Os Brasis: Lula deveria ser candidato?, por Arkx

Os Brasis: Lula deveria ser candidato?, por Arkx

1. a pré-candidatura Lula  tem sido um obstáculo à luta contra o Golpe de 2016.

um golpe não pode ser derrotado pelo voto, apenas um movimento de massas pode fazê-lo. um movimento de massas não pode ser pautado pelo calendário eleitoral, precisa ter agenda e dinâmica próprias capazes de fornecer uma permanente retro-alimentação positiva.

para o Lulismo a Ex-querda tanto o  “Fora Temer” quanto as “Diretas Já” jamais passaram de bandeiras circunstanciais, sem jamais ganhar prioridade sobre a campanha pelo “Lula-lá em 2018″. sendo que a nulidade de um impeachment inconstitucional nunca entrou efetivamente em pauta, nem mesmo no plano estritamente jurídico.

ao repetidamente canalizar o movimento de massas para a centralidade de uma pré campanha da hipotética Eleição de 2018, o Lulismo a Ex-querda asfixiam a luta contra o Golpe de 2016.

2. a pré-candidatura Lula não se fundamenta num programa mínimo e em sua estratégia de viabilização.

o Lulismo foi se degradando ao ponto de se converter numa espécie de seita política, com um fanático culto à personalidade de Lula, fazendo deste um messiânico Salvador do Brasil, para com a permissão da Casa Grande ser o único capaz de cuidar do povo das Senzalas.

não há programa, não há estratégia, não há tática, não há nada… além de Lula-lá 2018.

do mesmo modo que Lula se agigantou até se transformar num mito, acabando por se sobrepor ao  PT, talvez agora o Lulismo tenha se tornado tão hegemônico a ponto de nem mesmo Lula conseguir separar-se dele.

Leia também:  Ou o Brasil acaba com Bolsonaro ou Bolsonaro acaba com o Brasil, por Sebastiao Nunes

3. a pré-candidatura Lula não une as Esquerdas e o campo progressista.

o Lulismo nunca propõe aliança com aqueles à sua Esquerda, sempre impôs submissão incondicional. não há nenhum debate sobre pontos mínimos programáticos, nada além de um arbitrário consenso em torno de uma candidatura Lula.

mesmo as Caravanas acabam reduzidas a uma pré campanha eleitoral, enquanto deveriam ser um potente motor de mobilização social contra o golpe.

as referências a um possível Referendo Revogatório, para anular as medidas do governo usurpador, são vagas e indefinidas, além de condicionadas a uma vitória eleitoral.

não será nenhuma “união das Esquerdas” que viabilizará a luta contra o golpe. é na luta concreta contra o golpe que se faz a união das Esquerdas.

não será nenhuma “união das Esquerdas” que levará a vitória uma candidatura Lula. é uma candidatura Lula a serviço da luta concreta contra o golpe, e não servindo-se dela e a ela esvaziando, que levaria a uma união das Esquerdas e a vitória eleitoral de uma candidato saído desta luta.

4. a pré-candidatura Lula não é a melhor forma de defender Lula.

a melhor maneira de superar o Golpe de 2016 não é através da defesa de Lula e de sua candidatura. ao contrário, a melhor maneira de defender Lula e sua candidatura é a luta para superar o Golpe de 2016, através da anulação do impeachment e de todas as contra-reformas regressivas do governo usurpador.

a melhor maneira de defender Lula é através de uma Greve Geral, acompanhada de bloqueios dos fluxos de um capitalismo do qual a logística e os serviços se tornaram sua característica fundamental.

Leia também:  Economia em risco e o desastre do governo Bolsonaro, por Fernando Haddad

a melhor maneira de defender Lula é a luta pela democratização de um Judiciário venal, seletivo, classista, corporativo e partidarizado.

Lula deve ser determinadamente defendido da lawfare implacável desferida contra ele, porque estas arbitrariedades atingem a todos nós, direta ou indiretamente, seja em qual grau for.

sem Democratização do Judiciário não haverá reconstrução da Democracia no Brasil.

5. a pré-candidatura Lula não é um modo de superação da crise de representação.

o fator chave do atual impasse no Brasil é a crise de representação.

através de sucessivos estelionatos eleitorais, o sistema político como um todo perdeu sua legitimidade. sem compreender e construir alternativas à crise de representação, o fascismo se erguerá.

como sintoma da crise de representação em todas as últimas eleições houve um alto e crescente percentual de não-voto (brancos, nulos, abstenções).

isto também é captado em todas as atuais pesquisas, pelo elevado índice de rejeição e desaprovação para todos os atuais pré-candidatos à Presidência, inclusive Lula.

{nota: a Lava Jato & Associados nada mais faz do que acentuar esta crise de representação. apresentou-se como contra a corrupção, para apenas se revelar, muito previsivelmente, ela própria como corrupta e corruptora. prometeu passar a limpo o Brasil, e tão somente reproduziu um secular Judiciário fora da lei. anunciou-se como instrumento de superação de um capitalismo de cumpadrio, e produziu a infame indústria das delações premiadas. seu resultado final será a definitiva descrença no Judiciário brasileiro.}

sinal de alerta:

o Lulismo com sua estratégia de conciliação permanente, a serviço de um projeto reformista sem reformas, pavimentou o caminho do Golpe de 2016, gerando suas condições objetivas e subjetivas.

os 13 anos de Lulismo deveriam ter sido a paciente e cronometrada, minuciosa e determinada, corajosa e astuciosa, reengenharia de um novo pacto político de uma nova estrutura de poder. mas Lula se dedicou a desperdiçar seu prestígio e popularidade em postergações, hesitações, meias-medidas, apaziguamentos, conciliações, conchavos, recuos e capitulações voluntárias.

Leia também:  O enfrentamento do fascismo cultural, por Ion de Andrade

o Lulismo jamais organizou a sociedade para lutar contra a dominação de uma lumpenburguesia neo-colonial e semi-escravocrata. ao contrário, sempre se valeu desta mesma lumpenburguesia para financiar suas campanhas eleitorais, e com ela manteve um insuperável relacionamento promíscuo de conciliação de classes.

o Golpe de 2016 foi viável por não haver organização orgânica social capaz de a ele se opor em nível nacional. e a cada vez que esta organicidade começou a ser construída, nos inúmeros movimentos de resistência ao golpe, o Lulismo operou efetivamente para mantê-la sob o estreito projeto da via parlamentar e institucional.

a pré-candidatura Lula é prova que nada mudou para o Lulismo após o Golpe de 2016.

nenhuma lição foi assimilada. nenhuma rota foi corrigida. nenhum outro projeto, a não a ser a reedição impossível das condições históricas de 2003, em um 2018 com o mundo novamente à beira de uma catastrófica crise global.

a pré-candidatura Lula apenas acentua a crise de representação, e pavimentará a ascensão do fascismo do Brasil.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

96 comentários

  1. Quase…

    O companheiro parece ter se esquecido dos exemplos históricos…

    De fato, há uma tentação do esquerdismo infantil a menosprezar a força de aglutinação de certos campos políticos, ou do outro lado, tendem a supervalorizá-lo.

    O compaheiro Arkx consegue a proeza paradoxal de fazer as duas coisas ao mesmo tempo…

    Allende não era incompatível com o acirramento da luta de classes chilena, e talvez quem não compreendeu o momento foi quem deveria lhe dar a base social para dirigir as massas…Allende estava onde devia e fez o que devia fazer…faltou quem transformasse seu martírio em luta…ou evitasse que a coisa chegasse a tal ponto…

    É bom lembrar que a vida institucional (Kerensky, eleições para o Dumas, etc) russa seguiu enquanto a vanguarda bolchevique atuava…

    Não, as massas não podem ser dirigidas, talvez apenas os resultados de seus movimentos históricos…quando a massa explode, ninguém (ao menos que tenha humildade e grandeza histórica) sabe dizer onde elas vão…

    Na ruptura continua o campo complexo da disputa pela hegemonia e direção desse movimento, as coisa não seguem um roteiro, uma linerariedade, caro companheiro…

    Também temos o caso da Venezuela, que apesar da radicalidade, não exigiu que Chavez e/ou Maduro abrissem mão (por enquanto) da sua institucionalidade, o que não quer dizer que não estejam a caminho da ruptura, ou da queda por um golpe, como eu já disse, essa questão (de ser rotulado de louco, terrorista ou herói diz mais respeito a posição relativa dos narradores…

     

    Sua proposição parece mais a velha birra com Lula e o lulopetismo, que lembra toda hora o tamanho insiginificante da esquerda que se (auto)proclama autêntica…tamanho, leia-se qualitativo…

    Não se pode exigir de Lula ser diferente do que ele se imagina e talvez do que ele, realmente, seja…nem dele, Dilma ou do PT…

    Reconhecer sua liderança eleitoral não determina, de maneira fatalista, uma renúncia a crença de que devemos nos preparar para o fracasso do projeto eleitoral de Lula…

    Agora, colocar ele no campo oposto não é só burrice, é desonestidade intelectual mesmo…o que tenho absoluta certeza, não é o seu caso…

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      esclareço:

      óbvio que um texto como este provoca reações, mas… por favor, gostaria que vc, especialmente, não deixasse passar desapercebido o seguinte: em momento algum defendo que Lula não deveria ser candidato.

      ao contrário até:

      “não será nenhuma “união das Esquerdas” que levará a vitória uma candidatura Lula. é uma candidatura Lula a serviço da luta concreta contra o golpe, e não servindo-se dela e a ela esvaziando, que levaria a uma união das Esquerdas e a vitória eleitoral de um candidato saído desta luta.”

      portanto, trata-se de um questionamento sobre o enfoque que a candidatura Lula tem e aquele que deveria (sob minha perspectiva) ter.

      .

      • Cuidado e os detalhes (onde mora o diabo)…

        Caro companheiro Arkx,

        Não podemos esquecer que as palavras vão sempre além do que elas significam, ainda mais em um ambiente de disputa política como esse aqui…

        Claro que nunca poderemos reivindicar a assepsia ou neutralidade (científica?) desse debate, logo, embora você não diga não ser essa a intenção, fica claro para mim que a retórica pergunta traz em si uma provocação e uma possivel resposta já pronta…

        Se não foi esse o sentido, me desculpe, mas minhas análises também não atacam o cerne do que você disse (olha o balde)…concordamos que a candidatura Lula poderia ampliar muito mais o debate sobre o domínio da agenda representativa (incluindo aí a mídia, etc) do que vai fazer…

        Um abraço…

         

        PS: mande um endereço ou conta para eu fazer uma contribuição para você comprar ração para seu bichinho de estimação, o 5 estrelas (será o palhaço italiano Pepe?)…

        • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

          -> concordamos que a candidatura Lula poderia ampliar muito mais o debate sobre o domínio da agenda representativa (incluindo aí a mídia, etc) do que vai fazer…

          pois é… tão simples e tão difícil de ser compreendido e debatido. e disto a reação ao texto aqui nesta área de comentários é prova lastimável.

          meu caro, do meu ponto de vista estamos numa encalacrada terrível.

          não sabemos se vai ter eleições. e tendo, não sabemos como vão ser. não sabemos se Lula será candidato, e sendo não sabemos qual a configuração de sua candidatura.

          portanto, muito barulho por quase nada certo e quase tudo incerto.

          portanto, deveríamos estar nas ruas, nos bloqueios e nas ocupações. e também construindo alternativas concretas a um mundo em colapso.

          grande abraço.

          p.s.: está finalmente chovendo por aqui, nas Terras Altas da Mantiqueira, no Sul de Minas. região riquíssima em água mineral. tomo banho com água mineral. e está faltando água! as nascentes e riachos estão secando. os vizinhos na área rural estão brigando por causa de água. esta é a encalacrada a que o Necro-Capitalismo nos trouxe. não sei se dela conseguiremos sair…

          .

    • A cada comentario seu,o
      A cada comentario seu,o pescoco de Andre Araujo roca a guilhotina.Como eu conheco Nassif e nao e de hoje,ele deve propor uma solucao Salomonica.Voce fica responsavel pelos assuntos relativos a America Latina,e meu recem amigo Andre Araujo no que restar de mundo.O Blog nunca em tempo algum,esteve a niveis tao baixo de Coeficientes Antais.Ate sessao de Tiro ao Alvaro foi criada.

  2. Pavimentar a ascensão do facismo como, se ja esta pavimentado?

    Pelo fascismo de Sergio Moro e da republiqueta de curitiba, pelas togas de Gilmar Dantas (segundo Noblat), do congresso dos “300 picaretas” (fala de Lula, enquanto deputado), de uma tv que manda e desmanda sem nada acontecer com ela…

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      “[…] o fascismo foi a conseqüência de dois fracassos: o primeiro, dos revolucionários, que foram massacrados pelos sociais democratas e seus aliados liberais; o segundo, dos liberais e social-democratas incapazes de gerenciar efetivamente o capital.”  

      Fascismo & Antifascismo – Jean Barrot/Gilles Dauvé

    • Quem é Arkx?

      É o porta voz do partido que tem 10 deputas estaduais, 6 federais, e parece que uma vereadora. A lotação de uma Van. E corre o risco de em 2018, com a aplicação da primeira parte da Cláusula de Barreira, ele seja varrido do mapa da política institucional. A aventura de candidatura à presidência é desespero na corrida para atingir 1,5 % dos votos validos nacionais para deputado federal, em pelo menos um terço dos estados.

      • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

        -> É o porta voz do partido

        escrevo sobre a crise de representação e o cara vem dizer que sou “porta-voz”…

        vcs precisam ao menos entender o que lêem, para analisar o ponto de vista alheio, antes de saírem rotulando.

        mas admito ter extremada simpatia pelo Comitê Invisível e pela Facção Fictícia, ambos coletivos participantes do Partido Imaginário.

        não, não é brincadeira. o que posso fazer se nem vc, como a maioria aqui, nunca dele ouviram falar… é o tanto que a Esquerda brasileira está desatualizada.

        .

  3. Nem o maior movimento de

    Nem o maior movimento de massas de nossa história contemporânea, o Diretas-Já de 1984, conseguiu se impor aos coronéis e senhores da Casa Grande. Foi derrotado através da velha e boa prática do arranjo “por cima”. E o articulista, num momento de claro e evidente refluxo da disposição para mobilizações, tem a coragem de dizer que o golpe somente vai ser derrotado por um movimento de massas e por uma greve geral. Como e o que fazer para se atingir esses objetivos? Qual a receita? 

    O que significa “luta concreta contra o golpe”? Como fazer uma reforma política que ataque a crise de representação? De que forma é possível promover uma reeestruturação do Judiciário que o democratize? Enfim, para além do discurso vazio e da retórica, o que efetivamente o articulista propõe como saída para a crise e para derrotar o golpe?

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> Nem o maior movimento de massas de nossa história contemporânea, o Diretas-Já de 1984, conseguiu se impor aos coronéis e senhores da Casa Grande. Foi derrotado através da velha e boa prática do arranjo “por cima”.

      eu estava lá. vivi tudo aquilo. muito pertinente seu comentário. e aqui a questão é: foi derrotado por quem?

      enquanto o movimento de massas nas ruas conclamava por “Diretas Já”, em cima dos palanques estava Tancredo Neves. se na frente de milhões de pessoas Tancredo defendia as “Diretas Já”, nas sombras dos bastidores trabalhava por exatamente o contrário.

      em 1961, ao finalmente desembarcar em Porto Alegre, após a Rede da Legalidade garantir sua posse, Jango foi recebido por Brizola e comandantes militares com a proposta de marchar por terra com tropas e povo até Brasília, mas optou ir de avião ao lado de Tancredo, aceitando o Parlamentarismo.

      a História deu a Tancredo o que fez por merecer.

      .

  4. Anti-Lulismo oportunista e covarde!!! Assuma seu fracasso, Arkx!

    Lá vem o Arkx mais uma vez tentando capitalizar encima do anti-Lulismo. Não basta a Globo, a Abril, a JovemPAn, o MP, a PF, Moro, Dalagnol, Youtubers… agora até os panfleteiros de internet vão tentar faturar…e dentro da própria esquerda.

    O curioso é a tentativa esdrúxula de culpar Lula pelos próprios fracassos! A direita faz isso de forma delirante… agora parte da esquerda também faz… mas atenção a um detalhe: AS TEORIAS SÃO CONTRADITÓRIAS!!!

    1-A TEORIA DA DIREITA É QUE LULA É O COMUNISMO SATÂNICO QUE VAI DESTRUIR O BRASIL… ELE DEVE SER DESTRUÍDO POIS É A ÚNICA AMEAÇA DA ESQUERDA CAPAZ DE GANHAR UMA ELEIÇÃO

    2-PARA ARKX LULA ATRAPALHA A PRÓPRIA ESQUERDA E SEU PLANO PARA CHEGAR AO PODER!

    Esse texto é completamente delirante e ingênuo. O blog presta um enorme deserviço para a esquerda ao dar holofote para esse tipo de texto “MBL Vermelhinho”.

    Mais uma vez Arkx nos brinda com frases de efeito que não se sustentam, análises unilaterais, superficialidades, imagens fortes e impactantes, demonização idiota do seu alvo sem nunca apresentar uma alternativa… como se os outros candidatos estivessem em um convento enquanto Lula vive em uma boca de fumo.

    A recptividade desse cidadão aqui é péssima… por que ele continua com isso???

    1. a pré-candidatura Lula  tem sido um obstáculo à luta contra o Golpe de 2016.

    OBSTÁCULO PRA QUEM??? QUEM TE IMPEDE DE LUTAR CONTRA O GOLPE??? ALIÁS, ONDE ESTÁ A SUA LUTA??? ONDE ESTÃO OS FOCOS DE LUTA CONTRA O GOLPE QUE ARKX TANTO FALA??? LENDO ESSES TEXTOS PARECE QUE EXISTE UM MOVIMENTO DE LUTA CONTRA O GOLPE QUE FOI DESTRUÍDO PELO EXÉRCITO DO LULA…

    2. a pré-candidatura Lula não se fundamenta num programa mínimo e em sua estratégia de viabilização.

    FALOU O CARA CUJO PROGRAMA É FALA MAL DO LULA!

    REALMENTE OS HUCK, DÓRIA, BOLSONARO, MEIRELES, ALEXANDRE FROTA… É QUE TEM PROGRAMA… CLARO… OS HERÓIS QUE O ARKX TANTO ADMIRAM TEM MUITO PROGRAMA TAMBÉM… AQUELE FREIXÓ DO PSOL DEIXA TODO MUNDO ADMIRADO COM O SUPER PROGRAMA… O PROGRAMA DELES É O MESMO DO ARKX: ATACAR LULA!

    3. a pré-candidatura Lula não une as Esquerdas e o campo progressista.

    NÃO… O QUE UNE É VOCÊ ELOGIANDO O “GÊNIO” DO FREIXÓ… É ISSO AÍ QUE VAI UNIR A ESQUERDA!

    4. a pré-candidatura Lula não é a melhor forma de defender Lula.

    ACERTOU! NÃO É A MELHOR… É A ÚNICA!

    “a melhor maneira de defender Lula é através de uma Greve Geral, acompanhada de bloqueios dos fluxos de um capitalismo do qual a logística e os serviços se tornaram sua característica fundamental.” HAHAHAHAHAHA NÃO SERIA MELHOR ESPERAR JESUS CRISTO VOLTAR??? OU CHAMAR OS “VINGADORES”… JÁ TEM WI-FI NA CRACOLÂNDIA??? VOCÊ DIGITA ISSO DO MUNDO DOS SONHOS???

    “a melhor maneira de defender Lula é a luta pela democratização de um Judiciário venal, seletivo, classista, corporativo e partidarizado.” COMO NINGUÉM PENSOU NISSO ANTES???? COLOQUE ISSO NA SUA CARTINHA PARA O PAPAI NOEL E SEJA UM BOM MENINO!

    5. a pré-candidatura Lula não é um modo de superação da crise de representação.

    MAS É ÓBVIO QUE NÃO… QUEM DISSE QUE SERIA??? 

    “através de sucessivos estelionatos eleitorais, o sistema político como um todo perdeu sua legitimidade. sem compreender e construir alternativas à crise de representação, o fascismo se erguerá” ESTELIONATO ELEITORAL??? SE VOCÊ FOR HOMEM, COLOQUE AQUI DE QUAL ESTELIONATO ELEITORAL VOCÊ ESTA FALANDO… MOLEQUE!!!

    PALHAÇO!!!

    TOMA VERGONHA NESSA CARA!

     

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> MOLEQUE!!! PALHAÇO!!! TOMA VERGONHA NESSA CARA!

      ô meu Rei, não sei ao certo o motivo, mas quanto mais vc dá este tipo de faniquito, mais me faz pensar no Pavão Mysteriozo.

      e por falar nele, vamos a mais uma dica. qual dos três na foto abaixo seria o Pavão Mysteriozo? os três?

      .

  5. “um golpe não pode ser

    “um golpe não pode ser derrotado pelo voto, apenas um movimento de massas pode fazê-lo.”

    Recentemente, a mobilização e a luta dos argentinos contra a sua reforma da previdência foi usada como exemplo do que deveriam fazer os brasileiros… Adiantou o que, mesmo? Os políticos deram uma banana para a população e aprovaram a reforma mesmo assim.

    • “luta” não é passeata, “luta”

      “luta” não é passeata, “luta” é pegar em armas e derrubar o poder ilegítimo na ponta das espadas e das balas.

      Logo, não houve “luta” alguma na Argentina e também não está havendo no Brasil.

      • Cuidado com o provocador

        Pegar em armas? QUAIS armas? E QUEM iria pegá-las? Já vivi esse filme em 1968, e nao gostei do final… Meia dúzia de idealistas desvairados achando que teriam força suficiente para virar o regime. Tudo o que resultou disso foi aumento da repressao. Nao temos nem as armas nem povo interessado em empunhá-las, esse cara tá fazendo papel de provocador infiltrado.

      • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

        -> “luta” não é passeata

        aqui nem passeata querem fazer. ficam girando tudo em torno do voto.

        -> “luta” é pegar em armas e derrubar o poder ilegítimo na ponta das espadas e das balas.

        teoricamente vc está certo. só que na prática o que significa hoje “pegar em armas”? quais são as armas que ameaçam de fato o capitalismo contemporâneo?

        mudaram tanto as armas do inimigo, como as de quem a ele precisa se opor. a guerra hoje está em outro front e se trava em outro teatro de operação.

        assunto complexo.

    • Arkk demonstra o

      Arkk demonstra o desprentimento da realidade social e cultural do país. Se uma revolução da massa fosse possível ela já deveria ter acontecido, como sempre a massa está a espera.

      Lula pode ser a unica saída para reverter parte dessa destruição das politicas sociais do país. Fora ele não ninguém.

      2018 será o momento da virada ou do aprofundamento do neoliberalismo.

  6. ??????????
     
    sinceramente o

    ??????????

     

    sinceramente o este cara esta pregando? 

    Esperar que um povo como o brasileiro, infantil, manso e facilmente manipulado faça uma mobilização contra o golpe? 

    Faz-me rir.

    Este povo esta recebendo o que bem merece por sua estupidez e passividade. Bateu panela, mesmo não tendo o que cormer. Fez coro para não pagar o pato, mesmo não recebendo um nada para pagar alguma coisa. Faz movimento em favor dos próprios algozes.

    Enfiou, me desculpe as palavras, as panelas no rabo e esta passivamente vendo o preço do gás ir as alturas, os ataques a consquistas trabalhistas, a previdência e tudo mais. 

    Já me cansei de ouvir destes bonecos de ventriloquos repetirem como um disco furado: o país está quebrado a reforma da previdência é necessário e bla, bla, bla. 

    Repetem o que a rede Golpista de televisão quer, deste de que tenham garantido a novela das nove, o futebol e o carnaval para assistir. 

    Brasileiro recebe o que merece. Este é um povo vil.

  7. Arkx mora na lua? Vai passear

    Arkx mora na lua? Vai passear na periferia e ver a quantidade de revolucionários que tem nas várias igrejas…No Brasil sequer a democracia conseguimos sustentar. E não é porque as esquerdas se dividem, é porque as forças democráticas se esfarelam com a maior facilidade. A tarefa é recompor o campo democrático e só um lunático não enxerga o papel do Lula nessa luta.

     

  8. .. muito bom..

    .. gostei do seu texto, concordo que o PT é um partido de centro esquerda reformista nem um pouco interessado em fazer a revolução, e, em nome do socialismo, isso é uma barreira a ser superada..

    .. mas não agora..

    .. agora é roubada..

    .. nós entramos no modo “dedo no olho”, “chute no saco”, vale tudo..

    .. eu até queria que dessa bagunça saísse uma revolução do povo..

    .. mas não vejo possibilidade disso dar certo, não..

    .. nesse momento (fudido, fudido e meio), acho que a melhor aposta é onda vermelha nas eleições 2018 tendo, de forma inequívoca, inquestionável, Lula como líder..

    .. o cara é um líder mundial, respeitado em todo o planeta..

    .. é contraproducente discutir isso..

    .. Lula é um imã de votos.. tem que aproveitá-lo da melhor forma possível..

    .. agora é hora de união..

    .. união ampla, sem frescura..

    .. depois a gente vê como é que fica..

  9. observações
    1-(a) “Fora Temer” não quer dizer nada; é tipo “No passaran”, palavra de ordem de fracassado;1-(b) “Diretas já” quase idem, porque quem teria poder em levantar essa agenda agora ? Legislativo e Judiciário      querem tudo menos isso;1-(c) Nulidade do golpe então é uma ficção completa; quem nesse universo declararia o golpe nulo?1-(d) Lula 2018 é, dentre esses cenários, o único naive mas semi-realista, dadas as condições existentes; 2- Expremendo tudo, é isso mesmo: Lula é o único que tem condições políticas de implantar algum programa minimamente   consensuado; mais minimamente, e menos consensuado; 3- Nada vai unir as esquerdas, exceto a cadeia, isso já é um lugar comum; PSOL, Boulos, Manuela, o c… conversa   para boi dormir; até porque de esquerda mesmo no Brasil tem nada ou quase nada; quem é o equivalente eleitoral de         esquerda ao Bolsonaro, na direita? 4- Lula não tem defesa. Una salus victis, nullam sperare salutem; 5 – Na raiz é uma forma de superação; porque é o cargo mais alto da república; se a macadada (nós, eleitores) escolhe o mandatário  principal, isso restaura algum grau de representatividade, sim. best regards

  10. ISSO É PIÇOL,TEM ÓDIO,INVEJA

    ISSO É PIÇOL,TEM ÓDIO,INVEJA E DOR DE COTOVELO DE LULA E PT,VOCÊS FAZEM ALIANÇAS NAS PREFEITURAS E AINDA QUEREM SER PURINHOS,ADORAM JANTAR COM CAETANO NO LEBLON,BEIJAM(LITERALMENTE) A ASINHA TUCANA E SE ALIAM A TODA DESGRAÇA QUE POSSA SE CONTRAPOR A CANDIDATURA DE LULA,VOCÊS QUEREM VER O CIRCO PEGAR FOGO PARA SE ALIMENTAREM DO QUE RESTAR.JUSTIÇA?QUANDO FOI QUE SE PREOCUPARAM COM AS INJUSTIÇAS?APOIAM O SIONISMO,FAZEM OPOSIÇÃO NA VENEZUELA,BATEM NO IRÃ,SÃO CONTRA A SÍRIA,NÃO SE MANIFESTAM SOBRE HONDURAS,NÃO SE MANIFESTARAM SOBRE O PARAGUAI,NÃO DENUNCIAM A TRAIÇÃO NO EQUADOR E NEM PODEM MAIS ENTRAR EM CUBA(JEAN QUE O DIGA)QUE MERDA IDEOLÓGICA SÃO VOCÊS? UM AMIGO DEFENDE A TESE DE QUE VOCÊS SÃO ORIUNDOS DE OVOS DE ÁGUIA E ESTOU QUASE CONVENCIDO DISSO.

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> E AINDA QUEREM SER PURINHOS

      -> VOCÊS SÃO ORIUNDOS DE OVOS DE ÁGUIA 

      pô, eu estou me esforçando todo aqui atrás do Pavão Mysteriozo, e o LUIZ DE MATTOS (com 2 Ts, hein) vem com este papo de “purinho” e “ovos de águia”. vou repassar o Zap do Pavão prá vc.

      .

  11. Um pouco de crítica naõ faz

    Um pouco de crítica naõ faz mal….Ciro Gomes tem dito isso de outra forma e leva pau….Agora foi dito pelo articulista..Lula tem que pensar mais alto…

  12. O voluntarismo infantil de Arkx

    Se Arx tivesse correto em sua análise paupérrima, não haveria golpe, afinal dentro da análise de Arkx Lula Dilma e Pt não teriam incomodado a casa Grande nem the Big House.  Existem riscos sim ao se governar dentro de uma estrutura “democrática entre aspas”.   Esta é a nossa realidade, de dificil compreensão por  Arx e seus amigos voluntaristas. Apontar para o fato,  reconhecido por todos, que evidentemente só uma ruptura  permitiria acabar de vez com os aspectos capitalistas de nossa sociedade é óbvio e evidente.  Porem o que é evidente dentro de um certo ponto de vista teórico e lógico e ideológico, não é evidente do ponto de vista real.
    Neste caso Arkx se transforma em um revolucionário pós moderno que acredita que a realidade nasce de nossas cabeças  e nosso pensamento.  A realidade e sua transformação é  muito mais dialética do que  este idealismo pos moderno acredita.
     
    Mudanças sensíveis na produção, na forma de produção no mercado no conhecimento e no trabalho, modficaram de forma radical as relações sindicais. E também mudanças significativas ocorreram nas organizações e partidos de esquerda. Todos participaram de todo este período, todos participaram de lutas sindicais, e lutas sociais, todos participaram do governo Lula, mesmo com críticas. Mas agora  Arkx se debruça contra Lula e o Petismo, mas apenas porque acha que o golpe é uma confirmação de suas idéias.
    Ele acha não sem razão que nenhuma convivência é possível entre duas idéias tão antagonicas de sociedade. Nisto ele tem razão, mas para parodiar a frase: é preciso combinar com os russos.  No caso precisamos combinar com a população, com os trabalhadores, com os sindicatos e com os sem terra, sem teto, os sem esperança . Precisamos ainda emponderar toda esta massa. Mas alguns como Arkx acham que FIES Reuni e outras políticas sociais, são um entrave para colocar toda esta massa em pé de guerra e não acreditam em luta a longo prazo, mas apenas em explosões revolucionárias. A luta continua não porque queremos, mas simplesmente porque a realidade exige.

    Incapaz de mobilizar os seus e ou perceber a incapacidade dos seus de mobilizar  esta massa através de um programa político, através de movimentos, resta a Arkx bater em Lula, pensando como a direita, que trata-se de um questão personalista. No palco eleitoral, palavras como endeusamento, mistificação  endeusamento etc… querem na verdade esconder que a população desde da saida de FHC, abraçou, um programa político inclusivo e vai continuar fazendo isto. Diferentemente destes exemplos tão citados, como o exemplo argentino, aqui os “analfabetos políticos” não elegem a direita há duas décadas. E se Arkx e os seus são tão ungidos assim, que mobilizem e não culpem Lula da desmobilização.

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> se transforma em um revolucionário pós moderno

      -> mas apenas em explosões revolucionárias.

      caro, gostaria de dialogar contigo. mas para isto deve haver um mínimo de compreensão de sua parte do que escrevo. onde no texto consta qualquer referência a “revolução”?

      -> afinal dentro da análise de Arkx Lula Dilma e Pt não teriam incomodado a casa Grande nem the Big House. 

      nunca afirmei isto. em nenhum dos 1.457 comentários e dos 35 textos postados até o momento. se não se entender porque Dilma e o PT caíram, não se chegará a lugar algum.

      caíram porque não eram mais necessário como gestores para o grande Capital. caíram, quando não mais conseguiam nem colocar tampouco tirar as massas das ruas.

      .

  13. concordo, mas calma, não agora…

    quando a sociedade cair na real ou quando der conta que não conseguirá se adaptar às novas condições impostas na marra pelas mudanças e pela maioria das instituições, acredito que ela vai se tornar mais dinâmica………………….

    e quando acontecer não podemos estar em luta armada, pois vamos precisar de um líder carismático versado na arte de governar para todos

    e não na arte de pegar em armas ou a de lutar contra seu próprio povo

     

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> um líder carismático versado na arte de governar para todos

      não se iluda. não há como governar para todos em sociedades extremamente desiguais como a brasileira. para dar a um setor é preciso tirar de outro. principalmente numa situação de grande desequilíbrio à beira de outra crise global como estamos.

      .

  14. O sopa de letrinhas surtou de

    O sopa de letrinhas surtou de vez, deve ter saído do eixo com a entrevista e sua posterior explicação pelo Freixo.

    “Levantar bandeiras” por “levantar bandeiras” sou muito mais o Rui Costa Pimenta, do PCO, que ao menos faz uma crítica muito mais sensata dos acontecimentos do que o articulista. E é capaz, o Rui, de defender o Lula por reconhecer nele um indiscutível liderança popular, ainda que o critique de forma muito contundente.

    Mas o impronunciável Arkx é o que é: um monte de consoantes sem uma única vogal, o que se assemelha a suas ideias, cheias de frases feitas (algumas até corretas) mas sem liga, sem algo que as faça ter algum elo de ligação com a realidade em que vivemos aqui e no MUNDO. Faltou uma gema de ovo nesse bolo.

    É só mais um revolucionário que acredita no poder mágico das palavras, e menos no das ações, as quais, diga-se, não sugere nem brevemente.

    Os pobres e miseráveis que se esqueçam de Lula e caiam de boca na revolução proletária, que virá, talvez, daqui a cem anos…. Até lá, amigo.

     

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> Arkx é o que é: um monte de consoantes sem uma única vogal

      pôxa, Dona Zuleica, discordar de quase tudo que escrevo eu concordo que é seu direito, mas, convenhamos, expurgar o “A” do conjunto das vogais já é um pouco demais, não?

      quanto ao debate político sobre a Esquerda, não apenas no Brasil como em toda AL, deixo a sugestão: “Além do PT”, Fabio Luis Barbosa dos Santos.

      .

      • Primeiro, não sou dona de

        Primeiro, não sou dona de nada.

        E, por último, me perdoe por ter esquecido do A, é que as consoantes atraem muito a atenção, como bandeiras vermelhas.

         

  15. Você deveria ser mais claro

    Você deveria ser mais claro sobre o que realmente quer, de fato, na prática, e não ficar engambelando com essa sopa de letrinhas pueril. Vou fazer um resumo do seu texto sem o blablabá inútil:

    Lula deveria se aliar ao PSOL e disputar e governar com ele em vez do PMDB.

    Viu? Cabe em uma linha. Aqui existem dois problemas conceituais:

    1. O PSOL não tem representação, não pode garantir apoio no congresso

    2. O PSOL está à direita do PMDB.

     

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> Você deveria ser mais claro sobre o que realmente quer, de fato, na prática,

      como diria o Pavão Mysteriozo: “João Luis, você é demais!”.

      .

  16. os Brasis: Lula deveria ser candidato?

    recebi este vídeo com a recomendação de compartilhar. faço VOTOS que saibam aproveitar.

    A wage is just another way to say you’re getting robbed

    If you got dreams you got to sacrifice your sleep

    Cuz rent comes quick and food’s not cheap

    Headlines that brainwash that’s why they call them headlines

    I dipped this verse in kerosene won’t you help me light it?

    Best part about it I stole time on the clock to write this

    vídeo: Ephelant & Time – Under a Complicated Sky (Official Video)

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=He_GPZpgqww%5D

    .

    .

  17. Arkx deveria guardar seus conselhos para Freixó!!!

    Conselhos para os “Freixoristas”, seguidores do “Freixorismo” da “X-querda”… adaptados do Arkx

    1. a pré-candidatura de Freixó tem sido um obstáculo à luta contra o Golpe de 2016.

    Freixó deveria parar de tentar se promover e intensificar a luta contra o golpe… aliás o que Freixó fez contra o golpe????

    2. a pré-candidatura Freixó não se fundamenta num programa mínimo e em sua estratégia de viabilização.

    O programa de Freixó é uma porcaria… o PSOL fica parecendo partido de aluguel do PSDB.

    3. a pré-candidatura Freixó não une as Esquerdas e o campo progressista.

    o Freixorismo nunca propõe aliança com aqueles à sua Esquerda

    Não será nenhuma “união das Esquerdas” que levará a vitória uma candidatura Freixo. é uma candidatura Freixo a serviço da luta concreta contra o golpe, e não servindo-se dela e a ela esvaziando, que levaria a uma união das Esquerdas e a vitória eleitoral de uma candidato saído desta luta.

    4. a pré-candidatura Freixo não é a melhor forma de defender Freixo.

    a melhor maneira de defender Freixo e sua candidatura é a luta para superar o Golpe de 2016, através da anulação do impeachment e de todas as contra-reformas regressivas do governo usurpador.

    a melhor maneira de defender Freixo é através de uma Greve Geral, acompanhada de bloqueios dos fluxos de um capitalismo do qual a logística e os serviços se tornaram sua característica fundamental. [NEM SE JUNTASSE A GLOBO, A VEJA, A MAÇONARIA, OS EVANGÉLICOS, O MST, O MBL… TUDO JUNTO… SERIA CAPAZ DE FAZER ISSO…]

    5. a pré-candidatura Freixo não é um modo de superação da crise de representação.

    Como não???

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> Como não???

      depois de ler mais um de seus comentários, o Pavão Mysteriozo não conseguiu parar de rir. liga não, os cara são debochados mesmo… tem que botar todos eles no pau.

      .

      • O que tem haver essa figura
        O que tem haver essa figura aí com o Pavão Misterioso?Foi Hydra o de dez cabeças e nenhuma pensa?

  18. Sinceramente,eu nunca vi isso
    Sinceramente,eu nunca vi isso na minha vida.Um colaborador faz um artigo,e o proprio sai respondendo a todos e todas que se postarem pelo caminho.Vivemos tempos de Hydra de 100 cabecas.Cristiane Brasil Ministra do Trabalho nao chega nem perto.

    • O problemas de voces sao
      O problemas de voces sao essas estrelas,vou morrer dizendo isso.Bem acima do artigo de arkx tem um outro artigo indo em direcao oposta.Conclamando a todos de que o ano de 2018 sera o ano da resistencia,da denuncia,de resistir aos arrochos fiscais,tributarios e previdenciarios,ir as ruas denunciar golpes e contra-golpes perpetrados diariamente contra a democracia brasileira,surge um transloucado a imaginar que tudo isso pode ser feito sem a maior lideranca popular da America Latina e a manada toda vai atras.Isso aqui nunca foi Pais,principalmente quando aparece artigos acorvadados a criar desculpas para fugirem escondidos com o rabo entre pernas.Mister Colby nunca foi tao feliz em definir esse Pais como o mais apropriado para serem habitados por suinos.

    • O problemas de voces sao
      O problemas de voces sao essas estrelas,vou morrer dizendo isso.Bem acima do artigo de arkx tem um outro artigo indo em direcao oposta.Conclamando a todos de que o ano de 2018 sera o ano da resistencia,da denuncia,de resistir aos arrochos fiscais,tributarios e previdenciarios,ir as ruas denunciar golpes e contra-golpes perpetrados diariamente contra a democracia brasileira,surge um transloucado a imaginar que tudo isso pode ser feito sem a maior lideranca popular da America Latina e a manada toda vai atras.Isso aqui nunca foi Pais,principalmente quando aparece artigos acorvadados a criar desculpas para fugirem escondidos com o rabo entre pernas.Mister Colby nunca foi tao feliz em definir esse Pais como o mais apropriado para serem habitados por suinos.

      • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

        -> Bem acima do artigo de arkx tem um outro artigo indo em direcao oposta.Conclamando a todos de que o ano de 2018 sera o ano da resistencia,da denuncia,de resistir aos arrochos fiscais,tributarios e previdenciarios,ir as ruas denunciar golpes e contra-golpes perpetrados diariamente contra a democracia brasileira

        pensa, Juninho, pensa!

        trata-se do seguinte artigo: 2018: Mobilizar, debater, documentar, resistir

        nele é possível ler trechos com o mesmo posicionamento do que escrevo e proponho, por exemplo:

        Altamiro Borges (Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé)

        Sem o povo nas ruas nem as eleições de outubro de 2018 estão garantidas

        2018 será um ano de grandes batalhas. Apesar do clima de aparente calmaria, o Brasil está sentado sobre um vulcão.

        e é justamente a reação aqui nesta área de comentários uma prova contundente de como o Lulismo se tornou um poderoso instrumento de bloqueio da luta contra o golpe, ao direcionar tudo para a candidatura de Lula.

        .

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> Sinceramente,eu nunca vi isso na minha vida.

      pois aqui tem coisa que não vê mesmo por aí.

      exemplo: por sua causa e por causa do tal Pavão Mysteriozo eu já tôu sendo patrulhado por aqui.

      então vou deixar bem claro: o bicho tem o direito de fazer o que quiser com o rabichão dele, mas pedofilia não!

      .

      • Gosto de voce,es um
        Gosto de voce,es um trabalhador,um batalhador,mas desconhecia esse seu lado,entre uma adubada e outra,se escondia o virus do medo.Como voce pode imaginar e,jogar para meia duzia de beocios que o Brasil pode sair de uma crise desta proporcao isolando a maior lideranca popular da America Latina?Para o que for,Lullla deve comandar o processo.Tome juizo arkx,nao seja leviano,ainda mais levando uma manada completamente sem rumo a reboque.

      • Definitivamente.
        Macon.
        Suas

        Definitivamente.

        Macon.

        Suas ” respostas” sao um show de complexo de inferioridade.

  19. Se eh que algum dia existiu

    Se eh que algum dia existiu conversa mais Macon do que terceirizar “pra todo mundo” uma revolta popular para que o candidato e lado politico que eles ativamente massacraram desde 2002, que eh imbativel E vai continuar imbativel  nas urnas, eu nao sei o que ela seria.

    Nao saberia se voce eh Macon mas voce mostra o mesmo gigantesco complexo de inferioridade dos macons:  preferiria mil vezes uma revolta popular pra abafar com tiros e violencia a derrotar Lula mesmo que so retoricamente, nem se mencione AS URNAS NAS QUAIS A MACONZADA DE MERDA VAI PERDER escandalosamente.

    DE NOVO.

  20. O curioso é que todo mundo te

    O curioso é que todo mundo te critica, e você apenas diz: vocês não entenderam o que eu escrevi, eu nunca disse isso ou aquilo, onde você viu nos meus 400 e tantos posts alguma coisa parecida com o que você diz que eu disse? Cara sopa, isso é simplesmente o que chamamos de demência.

    Eu diria, de maneira bem objetiva, que você escreve mal, sabe muito bem o que está dizendo mas afirma que não disse, é subreptício e obscuro, trafega num mundo não acessível aos mortais, apenas aos eleitos (desculpe, o voto não resolve nada, eu esqueci!!). Sabe aquela pessoa que, quando você diz que vai a Paris te garante que você nunca esquecerá aquele restaurantezinho escondido numa ruazinha do quartier latin que só ela conhece? É mais ou menos assim que você atua.

    Talvez uma autocrítica (meu deus, eu nunca imaginei que diria isso!!) ou ao menos uma sessãozinha de análise desse um jeito nesse seu discurso. Porque depois de ler os comentários desse post e de todos os outros 400 e tantos, nunca vi alguém que conseguisse entender CLARAMENTE o que você diz e, principalmente, o que você QUER DIZER.

    Acho mesmo, me desculpe a ousadia, que nem você sabe no que acredita de verdade.

     

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> nunca vi alguém que conseguisse entender CLARAMENTE o que você diz e, principalmente, o que você QUER DIZER.

      Dona Zuleica, com todo o respeito: ninguém pode entender algo que não quer entender e que muitas vezes é pago, seja de que jeito for, para não entender.

      sei que não é o seu caso, mas é o caso de muitos na web.

      quanto aos que entendem CLARAMENTE o que escrevo, e também CLARAMENTE concordam, reitero a sugestão: “Além do PT”, Fabio Luis Barbosa dos Santos.

      .

  21. “Pavão Mysterioso”???

    Todo post você repete esse tal “Pavão Mysterioso”… não faço a mínima idéia do que isso significa… 

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> faço a mínima idéia do que isso significa..

      essa é fácil! pergunte ao Junior 5 Estrelas. é ele quem está indo de cabeça atrás do bichano.

      e, justiça seja feita, foi ele também o primeiro aqui a citar ser Tacla Durán o mapa da mina da Lava Jato.

      ” Estão a ver que eu sou o cão mordendo manga nas minhas previsões.O Procurador Catapilão da Lava a Jato saiu em defesa do casal Tico Teco de Curitiba,partiu para cima do Dr.Kakay,e mandou o causídico tomar vergonha na cara.A caipira tem razão.Aí tem coisa.É só futucar.”

      Junior 5 Estrelas – 28/08/2017

      .

  22. la izquierda como subcultura

    “La izquierda, como vemos, en su delirio narcisista, se da a sí misma tales ínfulas de grandeza que se permite señalar y culpar a aquel que no hace del activismo su estilo de vida. Quizás porque no haya comprendido que para organizarse y movilizarse hay que tener ciertos recursos materiales e inmateriales, o quizás no sea más que una forma de expresar su superioridad moral frente a las «grandes masas». Es en este último caso en el que hablamos del «esnobismo de la izquierda». Los esnobistas de izquierdas parecen sentirse realmente cómodos en un mundo en el que sólo ellos detentan la verdad, mientras que el resto … son etiquetados con un sin fin de denominaciones despectivas…” (Morbosos, esnobs y adanistas – Contribución a la crítica de la izquierda como subcultura, Manuel de Elías Muñoz e Jesús Rodríguez Rojo)

      • uma crítica difícil mas…

        Tenho a impressão de na Espanha esse tipo de discurso ruidoso e delirante vinha motivando a dureza do texto na crítica da distração. Se na Europa anda despertando indignação, que dizer aqui 😉

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> Morbosos, esnobs y adanistas

      alguns outros trechos da análise que vc mesma citou, mas não leu, que coincidem exatamente com o que escrevo:

      Pongámonos pues manos a la obra y busquemos y organicemos ese «ardiente sentimiento de rebelión» que hay en nuestros vecinos y nuestras compañeras de trabajo.

      Después de este recorrido, no podemos sino concluir que hay que dejar atrás la izquierda, abandonarla; sin que esto quiera decir dejar de ser comunistas, feministas, anarquistas o cualquier otra cosa. Aspirar de nuevo a tomar las riendas de la transformación social radical es nuestro punto de partida y de llegada.

      Socialdemócratas, postmodernos, anarquistas, comunistas, y hasta algunos liberales, peleándose como una auténtica jauría de hienas por ese cadáver putrefacto que es la izquierda. No vamos a participar en esa pugna, los autores de este artículo pensamos que ya va siendo hora de cambiar el menú.

      .

       

      • Contrainteligência estrangeira baratinada

        Por um lado, felizes pelo sucesso do programa de desinformação, por outro… o que conseguem é a desvalorização de seu trabalho com o fortalecimento do inimigo. Bom que tenha lido o texto todo e ficado com a parte que menos entendeu e mais agradou.

        • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

          -> Bom que tenha lido o texto todo e ficado com a parte que menos entendeu e mais agradou.

          preste muita atenção no que vou escrever.

          para conhecer uma pessoa, seu potencial e suas qualidades e seus obstáculos, não é preciso muito. algumas linhas. algumas informações extra-discursivas. alguma intuição.

          no seu caso, não há dúvida: és um desperdício!

          em algum momento de sua vida, virá o Estalo de Vieira. vc passará a pensar com a própria cabeça, sem medo de ser vc mesma e sem se preocupar com a opinião alheia. é inexorável, como a própria morte.

          neste dia, infelizmente, já terei partido…

          p.s.:

          .

  23. Uma coisa não elimina a

    Uma coisa não elimina a outra

    Sem duvida que houve (e HÁ) um imobilismo diante do golpe proferido (afinal, até hoje o STF não se manifestou)

    ..mas ali a esquerda tb se provou pouca, desarticulada e insuficiente, diante da avalanche dos JUSTOS protestos dados ao um governo que já vinha claudicante e tropego, o de DILMA

    a propóstio, quem disse pra vc que o GOLPE acabou ?

    NÃO !!! Vc erra ao negar os progressos havidos com LULA  ..Houve  distribuição e inclusão SIM, o Bolsa familia, o SM saltando de 70 pra US$ 300  ..houve um novo ordenamento de parcerias geopolíticas (os BRICs)  ..uma nova postura do Estado diante da economia ..houve a transposição, o desengavetamento de projetos paralizados há décadas (br116, hidrelétricas, portos etc), ..houve retomada de stores, do credito aos pequenos  ..a viabilização da Pré sal e ativismo do NE ..HOUVE inclusive o pagamento do FMI  ..

    Se pouco ou insuficiente, isso pode-se discutir  ..mas negar a obra é uma INJUSTIÇA

    PROVA de que foi um sucesso foi o GOLPE que se seguiu diante dum punhado de erros (dentre eles a escolha da inapta DILMA pra gerir a herança)  ..GOLPE, que com toda certeza teve a participação dos EUA, o antigo opressor que ao sair perdendo na economia (FMi e comercio) e na política (BRICs e Mercosul), deu um jeito de golpear-nos mais à frente diante do primeiro titubeio

    FATO, diante da necessidade atual do Brasil retomar a governabilidade institucional é questão indispensável à reconstrução democratica a retomada do diálogo  ..e NINGUÈM melhor que LULA pra prosseguir nessa tarefa 

    ..ficar nessa sua postura INFANTIL de lider revolucionário esperando que o ideal aconteça é ficar parado diante da história enquanto ela passa a sua frente

    sugiro mais pragmatismo e menos rebeldia 

     

  24. COMENTARISTA ABAIXO PERGUNTA QUEM É ARKX

    Quem é, não sei. O comentador Observador1, que eu penso, pelo estilo, seja o mesmo que utilizava antigamente os Nicks Obelix, Hydra, Morgana, o definiu recentemente, elegante como sempre, como “cyborg”, kkk. Observando a sua trajetória aqui no Blog do Nassif, eu me recordo de um outro comentador, que andou sumido por muitos anos, o Sr. Gunter Zibell. Esse iniciou no Blog de forma brilhante, considerado exímio comentador de pesquisas eleitorais, defensor das causas LGBT, no que era louvável, elogiadíssimo. De repente… os que o acompanhavam, como eu, perceberam que, de maneira sutil, começou a tomar posições crescentemente anti-esquerda, até defender abertamente o voto no Sr. Alckmin. Naturalmente se queimou.  O Sr. ARKX também iniciou publicando textos muito interessantes, eruditos, que depois foram pendendo para o samba de uma nota só. É muito bom argumentador, não se pode negar. Entretanto, uma vez percebi que utilizava parágrafos inteiros e expressões típicas daquele jornalista brasileiro Pepe Escobar, que escreve em inglês no Asia Times, e tem seus textos reproduzidos em diversos outros sites como o Saker, e traduzidos frequentemente no Blog do Alok. Cheguei a pensar que ele fosse o próprio Pepe. Comentei num post dele perguntando porque não remetia a citação ao autor original, e deu uma resposta pela tangente.   Sei não… eu se fosse professor da CIA ou NSA, ensinaria aos meus alunos, treinados para intervir no mundo todo, que escolhessem os principais portais da rede em cada país (e não se pode negar que o GGN é um dos principais do Brasil) e começassem em estilo soft, agregando, mostrando cultura e estilo, e só depois iniciassem a instilar o veneno.   Se eu que sou bobo penso assim, imaginem os treinadores dos Think Tanks liberais, que pensam 24 horas maneiras de detonar a esquerda no mundo. Uma das maneiras de detonar a esquerda é defender posições de extrema-esquerda. Não foi mesmo Lênin, um dos que afirmaram isso no passado?   

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> eu se fosse professor da CIA ou NSA, ensinaria aos meus alunos,

      -> e só depois iniciassem a instilar o veneno. 

      pronto! o cara me desmascarou! me expos na frente de todo mundo. tôu perdido. tanto trabalho prá nada! bem que o Snowden me avisou que não ia dar certo…

      e olha que não é de hoje e nem de ontem que estou arduamente operando para “instilar o veneno.”

      vejamos apenas um singelo exemplo do que este insidioso agente arkx já escrevia em 2003, no início do primeiro mandato de Lula:

      o transe da transição

      23/02/2003

      a maior parte daqueles que apóiam o Governo Lula se nega a aceitar a realidade deste início de mandato, em que o único aspecto inquestionável é a continuidade da política econômica neoliberal de FHC.

      como se estivessem em transe, recusam-se de todas as formas a reconhecer o óbvio : a esperança mais uma vez está sendo derrotada pelo medo, sendo que desta vez, dentro do próprio Governo.

      o estado de negação produz raciocínios complexos para se justificar, numa vã tentativa de manter viva a esperança, mesmo que artificialmente.

      assim surge a “teoria da transição”, segundo a qual em algum momento futuro enfim Lula abraçará os objetivos para o qual foi eleito, abandonando de vez a herança maldita de FHC.

      “transição” é estabelecer um rumo e se colocar em marcha em direção a ele. e não andar de costas voltado para o passado, sem ousar encarar um futuro que se tem medo e incompetência para enfrentar.

      para existir “transição” é necessário dar o primeiro passo, e não repetir uma trajetória que reconhecidamente nos lançará no caos.

      o mais repugnante é que esta “transição” tende a se alongar mais e mais, até o absurdo de exigir sua continuidade num hipotético segundo mandato.

      o Governo Lula erra.

      e erram ainda mais aqueles que procuram defender o indefensável, ao invés de serem os primeiros a exigir que se cumpra a vontade das urnas.

      cada dia perdido no patético transe de uma transição que ainda não se iniciou, implica não somente em desgaste futuro para Lula como no fortalecimento da Direita, que poderá retornar com ferocidade nunca antes vista no Brasil.

      Lula tem um mundo a ganhar, mas parece determinado a botar tudo a perder ao se esquivar daquilo que se tornou : um símbolo vivo do desejo de mudança do eleitorado Brasileiro.

      .

  25. os Brasis: Lula deveria ser candidato?

    escrevi aqui neste texto, como em muitos outros, que o fator chave do atual impasse no Brasil é a crise de representação.

    quase todos os comentários sem nunca nada a dizer a respeito, a não ser defender justamente uma das causas deste colapso da representação, que é o Lulismo…

    fascism is coming!

    .

    • “fascism is coming”

      “fascism is coming”

      Você às vezes parece escrever essas coisas com um certo prazer niilista.

      Sei como é isso.

      De todo modo, o fascismo já chegou e você sabe disso. Vai apenas piorar. Talvez piore muito.

      Mas me diz com clareza: qual sua solução para tudo que aí está, já que a Democracia – pelo menos no * Brasil * – está morta e enterrada, como você já disse e repetiu.

      Já que não vale mais a pena lutar pela DEMOCRACIA, nem POR UMA NAÇÃO FORTE E INDEPENDENTE – coisas que pareciam tão possíveis e razoáveis há pouco tempo atrás -, pelo que deveríamos morrer mesmo? Ou apenas deveríamos morrer?

      • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

        -> Você às vezes parece escrever essas coisas com um certo prazer niilista.

        é mesmo?! passa esta impressão? curioso. não sinto prazer algum. um certo desespero, com certeza.

        -> De todo modo, o fascismo já chegou e você sabe disso. Vai apenas piorar. Talvez piore muito.

        estava aqui conversando sobre isto. provavelmente vc não teve a experiência da ditadura no Brasil. acho que não. é muito pior do que as pessoas que não passaram pelo experiência supõe ter sido. a Ditadura ferrou com a nossa vida. uma opressão em todos os níveis.

        então, não considero que já estejamos no fascismo. o fascismo é muitíssimo pior. além disto, como seria este neo-fascismo?

        -> pelo que deveríamos morrer mesmo? Ou apenas deveríamos morrer?

        outro dia postei uma citação:

        ” Fazer os cidadãos petrificados compreenderem que mesmo que não entrem em guerra, já estão nela de qualquer jeito. Que ali onde é dito que é isso ou morrer, é sempre, na realidade, isso e morrer.”

        COMO FAZER?“, Tiqqun

        é assim. tenho escrito aqui desde 2015: se trata de uma luta por nossa sobrevivência. mas a maioria quase total das pessoas ainda não se deu conta disto. mas este ano vai cair a ficha. logo, logo…

        -> Mas me diz com clareza: qual sua solução para tudo que aí está,

        não penso haver uma “solução”, neste sentido que vc usou a palavra. por isto sempre enfatizo que não há saídas para esta crise. pois a crise se tornou um modo de gestão. então, só nos cabe construir portais para um outro ciclo. e isto entendido do modo mais abrangente possível, e não apenas no campo político.

        vejo uma gigantesca mudança acontecendo. inclusive climática. aliás, acabei de falar por aqui, que vai ser justamente a mudança climática o vetor determinante.

        por quê? porque os nossos corpos estão mudando!

        as pessoas estão perdendo uma excelente oportunidade para se comunicarem, incluive aqui no Blog do Nassif. depois vão se lamentar disto.

        exemplo: está tendo uma epidemia de “labirintite”. só que não é labirintite. é um impacto no funcionamento do corpo das mudanças climáticas.

        p.s.: estava desaparecida? e por falar nisto, acho que vc se deixa impressionar sem motivo. ou melhor, motivos até existem, mas nada há que se possa fazer quanto a eles. portanto…

        .

    • Reli com todo prazer seu

      Reli com todo prazer seu ponto sobre crise de representacao.  Ta muito bem arguido, por sinal.

      Mas a crise de representacao brasileira eh ins ti tu cio nal.

      Nao chega sequer PERTO de Lula.  Ele nao tem e nunca teve crise de representacao.  E isso desespera o judiciario, a midia, o congresso e senado, o MP,  os macons, etc etc etc.

      • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

        -> Nao saberia se voce eh Macon

        -> Reli com todo prazer seu ponto

        caro, não tenho nenhum problema em admitir: foi preciso reler o que vc escreveu algumas vzs para entender. afinal o que seria “Macon”? cheguei a supor que faltara o “R” e seria “Macron”.

        prá vc ver como a compreensão via diálogo na web é muitas vzs complicada, quase impossível.

        claro que entendi um pouco depois se tratar de “Maçon”. não, não sou maçon. e posso lhe garantir a quase totalidade dos que se dizem ser, também não o são. são apenas alguns iludidos pela própria vaidade.

        os autênticos “Maçons” tem sua origem bem antes dos lendários Cavaleiros dos Templo de Salomão, aquelas que em Jerusalém resgataram os mapas fenícios contendo a rota marítima para Hy-Brazil, para depois, uma grande parte deles, darem origem ao atual sistema financeiro global.

        a rigor, os Maçons me querem morto.

        -> Nao chega sequer PERTO de Lula.  Ele nao tem e nunca teve crise de representacao. 

        infelizmente chega.

        não vou entrar em polêmicas contigo sobre isto. apenas registro meu ponto de vista:

        – a crise de representação em relação a Lula começa em 12/12/2002 (uma data maçon), ao nomear em Washington após um aperto de mão maçon com o Bushzinho, Henrique Meirelles para o BC brasileiro. após isto, veio a Reforma da Previdência Pública, em 2003. e assim por diante…

        outra coisa:

        não defendi em momento algum que Lula não deva ser candidato. até pelo ao contrário. Lula deveria ser o candidato de uma ampla e poderosa frente. só que isto não vai acontecer.  principalmente porque a pré candidatura Lula, em sua configuração dada, agrava ainda mais a crise de representação no Brasil. Lula não vai entregar, mais uma vez, o que promete. portanto, abre caminho para a ascensão do fascismo.

        .

  26. Foi Lula quem quis descolar-se do PT

    Lula nunca foi um radical, mas sempre teve um ego um tanto inflado. No auge da popularidade, ele aproveitou-se do escândalo do mensalão para descolar-se do PT e impor-se como líder único, deixando queimar na fogueira todos os demais líderes petistas, em especial José Dirceu, enquanto ardilosamente tirava o seu da reta e preparava uma sucessora “picolé de xuxu”. Mas as coisas não saíram como ele previa, a sucessora ganhou vida própria e fez besteiras próprias, e no fim o escândalo de corrupção se voltou contra ele.

    Lula pode até ser o presidente, mas as condições de 2003 não se repetirão.

  27. Arkx, não é um X, pois não é uma incógnita, é sim transparente!

    A cada intervenção de Arq√2 (depois eu explico o porquê do √2 !) fica mais simples para os outros em descobrir como será a seguinte. As variações dos temas de Arq√2 são de uma verdadeira pobreza franciscana, no seu Nickname (apelido em inglês fica mais elegante) ArqX, apresenta na sua última letra algo que formalmente é utilizado em matemática, como uma incógnita a ser descoberta, porém Ark√2 é tudo menos uma incógnita.

    Eu diferentemente do que outros detratores de é o que num passado recente se chamaria um “patriota equivocado”. Vejam, estou dando uma denominação extremamente honrosa para o Ark√2 pois este termo era utilizado para críticas a pessoas que aderiram ao foquismo e a maior parte deles pagou extremamente caro pela sua adesão.

    Não acredito que Arq√2 algum dia teria tanto desprendimento de sua própria vida como os nossos tradicionais “patriotas equivocados” ele está bem mais próximo aos militantes virtuais do que outra coisa, e a escolha de ArqX foi mais para criar um ar de clandestinidade (como se esta houvesse na Internet), do que de disposição de colocar a sua vida por alguma causa.

    Hoje em dia, os verdadeiros patriotas (equivocados ou não) aparecem ao vivo e a cores ou simplesmente utilizam seu nome para com isto dar maior credibilidade ao que falam do que escondendo-se numa falsa militância clandestina.

    Porém que vamos fazer? Arq√2 coloca seus textos que são mais repetitivos do que o vídeo que colocarei a seguir, onde durante 10 horas se houve as Suites para Violoncelo de Bach, é Johann Sebastian Bach, mas devido a fraca variação que se pode notar ao longo das 10 horas, serve mais para fazer pessoas com insônia dormir do que ouvir por completo.

    Sugiro (que não é nome de japonês!) que para os “habitues” (coloquei entre aspas porque é um galicismo, que na verdade a palavra galicismo deveria ser francesismo! Mas isto já é outro assunto.) aqui do GGN, que no lugar de perder o seu tempo em discutir sempre o mesmo assunto com Arq√2 que escutem as Suites para Violoncelo de Bach, pelo menos vão dormir tranquilos e calmos.

    [video:https://youtu.be/G_uJBWH4Itk align:center]

    Já estava me esquecendo, do porquê de Arq√2: Como o nosso amigo insiste em repetir o seu monocórdico discurso que mostra uma grande pobreza de espírito, o X do pseudo enigmático X ArkX não deveria representar uma incógnita, pois já tem o seu valor conhecido que se repete enervantemente a cada intervenção do Ark. Para ele não perder parte do seu fantástico “nickname” que deve ter lhe custado horas para chegar ao ponto, ele poderia mudar o X que representa uma incógnita para um número natural como 1, 2, 3…… ou se queres se ele deseja continuar um pouco mais sofisticado, substituí-lo por um número irracional tal como √2 ou para não dificultar a escrita por PI, ficaria neste momento algo mais elegante e de acordo com o grau de repetitividade nas intervenções, imaginem como ficaria elegante um ARQ√2 ou ArqPI ou ainda Arqπ, são números reais, que existem, mas tem uma forma que podemos saber seu valor aproximado, mas nunca o real valor.

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      agora vc deu prá implicar com meu username! vc não tem noção do quanto isto é ridículo, autoritário e  improdutivo? este é o resultado de 13 anos interditando o debate político. as pessoas desaprenderam como fazê-lo.

      e sobre a crise de representação? estamos à beira de uma crise global ainda mais destrutiva que a de 2008. algo a declarar?

      a Democracia liberal representativa está morta. tanto porque o capital trans-globalizado não precisa mais dela, quanto porque as massas já entenderam que ela não é mais uma alternativa. algo a dizer?

      p.s.:

      .

      • Meu caro, discutir contra alguém que é um mero obsessivo?

        Escreva coisas inteligentes que terei o máximo prazer de discutir, mas sempre a mesma tecla é que se chama ridículo.

        Só para dar um exemplo, já coloquei um cometário sobre a inexistência do que chamam centro e discutisse o assunto como gente grande.

        • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

          -> Escreva coisas inteligentes que terei o máximo prazer de discutir

          “coisas inteligentes”. pronto! está escrito!

          -> discutir contra alguém

          não se discute “contra” alguém, se discute com alguém.

          .

          • O que colocas graficamente concorda com o que escrevo.

            Se te deres o trabalho de ler algumas das coisas que escrevi no meu blog, verás que para mim o ciclo atual do Imperialismo/Capitalismo está em vias de extinção, mas isto não significa que o Imperialismo/Capitalismo esteja no seu fim, por paradoxal que pareça no meu ponto de vista o ataque principal neste momento é contra os estados nacionais, pois por contingências do próprio sistema e por esgotamento de recursos naturais o ataque está sendo mais feroz do que nos últimos séculos.

            Tenho alguma coisa escrita no post “O Império não quer mais sócios, quer servos” que faz parte de uma série de artigos que escrevi mostrando que a disposição das forças imperialistas não é mais de uma dominação através de uma burguesia associada e industrial, voltamos a mesma coisa que os portugueses faziam na época do pau-brasil.

            Em resumo, tanto um como o outro gráfico não tenho nada a comentar que já comentei, poderia ir um pouco mais adiante mostrando como o espaço para as burguesias nacionais no cenário internacional tende a desaparecer.

            Talvez o que não compreendas que a estratégia de luta na direção de uma política mais revolucionária, não está na mera destruição das forças mais centristas na esquerda, pois isto inclusive está no menu da oligarquia internacional, ou seja, considero esta tua insistência de se focar contra as forças reformistas ALTAMENTE EQUIVOCADA.

          • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

            -> Se te deres o trabalho de ler algumas das coisas que escrevi no meu blog

            -> Tenho alguma coisa escrita no post “O Império não quer mais sócios, quer servos”

            se vc se der ao trabalho de ler os comentários sobre o seu post: O Império não quer mais sócios, quer servos, verificará entre eles alguns meus, fornecendo dados para agregar à tese que vc apresenta (e com a qual concordo):

            “pois o Imperialismo não quer mais sócios nem novos negócios no Terceiro Mundo, eles querem somente matéria prima e produtos primários com baixo valor agregado, e por mais absurdo que possa parecer, que o consumo destes países se reduza a níveis pré-industriais.”

            com muitos de seus posts tenho convergência, entre eles O problema é que os golpistas esqueceram que o Mundo existe. enquanto discordo frontalmente de alguns, exemplo: Porque nunca acreditei que haveria golpe.

            -> a estratégia de luta na direção de uma política mais revolucionária, não está na mera destruição das forças mais centristas na esquerda

            -> considero esta tua insistência de se focar contra as forças reformistas ALTAMENTE EQUIVOCADA.

            a comunicação por escrito via web enseja vários mal-entendidos.

            não defendo a “destruição das forças mais centristas”. o que defendo, e pratico, é um debate político franco e contundente sobre quais as estratégias adotar frente ao avassalador ataque da Direita.

            evidentemente não posso concordar, e a realidade dos fatos a isto corrobora, com a viabilidade de qualquer política de conciliação numa conjuntura como a atual.

            .

          • Então seguindo a discussão!

            Primeiro eu já tinha visto que tu leras o que escrevi, mas por questão de educação, para não ficar como aquele que justifica seus argumentos utilizando as palavras dos outros, do tipo, ….é, se lá concordaste comigo…. Para mim isto fica meio chato.

            Quanto a minha tese sobre o saque e a destruição da modernidade (capitalista ou não) dos países do terceiro mundo estou começando a lê-la em autores de peso bem maior do que eu, logo acho que é um caminho na interpretação do que está ocorrendo extremamente importante, pois define a resistência quanto a esta posição.

            Quanto a discordância da capacidade do Temer e seus aliados (se tiver aliados?) não terem capacidade de golpearem, talvez o que não tenha dito que suponho que um golpe é composto de duas fases, assumir o poder e legitimá-lo. A primeira foi concluída, porém a segunda está um problemão para os golpistas, por isto que eles não chegam ao mínimo consenso sobre nada (a não ser pelo saque direto do país, onde são mestres) e estão longe da legitimação do golpe, e diria mais, o golpe ainda não desandou devido a uma imensa confusão em todos os espectros da esquerda ao centro.

            Eu me lembro lá no início da década de setenta, quando estive no Chile, vi dois esquerdistas adeptos da luta armada discutirem se o governo militar poderia ter ou não sucesso na administração da economia com apoio de grande parte da população. Eles estavam meio bêbados, mas mesmo assim, ao se ver pessoas que achavam se era ou não possível a legitimação do golpe de 64, era certo que o golpe tinha uma base pequeno burguesa forte (o que não ocorre nos dias atuais).

            Adotar uma postura forte contra políticas de consenso do PT/Lula, acho correto, porém o inimigo que devemos no centrar no momento não são os reformistas, mas sim a direita mesmo. Este é o meu grande problema contigo, não te centras no substantivo deixando claro que não é uma política reformista que resolverá alguma coisa, ficas mais interessado em criticar o PT e Lula do que outra coisa. Se logo no início, todo o foco fosse em anular o golpe contra Dilma, teríamos uma vitória da classe trabalhadora e sobre esta se reivindica coisas mais fundamentais.

            Se por um acaso remoto, não houver um golpe militar, ou uma enorme fraude eleitoral, e se Lula ganhar e assumir o governo, ele e mais 90% do PT não aceitarão o mesmo esquema do passado, pois sabem que serão esmagados de novo se houver tentativas de conciliação.

          • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

            -> Então seguindo a discussão!

            proposta: pq vc não faz um post com esta argumentação no seu Blog, para assim encaminharmos a discussão por lá. acho mais correto e mais produtivo.

            .

          • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

            -> um golpe é composto de duas fases, assumir o poder e legitimá-lo. A primeira foi concluída, porém a segunda está um problemão para os golpistas

            já tinha compreendido seu ponto de vista. concordo com ele. e eu mesmo já fiz vários outros comentários a este respeito. este golpe não estabiliza. vai ser necessário aprofundá-lo fechando o regime. ou então será revertido.

            mas esta é uma discussão que precisa ser aprofundada, por isto sugeri que vc faça um post no seu Blog, para nele podermos avançar o assunto.

            -> o golpe ainda não desandou devido a uma imensa confusão em todos os espectros da esquerda

            compreendo. mas vou mais adiante por considerar não se tratar apenas de “confusão” e sim de a maior parte da Esquerda não querer combater o golpe nas ruas, optando por tentar fazê-lo nas Eleições de 2018  – o que considero um grave erro.

            -> Este é o meu grande problema contigo, não te centras no substantivo deixando claro que não é uma política reformista que resolverá alguma coisa, ficas mais interessado em criticar o PT e Lula do que outra coisa.

            mais uma vez compreendo perfeitamente.

            veja só, não precisa concordar comigo, apenas compreenda também minha perspectiva:

            – as críticas ao PT e, principalmente, a Lula são justamente pelo motivos de ambos operarem politicamente como se não houvesse alternativas as opções que fazem. ou seja: justamente a opção por “uma política reformista que resolverá alguma coisa”;

            – o PT e Lula são insidiosos e desqualificam não apenas a possibilidade de haver alternativas, sempre defendendo suas opções não como opções mas como as únicas possíveis, mas ainda fazem pior: com o típico stalinismo, tentam sistematicamente silenciar aqueles que apresentam outras alternativas.

            não estou de modo algum “mais interessado em criticar o PT e Lula”, mas com certeza questiono, sempre propositivamente, esta postura do PT e de Lula tentarem o tempo todo impedir o necessário debate político.

            a verdade é que com o debate político as posições do PT e de Lula se desmascaram, até porque são insustentáveis por não terem base em dados e fatos, apoiando-se unicamente em versões e narrativas.

            neste sentido, não há sequer uma propagandeada “conquista social” dos governos Lula/Dilma que se sustente a luz da análise de dados e fatos. desde a recuperação do Salário Mínimo, passando pela geração de empregos, índice de desemprego, etc…

            (este mais um assunto polêmico muito além de poder ser abordado nesta réplica)

            -> Se logo no início, todo o foco fosse em anular o golpe contra Dilma

            sim! só que o PT, Lula e a própria Dilma jamais abraçaram a luta pela anulação do impeachment. daí minhas críticas a eles.

            -> se Lula ganhar e assumir o governo, ele e mais 90% do PT não aceitarão o mesmo esquema do passado, pois sabem que serão esmagados de novo se houver tentativas de conciliação.

            nada indica isto. ao contrário o PT e Lula dào todos os sinais que acham viável reeditar o pacto de 2003.

            reafirmo: acho mais correto e mais produtivo encaminhar esta discussão através de um post seu no seu Blog.

            abraços

            .

          • Já tenho um artigo praticamente pronto bem mais extenso do……

            que os outros só estou esperando ter saco para revisá-lo.

            Perdi um pouco o ânimo, pois meus artigos estão sendo bloqueados simplesmente porque fiz algumas críticas diretas ao Nassif, e pisei no seu ego, fui bloqueado.

  28. Representação Política do Estado Liberal Perfeita

    A crise na representação política burguesa que levou anarquistas ao desespero foi superada. O estado liberal, resultado da diferença de classes, verdadeiro e único partido da burguesia, último recurso do patriarcado, chega agora ao estado da arte, a representação política burguesa perfeita: do crime, para o crime e pelo crime.

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      mas vc pode desenvolver melhor isto. principalmente a parte “do crime, para o crime e pelo crime” e sua relação com o Deep State, o braço subterrâneo do Império.

      USA Incorporation é controlada nas sombras pelo Deep State, cujo principal negócio e fonte de financiamento é o tráfico: drogas, armas, órgãos, pessoas, minérios raros, o próprio petróleo, material genético, produtos falsificados, informação, influência e, claro, dinheiro – a maior máquina mundial já montada de lavagem de dinheiro.

      não seria exatamente um exagero considerar toda a economia formal como mera fachada para um vasto e profundo mercado negro mundial, do qual o sistema financeiro faz a legalização dos lucros e deles se apropria em sua quase totalidade. ou seja, o Black Market é propriedade da Tirania Financeira Global.

      é nestas raízes profundas do Deep Staten, e em sua ramificação pela lumpenburguesia brasileira, que se encontrará o mapa do caminho do Golpeachment. seus formuladores, seu objetivo, sua estratégia, seus patrocinadores e seus operadores. todos integrantes do mega cartel globalizado do grande business mundial.

      no Brasil as papoulas do Afeganistão crescem durante o overnight e nos campos do pré-sal.

      .

  29. Crise de representação

    A democracia representativa funciona bem em comunidades de até 140 pessoas (que é o número médio de conhecidos que cada pessoa tem). Em comunidades de milhões de pessoas, acaba-se votando em quem tem os dentes melhores e não há nada que obrigue os eleitos a respeitarem os eleitores.

    A solução é o contrato social sacramentado via blockchain. 

    Historicamente, a evolução política vai a reboque da econômica: a superestrutura muda para se adaptar à nova infraestrutura. O sistema financeiro mundial está começando a se descentralizar, se desvinculando de autoridades monetárias e passando a ser garantido apenas pela lei dos grandes números e a criptografia de chave pública. O mesmo ocorrerá com o sistema político: a tecnologia blockchain permitirá democracia sem líderes carismáticos, descentralizada e mais inteligente. A inteligência coletiva é maior do que a de qualquer líder. Da mesma forma que uma bitcoin não precisa ser assinada por um ministro da fazenda e um presidente de banco central, dentro em breve não precisaremos mais de um Führer, Duce ou “Amado Líder”. 

    Criptodemocracia já!

    https://www.ethereum.org/

     

     

     

     

    • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

      -> A solução é o contrato social sacramentado via blockchain. 

      caro Satoshi

      sei que não és o Nakamoto, mesmo assim lanço-te um desafio:

      – você seria capaz de resumir, no espaço de um curto comentário, de modo claro, para um completo leigo compreender, o que é o Blockcahin?

      abraços

      .

      • Com prazer, caro Arkx

        Blockchain

        É um livro-razão eletrônico público constituído por blocos encadeados, cada qual armazenando vários registros de transações, contratos ou dados de qualquer natureza, amarrados de tal forma que é praticamente impossível violar os registros ou acrescentar novos que violem as regras estabelecidas no programa de computador (também público) que suporta a corrente de blocos. Uma rede de computadores de usuários da blockchain cuida de validar ou rejeitar novas transações propostas; os usuários têm incentivos para botarem seus computadores para verificar se as novas transações obedecem as regras ou não.

        ******************************************************

        Da Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Blockchain :

        A rede como um todo é descentralizada o que significa que não há um ponto único de falha no sistema. Se um nó deixa a rede, outros nós já tem armazenado uma cópia exata de toda a informação compartilhada. De modo inverso, se um nó entra na rede, os nós iniciais imediatamente criam cópias de suas informações para o novo membro.

        Em 2015, o jornal The Economist descreveu uma das implementações da segunda geração da blockchain, o Ethereum, como “uma linguagem de programação que permite usuários escreverem contratos inteligentes mais sofisticados […]”. Tal sacada permitiria a formação de “organizações autônomas descentralizadas” (DAO), companhias virtuais baseadas apenas em um conjunto de regras provenientes desta nova geração da blockchain.

        *********************************************************************

        A ideia, portanto, seria formar  organizações políticas autônomas descentralizadas baseadas no sistema ethereum ou algo parecido. 

        Abraços

        • os Brasis: Lula deveria ser candidato?

          -> Da Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Blockchain :

          ah! não, Satoshi san! não foi isto que arkx lhe propôs. da Wikipédia não vale. era prá fazer com próprias suas palavras. mas, tudo bem, valeu.

          este será um grande debate a ser travado: Blockchain e cripto-moedas. mas não aqui e agora neste post. ainda assim, adianto dois pontos:

          – a cripto-moedas estão gerando apenas mais uma bolha, como todas as demais, vai estourar e provocar grande destruição (assunto complexo);

          – o processamento da mineração do Bitcoin tem uma imensa fragilidade: já consome atualmente mais eletricidade do que a Irlanda.

          -> A ideia, portanto, seria formar  organizações políticas autônomas descentralizadas

          provavelmente vc achará muito esquisito, mas isto já existiu no Brasil. foram os Núcleos Autônomos de Base do PT, em sua origem nos primeiros anos da década de 1980.

          p.s.:

          apenas para registro, solicitaram-me deixar o link abaixo;

          https://bitcoin.org/bitcoin.pdf

          .

  30. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome