O jovem e as velhas ideias, por Carlos Motta

novo_reproducao.jpg

Foto: Reprodução

Por Carlos Motta

Dia desses conversei com um jovem publicitário, bem informado, que vive, como muitos ligados a esse segmento profissional, de frilas, pequenos trabalhos, que, como disse, lhe pagam a gasolina e a cerveja. 

Em certo ponto da conversa, não lembro por que, ele fez a seguinte observação, que suscitou um interessante debate entre nós:

– Estou percebendo que você é um liberal…

Como neguei de imediato e com veemência, o papo enveredou para a política, tema geralmente limitado, atualmente, a algumas poucas, breves e ofensivas frases: ” Você não passa de um petralha” e “fora, Temer” são as mais usuais.

Nós, porém, começamos a falar sobre a política em geral, e mais especificamente, sobre determinados aspectos da sociedade brasileira. 

O jovem perguntou se eu conhecia o Partido Novo.

“Já ouvi falar”, foi a minha resposta.

Ele então contou que ingressou na agremiação e que provavelmente seria um dos responsáveis pela sigla em sua cidade, Amparo, ao lado de Serra Negra, interior de São Paulo, onde moro.

A partir daí conversamos alguns bons minutos sobre carga tributária, tamanho e funções do Estado, meritocracia, cidadania, essas coisas todas sem pouco valor prático num país onde a Constituição virou um livro jogado num canto qualquer da sala, a acumular poeira, bolor – e traças.

Do papo todo ficou a impressão de que mesmo os jovens mais inteligentes, preparados e bem informados, sofrem de um grave problema, que transcende a sua vontade: estão irremediavelmente contaminados pela ideologia dominante.

Sempre há exceções, é claro.

Mas a maioria não tem mais jeito, é incapaz de se libertar do pensamento de que aquilo que se considera a causa dos maiores males do Brasil é justamente a solução para os seus problemas, de forma geral um Estado indutor de crescimento econômico e redução das monstruosas desigualdades sociais que envergonham o país perante o mundo.

Partido novo, ideias velhíssimas, daquelas que, se aplicadas, vão fazer o jovem publicitário amparense ficar até sem ter como pôr gasolina em seu carro e tomar as suas cervejinhas.

Mas talvez ele tenha salvação: diz que se horrorizou com a informação de que Luciano Huck se filiou ao tal partido e deverá ser candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro.

Até os liberais têm os seus limites.

Assine
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu joguei a toalha.
    Uma prima

    Eu joguei a toalha.

    Uma prima de minha esposa vibrou com todo o caqlvário de Dilma de 2015 até o impeachment e hoje fica indignada com o cachê da atriz do filme “Mulher Maravilha”.

    Eu joguei a toalha, nunca na história os jovens foram tão bovinos.

    Os jovens das ocupações tão festejados pelo Nassif são, infelizmente, minoria. A maioria acredita piamente no MBL e assemelhados, já muitos pré-adolecentes admiram o Bolsonaro.

    Run to the Hills.

  2. novos, velhos, todos

    “Mas a maioria não tem mais jeito”

    A maioria, depois de anos e anos de veja, jornal nacional, e o resto do PLIMPIG, desmiolou. Os panelaços nos deram a medida de quanto esse povo é aberto ao diálogo.

    Meu amigo médico (+- 60 anos) disse que não fala mais de política, que perdeu amigos por causa disso, que odeia Lula e o PT, que todos políticos são ladrões, que aqui não há patriotismo e que a única saida é a imigração. Esse é muito melhor que a média. Reconhece que um dos problemas é a falta de patiotismo e, pasmem, conseguiu preservar o seu bom humor e seus valores humanisticos. Atende no horário, é atencioso, ouve com atenção e tem sempre um sorriso no rosto. 

    O resto é muito pior: eles mordem!

  3. Eles tratam Liberalismo como Darwinismo, Relatividade…

    Para essa “nova direita”, o Liberalismo é a teoria certa, existem as leis de mercado e quem tenta ir contra, na realidade não entendeu como funciona as regras de livre-mercado simplistas que eles mesmo criaram.

    Da mesma forma, físicos ingênuos correm atrás de criar uma máquina moto-contínua… não sabem que isso fere as leis da Termodinâmica… leis abstratas que que alguns tem dificuldade de entender… assim como o Darwinismo ou a Relatividade… muitos não entendem e tentam refutar… 

    Esses novos Liberais pensam que o Liberalismo é como uma dessas teorias. Quem não é liberal na realidade não consegue abstrair sua mente suficientemente para entender toda a complexidade da lei de oferta e demanda.

    A culpa disso vem de imbecis como Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi que polarizaram o discurso a níveis extremos… e das empresas de mídia que formaram um bloco de pensamento único liberal.

    Vale lembrar que os liberais da Inglaterra e USA não teriam 1% do radicalismo dos idiotas brasileiros.

  4. Manda ler Piketty

    Esses “modernosos” brasileirinhos recitando a cartilha amarelada de Reagan e Tatcher como se fosse a última palavra em Economia e Política, realmente, é de doer. Na verdade, nem leem, apenas expressam o senso comum fabricado pelo Cartel da Mídia.

    O Capital no Século XXI deveria ser leitura obrigatória em todos os cursos de graduação.

  5. bunkers (ou: o paraíso neo-liberal)

    os vidros fechados dos carros
    os muros altos das casas
    condomínios fechados
    edifícios fortificados
    câmeras, sensores, alarmes
    a segurança dos shoppings

    lá fora o mundo
    favela sem fim

    o egoísmo venceu
    palmas pra mim

  6. JUVENTUDE: O VELHO BODE EXPIATÓRIO

    Fiquemos tranquilos.Tomando por base tantos outros jovens aguerridos que, de início começam com as convicções que lhes foram oferecidas, hão de de se curvar ao mundo real e, com um pouco de boa vontade e muita, mas muita depressão, poderão buscar novas referências e forjar uma nova cadeia de convicções – um pouco melhores, apenas – capazes de lhes garantir minimamente o existir.

    Obviamente, muitos hão de piorar, amparados pelos resultados positivos que terão ao prosseguirem em sua convergência com o pensamento vigente. Mas, é possível que ocorra o mesmo efeito gerado pelos “esquerdistas de primeira hora” que trocam a casaca de uma vez e se mostram mais adequados à prática de direita. Foi o caso de gente notável, como Goldman, Serra, Freire e tantos outros.

    Ideologia na juventude é assim mesmo. O que pesa, no final, é a genealogia social, sua identificação com qual setor da sociedade e sua formação moral. A maldita formação moral a que todos, de ambos os lados da política, costumam defenestrar. Subestimam o puxão de orelha daquela mãe simples quando o filho chega em casa com uma caneta que não  foi comprada por ela. Ou aquele pai rígido que não passa a mão na cabeça do filho quando este prega uma peça num coleguinha de escola. Antes do marxista ou do liberal, vem a criança que foi ou não amada e educada.

    Se estes jovens nos geram tanta desesperança, não há motivo pra se pensar que a geração passada foi melhor. Este é um recado que não posso deixar de dar. Isto porque, fui criado em família de militantes. Vi muito militante amigo me cobrar maior participação enquanto o filho estudava em escola particular, viajava todas as férias e não saía de casa sem uma roupa de marca. Miltante pobre é que tinha obrigação de ir pra luta. Os filhos deles eram jovens, ora bolas. Tinham direito de curitr a vida primeiro pra depois se preocupar com estas coisas.

    Eu não atribuo ao meu contato com a militância precoce, as razões para minha consciência social e meu senso de solidariedade. Agradeço sim, a cada pessoa que me estendeu a mão em momentos de necessidade e que me defenderam quando era vítima de alguma injustiça ou discriminação. Nem sempre eram “politizadas”, lhes garanto. É por elas que votei em Lula e Dilma. E por elas que fiquei sem candidato parlamentar, quando percebi o fisiologismo e a retórica coercitiva dos que, de forma suspeita, cometiam contradições e se julgavam inatingíveis em sua condição de liderança local. Aprendi com os justos a não me curvar a coação nem a discurso, muito menos à conveniência.

    Cobrar destes jovens de hoje em dia uma atitude mais consciente sem se mostrar confiável e coerente, não adianta. Quem ganha esta parada é justamente aquele que der vazão a ação individual, apregoando aquilo que o jovem deseja ouvir: a de que seu esforço individual poderá lhe render os frutos que garantam sua sobrevivênica, já que, não resta dúvida, sua pessoa é espetacularmente superior aos demais. Ganham os conservadores, evangélicos, fundamentalistas, etc. Enfim, ganha quem o valorizar, substituindo a auto-estima pelo ego. É o preço que se paga por educar pela mentira e pela desvalorização dos pontos de vista sinceros. Ouçam quando um jovem questionar a prática da esquerda e será possível, no futuro, o surgimento de uma esquerda melhor. E não os culpem pela realidade atual. Por favor, não cometam este ato de cinismo.

  7. Este partido é a formação da

    Este partido é a formação da Casa das Garças, think tank neo-liberal norte-americano.

    Ficam repetindo clichês vindos de fora, achando que estão sendo originais em alguma coisa.

    Todo país deve ter uma linha de extremos econômicos que enriquecem os debates, mas este pessoal não traz à luz a linha do pensamento Liberal Clássico, este sim, digno de debater, mesmo que equivocado.

    A linha do Partido Novo, via Casa das Garças, é o dono da Riachuelo e de pessoas que pensam a partir do momento em que tem dinheiro no bolso, nada mais do que isso.

    É Herbalife para pessoas perdidas intelectualmente. 

  8. Deixando de lado os

    Deixando de lado os “entretantos” e indo aos “finalmente”: só há uma categoria política-sociológica para qualificar hoje nós, brasileiros, a dos “despirocados”.

    De forma brutalmente avassaladora perdemos o rumo e o prumo através – eis o paradoxo – das assunção de convicções e certezas inabaláveis. Mesmos que estas se mostrem anacrônicas, absurdas e desconexadas com a Realidade. Ou não será por aqui que o vestusto Socialismo ainda dá às caras conjuntamente com seu antípoda, uma espécie de Liberalismo morto e enterrado em 2008?  

    Há também uma “nova” Esquerda que também teima em não se libertar de velhos truques, a exemplo de verem o fim do túnel única e exclusivamente num Estado indutor do desenvolvimento, regulador da vida social e distribuidor da riqueza. Uma tríade que, se não já deu o que tinha de dar, precisa de contextualização a partir das experiências – positivas e negativas – que nos levaram ao atual estado de coisas. 

    Interessante quando clamam por mais Estado num modelo de Nação onde tudo, literalmente tudo, está encambitado com essa Entidade onipresente e onisciente. A nossa grande missão, ou projeto, seria dar a devida dimensão a esse totem. 

  9. liberalismo X facismo

    FAÇO UMA COMPARAÇÃO DIRETA ENTRE ESTES JOVENS LIBERAIS E OS ANTIGOS JOVENS FACISTAS

    sejam oriundos da classe alta, média, ou média-baixa:

    – percebem que NAO poderão nem de longe manter o estilo de vida de seus pais, da Belle Epoque ou do Welfare State;

    – não tem mais emprego fácil, como seus pais;

    – não conseguirão imóvel fácil;

    – se incomodam com a aproximação da classe baixa, tanto fisicamente, como na competição pelo emprego/serviço, como na convergência econômica ;

    – os mais radicais formam grupos e batem ((antes em comunistas, hoje em imigrantes));

    – ao saberem que o retorno a Belle Epoque/Welfare State é impossível, poem a culpa na esquerda !! Nunca nos dirigentes;

    – adoram lideranças com gesto/palavreado agressivo, mesmo que obtusas;

    – já eram populares bem antes de 29 — e também antes da próxima crise a vir; e não demorou nem 6 anos para serem maioria;

    .

    .

    E TAMBEM FAÇO UMA COMPARAÇÃO DIRETA ENTRE LIBERALISMO E O FACISMO

    – Quando acordarem será tarde. Ja terão destruído todo os mecanismos humanos de impedimento/ de breque que uma sociedade organizada poderia oferecer;

    – estarão calados, quando virem um vizinho ou parente se perder na nova ordem;

    – quando perceberem, estarão f*dyd*s (em algum canto de arma na mao; ou dentro do Ap, com fome e apenas com internet);

     

    Será o mal do século (20 e 21). Quando se esgotar, perguntarão como tantos um dia acreditaram na bobagem..

    p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 18.0px; font: 16.0px ‘Times New Roman’; color: #000000}
    p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 18.0px; font: 16.0px ‘Times New Roman’; color: #000000; min-height: 18.0px}
    span.s1 {font-kerning: none}

    Só espero que não destruam totalmente o Estado antes de perceberem a bobagem..

  10. O autor não entendeu a coisa.

    O autor não entendeu a coisa. Esse é o cidadão “ideal”, ou seja, esperto o suficiente para ser bom em sua profissão, mas não o inteligente o bastante para perceber o quanto é feito de idiota. 

  11. A juventude não acredita mais

    A juventude não acredita mais na esquerda, simples assim. Aliás, ninguém mais acredita fora dos limites da seita.

    E os comentários aqui só provam o quanto vcs esquerdistas continuam cegos e alheios a realidade.

    Em outros tempos, a esquerda se recolheria para uma avaliação da situação e voltaria anos depois com um arsenal renovado de embustes e mentiras, para mais uns trinta anos de catequização.

    Mas esta geração atual de esquerdistas é tão cega e arrogante que vai morrer junto e com o mesmo discursinho falido.

     

    1. a….

      Nagibe, passaram meio século alienando e doutrinando a sociedade brasileira. Não existe outro caminho para estes extremistas. Até hoje, dentro das Universidades Públicas, continua a todo vapor. Só que aqueles que se beneficiaram de tal ideologia, bolsos e futuro e dos seus garantidos com AntiCapitalismo não mudará de opinião agora. Mesmo com 40 anos de redemocratização e 30 de nova Constituição, a culpa sempre será dos outros. E Democracia? Eleições livres e facultativas são um engogo para a perpetuação dos interesses da maioria. E com este papo furado chegamos às vesperas de 2020, Pedrinhas e Alcaçuz, 100.000 assassinatos por ano. Mas foi você que não entendeu a proposta. Entendeu? abs. 

  12. VALORES E DIFERENCIAIS NO NOVO 30

    INDIVÍDUO COMO ÚNICO GERADOR DE RIQUEZAS

    Os recursos do Estado serão sempre oriundos dos impostos pagos pelos indivíduos. Os serviços públicos ofertados nunca são gratuitos.

    TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI

    O NOVO defende com vigor o princípio da igualdade. Respeitamos uma hierarquia das normas e de um sistema institucional no qual todo e qualquer indivíduo é submetido ao direito e às leis de forma isonômica, sem privilégios.

    LIVRE MERCADO

    Acreditamos que no livre mercado – onde as trocas são feitas de maneira espontânea – os serviços são melhores do que aqueles ofertados pelo Estado, dados os mesmos custos.

    INDIVÍDUO COMO AGENTE DE MUDANÇAS

    As mudanças e reformas que queremos promover têm o indivíduo, através da sua atuação e do voto consciente, como principal responsável. O direito de criticar deve ter como contrapartida o dever de participar.

    VISÃO DE LONGO PRAZO

    O NOVO acredita que é necessário resgatar a cultura e o pensamento de longo prazo na administração pública. As oportunidades, desafios e vocações de um país devem ser avaliados por uma perspectiva de tempo que ultrapasse as próximas eleições. É dever do gestor público não onerar as futuras gerações.

    FICHA LIMPA

    Filiados e candidatos devem preencher os requisitos da lei Ficha Limpa.

    LIMITAÇÃO AO “CARREIRISMO POLÍTICO”

    É vetado ao filiado eleito para cargo no Poder Legislativo que se candidate a mais de uma reeleição consecutiva para o mesmo cargo.

    VINCULAÇÃO DO CANDIDATO ÀS SUAS PROPOSTAS

    Definição prévia do Compromisso de Gestão e do Compromisso de Atuação Legislativa, prevendo metas a serem cumpridas.

    GESTÃO INDEPENDENTE

    A gestão partidária não pode ser feita por candidato ou por ocupante de cargo eletivo.

    NÃO HÁ COBRANÇA DE PERCENTUAL DO SALÁRIO DO MANDATÁRIO

    A contribuição partidária mínima é igual para filiados e candidatos eleitos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador