Francisco Celso Calmon
Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.
[email protected]

O fator ideológico e as baterias ‘antifakesnews’, por Francisco Celso Calmon

As baterias de fakes news e desinformações já começaram a lançar suas rajadas, ainda em treinamento, testando os juízes das regras e os adversários.

O fator ideológico e as baterias ‘antifakesnews’

por Francisco Celso Calmon

Estas eleições que se aproximam terão um forte componente ideológico, e isto pode ser muito salutar para a cultura política da sociedade, que anda muito rasa.

A própria militância de esquerda, esquecida da formação teórica, outrora regular, carece de conhecimento da concepção ideológica da sociedade e da compreensão do movimento da história, do papel das classes, do Estado e da organização institucional e real do poder no Brasil.

As baterias de fakes news e desinformações já começaram a lançar suas rajadas, ainda em treinamento, testando os juízes das regras e os adversários.

Para tingir o PT, não só o gabinete do ódio está disparando, mas também a Globo ressuscitando o assassinato do ex-prefeito Celo Daniel, o Ciro com sua verve fazendo roleta russa, e a PF, aliciada, tomando depoimento extemporâneo de Adélio Bispo, no qual, à portas fechadas, declarou, segundo noticiado, “… que a facada teria sido encomendada pela campanha de Haddad em 2018.

Esses ataques merecem ser repelidos de pronto com os instrumentos disponíveis.

Adélio está preso, mas não isento de responsabilidade civil e penal.  Está cometendo crime de calúnia e difamação.

O PT deve, a meu juízo, processá-lo de pronto.

As baterias ‘antifakesnews’ também estão sendo montadas, mas causa apreensão, porque, aparentemente, a esquerda está letárgica, quero crer que é só aparência.

Numa guerra, seja de qual tipo for, a cada investida do oponente, uma contraofensiva deve ocorrer de imediato, a demora vai perpetrando o efeito deletério, e, quando vem tardiamente a reposta, o efeito maligno deixa sequelas.  

O processo de captação de votos deverá ser concomitante ao trabalho de politização do eleitor.

O Alckmin que é a nova versão da carta aos brasileiros, virou o bode na sala da esquerda, pode ser a peça da estratégia de longo prazo nesse xadrez.

 Contudo, a chapa com ele diminuirá o fervor da militância de rua, não a militância dos cargos comissionados, cosmética, burocrática, que desaprendeu a falar com o povo, mas a militância ideológica, esta terá dificuldade para explicar um político extremamente conservador, autoritário e repressor dos movimentos sociais, num governo popular, salvo se suas funções forem a priori bem definidas.

E que sejam expostas e amplamente divulgadas e assumidas publicamente por ele, pois, se é inevitável ter um vice de direita na chapa do Lula, que seja um político cujo partido possa alavancar a vitória no primeiro turno.

Nesta hipótese, a aguerrida militância ideológica não esmorecerá.

Sem essa militância as forças democráticas institucionais sofrem de hipotrofia para construir a democracia popular e resistir aos ventos dos históricos golpismos.

Bolsonaro não deixará de tentar uma aventura violenta, tumultuante e insurgente ao resultado eleitoral, e, neste hipotético cenário, o que fazer? Como prevenir e como reagir se necessário for?

A militância ideológica terá papel fundamental nesse enfrentamento. Portanto, a criação de cinco mil comitês populares de sustentação democrática é pra ontem, e todo mês deve ser aferido, por toda a esquerda, quantos foram constituídos, como está a formação e treinamento de autodefesa

A iniciativa em qualquer contenda é fator impactante na correlação de forças, a letargia e muita narrativa acadêmica nem sempre é o combustível adequado à uma conjuntura como a atual.

As forças democráticas devem sair da defensiva, de ficar só na reação, o princípio da ofensiva significa obter, manter e explorar a iniciativa.

A ofensiva é sinônimo de iniciativa!

 A iniciativa estimula e aumenta a segurança, a crença na vitória e a autoestima da militância.

Que a nossa esperança seja traduzida em ações dosadas pela estratégia e audaciosas na tática.

Francisco Celso Calmon, coordenador do canal pororoca e ex-coordenador nacional da Rede Brasil – Memória, Verdade e Justiça

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador