Rasgar a Constituição fratura o país, por Flavio Goldberg

Rasgar a Constituição fratura o país

por Flavio Goldberg

Quando se invoca o conceito de Carta Magna se espalha uma lei que protege o cidadão, o Estado democrático de Direito, mas antes e acima de tudo o que assegura o reconhecimento jurídico da Nação. Dai seu artigo 5º com suas direitos fundamentais assegurados.

E deste documento que tem o caráter unificado derivar as ilações de cláusulas pétreas. De certa forma quanto mais uma Constituição se incorpora à história dum país mais estáveis suas instituições e maior segurança à sociedade.

Coincidindo com sucessão de crises que se desdobram desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff o fato político-partidário e ainda mais ideológico é a divisão da opinião pública polarizada entre visões de esquerda e direita, na tradição dos movimentos políticos brasileiros.

Como resultado dos embates a eleição de Jair Bolsonaro, e logo em seguida a eclosão da pandemia da Covid-19, provocando milhares de mortes, o derretimento do sistema de saúde já sucateado, a quarentena desmontando toda a estrutura da Economia nacional, desenha-se um quadro sombrio que exigiria uma união nacional para superação da tragédia.

Mas o que se constata é um esgarçamento vertiginoso do pacto federativo, Constituição Federal com conflito entre os três poderes e governadores, prefeitos atordoados com impulsos totalitários ameaçando a população com imposição estrambelhada de medidas de efeito discutível para debelar a crise sanitária, porém violando preceitos constitucionais como a liberdade de ir e vir, garantias fundamentais, uso obrigatório e generalizado de máscaras tudo com linguagem, formatação, e recursos fascistas, invadindo a privacidade pessoal, no controle de celulares, critérios amalucados de uso de equipamentos para a preservação da vida e principalmente, na figura do governador de São Paulo atitudes de enfrentamento que obviamente visão sob pretexto de isolamento social encarcerar a cidadania.

A doutrina de prender para salvar vidas não resiste à constatação do desemprego em massa, a quebra do parque industrial e a imposição de paranoia coletiva.

No mal encoberto embate entre o presidente Bolsonaro e o governador Doria não se pode admitir aquilo que o governador Leonel Brizola antecipava quando levantava a suspeita de interesses internacionais em arruinar o Brasil, economicamente.

Já se fala na divisão entre Centro e periferia na estatística macabra dos enterros, UTIs de ricos e pobres, Norte e Nordeste com políticas diferentes de privilégios e sofrimentos em relação ao Sul e Sudeste.

Agora o que se deve preservar é a nação com o povo exercitando os direitos inscritos na Constituição. Este é o papel dos três  poderes sem regimes de províncias com pequenos tiranos na expressão de Carlos Castaneda aterrorizando o ser social.

Flavio Goldberg, advogado e mestre em Direito.

Redação

Redação

Recent Posts

Universidades argentinas marcham em defesa da educação pública e contra o ajuste de Milei

Em diferentes províncias, em todo o país, aconteceram marchas pelo descongelamento da verba destinada às…

43 minutos ago

O desafio de um modelo exterminador do emprego, por Luís Nassif

Como o Brasil é um país que não consegue diagnosticar nem problemas do passado, dificilmente…

2 horas ago

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

12 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

13 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

13 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

14 horas ago