Toma vergonha, Brasil!, por João Roque Dias

Não entendes, tu, Brasil, que esse teu comportamento não apouca o Lula, mas te diminui a ti, como país?

Toma vergonha, Brasil!

por João Roque Dias

Vi a entrevista do Lula na prisão? Vi. Concordei com tudo o que ele disse? Não. Mas vi um homem que foi o Chefe de Estado de um país que, no tempo dele, era respeitado em todo o mundo. E muito desse respeito foi devido a esse homem, um quase analfabeto, mas que tem aquela faísca que faz dele um político com P maiúsculo.

E vi também o pior do Brasil. No fim da entrevista, um guarda prisional, armado, vai dizer ao recluso, mas também um ex-presidente da República, que a entrevista chegou ao fim. Era mesmo necessário ser assim, Brasil? Não entendes, tu, Brasil, que esse teu comportamento não apouca o Lula, mas te diminui a ti, como país?

E vi mais. Vi o mesmo guarda a ficar postado entre o recluso, mas também um ex-presidente da República, e as câmaras, durante os segundos em que o recluso arrumava os seus papéis, como que a dizer-lhe que será arrastado dali à força, se preciso for. Tem vergonha, Brasil.

João Roque Dias, Tradutor, Lisboa, Portugal.

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos ser compreensíveis: o carcereiro queria seus minutinhos de fama.
    Outra hipótese é que tenha se tocado quando Lula lembrou do soerguimento da PF no seu governo, antes desidratada e desprestigiada.

  2. *Esse homem um quase analfabeto* a que você se refere, convém ressaltar, por perceber que aí mora um resquício inconsciente de preconceito sobre a falta de um diploma formal, negando todo o processo de auto didatismo que um ser aliado ao seu potencial elevado de inteligência possa ter e usar ao longo de sua trajetória. Considerar que um indivíduo tenha tenha que carregar seu analfabetismo inicial para o resto de sua vida, pela não garantia do canudo, não passa de um estereótipo, alicerçado na ideia da involução do ser, preso ao estigma inicial. Se somos produto apenas de do alicerce formal da escolarização, da retórica discursiva e sofisticada, estaremos negando a Educação.
    O ser é dinâmico por inerência e muito além do que a percepção humana ainda possa retratar em sua capacidade de abrangência.
    A genialidade do Lula está em não se preocupar com a imagem do intelectual formal a partir de um vocabulário sofisticado, mas no conteúdo, inclusive ideológico que possa transmitir com abrangência a todos os níveis de percepção das pessoas, de diferentes classes sociais e de cognição.
    É hora, inclusive se queremos avançar no processo civilizatório e democrático de um país, refletirmos mais sobre nossa própria visão taxativa a respeito de pessoas, ideias e posturas sociais. O verniz só empana a realidade e a relatividade de nossas análises… Quão importante as ciências humanas, a filosofia e a sociologia, que um desgoverno pretende retirar dos nossos currículos

  3. *Esse homem um quase analfabeto* a que você se refere, convém ressaltar, por perceber que aí mora um resquício, praticamente coletivo e inconsciente de preconceito sobre a falta de um diploma formal, negando todo o processo de auto didatismo que um ser aliado ao seu potencial elevado de inteligência possa ter e usar ao longo de sua trajetória. Considerar que um indivíduo tenha tenha que carregar seu analfabetismo inicial para o resto de sua vida, pela não garantia do canudo, não passa de um estereótipo, alicerçado na ideia da involução do ser, preso ao estigma inicial. Se somos produto apenas de do alicerce formal da escolarização, da retórica discursiva e sofisticada, estaremos negando a Educação.
    O ser é dinâmico por inerência e muito além do que a percepção humana ainda possa retratar em sua capacidade de abrangência.
    Esse quesito da genialidade do Lula está em não se preocupar com a imagem do intelectual formal a partir de um vocabulário sofisticado, mas no conteúdo, inclusive ideológico que possa transmitir com abrangência a todos os níveis de percepção das pessoas, de diferentes classes sociais e de cognição.
    É hora, inclusive se queremos avançar no processo civilizatório e democrático de um país, refletirmos mais sobre nossa própria visão taxativa a respeito de pessoas, ideias e posturas sociais. O verniz só empana a realidade e a relatividade de nossas análises… Quão importante as ciências humanas, a filosofia e a sociologia, que um desgoverno, agora, pretende retirar dos nossos currículos!

  4. Caro João Roque. O Brasil é um grande país rico que, por isso mesmo, como os países da Africa, foi condenado, o país e o povo que aqui nasceu e habita, a ser eternamente objeto de disputa de interesses capitalistas do hemisfério Norte ocidental. O país está condenado a viver em permanente conflito entre opulência e miséria.
    Os intelectuais brasileiros mais respeitados já identificaram que essa condenação se deve às características da formação cultural das classes mais privilegiadas nacionais, que nunca teriam concordado com o fim da escravidão que, em tese, teria acabado em 1888, que se enxergam como elite de uma grande colônia e se sentem bem assim.
    O Lula está preso porque convocou o povo a sonhar com um país mais justo, fraterno e humano e comprovou que isso é perfeitamente possível.
    Isso é absolutamente inaceitável para as organizações criminosas que dominam o Brasil, que o Jessé Souza chama carinhosamente de “Elite do Atraso”.
    O nosso querido Chico Buarque, que ama e gosta de louvar as belezas de Portugal, decretou os seguintes versos para chorar a sina do Brasil, em sua composição A FLOR DA TERRA:

    “O que não tem conserto nem nunca terá
    O que não tem vergonha e nem nunca terá”

    O país oficial não tem conserto e nem vergonha. O pais real se envergonha mas não vê saída.

  5. E parece ser o mesmo guarda que puxou o braço de Lula no enterro do seu neto e que, na mesma ocasião, usou, aparentemente, de golpe contra o ombro/ artéria o que pelas imagens me pareceu agressão física mesmo.

  6. Dizer que Lula é analfabeto é menosprezar todo o aprendizado que ele acumulou duranta sua vida, seus cursos e suas formações. Ele não terminou o ginasial, mas sempre foi mais astuto e perpicaz que muita gente com diploma que fala conge ou conja. O Brasil esta repleto de gente diplomada que é analfabeta funcional. De minha parte concordo com tudo que Lula disse na entrevista… Que entrevista!

  7. Poisé!Falaram um monte de coisas, menos que ele ta preso por fazer merda,querer ensinar o Brasil,como é bom jeitinho brasileiro,e se ferrou! Não estaria preso se fosse honesto!Haa, vão plantar coquinho!

    1. Até os trolls dos bolsos fazem comentarios bobos. Ai, que saudade da Amélia… por onde anda Aliança Liberal, Ariosto, Alessandre não sei de que, o impagavel zé sergio…

  8. Ele como um presidente da república,jamais deveria usar este poder para se enriquecer bem como a todos seus filhos. Ele está preso como qualquer outro que roubou nosso dinheiro,por trair aqueles que o elegeram, menos a mim que nunca confiei neste desonesto.

  9. Ele Tem que ser tratado com como um ser humano é como condenado que é nem mais nem menos. Quanto a ter consideração ao mesmo por se tratar de um ex chefe de estado ,faço uma pergunta retórica,qual consideração o mesmo teve com a população quando decidiu se corromper e levar o Brasil a decadência que está hoje? Qual consideração teve quando centenas de pessoas morreram na fila de hospitais falidos, pesssoas mortas por causa da criminalidade,jovens alienados nas faculdades e escolas públicas em nome de um partido político que fez e faz de tudo pelo poder.

  10. É triste ver pessoas que defendem um Bandido , lembre as pessoas nas filas de hospitais morrendo por falta de atendimento pelo desvio de dinheiro público comandado por um CRÁPULA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador