Rumo a 2020, o ano em o Brasil pode nascer de novo, por Aracy Balbani

Dizem que “a mentira corre e cansa; a verdade anda e a alcança”. Talvez a verdade consiga mesmo nos alcançar e se impor na agenda nacional, junto com 2020.

Rumo a 2020, o ano em o Brasil pode nascer de novo, por Aracy Balbani

Nosso 2019 teve retrocessos e fenômenos preocupantes. Além do tenebroso 19 de agosto, em que o dia virou noite no estado de São Paulo, houve crescimento generalizado do mau humor e da decepção. Colecionamos desabafos de brasileiros indignados com a situação do país e a destruição da nossa imagem perante o mundo. Gente respeitável e discreta, anônima ou famosa, desandou a apelar até aos palavrões para extravasar seu descontentamento.

Frustrou-se a expectativa de decolagem veloz da economia nacional. Mais lojas físicas e virtuais, indústrias e prestadores de serviços com muitos anos de tradição encerraram as atividades. Alguns o fizeram em surdina; outros divulgaram carta de despedida em que culparam com todas as letras a mítica derrocada econômica.

Murchou a moda de compliance, aquela das palestras com Powerpoint e frases de efeito destinadas a prevenir e corrigir desvios de conduta no mundo corporativo. Quem pretendia comprar passagens aéreas para Dubai graças a uma agenda cheia como treinador – Treinador, não! “Coach” – palestrando sobre o assunto deve ter sentido o revés.

Mas nem tudo foi fracasso. No plano pessoal, muitas famílias comemoraram a chegada de um bebê, a mudança para moradia nova, ou a cura de pessoas que estavam doentes. Nos negócios, construtoras criativas inauguraram a promoção do condomínio grátis por um ano, para alavancar as vendas de imóveis novos. Os atacarejos de bairros populosos e as lojas já começaram a expor itens natalinos nas prateleiras. A esperança não morreu.

Talvez seja justamente por causa da esperança e da sabedoria que muitas pessoas se tornam exemplos de persistência serena. Mesmo quando há tanto sofrimento de pessoas e da Natureza, censura, estagnação econômica, apatia popular e comportamentos bizarros de figuras públicas sem nenhuma educação.

Dizem que “a mentira corre e cansa; a verdade anda e a alcança”. Talvez a verdade consiga mesmo nos alcançar e se impor na agenda nacional, junto com 2020. Pode vir de algum modo surpreendente, mas nos dará energia para desmascarar impostores e rechaçar milicianos e vendilhões da pátria.

Não vamos nos curvar. Continuemos nos empenhando para melhorar nosso país e nossas vidas. Então, feliz 2020!

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador