PT vai continuar incomodando, por Gustavo Conde

Mas muito desse ódio e dessa tática de cancelamento ao PT vem da prepotência dos que se achavam donos do discurso político de esquerda no país. 

PT vai continuar incomodando, por Gustavo Conde

Tem gente que fala da ‘arrogância’ do PT. Em geral é sempre gente de esquerda ou da elitizinha do eixo Folha de S. Paulo – Companhia das Letras. Ou seja, a galerinha bem nascida, branca, que transita bem nos circuitos intelectuais da ausência de posição.

O pessoal de direita diz que o PT é ladrão, corrupto. É tosco e primitivo.

Mas a esquerda sofisticada prefere os psicologismos.

Por que a lembrança e a constatação já velha de guerra?

Porque eu me lembrei do PDT de Brizola.

Suportar a prepotência desse PDT nunca foi fácil. Eles se achavam os proprietários do progressismo brasileiro. Era o simulacro do PT hegemônico nos anos 80 e 90, sobretudo em seu ninho consagrado, o Rio de Janeiro.

Não foi à toa a expressão “Sapo Barbudo” para fazer Brizola suportar o apoio que deu a Lula em 1989. Ele teve que engolir a adesão porque Lula teve mais votos. Foi um choque para o PDT e para Brizola – e os brizolistas jamais perdoaram ou aceitaram essa derrota.

O apoio foi com o nó na garganta.

Os pedetistas históricos sempre se acharam os portadores exclusivos da luta contra a ditadura. Para eles, o PT era um partido confuso, que veio para embolar o meio de campo da esquerda.

Na verdade, o PT deu uma chave de perna semântica no PDT lá de trás, já extinto (porque o novo PDT é algo completamente diferente, para pior). Lula subverte e coloca a palavra ‘trabalhista’ no seu devido lugar: na estante empoeirada da história.

‘Trabalhista’ é elitista, termo abstrato demais para fazer corações e mentes em um país assolado pelo analfabetismo político. O termo forte e insinuante é ‘trabalhador’.

Com essa sutil operação lexical, Lula mudou todo o jogo da representação progressista nos anos 80.

É sempre importante lembrar de Brizola e de seu legado. Ele é um herói da pátria – classificação que lhe foi concedida nos governos democráticos de Dilma Rousseff, pedetista e brizolista histórica.

Mas muito desse ódio e dessa tática de cancelamento ao PT vem da prepotência dos que se achavam donos do discurso político de esquerda no país.

O PT nasceu à fórceps, já causando cisões na maternidade.

Não é à toa que seu símbolo seja uma estrela: brilhou a rasgou o céu do debate público do país, tomando o lugar de muita gente que se achava a última bolacha do pacote.

Deu uma aula de democracia, aceitando três derrotas seguidas para a presidência e voltando para a oposição. Deu outra aula, quando finalmente venceu as eleições majoritárias nacionais e fez a desigualdade social cair 11% nos primeiros trinta dias de governo (dados do IBGE).

Essa performance é insuportável para os outros setores da esquerda que, naquele momento haviam envelhecido.

Hoje, o PT ocupa esta exata posição. Envelheceu. Mas há sutilezas. A desconsiderar a comunicação, a diferença principal no rol das metáforas biopolíticas é que o PT envelheceu bem. Basta olhar para Lula e constatar essa verdade meridiana.

O PT segue seu caminho, com suas contradições de sempre, mas dentro de uma estrutura que é muito maior do que meras bandeiras partidárias: a estrutura do sonho e da utopia.

Como partido preferencial no ódio projetado da nossa imprensa convencional, oligopolista e antidemocrática, o PT empurra os outros partidos menores de esquerda a se posicionarem no descampado seco das ambiguidades. E essas paixões gritam em períodos eleitorais.

Muita gente fala que Ciro Gomes não é Leonel Brizola e não representa o PDT histórico. Eu diria o contrário: estão próximos, ainda que guardando algumas diferenças.

Não fosse o contexto crítico desta missiva, muita gente estouraria rojões com essa percepção malandra.

É por essas e outras que o PT permanece como pedra no sapato de todos os seus detratores, à esquerda e à direita. É por essas e outras que ele permanece despertando paixões. É por essas e outras que ele trepida contra todos os prognósticos que lhe são impostos por nossas elites mal educadas e despossuídas intelectualmente.

E não se trata de nenhuma genialidade. A equação é simples: o PT é um partido genuinamente popular que recusou a elitização acadêmica e a fetichização histórica.

Vai continuar incomodando.

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faltou dizer que o PT tem forte sotaque TUCANO e muitos são filhotes da USP..Sociais desenvolvimentistas e não Nacional desenvolvimentistas..Tai uma diferença….
    Quem realmente criou as grandes bases estruturantes do BRASIL foi o TRABALHISMO meu caro: PETROBRAS , BNDES, ELETROBRAS, CLT etc… Mas é inegável a visão social do PT… Mas tem que comer muito chocolate para se comparar com o GSTUlismo

    1. Ô e torturar e prender muita gente como Getúlio fez.
      Tem alguma Olga aí dando sopa para depois de 2022?
      Quem vai ser o Filinto do Lula?
      Pqp comparar Getúlio com Lula é de doer.
      Lula desde 82 participou de todas eleições.
      Ganhou 3. Uma de deputado e duas de presidente.

      1. Não sou eu quem diz que GETULIO foi o Presidente mais importante do Brasil.Um fundador do PT falou iss..Francisco de Oliveira..”Sociólogo e fundador do PT afirma que ‘Lula é mais privatista que FHC’ … Getúlio Vargas é o criador do moderno Estado brasileiro, “

        1. Mas Getúlio era ditador!
          Lula não!
          Eleição Municipal é uma, presidencial é outra, muita água ainda vai rolar até 22 e o maior e ferrenho adversário da esquerda são os próprios pseudoesquerdistas.

    2. Acho que não leu este parágrafo! “PT deu uma chave de perna semântica no PDT lá de trás, já extinto (porque o novo PDT é algo completamente diferente, para pior). Lula subverte e coloca a palavra ‘trabalhista’ no seu devido lugar: na estante empoeirada da história” Este já era amuito tempo. Os atuais são tudo, menos trabalhistas. Que deve ser palavrão para esta turma

      1. Não sou eu quem diz que GETULIO foi o Presidente mais importante do Brasil.Um fundador do PT falou iss..Francisco de Oliveira..”Sociólogo e fundador do PT afirma que ‘Lula é mais privatista que FHC’ … Getúlio Vargas é o criador do moderno Estado brasileiro, “

        1. O que o Lula privatizou? O Pré-sal? A Eletrobras? Os Estaleiros? As Ferrovias TransNordestina e Norte? A EMBRAER? Qualquer coisa que qualquer idiota dor de cotuvelo fala sobre o Lula e tu fica papagaiando que nem maritaca? Coloque argumentos e não disco de vinil furado

  2. Título lapidar e texto enxuto, incisivo e na mosca.

    Essa xucra e hereditária ‘gente de bens’, no salão nobre, e ‘aspirantes de bem’, no alpendre, na cozinha, no porão ou no quintal, da Casa Grande, coadjuvados sempre por nossos eternos ‘fraternais iniamigos’ intelectuais de ‘punhos de renda’ e revolucionários de ‘língua à bainha’, à esquerda, desde mesmo antes de 10 de fevereiro de 1980, tentam de todas formas e maneiras, destruírem o PT, por razões distintas, os casagrandenses, pelo risco que representa à sobrevivência da Casa Grande que os garante há séculos e os coadjuvantes ‘intelecotovelistas’, por descobrirem-se e não concordarem não serem a última bolacha do pacote da esquerda, acreditando piamente que o PT extinto tornam a sê-la.

    Porém o que ambos não conseguem entender é que…

    “O PT segue seu caminho, com suas contradições de sempre, mas dentro de uma estrutura que é muito maior do que meras bandeiras partidárias: a estrutura do sonho e da utopia.”

    O mesmo sonho que se sonha junto e a mesma utopia em todos, como luta de vida.

  3. “Comparar Lula a Getúlio não tem o menor cabimento. Além da industrialização do país, Getúlio construiu o arcabouço institucional do Brasil moderno, as leis trabalhistas, os direitos, Lula deixou o Bolsa Família, que nem na Constituição está. Pode ser abolido por qualquer governo”, advertiu o professor
    O sociólogo Chico de Oliveira, professor da USP, e um dos fundadores do PT, nos deixou em julho de 2019 aos 85 anos, depois de passar boa parte de sua vida a estudar a sociedade brasileira e participar da luta acadêmica e politica para transformá-la. Preso e torturado pela ditadura, ele nos brindou com muitas obras sobre o Brasil e disse, em uma de suas entrevistas, que suas últimas pesquisas buscavam desvendar o que ele chamou do “caráter do povo brasileiro”. O que, de particular, os brasileiros teriam acrescentado ao patrimônio comum da Humanidade.

  4. o PT éum Partido Importante,mas dizer …Lula subverte e coloca a palavra ‘trabalhista’ no seu devido lugar: na estante empoeirada da história …………….. é de uma ousadia fora do comum………….é não conhecer a história

  5. Obviamente vai continuar a incomodar sim, basicamente à direita e extrema direita, aquela parcela do país que é parasita do Estado, desde as capitanias hereditárias(o termo hereditária por si só já explica tudo)

  6. Pessoal acho que o PDT de hoje nada tem a ver com o original, mesmo porque a direita quer muito que o representante da “esquerda’ seja CIRO GOMES ou alguém com um perfil suave e sem representação nas bases como o PSOL.
    Assim sendo não vejo nenhuma contradição dentro da direita educada ,meu problema é com a esquerda deselegante e com representação capaz de se contrapor à direita e neste caso só reconheço o Partido dos Trabalhadores

  7. Incomodado está o PT que vê com desgosto o cescimento do PSOL e PC do B, os seca, querendo-os como mero satélites, mas os perde, como já perdeu PDT. E os xinga de “esquerda nutela”, xingamentos que se assemelham muito aos que muitos dentro do PT receberam de “esquerda caviar”, o que é mais uma semelhança, entre tantas, do PT com as direitas. Terá de chamar alguém do PSTU ou do PCO para fazer papel de satélite, o que dificilmente conseguiria: sob ponto de vista desses partidos mais radicais, o PT se corrompeu completamente e não se diferencia de um PSDB. Incomodado está o PT em convocar os satélites e não “ousarem” não atender, e perceber que estagnou e ficou anacrônico, sem projeto e sem discurso, os satélites cresceram e estão saindo de casa, dormindo fora, perdeu a hegemonia na esquerda, que pensava que poderia tutelar incondicionalmente, como no fascismo, como no populismo lulista com culto à personalidade. Resta ao PT, e esta descoberta o incomoda também, uma só barganha: tempo de TV, uma coisa que se perde em importância e se o partido continuar se apequenando e em tempos de internet cada vez mais invasiva.

  8. ENQUANTO O PT ESTIVER FORA DA MÍDIA, por “ordens superiores” (USA), é muito difícil falar em Politica e DEMOCRACIA. O GOLPE vai durar pelo menos uns 20/30 anos, até lá não há formas de APARECER para o Povo Brasileiro que, na maioria, é ANALFABETO POLÍTICO,justamente por ser totalmente DESINFORMADO. O LULA, maior Líder Político e o Brasileiro mais RESPEITADO NO MUNDO (podem espernear), para ganhar eleição, teve, em 2002 que fazer “estágio” nos USA e assinar a tal Carta aos Brasileiros, concordando em deixar o presidente do BANCO DE BOSTON controlar as finanças (ainda bem que era incapaz de fazer) e os latifundiários controlarem o Ministério da Agricultura. Mas a tal “divida pública” inventada por FHC continuou intocável em seus JUROS de AGIOTAGEM ESTATAL(que quebraram muitos dos Estados da União que hoje tem dívidas impagáveis. Obs.: Pararam em 2%pois se continuassem a 14, 15%aa.em poucos anos , nem entregando o BRasil e..os USA poderiamos pagar) e que garante que a MEIA duzia de famílias do PODER REAL continuem no…PODER. Levam a metade da arrecadação da União. Se foi a Petrobras com pré sal e tudo, se foi a Vale, se vai a ELETROBRAS em breve e …o resto. NADA PODE SER FEITO

  9. Creio que a eminência de ser assaltado incomoda qualquer um, seja no campo político ou na vida cotidiana de um centro urbano. É claro que o PT continuará incomodando. É como disse Leonardo Boff no artigo ”
    Corrupção: crime contra a sociedade” – foi o que ocorreu com o PT. Levantou a bandeira da ética e das transformações sociais. Mas ao invés de se apoiar no poder da sociedade civil e dos movimentos e criar uma nova hegemonia, preferiu o caminho curto das alianças e dos acordos com o corrupto poder dominante. Garantiu a governabilidade  a preço de mercantilizar as relações políticas e abandonar a bandeira da ética. Um sonho de gerações foi frustrado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador