Todos com Ciro ou Ciro com Todos?, por Marcelo Laffitte

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto IG

Todos com Ciro ou Ciro com Todos?

por Marcelo Laffitte

Andam perguntando tanto, inclusive jornalistas esclarecidos da imprensa progressista, por que o PT treme nas bases sobre o mero pensamento de ser vice numa chapa encabeçada por Ciro Gomes. Sem emitir qualquer juízo de valor, vou apontar alguns fatos.

O primeiro cargo público do advogado Ciro Gomes foi no ano de 1977, como Procurador do Município de Sobral, indicado pelo prefeito José Euclides Gomes, seu pai, que era da ARENA.

O primeiro cargo eletivo de Ciro Gomes foi no ano de 1982, eleito deputado estadual pelo PDS, partido sucessor da ARENA, e partido do General João Batista Figueiredo, último presidente da ditadura militar.

Em 1986, Ciro troca de partido e vai para o PMDB, do então presidente José Sarney. Reeleito deputado estadual, torna-se o líder do governo Tasso Jereissati na Assembleia Legislativa.

Em 1988, Ciro troca de partido e vai para o PSDB, sigla pela qual foi eleito prefeito de Fortaleza em 1988, e governador do Ceará em 1990. Antes de terminar seu mandato em 1994, ano em que a lei ainda não permitia a reeleição, Ciro renunciou ao cargo de governador e foi nomeado Ministro da Fazenda de Itamar Franco, que à época estava sem partido.

Em 1998, Ciro troca de partido e vai para o PPS, partido sucessor do Partido Comunista Brasileiro, o velho PCB ou Partidão, como dizem. Seu objetivo foi concorrer à Presidência da República e ficou na 3ª colocação. 

Em 2002, ainda no PPS, Ciro defende uma unidade das oposições no primeiro turno para enfrentar o candidato do Governo, sendo ele o cabeça de chapa. O PT não aceitou e indicou Lula como candidato. Mas Ciro conseguiu formar uma frente unindo PTB, PDT e PPS, a Frente Trabalhista. Ciro Gomes ficou na 4ª colocação e apoiou Lula no segundo turno.

Em 2003, Ciro troca de partido e vai para o PSB, partido da base aliada do Governo Lula, e torna-se Ministro da Integração Nacional, cargo que ocupou até 2006, quando renunciou para disputar (e ganhar) uma vaga na Câmara dos Deputados.

Em 2010, Ciro Gomes apresentou ao PSB sua pré-candidatura à Presidência da República, mas seu partido decidiu apoiar Dilma Rousseff. Ciro Gomes não participou da campanha de Dilma Rousseff, mas a apoiou no segundo turno.

Em 2013, Ciro foi nomeado Secretário Estadual de Saúde do Ceará pelo seu irmão e então governador Cid Gomes, que também tinha outro irmão, Ivo Gomes, no cargo de Chefe de Gabinete do Executivo.

Em 2014, Ciro troca de partido para fundar o PROS. Os motivos da saída do PSB foram divergências com Eduardo Campos, que se tornou o candidato à Presidência da República. Neste ano, Ciro Gomes e o PROS apoiaram Dilma Rousseff à reeleição.

Em 2015, Ciro foi novamente nomeado Secretário Estadual de Saúde do Ceará, desta vez pelo atual governador Camilo Santana, do PT.

Ainda em 2015, Ciro troca de partido e vai para o PDT, onde é pré-candidato à Presidência da República.

Não sou matemático e nem tenho dados e datas disponíveis para mensurar, mas creio que Ciro Gomes tenha passado mais de 80% da sua vida pública dentro de algum governo, fosse ele em qualquer esfera, de qualquer partido ou sob qualquer ideologia. Seu atual slogan de campanha é “Todos com Ciro”, mas – e vai aqui meu único ponto subjetivo – eu leio “Ciro com Todos”.

Marcelo Laffitte é cineasta

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeita descrição

    Perfeita descrição cronológica de Ciro. Ciro com todos. E ainda perguntam por que o PT não se submete… Tais brincando, ôpa?

  2. Incognita? Nem tanto…

    Mas a primeira eleição direta para presidência foi em 89… Em 98 temos a reeleição de dom Fernando e esta certo Ciro em terceiro lugar, na companhia de Roberto Freire.

    Quanto a carreira politica de Ciro Gomes, ela deixa duvidas. Ja começa, vamos dar um desconto por que ele devia ser bem jovem, indicado à um cargo publico pelo proprio pai… E segundo o que ouço de amigos que moram no Ceara, a familia Gomes assim como os Jereissati pensam que são os proprietarios do estado… 

    Acho que o que esta claro de certa forma, apesar de Ciro tentar minimizar, é que ele tem um pensamento liberal para economia. E seu governo sera feito por essa gente ai, não muito longe da turma do plano Real, que ele admira. O restante podera ser mais ou menos social, mais ou menos progressista. Meu palpite é que tal qual Macron, ele vai nomear a peãozada da direita para começar.

  3. O problema não é só política, é vergonha na cara!

    Vou repetir: Ciro não é confiável nem quando está sinceramente dizendo ser falso!

    Aliás, dada a atual conjuntura, qualquer candidato ou analista que reivindique ser progressista, que enxergue as eleições como uma parte do processo político, e não um fim em si, e que tenha um pinguinho de vergonha na cara deveria dizer em alto e bom som, gritando em caixa alta:

    “ELEIÇÃO SOB GOLPE É FRAUDE, ELEIÇÃO COM LULA PROCESSADO ILEGALMENTE E SEQUESTRADO É FRAUDE, ELEIÇÃO COM TEMER PRESIDENTE É FRAUDE!!!!

    Como supor que haverá legitimidade nesse processo com o principal candidato sequestrado?

    Nesse sentido, as hienas que desejam a carcaça do PT e de Lula, e seus inquisidores de curitiba não são muito diferentes!

  4. Querem nos enfiar o amigaço
    Querem nos enfiar o amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido goela abaixo na marra, se o PT insistir, tal qual certo capitão, não estará enxergando o enorme iceberg a frente.

  5. Nao entendi o objetivo do artigo…

    O artigo tenta dizer que Ciro Gomes é oportunista porque trocou várias vezes de partido. Foram 7 em quase 40 anos de vida pública. Uma média de quase 6 anos por partido.

    Mas nao menciona que o próprio recusou-se a fazer parte do Governo FHC, tendo-lhe sido oferecido o ministério que quisesse pelo FHC, pessoalmente, e que este último, como afirmou em sua biografia, “recebeu um sonoro nao de Ciro Gomes”.

    Esqueceu também, que Ciro Gomes recusou ser ministro de Lula no segundo mandato e nos dois mandatos de Dilma Roussef, tendo sido convidado diversas vezes.

    Se é tao oportunista, por que nao aceitou esses convites?

    No mais, o artigo peca pela falta de informacoes susbtanciais ou invencao de fatos como

    “Em 2014, Ciro troca de partido para fundar o PROS. Os motivos da saída do PSB foram divergências com Eduardo Campos, que se tornou o candidato à Presidência da República.”

    Em rpimeiro lugar, Ciro nao criou o PROS. O partido já existia.

    E faltou dizer que Eduardo Campos esteve dentro do governo de Dilma Roussef, recebeu bilhoes e bilhoes de ajuda do governo federal e, no final, trai a Dilma Roussef saindo candidato, demonstrando absoluta falta de caráter.

     

     

     

     

     

     

     

    1. Acho muito estranho sites
      Acho muito estranho sites lulistas estarem publicando esse tipo de informação, é só aparecer alguém como candidato de centro esquerda que começam a queimá-lo.

    2. Você entendeu, Fabrício. É

      Você entendeu, Fabrício. É isso aí, o artigo diz que o Ciro Gomes é oportunista e não se prende a ideologias. A ambição pessoal é a sua ideologia. Convenhamos que um presidente da república tem que ter um posicionamento ideológico claro para que saibamos o que esperar do seu governo. 

    3. Nao entendi o objetivo

      Do post se percebe a trajetória errática de Ciro no tocante  ao teor ideológico.

      Ùltimamente vinha transitando entre os campos esquerda/direita em busca de apoios e nisso tem atropelado o andar do processo de definições. É teimoso o suficiente para perder as eleições seguindo seu caminho.

      Bom ou ruim ?

      Política é a arte do possível, coisa que já foi dita.

      Não vejo espaço para Ciro fora da esquerda. 

      Seu movimento em direção ao PP confirma sua trajetória pessoal de seguir suas convicções mesmo em direção ao fracasso.

      Até julho as cartas estarão embaralhadas e os balões de ensaio no ar.

      Duas grandes incógnitas:

      – a candidatura Lula 

      – a opção de Ciro

  6. Velha esquerda
    A velha esquerda não aprende, só foi aparecer alguém com possibilidade de assumir o campo dito”progressista” que começam os ataques. Botem uma coisa na cabeça, por mais que Lula esteja preso injustamente, ele não vai ser candidato e se for não vão deixar.

    1. Velha esquerda

      Se Ciro Gomes for a “nova esquerda”, já nasce caduca.

      “… por mais que Lula esteja preso injustamente, ele não vai ser candidato e se for não vai deixar”.

      Então, a grande força do Ciro Gomes é ser aceito pelas forças golpistas?

      Para mim, esse é um motivo a mais para refutá-lo!

  7. Rigoletto

    Sempre que leio sobre a trajetória política de Ciro, vem-me Verdi à lembrança, em Rigoletto:”la donna è mobile / qual piuma al vento / muta d’accento / e di pensiero …”. Não entendo por que, já que não há qualquer semelhança, não é mesmo?

  8. Ese texto segue a linha de um

    Ese texto segue a linha de um vídeo do tal Mamafalei do MBL que fala sobre a biografia do Ciro, parabéns vocês estão do mesmo lado nessa campanha, eu vivi  pra ver isto….na realidade vocês se sentiam mais confortáveis quando eram aliados dos caciques do PMDB, parece que novamente os interesses são coincidentes…..

     http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7416046/temendo-expurgo-ciro-vencer-ala-mdb-planeja-estrategia-deve-beneficiar

    1. Tem alguma mentira no que

      Tem alguma mentira no que está escrito? A trajetória política do Ciro foi deferente? Quais os sinais que ele manda agora conversando com o Haddad numa semana e na outra acertando o vice com o partido da Ana do chicote no PT? 

       

      1. O texto não tem mentiras, mas

        O texto não tem mentiras, mas omite outras verdades, e ignora o ponto mais importante, a trajetória deveria revelar uma evolução pra quem se diz de esquerda. Geralmente ocorre o oposto migrando-se da esquerda pra direita ao longo da vida. Aí querem cobrar o inicio da sua carreira política a quase 40 anos e esquece sua atuação recente, incluido o apoio dado ao Lula e ao PT nos últimos 16 anos, principalmente aqueles dados nas piores horas. Agora querem que ele e todo campo progressista embarque nessa maluquice de levar a candidatura de Lula até as últimas consequencias, uma maluquice que pode entregar o poder a direita na quadra mais intricada do país, que só a direção e a militância do PT entendem que faz sentido, arriscando perder uma eleição que está pra esquerda, mas que necessita de um mínimo de lucidez estratégica. Os seguidos golpes perpetrados deixaram o PT e sua militância em catatonia continuada que parece ser impossível qualquer tipo de diálogo racional, apesar deste atenuante, de qualquer forma, se isso levar a uma vitória catastrófica da direita a história não vai deixar de registrar a irresponsabilidade com o país.

         

        Os golpistas, direitistas, MBL, Bolsonros e correlatos estão adorando…

      2. É o que importa agora são as
        É o que importa agora são as origens e a trajetória é???
        Já pesquisou algo sobre as origens do PT ? Já leu algo sobre um tal general Golbery do Couto e Silva? Tens noção do quer era a ideologia do PT e qual foi sua trajetória até Lula ser preso? Já leu algo sobre as saídas de diversos ideólogos do petismo original do partido, por conta dos rumos pouco ortodoxos que o PT seguiu ao se aliar à escória do (P)MDB???
        Então faça a lição de casa e reflita filho…

  9. O Ciro…

    O Ciro tenta fazer ao que vejo “uma ampla aliança com setores da Sociedade” pelo que parece, que garantiu, à época vitória e governança dos governos Lula. Parece que não aprendeu com os ocorridos passados e presentes do que significa lidar com “a pior elite do planeta” – como diria Jessé Sousa. O preço que cobram é similar ao vender a alma ao Cramunhão. Abra a garrafa e veja o que acontece.

    Sem ter a mesma habilidade, vai tornar-se o Lula do Mundo Bizarro. 

  10. Ou seja, com esta raiva .. dia 09 ou 29 de outubro..

    Começa uma nova fase na vida deste país:  a repressão hightech onde general manda recados por twiter! Continuem duvidando.. paguem pra ver. Duvidem tb do louco de cati, que diz sorridente que sua filha mulher veio por  “uma fraquejada” … Vamos confiar 100% que Lula transfere milhões de votos… Que ele “elege” quem quiser… Até poste. E que do outro lado tem uma cambada de bobos que extirpou a Dilma do poder, encerrou a carreira de prefeito Haddad em Sampa e trancou um Lider na cadeia sem provas e que lá vai enfrentar uma temporada, com poucas visitas e o frio infernal de Curitiba.  (ah .. foi essa cambada de coiós que extirpou a CLT.. que se marcar emplaca a reforma da previdência… que está acabando com a educação e que está desmontando a Petrobras…  já enfiou o pré-sal no rabo dos gringos… agora tá vendendo a Embraer.. e vem mais por aí)

  11. Resumindo, Ciro é um
    Resumindo, Ciro é um oportunista, não tem ideologia.
    Ele tem bom faro para saber por onde a água vai passar com mais pressão, cai e vai no embalo. Independente de ser de esquerda, centro ou direita.

    Observem que ele pulou fora do governo do PT quando surgiu a armação do mensalão.

    Ciro é oportunista, quer obrigar agora o PT ser um puxadinho para ele.No fundo torce para o Lula sifu, para que possa ter mais chance.

    No Ciro não voto.

  12. Mais do Mesmo, Agora a Bolonhesa

    A única mudança de Ciro em relação as suas duas outras campanhas, é que agora, ao invés de dar tiros no pé sozinho, os dá acompanhado de Wanderley Guilherme e Paulo Henrique Amorim e quem mais chegar para tanto. Haja tiros e pés.

    Só não entendo petistas darem escada a Ciro, a cada factóide e/ou provocação, sabendo escancarada a estratégia de conflitar com o PT para obter o passaporte que permita-lhe aproximar-se das franjas menos ortodoxas da classe dominante, preocupadas com seus candidatos estagnados nas pesquisas e o novo como promessa ainda, pensando que indo ao segundo turno contra Bolsonaro, terá de uma maneira ou outra, os votos da maioria dos petistas e dos lulistas.

    Esqueçam Ciro, a única opção para derrotar o golpe, é Lula permanecer candidato e havendo eleição, Lula presidente, quer o próprio de direito, quer o próprio de fato, via candidato “Lula”, para governarem à moda Putin.

    Não basta vencer, é preciso construir a governabiliadade e no momento que vivemos só Lula tem força para lançar-se a isso e derrotar de fato e direito o golpe. 

    Quem de fato tem que governar é Lula, pouco importa como, caso contrário o golpe, com ou sem eleição, avançara e com eleição pior ainda, pois legalizado e com vida longa, o que não ocorrerá se inviabilizarem a eleição e aprofundarem o golpe com os militares entrando em cena (Não a toa surge o documento sobre Geisel e Cia. O norte sabe que golpe militar na atual época é fria, daí o recado via Spektor), forçados pela impossibilidade de vencerem-nas, graças a Lula candidato e não passando o bastão a outro, que é tudo que eles querem e não conseguiram com a Lava Jato, mesmo prendendo-o.    

  13. O propalado apoio a Ciro Gomes
    Comentário que já postei em outros textos que abordam a questão Ciro Gomes: É incompreensível que alguém defenda que  o partido que detém a maior bancada na Câmara Federal, o único partido que conseguiu vencer 4 eleições presidenciais, um dos maiores partidos de esquerda do mundo (ou o maior!), abra mão de candidatura própria para apoiar um sujeito que jamais foi capaz de fundar um partido político (o instrumento necessário para viabilizar o  exercício do poder político), que se apresenta por um partido diferente a cada eleição, cujas vitórias em eleições majoritárias conquistou há décadas e com o apoio de setores oligárquicos egressos da ditadura etc. etc. etc. É incompreensível, absurdo, delirante essa hipótese! Aceitar essa lógica surrealista seria sucumbir ao personalismo, colocar as aspirações pessoais de um candidato acima de partidos, movimentos e forças políticos construídos com muito esforço ao longo de décadas. É importante a união neste momento? É! Mas sem submissão à lógica golpista de que o Partido dos Trabalhadores tem que ficar de fora da disputa eleitoral. Se Ciro Gomes quer aliança, que se apresente como vice. Não é ele quem critica o PT por ter colocado Michel Temer nesse posto? Pois está na hora de se evitar que esse erro se repita! Esse discurso de fidelidade por não sei quantos anos não convence nem o mais ingênuo dos observadores da política, quanto menos os próprios políticos. É muito cômodo ser governista, estar ao lado do governo. Não é provação alguma tal circunstância. A hora e a vez de se provar fidelidade é agora. Mas não é ao PT nem a Lula, e sim ao povo. E estar com Lula é estar com o povo. Quem ainda não compreendeu isso está na infância da aprendizagem política.

  14. Eleições sem Lula, é voto nulo.
    É inaceitável que parte do partido esteja debandando para o lado de um oportunista, um Judas, um Brutos que um dia fará o nosso Lula dizer: até tu, Ciro?! Meu Deus, ninguém percebe que só basta o Lula indicar quem ele quer e vamos votar?? Um sujeito como Ciro que já chamou Lula de merda, beijou as mãos do Aécio e num ato machista só faltou chamar a Dilma de Burra ao dizer que não cairia como ela dando a conotação de ter sido fraca e incapaz, quando na verdade foi um acórdão de quadrilha para aplicar o golpe!! Estamos perdendo a razão, eles estão nos dividindo para conquistar!! Ciro com o seu oportunismo em cima do muro nunca, mas nunca terá que ser a voz neutra da Esquerda, uma Suíça que ficou entre Nazista e Soviéticos, para posteriormente se mancomunar com as elites que regem o país. Gleisi está certa e é a única voz da razão do partido. Não vamos desistir. Votar em Ciro é escolher um parasita que vai herdar os espólios eleitorais do Lula (palavras do partido dele).

  15. Que matéria mais chinfrim
    Que matéria mais chinfrim para tentar explicar o(s) motivo(s) do PT não querer saber de Ciro… Caiu no senso comum das trocas de partidos… Que decepção, pois sempre espero um pouco mais de qualidade nas matérias expostas aqui no GGN. Até porque é por demais sabido os verdadeiros motivos do PT rejeitar Ciro…

    1. Ë mesmo? Quais sao, hem, “imagem de Harry Heart”?

      Troll pago é mesmo a profissao do futuro… (na verdade, do presente, como se faz presente…)

  16. E o PT ???

    Que piada !!! … o que fica claro neste artigo é que tanto o PT quanto Ciro se aliaram a “todos” que estivessem dispostos a apoiar as suas idéias progressistas.

    – O Ciro fez

    – E o PT?

    – Também

    – Mas o Ciro se aliou!

    – E o PT?

    – Também

    – Mas o Ciro apoiou!

    – E o PT?

    – Também

     

    OBS. Se era pra desqualificar o Ciro como instável comparado ao PT o tiro saiu pela culatra ! … kkkk

    OBS. Este ertigo é baseado no episódio do Chaves “O Gato e o Kiko” ? … kkkk

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador