A reformulação do PT e o diagnóstico do antipetismo latente

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O placar apertado contra Aécio Neves (PSDB) na eleição presidencial de 2014 é mais do que um sinal de certa insatisfação com o primeiro mandato de Dilma Rousseff ou de forte desejo de mudança na política por grande parte da população. É, para o PT, um aviso de que não há mais como protelar as reformulações necessárias para sobreviver ao antipetismo que hoje se prolifera Brasil afora, tendo no estado paulista suas raízes mais profundas.

Em entrevista exclusiva à equipe do GGN, o presidente nacional do PT Rui Falcão disse que a legenda vem introduzindo alterações em suas estruturas há um tempo, mas que o processo de reformulação deve chegar ao ápice em junho de 2015, quando o 5º Congresso petista se encerra. Os resultados das eleições, inevitavelmente, serão debatidos, pois as inúmeras derrotas em cidades onde o PT administra é alarmante. O “chiclete da corrupção” colado ao PT após a AP 470 motivou um estudo de imagem. 

Rui Falcão ainda projetou uma presença mais constante de Lula no segundo mandato de Dilma. Segundo ele, isso será necessário porque agora a conjuntura é outra. O dirigente citou que as forças de oposição ainda não digeriram bem o resultado da corrida presidencial e fomenta constantemente um sentimento golpista contra a presidente.

A reforma política e a regulamentação da mídia foram citadas pelo presidente nacional petista como as principais demandas do PT junto ao governo Dilma. Nos dois casos, Rui Falcão falou em mobilizar a sociedade para forjar um “contra-poder” às instituições resistentes, pois é evidente que os dois projetos mexem com interesses de setores que não querem perder privilégios.

Confirma os principais trechos e assista à entrevista cedida em 21 de novembro:

https://www.youtube.com/watch?v=bKqpNNgYJBQ&feature=youtu.be width:700 height:394]

Da reformulação do PT

Nós iniciamos nessa mudança com o início do 5º Congresso do PT, quando alteramos o estatuto para introduzir duas mudanças importantes. Primeiro, que todas as nossas direções têm metade mulher e metade homem, ou seja, paridade de gênero. E introduzimos uma cota obrigatória de pelo menos 20% para jovens de até 29 anos.

Nós iniciamos também uma trajetória de muito rigor, seja na questão da fidelidade [partidária] ou na questão ética. Há dois casos recentes para demonstrar nossa intenção. O primeiro deles foi o caso do deputado André Vargas, que pedimos para se desfiliar sob ameaça de expulsão, e ele saiu do PT. O segundo caso, um deputado aqui de São Paulo [Luiz Moura] que também já foi expulso. 

Nós teremos em junho [de 2015, em Salvador] a última etapa do 5º Congresso, com duas linhas de atuação: um balanço dos 12 anos de governo petista [no plano federal] e projeções para o [segundo] governo [Dilma]. A outra linha são as reformulações organizativas que o PT precisa fazer – fortalecendo diretórios, fazendo com que as prefeituras tenham mais projetos em termos de participação popular.

Sobre a dificuldade de assimilar os movimentos de junho de 2013

Primeiro, o governo precisa ampliar o diálogo – como a presidente colocou como ponto inicial em seu discurso da vitória. O PT procura acolher esses movimentos, principalmente a juventude, com participação nas redes sociais. Precisamos também ter uma bandeira ecológica e ambiental, que é uma lacuna nos programas do nosso partido e nas políticas das nossas prefeituras, mas é uma demanda muito justa da juventude. Temos que adequar o partido aos novos temas.

Quero fazer um recadastramento dos filiados, porque o PT não tem, na verdade, dois milhões de filiados ativos [estima-se que tenha metade]. Precisamos atualizar isso, ter mais programas de formação política, atualizar a Fundação Perseu Abramo – que produz diariamente notas de conjuntura, edita livros, faz seminários, tem cursos de formação de gestores.

O último debate que tive com Marcio Pochmann, presidente da Fundação, foi sobre como integrar melhor a produção e conhecimentos da Fundação com a formação política do PT. Inclusive propus que os dirigentes da executiva nacional tenham um curso especial de formação política, até porque tem jovens participando que não têm tradição política firmada, que não participaram de greves ou da ditadura, então essa formação pode ser muito útil.

As dificuldades no diálogo do governo com outros poderes

[É difícil mensurar essa dificuldade porque] Você ganha a eleição e toma conta legalmente de uma parte do poder do Estado, e tem outros poderes correlatos – o Judiciário, as Forças Armadas, a mídia monopolizada. São todos focos de poder que não passam pela eleição. Há uma necessidade de interlocução, mas há necessidade de saber que esses poderes têm estatuto próprio e rejeitam muito as mudanças que nós temos feitos. Então, precisa de diálogo mas também de um contra-poder. E o contra-poder para realizar mudanças e democratizar esses modelos paralelos é o movimento social. (…) O Brasil mudou muito nos últimos 12 anos. Os avanços que conseguimos também colocam resistência ao aprofundamento dessas mudanças.

O antipetismo latente em São Paulo

Nós encomendamos um estudo nacional com a Mirassol para pesquisar a imagem do PT e buscar sinais para justificar por que nos colocaram esse chiclete da corrupção. É gozado, porque na pesquisa aparece assim: qual é o partido que mais combate a corrupção? O PT. Mas o PT é diferente dos outros partidos? Não. Todos corruptos. Isso [a pecha de partido corrupto] nos prejudicou muito, e tem raízes na AP 470, o chamado mensalão, e também nessas denúncias recentes da Petrobras.

O núcleo do antipetismo – não que seja o único lugar – é São Paulo. É um setor poderoso do grande capital, que tem uma mídia monopolizada que opera permanentemente contra nós, como um verdadeiro partido político, e tem muita gente que discorda do que nós fizemos [em termos de políticas públicas]. Há aqui um partido que tem 20 anos de hegemonia [PSDB].

Há um clima muito grande de intolerância, provocação, agressividade. (…) Há um conservadorismo entranhado, e quando você amplia cidadania e cria novos direitos, cria resistência. Acho que isso precisa ser examinado pelos nossos governos: como você, ao garantir novos direitos para quem não tinha nenhum, não sacrifica setores que em função da distribuição de renda ou da mudança na economia também se sentem prejudicados. Isso não justifica a intolerância.
 

Leia mais: Marta pode ser candidata ao governo de São Paulo, diz presidente do PT

 

O papel de Lula no segundo governo Dilma

Lula é um articulador político nato, muito ouvido pela presidente. Acho que no primeiro mandato ele teve papel retraído, até para que não passasse a impressão de que ele queria mandar. Nesse segundo mandato, acho que ele estará mais presente, até porque a conjuntura agora está muito quente. Tem ameaças e um setor que se sente muito fortalecido pelo resultado eleitoral, e que questiona, indevidamente, o resultado das urnas, criando critério de que a diferença foi pequena, como se na democracia você é menos legítimo dependendo do resultado da eleição. Acho que isso vai exigir presença mais ativa de Lula.

A derrota do PT em “cidades petistas”

Um deputado falando sobre Minas dizia que, a grosso modo, é o seguinte: em 2016, se a gente não tomar providência, vamos perder as cidades que hoje o PT governa, e vamos governar aquelas onde o PSDB governa hoje [risos].

[Sobre a derrota do PT em cidades administradas por petistas] Tem o problema da questão federativa. O conjunto das prefeituras brasileiras enfrenta dificuldades orçamentárias e de demandas por serviços públicos. E nós não somos exceção. É preciso que, nesse período que vai de agora até 2016, a gente faça diagnóstico das prefeituras e tomemos providências para fazer o sucessor – no caso de alguém que está completando oito anos de governo, como é com [Luiz Marinho] em São Bernardo [do Campo] – ou garantir a reeleição em governos que se  iniciaram agora, caso de Santo André [com Carlos Grana] e Mauá [Donisete Braga] – todos no ABC paulista.

https://www.youtube.com/watch?v=Vsr-RPQnUck&feature=youtu.be width:700 height:394

Da reforma política

Nossa proposta coincide com o que a presidente Dilma propôs: realização de plebiscito para que a população opine se deseja fazer uma reforma no sistema político e eleitoral através de uma constituinte exclusiva. Mas temos dito que aprovaremos todas as propostas de reforma política que alterem o sistema atual. Tem a da OAB, da CNBB, a nossa que é mais particular e prevê paridade de gênero, consulta popular, voto em lista. A base principal da mudança é o fim do financiamento empresarial. Boa parte da corrupção existente no Brasil há décadas se deve ao financiamento privado das eleições.

Da regulação da mídia

Essa é uma questão que tem marcado bastante o que é o partido e o que é o governo. O PT, há muito tempo, coloca na ordem do dia a necessidade de ampliar a liberdade de expressão no país. E a melhor maneira de fazer isso é regular democraticamente a mídia. Trata-se de fazer cumprir os artigos da Constituição que versam sobre comunicação social, que proíbe a existência de oligopólio e monopólio, bem como prioriza a produção regional diferenciada. É isso que queremos, e isso se volta muito para a radiodifusão.

Quanto à mídia impressa, tem o projeto do senador Requião que regulamenta o direito de resposta, para evitar essas arbitrariedades que nós vimos durante o processo eleitoral – como com o episódio da revista Veja, a quem estamos processando por danos morais e crime eleitoral.

Dilma e Lula em seus mandatos entenderam que não havia correlação de forças no Congresso para iniciar a reforma, mas nós continuamos insistindo. Há uma coleta de assinaturas. E há um projeto deixado por Franklin Martins [ex-ministro das Comunicações que é mais detalhado sobre a criação de uma agência reguladora.
 

Entrevista: Luis Nassif e Cíntia Alves
Imagens e edição: Pedro Garbellini

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Diagnóstico do PT

    Olá, Todos!

    Tenho tido a oportunidade de corrigir algumas redações de vestibular de uma pequena faculdade do interior de São Paulo. Trata-se de uma redação com dois temas a escolha do candidato: A Copa no Brasil e a Falta d´água. Se por um lado grande maioria do candidatos informam que necessitarão do FIES para estudar, por outro o desenvolvimento das redações reflete a voz unitária da grande mídia. A Copa foi um desastre, pois o dinheiro roubado da construção dos estádios faz falta à saúde. A falta d´água é problema da Dilma que não investe direito e rouba.

    Isto me faz refletir. Ou o PT reage e processa alguns jornalistas mau intencionados e mentirosos, ou daqui a pouco essa fama que o partido tem  em São Paulo será majoritária no país todo. Ontem o Aécio afirmou na Globo News que não perdeu para um partido e sim para uma quadrilha armada. Se não reagir isso passa batido como verdade.

    De minha parte já decidi: ou o PT reaage com corajem às mentiras ou esqueça de mim nas próximas eleições. Não dá para apoiar um partido de frouxos.

     

    Antonio Carlos

    1. Eu – e, acredito, muitos

      Antônio carlos, eu – e, acredito, muitos outros, frequentadores ou não daqui do blog – considero que já passou da raia do inacreditável a incapacidade desse governo de se comunicar. Não sei se é covardia, acomodação, reconhecimento da propria inompetência ou, até mesmo, arrogância de achar que mesmo apanhando como saco de pancadas ganham eleições.

      Eu não tenho dúvidas que há setores da esquerda que acreditam que mexendo nas condições materiais de existência a consciência acompanha a mudança. No passado até acereditaram que sendo estas condiçoes desfavoráveis a revolução seria inexorável ou então bastaria uma vanguarda para trazer luz e “consciência de classe”. Se estreparam mas não sei se aprenderam que melhorando a vida da população o reverso também não ocorre.

      É no nível do dicurso sobre a realidade; no nível do simbólico que é travada uma disputa fundamental que eles parecem simplesmente ignorar ou não ter nenhum apetite para entrar em campo. A questão é essa: sequer entram em campo. Quando tentam é um desastre como a nota sobre a refinaria de Pasadena.

      Ou seja, está muito mal contado este capíitulo da estratégia de comunicação desse governo. Um governo que não tem um assessor de imprensa ou um relações públicas! Uma newsletter sequer!

      Se eles continuam acreditando que essa imprensa vai de um dia pra outro dar mostras de civilidade, pffff… Já era!

    2. A cúpula toda do PT condenada

      A cúpula toda do PT condenada pelo STF no famoso processo do mensalão, esse sr. Rui Falcão, presidente do partido, defendendo todos esses criminosos já condenados e acusando o STF de fazer um julgamento politico, quando a maioria dele foi indicada pelo próprio PT e você quer dizer que a mídia é metirosa e que esse partido é vítima? Tem gente que gosta mesmo de ser engananda…

  2. Diagnóstico do PT

    Olá, Todos!

    Tenho tido a oportunidade de corrigir algumas redações de vestibular de uma pequena faculdade do interior de São Paulo. Trata-se de uma redação com dois temas a escolha do candidato: A Copa no Brasil e a Falta d´água. Se por um lado grande maioria do candidatos informam que necessitarão do FIES para estudar, por outro o desenvolvimento das redações reflete a voz unitária da grande mídia. A Copa foi um desastre, pois o dinheiro roubado da construção dos estádios faz falta à saúde. A falta d´água é problema da Dilma que não investe direito e rouba.

    Isto me faz refletir. Ou o PT reage e processa alguns jornalistas mau intencionados e mentirosos, ou daqui a pouco essa fama que o partido tem  em São Paulo será majoritária no país todo. Ontem o Aécio afirmou na Globo News que não perdeu para um partido e sim para uma quadrilha armada. Se não reagir isso passa batido como verdade.

    De minha parte já decidi: ou o PT reaage com corajem às mentiras ou esqueça de mim nas próximas eleições. Não dá para apoiar um partido de frouxos.

     

    Antonio Carlos

    1. Será difícil…

      Muitos brasileiros já se encontram com os cérebros devidamente lavados. Ao perguntados sobre o ódio ao PT, o único argumento, é dizer que no PT rouba, demonstrando total desconhecimento da corrupção de governos anteriores. São totalmente desinformados sobre acontecimentos de 20, 30 anos atrás. A desconstrução do partido foi um plano muito bem arquitetado pela oposição, elite, mídia e com a ajuda de muitos da “justiça”. Sobressaiu-se mais em junho de 2013, onde até mesmo a esquerda radical, talvez inocentemente, entrou na onda do conluio. E hoje, mais que nunca, vem-me à mente o livro “1984”, onde o povo, com um par de antolhos, dizia amém ao Grande Irmão.Lamentável!!! 

    2. Se é vc quem corrige as

      Se é vc quem corrige as provas, os alunos estão ferrados… Mau é um adjetivo e altera um substantivo. Quem altera um adjetivo ou um verbo é um advérbio..no caso “mal”. 

      JORNALISTAS  MAL INTENCIONADOS…

      1. Que coisa…

        Também reparei nisso logo de cara, amigo. Mas não seja agressivo desmedidamente. Às vezes escapa. Até eu que leio demais e costumo notar erros em um texto na primeira encarada, por vezes em virtude da pressa  e da distração cometo bobeiras com mal/mau (que  em geral percebo na hora e corrijo imediatamente). Deixemos de implicância. Um grande abraço. 

  3. Não tenho elementos para

    Não tenho elementos para discutir se as medidas que o PT está tomando são corretas ou não. Só sei que algo tem que ser feito urgentemente, porque observando a última eleição ficou absolutamente claro que o anti-petismo irracional foi semeado em todos os cantos (afentando indistintamente ingênuos, jovens, velhos, moderado, etc) e uma hora ou outra, para desgraça do Brasil e todos nós que apoiamos o projeto petista, vai começar a render frutos. 

  4. A reformulação do PT e o diagnóstico….

    O diagnóstico está correto, a “corrupção grudou como um chiclete no PT”, é fato. É lamentável que a direção do PT não tenha encarado de frente tudo o que occorreu na AP 470, um “julgamento” que foi um verdadeiro linchamento! O partido deveria ter feito mais, ou alguma coisa…fez pouco ou nada, desta forma “colou” a pecha de corrupção. No meu entender, faltou coragem a direção do partido, assim, está-se pagando por isso!

  5. O Antipetismo acontece do

    O Antipetismo acontece do mesmo modo que aconteceu com o Demóstenes Torres. Este era o bastião da improbidade e da legalidade, admirado até por seus adversários. Deu no que deu.

    O PT é mais ou menos a mesma coisa. Era o partido com 100% de honestidade, ética, improbidade e visão de país… Deu no que deu…

  6. ouvi muita gente dizendo –

    ouvi muita gente dizendo – inclusive do psdb civilizado –

    que o pt deveria ter reagido no ato, à época das

    denúncias fajutas do mentirão….

    talvez se fizesse isso não se mantivesse no poder, sei lá…

    mas era uma opção coerente naquele tempo.

    deixou a mídia roteirizar o que queria e deu no que deu.

    o antipetismo é devido a isso, evidente….

    depois de tanto tempo levando paulada,

    é como se houvesse uma naturalização do fato

     do partido ser tachado de corrupto.

    agora depende dos movimentos sociais

    sairem por aí pra desmentir tudo…

    essa correlação de forças, obviamente,

    é desfavorável ao governo progressista.

    o fato de não ter dado a importancia que a comunicação merece

    para lutar pela hegemonia  política foi fundamental

    para que se chegasse a esse nível de antipetismo.

    agora, como sair disso, é que são elas.

  7. Minha opinião

    Acredito que pesou bastante uma estratégia da mídia desgastar a imagem do Partido dos Trabalhadores ao longo dos anos e de forma radical mais recentemente. Isso ao mesmo tempo em que omitiam os muitos dados negativos do governo do PSDB, seja no que se refere ao modelo econômico (neoliberal) implantado por eles ou na corrupção. Percebi também uma estratégia bem agressiva e, algumas vezes, bem elaborada de difamação na internet contra o PT. Muitas vezes, caluniava-se o partido e até “mostravam” a fonte, para indicar veracidade, o que não se comprovada ao verificarmos. Mas como a maioria não consulta fontes… Por outro lado, pesou contrário a esses boatos o ativismo de muitos blogs e do despertar da militância petista, que, inclusive, passou a não só defender o governo Dilma, mas também a atacar os agressores com argumentos bem detalhados e com fontes precisas. Em termo de volumes, contar a verdade fica mais trabalhoso, mas com o passar do tempo, com as mentiras caindo, a estratégia dos boatos, acredito, foi perdendo a credibilidade, assim como vem ocorrendo com parte dos grandes grupos de mídias. Nesse processo de respostas, utilizei bastante pesquisas no google (blogs, matérias de revistas independentes, etc), mas também sites como o boatos.org. Prá finalizar, acrescentar na mina opinião que estamos numa fase de “atacar”, ou seja, não esperarmos os boatos, mentiras, etc para nos defendermos através de comentários no facebook. Precisamos continuar mostrando (divulgando) os avanços sociais dos governos Lula e Dilma, assim como continuarmos tirando a máscara do PSDB e da grande mídia. 

    1. combate à corrupção no interior do partido!

      Gostei do comentário! O que faz a diferença é não ter medo de ser simpatizante do PT e dar as razões disso. Ter a coragem de contribuir no combate à corrupção a começar na própria casa. “Boato publico e notório” não é prova para condenação! É preciso ir fundo na investigação e enfrentar com coragem uma mídia acostumada a condenar sem provas. Mostrar que somente nos últimos anos, com os governos Lula e Dilma, é que temos e estão sendo aplicados instrumentos legais eficazes de combate à corrupção! Alertar que quando entra em cena uma mídia corrupta, pode acontecer de um condenado pelas supremas autoridade não ser realmente culpado. Jesus foi condenado injustamente pelos supremos chefes de seu povo com a ajuda da “mídia” de seu tempo, que não o queria e preferiu Barrabás! Da parte do PT, agora é momento de levar a sério o combate à corrupção no seu interior, mediante a denúncia e, se for o caso, a expulsão daqueles que comprovadamente participaram de corrupção. E isso não será revelado pela grande mídia, mas pelos militantes nas ruas e nas redes sociais, com todo respeito!

  8. Pra piorar ainda vão

    Pra piorar ainda vão extinguir o “MUDA MAIS” que fazia um contraponto eficiente ao discurso hegemônico.

    Mesmo que Levy seja ministro com a menor meta de superávit primário em mais de 10 anos (1,2%) e tenha pouca autonomia da Dilma para implementar um choque de gestão, ainda sim é preocupante a maneira como virou ministro e a pouca capacidade do governo Dilma de resistir a pressão.

    Na eleição o PT mostrou que cresce enquanto é humilhado, enquanto não vier a reforma política é importante que o clima eleitoral politizado se mantenha nos próximos anos, mas com a Dilma cedendo e abandonando sua base progressista é difícil.

  9. O óbvio do óbvio

    É cada vez mais difícil do PT se livrar destes rótulos vexaminosos que impregnam a sigla porque nada é feito em prol da transparência do partido. Todos são inocentes e aplaudidos. Não há militância que ajude a limpar essa barra

  10. Quem elegeu Dilma não precisa choramingar

    O PT tornou-se um partido comum, com os mesmos defeitos e as poucas virtudes dos demais. Tanto que não se arroga mais aquela conversa mole dos predicados de supremacia ética e moral. E pouco, muito pouco, apita no Governo. Uma das razões: Rui Falcão, por diversas vezes, deixou claro sua decepção com o estilo Dilma e sua preferência por Lula na ultima disputa.  E Dilma já afirmou que  não governa para o PT. Por isso se lixou para o para o Partido ao convidar o Trabuco para a Fazenda. Depois não pediu opinião para nomear Levy e convidar Katia Abreu. O PT também vai dançar na disputa pela presidência da Câmara. Há 4 candidatos e o PT não consegue se impor. O PMDB é quem dá as cartas. Mas o PT tem seus méritos: conseguiu eleger a candidata mais difícil de se carregar. Bem, aí entra o carisma e o dedinho (?) do Lula na reta final da campanha.

  11. Um partido político que se

    Um partido político que se limita a reagir à realidade construída por seus adversários já se transformou em História e, portanto, ficou incapacitado de produzir qualquer outro futuro.

    Um Exército pode fazer propaganda de suas pseudo vitórias, mas não conheço nenhum General que tenha ganhado guerras recuando e deixando ao inimigo a possibilidade de escolher o campo de batalha, de definir o momento da agressão, de o impedir de ter acesso à munição de boca e de guerra e, principalmente, de reduzir o moral de suas tropas antes dos combates.

    O PT está cometendo suicídio? Seu atual presidente tem consciência disto?

  12. Patinho

    Muitas vezes antes e durante as ultimas eleições, disse aqui que o PT estava sofrendo enormemente da pecha de corrupto, muito por causa da imprensa. O espetaculo, o desvirtuamento do julgamento da AP 470 levou muita gente a acreditar que o partido estava se locupletando no poder, e o PT não explicou esse caso claramente para a população. Pelo que ouço, muita gente da classe média acredita que o mensalão no Congresso existiu e que Joaquim Barbosa foi um heroi. E com a oposição falsa moralista que temos, foi um prato cheio, bem servido pela imprensona. Agora tem que ir atras desse prejuizo. Ou o PT se renova, renasce, faz uma volta às origens ou vai perder mais cadeiras nas proximas eleições. E duvido muito que mesmo o Lula dê jeito. 

    E atenção ao Haddad em SP. Eh bom protegê-lo da imprensa maliciosa e seus aliados que tudo fazem para derruba-lo. 

  13. A grande hipocrisia do PT

    Uns dizem que o PT é vitima de uma campanha de oposição para desmoraliza-lo. Outros dizem que o PT não é diferente dos outro partidos que fazem o mesmo. Mas a verdade é que o PT é o partido que está no poder a mais de uma década e não fez absolutamente nada de significativo para mudar o que é a pior das desgraças do Brasil: a corrupção sem limites. O PT não só deixou de combater a corrupção, como mergulhou fundo nisso. E o que, para mim, é o pior de tudo: quando tem seus membros e aliados condenados, ao invés de baixar a cabeça, admitir seus erros e podar seus frutos podres, não, o PT ergue o punho e defende com unhas e dentes os bandidos. Fazem aquela propaganda à la Goebbels para denegrir todos que o criticam. E no fim, o resultado disso é que acabam moldando a cabeça de milhares de brasileiros para aceitar a corrupção e qualquer tipo de bandidagem política como normal, como algo que faz parte do sistema, que não tem como se combater e não tem o que fazer a não ser fazer igual. Agora este senhor que sempre defende os corruptos vem novamente com esse discurso de moralização. Ele sabe que vai enganar muita gente, mas muitos já estão cansados dessa ladainha eterna. Se ele está tão preocupado em moralidade, por que não condena publicamente todos os que já foram condenados (Zé Dirceu, Genonino, Delúbio, etc)? É difícil acreditar que esse discurso não é apenas mais um só para tentar minimizar os novos escândalos que estão surgindo e respingando cada vez mais nesse partido que resolveu um dia que está acima da lei.

     

    1. O que seria uma propaganda à la Goebbels do PT?

      Olá. Está se tornando comum falar do PT com expressões similares ao nazismo. O curioso é que o PT sofre de uma campanha impiedosa do tipo nazista e está imputado como nazista, confundindo as pessoas: afinal, é vítima de campanha nazista ou faz campanha nazista?
      Como o indivíduo aqui citou uma “propaganda à la Goebbels”, antes que eu fale, vou pedir a ele que esclareça como agia Goebbels na Alemanha e como o PT faria hoje no Brasil. Quem sabe, ele consiga convencer a mim e aos leitores, né? Mas não vale explicaçaozinha furada, pois a envergadura da acusação precisa de uma justificativa tão forte quanto a acusação…

      Obriado!

  14. O desgaste é fruto da

    O desgaste é fruto da desconstrução da imprensa, disso não há dúvidas. Se até Getúlio foi massacrado que dirá um partido que nasceu marxista.

    Não fizeram a lição de casa que era a lei da mídia e quase perderam a presidência para um candidato muito fraquinho, de teto de vidro finíssimo.

    Mas o mais claro sinal de que o PT fez a curva, deixando de ser um partido vocalizador das demandas da sociedade para tornar-se um partido fisiológico comum, é a incapacidade de mobilizar os jovens. E pra piorar o comando do partido é burocrático e altamente hierarquizado (parece um sindicato gorducho, que coincidência).

    Lula ainda pode dar sobrevida ao partido em 2018, mas e aí? Seria uma grande vitória política através de uma volta ao passado. Adiar o inevitável.

    O PT envelheceu e os velhinhos não querem largar o osso.

    Procura-se um partido de esquerda. Não um partido marxista nascido da costela do PT, que uma vez no poder cometerá os mesmíssimos erros.

    A sociedade, as forças progressistas precisam construir uma vertente política competitiva do zero, sem vícios alheios.

    Seriam os blogs sujos um campo fértil para isso? É possível, pois a mídia hegemônica materializa toda a estrutura de manutenção do status quo da elite dominante.

    O principal adversário a ser combatido necessita de um contraponto explícito e institucionalizado para freá-lo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador