Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Últimos dias de batalha?, por Rui Daher

https://www.youtube.com/watch?v=BUfxiin561o]

Últimos dias de batalha?, por Rui Daher

Antes dizer que ontem, 15/10, compareci a um dos funerais mais tristes entre os de passado recente. Foi em São Bernardo do Campo, no Cemitério de Vila Euclides, de uma moça amiga, linda, sempre sorridente e vencedora em todas as batalhas que enfrentou em vida de pouco mais de cinquenta anos, período em que se transformou em executiva de uma das mais importantes empresas tecnológicas do planeta. Acorreram multidões de amigos, flores, orações e bênçãos.

Na finitude de 73 anos, tenho-me preparado e reservado futuros dias para atender a tais homenagens, entre parentes e amigos de minha geração ou próximas. Mas quando se trata de jovens, no mais alto grau de seus objetivos em vida, dói-me mais.

O mês já começara assim com um garoto que veio a ter com a família, e acolhido como irmão pelos meus filhos, aos 9 anos, em 1973. A não-descoberta da cura do câncer o matou, assim como a pessoa por quem hoje me arrancou lágrimas.

Ouço de muitos que a humanidade não deu certo. Agnóstico, discordo. Mesmo crucificado, Jesus deu certo, como líder revolucionário da época. A primeira-dama, no mesmo ABCD, Marisa Letícia deu certo, cremada no Cemitério das Colinas, depois de levar o industrialismo paulista ao Planalto. Nunca pensaram nisso?

A pessoa de quem me despedi hoje poderia ter seu funeral nos lugares mais elitistas do País. Escolheu suas origens e ao céu chegará feliz.

Nunca pude saber de suas opções religiosas ou políticas. Convivi apenas com suas histórias de luta, o amor de seus familiares mais próximos, mãe, filhos e marido, mas não importa. Foi uma linda e maravilhosa mulher.

Contudo, os que me conhecem saberão entender. À simples menção de Vila Euclides foi impossível não remeter ao final da década de 1970, 40 anos depois agora, quando o ABCD se fez história. Ou não? Tenho que sim. Leio em algum lugar:

“O coração da indústria nacional estava no ABC paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) e isso contribuiu para que, desde 1974, houvesse uma série de mobilizações por reajustes salariais, retomando o movimento sindical dos metalúrgicos, sufocado pelo regime militar.

A situação muda em 1978, quando Luís Inácio Lula da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, declara que ‘os patrões só escutariam a voz dos trabalhadores quando o barulho das máquinas cessasse’. Eclode a primeira greve operária”.

De lá saí para continuar a escrever a que o Brasil não ceda ao autoritarismo das armas, preconceitos, violências, ignorâncias históricas, pequenas garantias financeiras, covardias, que nos fazem eternos subjugados de um País sem qualquer proeminência.

Pergunto: no exterior, diante do resultado das eleições, quem no planeta hoje nos vê caminhar rumo a uma democracia consolidada, uma economia em crescimento e distributiva?

Após tantos anos, vocês, de classe média ou alta, como as pessoas com quem hoje tristemente convivi, sente-se confortável termos voltado aos altos níveis de miséria a que tínhamos amenizado entre os anos 2003 e 2015?

Tudo isso me faz ainda mais triste e espero que F., de onde hoje celestialmente já está, possa me entender.

Beijos a todos da minha segunda família.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=w73hEZKnDeA   

 

   

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É UMA PENA, DEPOIS DA TEMPESTADE …

    Chegamos finalmente ao fim de um triste e lamentável ciclo. Perdemos entre Academicismos, Ilusões, Bandidolatria, Censura, Fanatismo cerca de 1 Século de nossa Natural e Gigantesca História. Era só ter investido na Democracia, Plena, Livre, Republicana, Liberal, Facultativa,…Um Estado, uma Nação, um Povo na Vanguarda Mundial que produzia Castro Alves, Machado de Assis, Luis Gama, Lima Barreto, Nilo Peçanha, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Santos Dumont, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Landell de Moura, Cruz e Souza, Oswald de Andrade, Emílio Ribas,… Despencamos no Fanatismo do Absolutismo, Caudilhismo, Messianismo. Investimos no Estado Totalitário Absolutista Esquerdopata Atrasado, Medíocre, Parasitário. Suas Elites que estudando em bons Colégios Cristãos sempre condenaram a Educação que receberam. Condenaram a Disciplina, a Regra, a Ordem. E se fizeram como? Condenaram as fantasiosas Elites que nunca existiram, sendo os próprios uma única Elite que sempre existiu. Como ser e lutar o AntiCapitalismo ganhando parcos 40 mil reais de Salários de Escravidão? E como permitir o antagônico, o contraditório, a revolta, a mudança, a liberdade sem usar deste Estado Absolutista e seu ‘Porrete Institucional’? Quando a tragédia for iminente é só condenar a tal da Polícia. Afinal é um Corpo Estatal Independente cujo Poder Constituído não a controla, nem a comanda?! Não é mesmo Luis Antonio Fleury Filho. Ícone da USP, OAB, MP (Três realizações fascistas de 1930). Demorou demais, no meio de tamanha barbárie que foi construída, mas finalmente o Povo Brasileiro começa a entender que a sua Liberdade é construída por si mesmo: “Do Povo, pelo Povo, para o Povo”. O resto é farsa, caudilhismo, fatalismo, fanatismo, absolutismo. Indústria da Pobreza, da Miséria, da Desindustrialização, do Analfabetismo, dos ‘Representantes do Povo’. Se alguém fala por você, é porque você está calado ou censurado. abs.   

  2. O amor é mesmo fundamental…

    No momento so a musica, a poesia e o carinho dos proximos para ajudar a gente a dormir e a acordar nessa distopia que nos colocaram.

    Um abração Rui Daher!

     

  3. “O Que Importa é Ouvir a Voz Que Vem do Coração”

    Não tá fácil não!

    Entre partidas sentidas e chegadas com futuro incerto, retrocedemos tanto em quatro anos que à solidariedade resta só o sol, sabidamente finito.

    Sem essa de aquecimento, de fato, a Terra está ficando cada dia mais fria, Rui.

     

  4. Rui Daher

    Caro Rui, como sempre seus artigos sao imperdiveis.Infelizmente na vida temos que conviver com mas noticias especialmente aquelas que quando chegam nos fazem lembrar que no mundo existem pessoas que sao tao especiais e que nunca deveriam partir.

    Mas a natureza e assim e como vc sabe muitissimo bem a planta nasce cresce e colhida e logo flosresce novamente para nos alimentar novamente, so espero que um dia a gente plante mais trigo(nao transgenico) do que tiririca.

    As grandes personagens do mundo ficam na memoria e os imprestaveis como um usurpador do poder em nosso pais sequer e lembrado em epoca de eleiçao.

    Felizmente neste caso a historia ensina que o mal castiga tambem em vida aos mau carater e sabe dar valor aos que fazem por merecer..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador