Um fantasma de Jânio Quadros assombra o plenário do STF, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Um fantasma de Jânio Quadros assombra o plenário do STF

por Fábio de Oliveira Ribeiro

A postura ambígua de Sérgio Moro na CCJ merece ser objeto de alguma atenção. Ele confirmou e não confirmou que trocou mensagens com Deltan Dellagnol sobre o caso do Triplex. Várias vezes ele afirmou que foi vítima de hackers. Apesar disso, o Ministro da Justiça não foi capaz de explicar porque se recusa a entregar seu telefone aos peritos da Polícia Federal. Muito embora o foco da discussão fosse sua conduta inadequada ao longo do processo (nossa legislação não permite ao juiz conspirar com o promotor para prejudicar o réu) o Ministro da Justiça tentou se esquivar do problema dizendo que os chats não provam que Lula é inocente.

Há algum tempo, aqui mesmo no GGN , disse que a Lava Jato ser caracterizava por ser um processo judicial e um espetáculo midiático. Isso obrigou Sérgio Moro a dirigir o processo no Fórum e a se transformar em garoto/propaganda e/ou roteirista do espetáculo que se desenrolava na imprensa.

O The Intercetp relevou uma terceira camada processual em que o juiz lavajateiro atuava. Através de chats sigilosos ele orientava a atuação do órgão de acusação para construir nos autos do processo um cenário processual e probatório que justificassem a condenação de Lula. Essa terceira camada da Lava Jato que influenciava o processo sem conhecimento da defesa também poderia se refletir na esfera jornalística. Isso fica claro quando lembramos que o juiz pediu ao procurador para usar a imprensa a fim de desacreditar publicamente o showzinho da defesa.

Cristiano Zanin Martins não tinha como saber o que ocorria no submundo das mensagens entre o juiz e o procurador. Por mais que tenha se esforçado, ele nunca conseguiu sobrepujar a influência de ambos na direção que a mídia dava ao caso do Triplex. A imprensa queria a condenação de Lula e comemorou a prisão dele.

Para uma pessoa sem conhecimentos técnicos é difícil não aceitar o que Sérgio Moro fez com Lula. Afinal, nós vivemos mergulhados numa cultura que sofre um impacto permanente dos filmes norte-americanos que glorificam a violência estatal e o desrespeito a Lei. O maquiavelismo jurídico vulgar praticado por Sérgio Moro e Deltan Dellagnol é valorizado em milhares de filmes e em dezenas de séries made in USA exibidos no Brasil. O tema central dessas obras produzidas pela indústria cultural etnológica norte-americana é sempre o mesmo: a obtenção de justiça mediante a supressão dos entraves da Lei.

Entretanto, os entraves da Lei, bem como o dever das autoridades de respeitá-los, são limites delicados que separam a civilização da barbárie. O método do Direito se distingue do método do Poder justamente porque pressupõe tanto a impessoalidade da ação estatal quanto a existência de normas gerais e abstratas das quais os agentes públicos não podem se afastar sem sofrer consequências pessoais e funcionais desagradáveis.

Num Estado de Direito, a Justiça somente pode ser obtida mediante o respeito às regras processuais. A Vingança não pode ser considerado um método legítimo de resolver as disputas intersubjetivas. De fato, a coexistência pacífica somente pode existir quando a Vingança deixa de ser uma realidade e passa a ser reprimida pelas autoridades dentro dos limites impostos pela Lei.

Como disse em outra oportunidade:

“Não existe no Código de Processo Penal nenhuma regra que permita ao juiz trocar mensagens com advogados e procuradores. O processo penal é uma sucessão de atos formais, cuja validade depende do respeito aos princípios da publicidade e do contraditório. Acusação e defesa somente se comunicam com o juízo através de requerimentos feitos nos autos e que podem ser avaliados e eventualmente impugnados por quem se sentir prejudicado. Através de decisões igualmente públicas o juiz resolve os incidentes que vão ocorrendo até que se torne possível a prolação da sentença.

Requerimentos informais ou sigilosos por intermédio de comunicações eletrônicas não existem no sistema processual brasileiro. Mesmo que existissem, tudo que fosse objeto de comunicação entre o Juiz e as partes teria que ser reduzido a termo e encartado nos autos do processo, pois ele deve ser uma representação fiel de tudo o que ocorreu durante a solução da lide.”

Ilegais sob a ótica do Código de Processo Penal, os chats sigilosos entre Sérgio Moro e Deltan Dellagnol (que impulsionaram o processo do Triplex e condicionaram seu resultado sem o conhecimento da defesa) somente encontram um paradigma no Direito Administrativo praticado de maneira informal e até ilegal por Jânio Quadros. Todavia, mesmo naquela época em que o Brasil era governado por intermédio de bilhetes a Justiça continuou a ser distribuída com o devido rigor por intermédio de processos que se desdobravam formalmente nos Fóruns.

O que mudou? Quase tudo. O país em que nós vivemos é muito diferente daquele que Jânio Quadros governou distribuindo bilhetinhos.

A sofisticação das telecomunicações, rapidamente imposta ao Brasil pelos governos Lula e Dilma Rousseff, criaram as condições tecnológicas que foram empregadas pelos heróis lavajateiros para destruir o império da Lei. A ambição modernizante do PT ironicamente se voltou contra os principais líderes petistas durante o terror judiciário da Lava Jato. Agora a modernidade está devorando aqueles que imaginaram que seus chats sigilosos poderiam ter mais força do que a Constituição Federal.

Nesse ponto, devemos fazer uma observação importante. Sérgio Moro e Deltan Dellagnol também podem ser considerados vítimas da Lava Jato. Afinal, a fraqueza da Constituição Federal foi colocada em cena pelas instâncias superiores do próprio Judiciário. Ao dizer que a Lava Jato não precisava respeitar os limites da Lei, o TRF-4 deu a entender que o processo do Triplex poderia ser conduzido em detrimento da defesa através de chats sigilosos entre o juiz e o procurador.

Os bilhetinhos de Jânio Quadros tinham força de Lei. Na CCJ da Câmara dos Deputados, o Ministro da Justiça foi ambíguo. Todavia, ao atacar e criminalizar o jornalismo do The Intercept, Sérgio Moro deu a entender que os bilhetes que ele trocou com a acusação para prejudicar a defesa de Lula não podem ser considerados ilegais. Eles tem força de Lei?

No fundo essa é a única questão que o STF deverá resolver ao julgar o HC de Lula. Uma coisa é certa, se outorgarem força de Lei aos chats entre os heróis/vilões lavajateiros os ministros daquela Corte não nos devolverão ao princípio da década de 1960. Afinal, naquela época o Direito Processual Penal não havia sido flexibilizado para permitir fraudes semelhantes às que ocorriam no âmbito administrativo.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

11 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

12 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

12 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

14 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

14 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

14 horas ago