Você não é todo mundo, por Jeferson Romão

Você não é todo mundo, por Jeferson Romão

Se você gosta de apontar às pessoas, no grito, que elas são fascistas, comunistas, coxinhas, mortadelas, eu tenho algo para te contar: a maioria delas não se formou em Geografia na federal. Não sabem o que é racismo institucional, o que significa LGBT ou quantas letras esta sigla pode ter, nem o que é conservadorismo ou liberalismo. Nunca ouviram falar de Marx, Mises, Paulo Freire, Olavo de Carvalho, Conceição Evaristo, Chauí, Butler ou Scruton (este último nem você conhece).

Faça o teste. Peça para uma diarista definir o que é Esquerda ou Direita. (Nem você sabe!) Para ela, são todos oportunistas esperando uma chance para enriquecer às custas do povo.

Tenho que aplaudir os mais conservadores. Conseguiram resumir suas ideias de uma forma que pessoas como o Irineu, o beberrão da esquina, pode entender. Enquanto isso, o outro lado cria todo tipo de teoria incompreensível, sem conseguir mostrar que deseja o melhor para a dona Soraia, que apanha todas as noites do marido quando ele chega em casa bêbado.

Porém, dizer que ocorre doutrinação ideológica nas escolas não é a melhor simplificação, afinal, o Irineu não comparece às reuniões escolares, nem permite que a Soraia vá. Na verdade, eles não tem noção do que significa a palavra ideologia, só sabem que já ouviram numa música que tocava na rádio.

A estratégia que mais se destaca é a de dizer que querem transformar as criancinhas em homossexuais. Ninguém quer ver um monte de clones do Jean Wyllys andando por aí, não é mesmo? Inclusive este é o primeiro nome que passa na cabeça do Irineu quando ele ouve a palavra gay. Convenhamos: para quê divulgar outras referências LGBT+? É melhor escrever um ensaio sobre a teoria queer, para que seja aplaudido por estudantes e professores universitários.

Sobre o ensino, falando como futuro professor, estudei em escola pública do primeiro ano do fundamental (antiga Alfabetização) até o fim do Ensino Médio. Posso afirmar com toda certeza que essa doutrinação não tem chegado às escolas. Está difícil chegar merenda e fardamento, por que chegaria o tal kit gay?

No fim, entre invocar Mussolini como um personagem de Yu-Gi-Oh e indicar destinos de viagens na américa-latina, ninguém se permite entender que o ser humano é guiado pelo instinto de sobrevivência. Qualquer coisa que ameace a vida será combatida, independente das intenções. Sua referência sendo Burke ou Marx, revisar e facilitar a compreensão dos seus ideais é o mais sensato a se fazer, afinal, nem todos tiveram as mesmas oportunidades de acesso à educação que você.

 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais do que falar uma

    Mais do que falar uma linguagem que o povo entenda é governar ao lado desse povo. Se algum partido tem a pretensão de governar um povo, deverá sair dos gabinertes, dos palácios e dirigir-se às periferias, aos bairros pobres, às cidades abandonadas e exibir um comportamento coerente com essa política. O PT elegeu alguns governadores, em regiões muito pobres, deve praticar ali este modo de exercer o poder, do contrário as mentiras dos fascistas continuarão prevalecendo.

  2. gostei!

    Bom “prá” caramba! Há que simplificar. Esse papo de Marx é para iniciado. Eis o gênio de Lula. Se soltassem o homem ele ganharia todas as eleições porque fala a lingua do povo. A maioria é de minions porque trabalha o dia todo e chega em casa cansado sem querer ouvir papo de política. Pior, ainda tem que esperar até as 10 horas para poder ver o curingão ou o palestra jogar.

    Altos tratados sociológicos não cabem no ZAP. E ninguém, nenhum trabalhador seja instalador de ar split ou psicólogo, tem saco. O que prospera é papo simples e a Mirian Leitão, 32 horas por dia no ar global corrompendo a história, a lógica e a própria experiência.

    Glória adeus.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador