim porque as pessoas privadas, especialmente os pretos e pobres, já estão em exílio, porém ainda em risco iminente de perderem suas vidas – e isso é tão literal que não sei como não está todo mundo enjoado, enojado e extremamente engajado em resgatar culturas de resistência e alterar este cenário.

Realmente, a vida fica muito mais difícil de ser vivida quando a gente percebe que privilégio, privilégio mesmo, só dá pra ser desfrutado quando todo mundo tem a mesma oportunidade e que, de um jeito ou de outro, é contra esse sentido de igualdade que o racismo, o fascismo e o mimo dos eleitores do ódio vem batalhando e, abra os olhos, isso em nada se diferencia do esquema sistemático entre a casa grande e a senzala – mas, desde que não seja o PT, tá tudo bem, e isso é a coisa mais triste que há. 

 
Mariana A. Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Palavras da salvação

    O Brasil começara a voltar aos eixos se e quando o acampamento Mariza Letícia que defende LULALIVRE em Curitiba contar com milhões de acampados. Quando grande parte dos 86% que apoiavam o governo Lula perceberem que foram enganados pela globo.

    O ícone do golpe contra o Brasil é a prisão do Lula.

    Com Lula preso o Brasil se acaba.

  2. As pessoas estão com raiva

    As pessoas estão com raiva não é de hoje. Estão trabalhando mas não estão vendo a vida melhorar (daí alguns fazerem confusão entre antipetismo e antisistema). Os donos da comunicação souberam manipular toda essa raiva e ressentimento debaixo das barbas da esquerda partidária.

    Enquanto não acordarem do longuissimo sono  pra montar uma estratégia adulta de contrainformação, podem ir preparando o lombo para mais sessões de bordoadas.

    1. Tenho muitos amigos

      Tenho muitos amigos emprnoesários e a totalidade deles, apesar do ódio ao PT, viram suas empresas crescerem e muito nos tres primeiros mandatos petistas, nos tres últimos muitos faliram e outro tanto estão a enfrentar sérios proplemas. O ódio é tanto que os fazem cegos, não conseguem perceber que quando estavam ganhando dinheiro era graças a políticas governamentais de acesso ao crédito e estímulo ao consumo interno.

    2. “Debaixo das barbas da

      “Debaixo das barbas da esquerda partidária”, bem dito. Isso mesmo. Quando leio alguém escrever isso, vejo que não estou sozinho no meu raciocínio.. Nunca entendi o porque o tal tratamento que a Dilma, especialmente, deu a imprensa. Pagar pra me bater? O lixo veja, com a maior parte criticando abertamente  a petrobras e sendo patrocinada pela petrobras. O jornal da band gastando boa parte da exibição crticando a petrobras e sendo patrocinada pela petrobras. Um cara como o Edinho Silva, que, já disse, não convencia ninguém, na secretaria de comunicação. Criou-se um monstro camaleônico anti Pt e agora o monstro, depois de assombrar na versão bolsonaro, quer trocar de cor e vestir o verde oliva oficial dos milicos. Triste e lamentável.

  3. Ahn… se as coisas fossem

    Ahn… se as coisas fossem tão simples.

    Quase no final de seu livro Política, Aristóteles adverte que aqueles que toleram a existência de bandos levemente armados na Cidade correm o risco de ver seu sistema político corrompido ou destruído. Ele certamente não tem discípulos no STF e no Exército. No PT também, pois o partido tolero o crescimento das milícias durante os governos Lula e Dilma.

    Luiz Fux substituiu o princípio da presunção de inocência pelo da culpa presumida ao condenar José Dirceu. Sérgio Moro e o TRF-4 condenaram Lula porque ele não recebeu a posse e a propriedade do Triplex para praticar atos inespecificos (a Lei pune a prática de ato específico mediante pagamento). Dilma Rousseff foi deposta sem ter cometido crime de responsabilidade, pois o STF se recusou a impedir essa ilegalidade. Mas a subversão total do sistema jurídico ocorreu pelas mãos da desembargadora que expede “sentenças de morte” pela internet. Em breve os processos em que essas sentenças são expedidos começarão a tramitar formalmente e em segredo, pois ao réu não deve se dar a oportunidade de fugir antes da execução da pena.

    Fux foi enfiado no STF pelo PT. Toffoli também. Na verdade Lula e Dilma não souberam escolher juízes para a Corte suprema e a decadência que se espalha pelo sistema jurídico também é responsabilidade dos petistas. 

    1. O PSDB ao chegar ao poder

      O PSDB ao chegar ao poder preferiu aderir à extrema direita retrogada e juntos promoveram a maior cartelização de setores estratégicos, que passaram a financiar o aparelhamento de todas as instituições e a criar determinadas regras que dificultavam o sucesso da oposição idealista, quando esta aprendeu a jogar conforme seus adversários, estes criminalizaram as práticas.

      As nomeações foram republicanas, porém todo homem não idealista tem um preço.

      Apesar disso alguns quebram ( Teori ) mas não vergam. 

  4. os exemplos dos golpisas com

    os exemplos dos golpisas com stf e tudo

    acaba incnetivando ainda mais essas tais milicias…

    queria saber se elas tem a ver com o pcc que se amplia

    para Todo o país e fornece o pretexto para a intervenção

    cada vez mais violenta da polícia, da direitA, do pedido daintervenção militar….

    quer dizer: a direita cria a violencia para fatuRar em cima DELA….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador