Sucesso e fracasso durante uma nova Idade Média, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Sucesso e fracasso durante uma nova Idade Média

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Quando Willian o conquistador invadiu a Inglaterra ele instaurou lá o padrão medieval continental:  a classe governante passou a viver isolada em castelos de pedra fortificados e se movimentava entre os castelos acompanhada de tropas armadas, sempre sem manter contato com o povo comum.
Essa é a imagem que me vem a cabeça quando vejo os milionários norte-americanos, europeus e brasileiros se movimentando entre suas mansões e imensas torres de vidro em helicópteros e carros blindados, acompanhados de seguranças, sempre sem manter qualquer contato com o povo comum.
Eles ocupam todos os espaços privilegiados de comunicação e dizem que são modernos. Mas na verdade eles repetem o padrão medieval de separação entre eles e o povo.
A separação social produz tanto a indiferença quanto a perversidade. O medo daquele que é desigual e a certeza de segurança e impunidade entre aqueles considerados iguais que são construídas pelo costume (e pela educação) supera qualquer empatia natural.
O resultado é uma evidente tragédia, caracterizada pela desigualdade social e pelo empobrecimento programado de contingentes populacionais considerados descartáveis. O fracasso da civilização ocidental se torna ainda maior agora que o mundo enfrenta um vírus extremamente contagioso e letal que não respeita qualquer tipo de hierarquia artificial.
Não é por acaso que a China está se saindo melhor no combate à pandemia. O governo chinês não se coloca no topo da hierarquia. Ele colocou no topo dela o bem estar de todas as pessoas considerando-as iguais, algo que não está sendo feito (que não pode ser feito) na Europa, nos EUA e no Brasil, pois nós vivemos em civilizações medievais com uma fina camada de modernidade tecnológica.
Há humildade e verdade nas palavras desta chinesa https://www.facebook.com/100000415136357/posts/3911855058838293/. Alguém ficará surpreso se ela for coberta de ofensas pelos bolsonaristas que culpam a China pela pandemia e que se recusam a cumprir as regras sanitárias indispensáveis ao combate do COVID-19?
Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

View Comments

Recent Posts

Duas fotos: um romance que atravessa os afetos durante a Lava Jato, por Rogerio Dultra

O texto, ao focar numa trama pessoal que se desenrola num quadro de mudança conjuntural…

26 minutos ago

Modelo de Segurança Pública foi principal aliado para ascensão do PCC, explica pesquisador

Autor do livro “A fé e o fuzil: Crime e religião no Brasil do século…

49 minutos ago

A polêmica revisão das metas fiscais, por Paulo Nogueira Batista Jr.

O principal fator de “risco fiscal” é a taxa de juro. Pergunta insincera: por que…

1 hora ago

EUA não reconhecem Palestina como Estado no Conselho de Segurança da ONU

Para o vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wook, cabe aos israelenses uma negociação com…

14 horas ago

Em agenda na Colômbia, Lula sugere a retomada da Unasul

Integração sul-americaana poderia gerar avanço além da esfera econômica; Brasil deixou a Unasul em 2019,…

15 horas ago

Justiça fecha escolha de jurados para julgamento de Trump

Seleção para suplentes será retomada em Nova York na sexta-feira; ex-presidente enfrenta 34 acusações criminais

15 horas ago