Os juízes incendiários “on the chessboard”, por Fábio de Oliveira Ribeiro

A barbárie do incêndio que os ruralistas iniciaram na Amazônia não foi capaz de fazer a imprensa nacional estabelecer a devida proporção entre os fatos e sua representação

Os juízes incendiários “on the chessboard”
Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Começo minha reflexão com a letra da música que evoca uma famosa obra literária:

One pill makes you larger, and one pill makes you small
And the ones that mother gives you, don’t do anything at all
Go ask Alice, when she’s ten feet tall
And if you go chasing rabbits, and you know you’re going to fall
Tell ’em a hookah-smoking caterpillar has given you the call
And call Alice, when she was just small
When the men on the chessboard get up and tell you where to go
And you’ve just had some kind of mushroom, and your mind is moving low
Go ask…

A questão da justa proporção… Ela deveria orientar o fazer jornalístico, mas não é o que ocorre.

Aqui mesmo no GGN, afirmei que o golpe de 2016 instaurou um abismo entre a imagem do Brasil dentro e fora do nosso país. E terminei com uma afirmação melancólica Seremos, pois, vítimas da barbárie que criamos porque de fato já vivíamos numa espécie de barbárie disfarçada.

A barbárie do incêndio que os ruralistas iniciaram na Amazônia não foi capaz de fazer a imprensa nacional estabelecer a devida proporção entre os fatos e sua representação. Quem fez isso foi a imprensa internacional.

No Brasil, país condenado a ser colônia por aqueles que deveriam ser os arautos da nossa independência cultural e econômica, o incêndio acidental da Catedral de Notre Dame foi considerado um fato horripilante. One pill makes you larger… O episódio ganhou horas e horas de cobertura televisiva. A frase “Incêndio da Catedral de Notre Dame de Paris” gera 2,95 milhões de resultados no Google.

Leia também:  Cuidado Bolsonaro, o verdadeiro Führer está na Virgínia!, por Rogério Maestri

Mas incêndio criminoso de uma área do tamanho da França na região amazônica ganhou uma cobertura burocrática. And one pill makes you small… A tragédia ambiental de proporções planetárias foi minimizada para salvar o governo Bolsonaro. O respeitável público foi levado a acreditar que o incêndio é um acidente de pequena monta. Mesmo assim, a frase “Fire in the Amazon 2019” produz 1,14 bilhões de resultados no Google. Em português, a mesma frase gera 27,1 milhões de resultados no Google.

Não, meus caros telejornalistas. Desta vez o que queimou não foi apenas uma igrejinha de pau-a-pique abandonada nos rincões do Brasil. O incêndio que os ruralistas atearam na Amazônia com ajuda do governo – impossível esquecer que Jair Bolsonaro atacou o INPE para garantir o desmatamento – fez a imprensa nacional perder completamente sua capacidade de representar o Brasil para os brasileiros. Isso explica os panelaços contra Jair Bolsonaro durante seu pronunciamento em rede nacional.

Manifestações semelhantes ocorreram contra Dilma Rousseff ocorreu quando as panelas do povo estavam cheias. Agora que as panelas estão vazias… Go ask… Melhor esquecer o povão. É fato, o panelaço contra Bolsonaro se fez ouvir melhor nos bairros de classe média alta e de classe alta.

No bairro onde moro, na periferia de Osasco-SP, não ocorreu um panelaço em 23 de agosto de 2019. And the ones that mother gives you, don’t do anything at all. O silêncio da periferia nesse caso pode ser de cumplicidade. Mas também pode ser uma demonstração de indiferença em relação à política e à catástrofe ecológica.

Leia também:  Miserês, por Wilson Ramos Filho, Xixo

A pressão internacional vai piorar a situação econômica. When the men on the chessboard get up and tell you where to go. And you’ve just had some kind of mushroom, and your mind is moving low. Em caso de guerra, quantos defenderão a bestialidade de Jair Bolsonaro? Quantos irão preferir não defender o Brasil?

O problema da justa proporção… Ela pode temporariamente destruir realidades indesejadas, mas ela nunca consegue construir realidades permanentes. O incêndio da Amazônia vai fazer o Brasil recuperar sua proporção dentro dos brasileiros? E dentro dos juízes? And if you go chasing rabbits, and you know you’re going to fall. Eu não esqueci que foram os gananciosos juízes brasileiros que ajudaram a queimar 54,5 milhões de votos em Dilma Rousseff para dar aos ruralistas a oportunidade de incendiar uma área do tamanho da França. E você?

Uma coisa é certa. Assim como as geleiras de Svalbard derreteram por causa do aquecimento global, o Judiciário brasileiro vai escorrer para o esgoto da história em virtude de ter criado as condições para a devastação da Amazônia.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora