Má notícia para a Lava Jato: Moro cai enquanto Lula resiste, mostra pesquisa Ipsos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Fotos: Agência Senado

Jornal GGN – A pesquisa Ipsos, encomendada pelo Estadão e divulgada no último domingo (4), revela que a rejeição ao juiz federal Sergio Moro vem crescendo e já ultrapassou a sua aprovação. Enquanto isso, o ex-presidente Lula, condenado na Lava Jato, mateve a rejeição estável desde 2015 e vem sendo aprovado por um contingente maior de entrevistados desde então.

Moro está hoje com 51% de rejeição – um dos patamares mais altos desde o início da série, em setembro de 2015 – enquanto sua aprovação vem caindo: atualmente, é de 39%.

Ainda há 10% que não sabem avaliar a maneira que a estrela da Lava Jato vem atuando no País, mas de acordo com o gráfico abaixo, o ponto de inversão para Moro (quando a rejeição passou a ser maior do que aprovação) nasceu em meados do segundo semestre de 2017. Lula foi condenado pelo magistrado, no caso triplex, em 12 de junho.

Fonte: Estadão

Lula, por sua vez, ainda é numericamente mais rejeitado que o juiz: hoje é desaprovado por 56%. Mas esse índice se mantém estável desde agosto de 2015, a despeito de todas as investidas da Lava Jato e de outras operações.

Contrariando a lógica imposta pelo massacre midiático, a aprovação do ex-presidente cresceu desde o início da série. Em agosto de 2015, a taxa era de 35%. Anos depois, em janeiro de 2017, estava na casa dos 30%. Em fevereiro desde ano, após a condenação em segunda instância, a aprovação subiu para 42% e somente 2% dos entrevistados não sabem se posicionar sobre a situação de Lula.

O Barômetro Político Estadão-Ipsos não é uma pesquisa de intenção de votos, mas de opinião pública. Ao entrevistado é apresentada uma lista com os nomes a serem avaliados, e ele diz se aprova ou não.

Na mesma pesquisa, Michel Temer apareceu com apenas 4% de aprovação, ante 93% de desaprovação.

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles (PSD) é aprovado por outros 5%.

Rodrigo Maia (DEM) é aprovado por 4% e rejeitado por 69%.

Geraldo Alckmin (PSDB), o provável candidato do PSDB, é aprovado por 20% dos eleitores, e desaprovado por 68%.

Jair Bolsonaro (PSC) tem a consideração de 24%, mas é rejeitado por 58%.

Os dois possíveis substitutos de Lula na disputa presidencial, Fernando Haddad e Jaques Wagner (PT), são aprovados por 6% e 4%, respetivamente, mas rejeitados por 63% e 57%. Por outro lado, Haddad é “desconhecido” de 31% e Wagner, de 39%.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Moro é igual ao macho da

    O Moro é igual ao macho da aranha viúva negra = depois que a fêmea é fecundada pelo macho, ela o devora. O devoramento dele por parte dos golpistas se consumou em 24 de janeiro, com a impossibilidade de Lula se candidatar para 2018. E mais uma vez vejo a esquerda se fazendo de exército de brancaleone, igual quando diziam que o impeachment de Dilma não aconteceria e se acontecendo haveria reação forte. Bem, a história mostra que deu tudo ao contrário. 

  2. Moro cai

    Pensei que tivesse despencado em buraco sem volta… Discordo desse Sergio Moro – juiz federal (sem partido). Mais partidarizado que isso ai… 

    Quanto a Lula, se poder concorrrer, vence.

  3. Má notícia pra lava jato vai

    Má notícia pra lava jato vai ser a indicação do Lula ao Nobel. Agora, suicídio geral dos santos de curitiva vai ser  a vitória do Lula no Nobel. Imagina a sinuca de bico. Se prenderem o Lula vai ser a melhor propaganda em favor do líder das pesquisas, porque este pessoal dos direitos humanos vão denunciar todas as arbitrariedades contra o Lula e isso vai ser decisivo, pois todas se solidarizaram com ele. Sai desta moro !!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador