Quem é o brasileiro que quer Lula preso?, por Sergio Saraiva

Uma questão de metodologia de amostragem da pesquisa Datafolha pode explicar o paradoxo da maioria dos brasileiros querer, ao mesmo tempo, Lula presidente e Lula preso.

Lula preso 2

Quem é o brasileiro que quer Lula preso?

por Sergio Saraiva

O paradoxo Lula

O jornal Folha de São Paulo nas edições de 01 e 02 de outubro de 2017 trazia um paradoxo. A maioria dos brasileiros quer Lula presidente, a maioria dos brasileiros quer Lula preso.

A edição da Folha de São Paulo da segunda-feira – 02 de outubro de 2017 – parecia ter sido planejada para criar um anticlímax nas hostes petista. Logo após a edição do domingo anterior, quando noticiou que Lula ganharia as eleições de 2018 qualquer que fosse seu adversário – inclusive o juiz Sergio Moro, o jornal trazia a manchete: “maioria no país quer Lula preso”.

A manchete forçava um pouco a barra – uma maioria de 54% precisa ser relativizada quando uma “grande minoria” de 40% tem opinião contrária. Na verdade, a relativização estava lá – mas era preciso ler o texto.

A informação indiscutível – 89% da população querem a investigação de Michel Temer, o presidente de facto do Brasil, passou desapercebida.

Estava estabelecido o paradoxo. Apesar da impertinência da questão – a prisão de uma pessoa não é decidida em uma enquete de opinião pública – e da forma como foi apresentada, em manchete de jornal, pudesse, inclusive, ser considerada até uma forma de pressionar indevidamente o Judiciário.

Como era possível, ao mesmo tempo, o povo desejar Lula presidente e Lula preso?

Mas talvez não haja paradoxo algum.

Ocorre que, para entender isso, é preciso examinar o perfil da amostra das pesquisas d Datafolha. Foram realizadas duas pesquisas simultâneas: uma de intenção de voto – que virtualmente elegia Lula – e outra sobre ”temas políticos” que trazia a questão: “considerando o que foi revelado pela Operação Lava-Jato e seus desdobramentos até o momento, na sua opinião, Lula deveria ou não ser preso?”.

Vejamos o perfil da amostra.

Quem é o brasileiro que quer Lula preso?

No que diz respeito às distribuições por gênero, idade e população por região do Brasil, a amostragem da pesquisa seguiu escrupulosamente o Censo IBGE de 2010.

Quanto à distribuição por renda familiar, é bem mais difícil de se comparar contra dados oficiais, mas parecia bastante coerente – a maioria 82% com renda até 5 salários mínimos – 47% até 2 salários mínimos.

Havia uma discrepância clara no que se referia à formação étnica da amostra – com menos brancos e mais pretos, indígenas e orientais – além outras denominações – do que identificado no Censo 2010. Era uma amostra que privilegiava as minorias em detrimento da representação dos brancos – perto de 48% pelo Censo IBGE de 2010 e 34% na pesquisa Datafolha. Em relação aos pardos, não havia distorção maior – eram a maioria com 42% na pesquisa e 43,4% no Censo 2010.

Porém, como os resultados não foram estratificados por etnia, não é possível determinar-se qual influência sua distribuição pode ter exercido. Talvez acabe sendo mesmo apenas uma curiosidade.

O brasileiro superior

O que chamava a atenção era a estratificação por grau de instrução. O perfil da amostra parecia inicialmente ser mais escolarizado do que seria de se esperar – 20% com curso superior, 46% com o nível médio e 34% com grau de ensino fundamental.

datafolha set17 -3

Em outras palavras, 66% da amostra possuía grau de instrução médio ou superior.

O ”Portal Brasil em Síntese” do IBGE traz dados sobre o grau de instrução da população brasileira colhidos nas PNAD – pesquisa nacional por amostra de domicílios. Os dados, porém, são estratificados por anos de estudo e não por grau – fundamental, médio e superior.

É possível, no entanto, fazer-se uma aproximação.

 

IBGE 1

Por ela, em extremo, a população com instrução de nível médio e superior ficaria em 44%.

O que não significa, de modo algum, que a pesquisa Datafolha contenha qualquer tipo de manipulação ou incorreção dos dados, deixemos claro. Como tem apenas três estratos – fundamental, médio e superior, a diferença com os dos do IBGE pode ter surgido da forma como o Datafolha alocou as respostas relativas a médio e superior incompletos.

Há ainda um estrato que está presente na pesquisa Datafolha e está ausente nos dados do IBGE Brasil em Síntese – a escolaridade da faixa da população entre 16 e 24 anos. Mas essa faixa, até pela pouca idade, não iria aumentar os índices de educação de nível médio e, principalmente, a de nível superior da amostra. Provavelmente ao contrário.

Mesmo assim, pode haver uma diferença de 22 pontos percentuais entre a amostra do Datafolha e o levantamento da PNAD 2015. E 22 pontos percentuais são uma diferença considerável.

Lula preso

Basta ver como responderam os mais instruídos?

69% dos que têm instrução superior e 61% dos que têm nível médio querem Lula preso. O índice cai para 37% entre dos de instrução fundamental.

datafolha set17 -1

A amostragem do Datafolha privilegiaria a opinião dos estratos mais educados da população, em detrimento dos de menor grau de instrução. Daí o Lula preso estar em maioria.

Lula presidente

E por que, aparentemente, a distorção na representatividade por grau de instrução não afeta a eleição de Lula?

Por vários fatores combinados:

1 – existe algo em torno de 30% de eleitores com nível de instrução médio e superior que votam em Lula e, por óbvio, não o querem preso.

2 – os votos dos eleitores de instrução de nível médio e superior que não votam em Lula, e que por consequência o quereriam preso, se dividem entre os seus adversários, enquanto os votos dos de instrução fundamental se concentram em Lula.

3 – os eleitores de nível superior demostram um alto grau de rejeição a todos os candidatos – 24% votariam branco ou nulo – mas isso não leva a uma mudança de opinião quanto continuarem querendo que Lula seja preso.

datafolha set17 -2

Não há paradoxo algum

Conclusão, caso o estrato da população com grau de instrução fundamental esteja realente subrepresentado na pesquisa Datafolha, a afirmação de que “maioria no país quer Lula presopoderia não ser tão majoritária assim.

A opinião pública continuaria dividida, de uma forma ou de outra, mas com uma maior representação do estrato menos instruído, mais próxima da do IBGE, talvez a maioria se invertesse a favor da não prisão de Lula.

O que seria coerente com a eleição de um presidente com alto índice de rejeição, mas enfrentado adversários igualmente tão ou mais rejeitados. Uma eleição que teria também altos índices de votos brancos e nulos. Como, aliás, a pesquisa Datafolha de intenção de votos mostra.

Por fim, parafraseando Joãozinho Trinta: parece que quem quer Lula preso é intelectual, o povo quer mesmo é Lula presidente.

 

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia: especializada na manutenção de curvas normais.

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. quem….

    O Brasileiro quer Lula preso, como quer qualquer pessoa que infringiu a Lei. Todos são iguais perante a Lei. Mas garanto que querem muitos outros presos antes do Lula. Querem ver a Elite presa, como são presos os Brasileiros, na sua maioria. Sem aquele papo de “Transitado e Julgado”. Sem recursos até a última Instância.  São presos e cumprem pena sem um único Julgamento. O Brasileiro quer antes de tudo o fim do abismo e da Cleptocracia. Seja ela de que Ideologia pertencer.

  2. ou foi manipulação, ou foi atestado de burrice

    Como uma mesma maioria quer um apessoa presa e , ao mesmo tempo, presidente?

    De duas uma: Ou a folha manipulou o perfl dos pesquisados, e pegou pessoas no geral pra opinar osbre o presidnete, mas manipulou pra pesquisar entre as de nível superio (onde sabidamente existem masi coxinhas) na hora de opinar sobre a prisão. 

    Ou, outra opção, se uma emsma pessoa vota que quer alguém rpeso,e logo depois, afirma que quer ela presidente, e a maioria da popualção pensa desse jeito, então temos um aprova científica documentada de que o brasileiro me´dio é um burróide mesmo.

    Simples assim

  3. ou foi manipulação, ou foi atestado de burrice

    Como uma mesma maioria quer um apessoa presa e , ao mesmo tempo, presidente?

    De duas uma: Ou a folha manipulou o perfl dos pesquisados, e pegou pessoas no geral pra opinar osbre o presidnete, mas manipulou pra pesquisar entre as de nível superio (onde sabidamente existem masi coxinhas) na hora de opinar sobre a prisão. 

    Ou, outra opção, se uma emsma pessoa vota que quer alguém rpeso,e logo depois, afirma que quer ela presidente, e a maioria da popualção pensa desse jeito, então temos um aprova científica documentada de que o brasileiro me´dio é um burróide mesmo.

    Simples assim

  4. Resumindo:
    Lula se elege pois

    Resumindo:

    Lula se elege pois nesse caso só se contam os votos válidos (brancos/nuos não contam).

    Já a “pesquisa” sobre a prisão de Lula junta os que votam em todos os seus adversários e também os que votam branco/nulo.

    Como Lula é franco favorito, a única forma dele não levar a eleição é se for preso. Daí temos o resultado da pequisa.

  5. O analista perde tempo

    Prezados,

    É surpreendente que Sérgio Saraiva dê crédito ao DataFalha, mesmo depois da fraude cometida no ano passado, quando mais de 60% dos brasileiros entrevistados pelo instituto queriam eleições antecipadas e o jornal FSP divulgou informação falsa, alegando que o governo de ‘MT’ e suas a quadrilhas eram menos rejeitados que o governo legítimo da Presidenta Dilma. Basta esse precedente, descoberto por Fernando Brito, do Tijolaço, e Glenn Greenwald, do The Intercept, para desacreditar por completo qualquer pesquisa e a forma como são divulgados os resultados, pelo DataFalha.

    Duvido muito que entre professores (talvez uma das profissões em que haja maior número de profissionasi com grau ‘superior’ de instrução no Brasil), profissionais das ciências humanas e sociais, das artes e das letras haja maioria que deseje ver  preso o Ex-Presidente Lula. Mesmo no campo das ciências jurídicas (secularmente dominado pela oligarquias atristocratas, escravocratas, plutocratas, privatistas e entreguistas) há uma numerosa minoria – pelo mesno 1/3 – que se mostra simpatizante da Esquerda Política; e mesmo entre os liberais conservadores do Direito é duvidoso que mais da metade deles deseje ver preso o Ex-Presidente Lula, sobretudo se for considerada a ausência de provas e o caráter político-partidário escancarado das denúncias.

    No campo da Engenharia, ao qual pertenço, mesmo considerando o baixo nível de leitura não técnica e o perfil reacionário ou liberal-conservador da maioria dos profissionais, é mais do que duvidoso que a maioria deseje ver preso o Ex-Presidente Lula, sobretudo levando em conta que a Fraude Jato destruiu a Engenharia Brasileira, que hoje apresenta mais de 50 mil profissionais desempregados; durante o 2º governo do Ex-Presidente Lula, havia uma demanda de 36 mil Engenheiros e as faculdades não davam conta de formar profissionais para as vagas abundantes.

    É nas áreas de Medicina e Odontologia (e outras profissões liberais) que vemos o maior índice de profissinais que não hesitam em expor preconceito e ódio de classe contra aqueles de origem humilde, operária, como o Ex-Presidente Lula. Profissionais do sistema judiciário (polícias, MP e PJ), do agronegócio e das FFAA (cuja formação nada mudou após 1985, sendo doutrinados pelo anti-comunismo imposto pelos EUA na época da guera fria), assim como de ciências exatas tendem a ser mais conservadores ou mesmo reacionários. Mesmo com essa observações, não é crível que a maioria das pessoas com curso superior – por razões objetivas e não preconceito e ódio de classe – queira ver preso o Ex-Presidente Lula. A forma como foi feita a pergunta já induz a respsota que o DataFalha deseja, para pressionar o TRF4 a confirmar condenações contra Lula, mesmo SEM QUAQUER PROVA de que o Ex-Presidente tenha cometido qualquer dos crimes de que foi acusado.

    O fato concreto é que, se o DataFalha admite que Lula tem, no mínimo 35% de intenções de voto, uma pesquisa feita de forma honesta deve atestar que, em verdade, o Ex-Presidente já conta hoje com mais de 40% da preferência do eleitorado. Pessoalmente estimo hoje em 45% as intenções de voto do Ex-Presidente Lula; em termos relativos, considerando 25% de nulos e brancos, Lula já tem cerca de 60% dos votos válidos. Daí  o desespero do PIG/PPV em ver Lula preso. Até mesmo João Dória, qua havia se especializado em ofender o Ex-Presidente Lula já sacou; Lula deve ser candidato, pois nem mesmo alijando-o da disputa a direita e “mercado” conseguem eleger alguém no ano que vem.

  6. Lula candidato, ganha.
    Lula
    Lula candidato, ganha.
    Lula impedido e solto, elege.
    Lula preso, transfere parte de seus votos, e a outra parte, vem na mesma proporção, por aqueles que não votariam nele.
    Conclusão: não vai ter eleição em 2018.

  7. é mais simples. Havendo culpa pelas instancias competentes :

    uma insinuação do texto incorrendo em erro é deificar extratos ditos inferiores, o povão. Seja  quem for, sejam quais forem os extratos das classes sociais, a gente quer rigorosas apuraçoes, cuidadosos julgamentos e adequadas punições de quem quer que seja. Relevar ou antecipar culpa ou inocência é crasso erro na democracia e avanços na democracia é o que quero, e de-veríamos nos manifestar sem tantas parcialidades e tentarmos que nossas inevitáveis emoções não nos ceguem por esquer-das e pessoas assemelhadas, progressistas não desmoralizarmos o próprio sentido de um mundo melhor. Havendo culpa pelas instancias competentes – são as q temos – prisão em 2ª Instancia. Ponto  final.

  8. São os fascistas e sem

    São os fascistas e sem vergonhas.

    É o traço mais evidente de fascismo que existe, desejar a prisão de alguem apenas por não concordar com ela.

  9. Cuidado!

    Um povo que usualmente vota em canalhas que o odeiam, para o congresso, é suficientemente burro para eleger Bolsonaro ou Dória para a presidência…

    Alíás, Lula  e Moro estão empatados na disputa, segundo o Datafolha.

    Quanto a prender, aposto que a maioria responderia SIM qualquer que fosse o nome mencionado. O povo quer ver sangue. Panus et circus!

     

  10. parece que quem quer Lula

    parece que quem quer Lula preso é intelectual…

     

    Pode ser, mas pela pesquisa esses intelectuais preferem o Bolsonaro. 

     

    Tá difícil.

  11. Se a pesquisa do DataFalha

    Se a pesquisa do DataFalha fosse honesta, o que eu não acredito, ela estaria dizendo que metade dos brasileiros não confiam na justiça, MP, PF e mídia, pois depois desses anos todos de massacre dessa escumalha dizendo que Lula é o chefe da maior quadrilha que já atuou no Brasil era pra 99% dos brasileiros quererem a sua prisão. Um vexame para piguentos e seus lacaios do poder público.

  12. Analfabetismo funcional

    A afirmação de que os “intelectuais” querem Lula preso é divertida, mas carece de fundamento. Quem pode se chamado de “intelectual” no Brasil?

    Segundo a pesquisa “Alfabetismo e o Mundo do Trabalho” (2016), conduzida pelo IPM (Instituto Paulo Montenegro) e pela ONG Ação Educativa, apenas 22% das pessoas com Ensino Superior no Brasil atingem o nível máximo de proficiência em leitura e interpretação de textos.

    Ou seja: na prática somente esses 22% com Ensino Superior são capazes de opinar sobre o posicionamento ou estilo do autor de um texto qualquer, por exemplo: uma notícia de um blog ou de um telejornal. A restante simplesmente é incapaz de diferenciar fato de opinião.

    Considerando todos os níveis de escolaridade, essa taxa cai para 8%. Isso explica Bolsonaro, Doria, Sérgio Moro, Golpe de Estado…

    http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2016/09/INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf
     

    1. Só depois é q vi tua referencia ao analfabetismo funcional.

      Só depois é q vi tua referencia ao analfabetismo funcional. Citei nesses dias (a irmandade ou ignora previsivelmentem ou me dá 1 estrelinha). Num artigo q li e aki citei espantosos quase nenhuns minutos pra se ler X linhas, e Y minutos pra reflexão (“reflexão”). Donde é ilusória a capacidade e o alcance de internautas e de notas e artigos pro grande público de tal ou qual tema preferencial. Não levemos a sério os números de qq blog ou rede social. Claro, é   pra  uma ínfima minoria geralmente invisivel (que nunca escreve) q vale: de olheiros partidários, de pessoas por passatempo divertido ou pra ver ate q ponto vai nosso atraso.

  13. NAO TEMOS CULPA. HONESTIDADE INTELECTUAL É DIFICILIMO.

    Gostamos,curtimos,enchemos de estrelinhas quase todos os comentários com q, a priori, já temos ideias formadas,solidamen-te cimentadas.Assim,fica fácil ser comentarista de agrado por esta população.O analfabetismo funcional aliado com o  pobre senso de cidadania(herança da ditadura e toda a história do Brasil)nos dificulta sobre o q seria melhor para avançarmos na democratização.O de menos é comprometer o entendimento de minha postagem tao simples e óbvia mais abaixo,em q recebi  3 apoios.Um amigo muito antigo militante do PT diz:as nossas esquerdas são autoritárias.Vou no popular:são pretenciosas e muito burras,nao sabem o que defender ou deixar de defender.Dá tristeza esta confraria,seita(falo em termos gerais).

  14. Bolsonaro lídera entre os de

    Bolsonaro lídera entre os de maior escolaridade.

    Ou seja, o problema do Brasileiro não é escolaridade. É Mau-Caratismo, pura e simples.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador