Ao vivo: Pronunciamento de Lula sobre condenação da Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
 
Jornal GGN – O Partido dos Trabalhadores marcou um ato de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede nacional do PT, no centro de São Paulo, a partir das 11h. No evento, Lula irá se pronunciar sobre a sentença do juiz Sérgio Moro, da Vara Federal de Curitiba, despachada nesta quarta-feira (12). Acompanhe ao vivo:
 
https://www.youtube.com/watch?v=DbeuCGeaDsU width:700 height:394
 
“Não vamos aceitar esse tipo de condenação política sem nenhuma prova material”, disse um dos vice-presidentes da sigla, Marcio Macedo. O PT pretende reunir toda a cúpula do partido e parlamentares em São Paulo, demonstrando solidariedade ao líder petista.
 
Até agora, o ex-presidente se manifestou por meio de sua defesa. Em coletiva concedida na noite de ontem, o advogado Cristiano Zanin criticou a falta de provas do magistrado do Paraná, que ignorou todas as documentações e levantamentos feitos pela própria defesa de Lula, que provariam a sua inocência.
 
Em nota , o PT defendeu que a condenação a 9 anos e seis meses de prisão pelo juiz da Lava Jato representa “um ataque à democracia e à Constituição Federal”. 
 
Leia a nota, na íntegra:
 

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um ataque à democracia e à Constituição Federal. Embora seja uma decisão de primeira instância, trata-se de medida equivocada, arbitrária e absolutamente ilegal, conduzida por um juiz parcial, que presta contas aos meios de comunicação e àqueles que não aceitam a trajetória de sucesso de Lula na presidência.

A sentença está baseada exclusivamente em delações premiadas negociadas ao longo de meses com criminosos confessos, e simplesmente validam as convicções contidas na acusação de procuradores do Ministério Público Federal, sem que houvesse a apresentação de provas que justifiquem a condenação nos termos expressos pelas leis brasileiras.

Lula não está acima da lei, tampouco abaixo dela. O que ocorre é um processo de perseguição que se constitui em uma aberração constitucional; um caso típico de lawfare, em que se utilizam recursos jurídicos indevidos como fim de perseguição política. Em seu caso, busca-se imputar-lhe crimes com base em teorias respaldadas apenas pela palavra de condenados, incapazes de comprovar suas afirmações por meio de documentos ou de transferências bancárias.

A condenação de Lula é mais um capítulo da farsa capitaneada pelo consórcio golpista que assumiu o País para suprimir direitos sociais e trabalhistas, ampliar o tempo para as pessoas se aposentarem, cortar gastos essenciais em Saúde e Educação e, principalmente, vender empresas estatais importantes como a Petrobras, a Infraero, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.

Curiosamente, a sentença saiu um dia depois da votação de medidas que retiraram direitos dos trabalhadores, e agora serão esquecidas.

O PT vai manter sua defesa intransigente a Lula, por acreditar em sua absoluta inocência. Lula é uma liderança reconhecida no mundo pelos avanços promovidos à frente da Presidência. Hoje, mais do que nunca, nos solidarizamos com Lula, e com seus filhos e netos. Além disso, reforçamos nosso pesar pela morte de sua mulher Marisa Letícia Lula da Silva. Sabemos que haverá Justiça nas outras instâncias do julgamento e que toda a verdade virá à tona. A história será a principal testemunha de sua absolvição e de sua grandeza.

Viva Lula!

Partido dos Trabalhadores

 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pronunciamento histórico

    Muito bom. Teria sido muito bom se o Lula fosse assim desde o início. Se tivesse sido assim, a casa grande não teria o poder que tem hoje. Parabéns Lula.

     

     

  2. Moro se admirou com a própria audácia

    Artigo: ‘O caçador e seu troféu’, por Veríssimo

    Moro se admirou com a própria audácia e declarou que a prisão não é para agora, mas a cabeça do Lula está lá, na parede

    Nada contra Moro, o justiceiro da República. Mas não posso deixar de pensar nele como um caçador na sua sala de troféus, cercado pelas cabeças de suas presas. Nesta parede, a cabeça de um tigre, na outra, a de um leão, na outra, a de um búfalo. E agora, num lugar de destaque, a cabeça do Lula.

    Moro pode muito bem dizer que nenhuma presa lhe exigiu mais coragem e sangue frio, daí seu lugar de destaque na parede. Que fera seria o Lula? A cada animal abatido pelo nosso destemido caçador corresponde uma biografia e uma justificativa para sua queda. Ao contrário do búfalo, por exemplo, que só morreu porque o caçador acertou o tiro, a razão para abater o Lula é complicada.

    Foi para afastá-lo definitivamente da eleição de 2018? Foi pela sua biografia como líder do primeiro governo a enfrentar a oligarquia e distribuir renda na história do Brasil? Foi (a razão do caçador) porque ganhou um apartamento tríplex que nunca ocupou?

    De qualquer maneira, era preciso coragem e sangue frio para abater a fera. O Moro se admirou com a própria audácia e declarou que a prisão não é para agora. Querem testar a reação da massa, antes. Mas a cabeça do Lula está lá, na parede.

    https://oglobo.globo.com/brasil/artigo-cacador-seu-trofeu-por-verissimo-21584384#ixzz4mj3Af3xA

  3. Lula está cada vez mais

    Lula está cada vez mais afiado. Um pronunciamento simples sem ser simplório. Vai na jugular, fala com a tranquilidade de quem não teme a verdade.

    Entre muitas ótimas tiradas, uma me chamou a atenção. Disse que num dos depoimentos que deu disseram que ele podia depor como informante, porque como testemunha era obrigado a falar a verdade. Ele disse que não, “eu vim aqui falar a verdade. Quem quer que eu deponha como informante não deve estar querendo ouvir a verdade”. De uma simplicidade arrasadora.  

    E lançou-se candidato. Já com o slogan “eleição sem Lula é fraude”. Moro é ao mesmo tempo seu maior obstáculo e seu melhor cabo eleitoral*, depois do Temer claro. Jogou a batata quente nas mãos dos gaúchos da segunda instância. Que mesmo referendando não resolvem a questão.

    Ao não aceitar Lula de jeito nenhum, a Casa Grande criou um enorme problema para o país. De dificil solução. Lula da senzala nordestina que sobreviveu a fome e a tudo não vai desistir. Só se o matarem. 

    *Não há dúvida de que se o prestigio do Moro cair a segunda instância anula a condenação, já que ela é inepta como todos estão vendo.

  4. Pra mim, os que mandam no

    Pra mim, os que mandam no Brasil querem vencer o Lula nas urnas para assim passar pro mundo que o Brasil é uma democracia de verdade. Esse processo em cima do Lula é a carta na manga se esse plano não der certo. Se a direita não conseguir um candidato que possa bater Lula nas urnas, aí TR4 proíbide, via ficha suja, o Lula de concorrer. O ponto fora da curva seria Lula ser preso. Um lance arriscadíssimo, pois poderia despertar a massa, o povo da periferia e aí entrar num processo em que os que mandam no país teriam que apelar pra força e aí a máscara da democracia cai de vez. 

  5. MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU!

    MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

     

  6. O pobrema não é a falta de provas mas a correlação de forças

    Juridicamente o Lula está sedado. A luta só pode ser política e a ijustiça só pode ser desfeita nas ruas, com desobediência civil e outras ações diretas apropriadase muita solidariedade, pois os vermes podem tomar nosso fôlego. Precisamos ser palermas demais para isso, mas essas palermices são recorrentes na história

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador