Cardozo é comparado a ministro que não previu golpe militar

Jornal GGN – Após o PT cobrar explicações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ele voltou a ser criticado por integrantes do partido em redes sociais. Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido que cumpre prisão domiciliar, retuitou a opinião de um correligionário mineiro que comparou Cardozo com Argemiro Assis Abril, chefe da Casa Militar quando João Goulart foi derrubado pelo golpe de 1964.

Cardozo vem sendo pressionado pela inação e falta de controle sobre a Polícia Federal na Operação Lava Jato. Na semana passada, ele cogitou deixar o cargo, mas resolveu permanecer no ministério após conversar com a presidente Dilma Rousseff.

Do Estadão

Petistas comparam Cardozo a ministro que não previu golpe militar

ISADORA PERÓN E JOÃO VILLAVERDE – O ESTADO DE S. PAULO
 
Por ações da PF, ministro da Justiça foi comparado na internet com general Argemiro Assis Brasil, chefe da Casa Militar de João Goulart
Brasília – Após o PT cobrar explicações do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sobre a ação da Polícia Federal na Operação Lava Jato, integrantes da sigla voltaram a criticar o ministro nas redes sociais. 
 
O ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, que cumpre prisão domiciliar após ser condenado no julgamento do mensalão, retuitou um correligionário mineiro que comparou o controle que Cardozo tem em relação à Polícia Federal com a que o general Argemiro Assis Brasil, chefe da Casa Militar, tinha sob seus pares quando João Goulart foi deposto da presidência pelo golpe de 1964.

“O general Assis Brasil garantia o ‘esquema’ militar de Jango. Algo como a PF ‘republicana’ do Cardozo. Deu no que deu”, afirmou Paulo Tadeu, que no Twitter se descreve como ex-prefeito de Poços de Caldas (MG), vereador e fundador do Partido dos Trabalhadores. A mensagem publicada na rede social traz uma montagem com uma foto de Assis Brasil e outra de Cardozo ao lado da presidente Dilma Rousseff.

A cobrança dos petistas fez com que o ministro cogitasse deixar o cargo. Homem de confiança da presidente, ele decidiu permanecer no ministério após conversar com a petista esta semana.

Assis Brasil passou à história como uma autoridade que desconhecia a amplitude da movimentação anti-governo na véspera do golpe de 31 de março de 1964, comandado pelos próprios militares do qual ele fazia parte – e de certa forma comandava.

No dia do golpe, Assis Brasil estava no Rio de Janeiro, que à época ainda concentrava praticamente toda a estrutura federal, apesar de já ter deixado de ser a capital do Brasil há quase 4 anos naquele momento. Quando informado da agitação da tropa em Minas Gerais, Assis Brasil entrou em contato com a direção do antigo 1º Exército, que era responsável pelas bases no Rio, em Minas e em Espírito Santo. O general foi convencido de que nada havia de errado. Apesar disso, no próprio Rio, as tropas já tinham iniciado o levante contra o presidente da República.

Ao final do golpe, na madrugada de 2 de abril, Assis Brasil, que tinha ido ao encontro de João Goulart em Brasília no dia anterior, embarcou com o presidente deposto até o Rio Grande do Sul e, de lá, para o Uruguai. Jango, como era chamado Goulart, nunca mais voltaria ao Brasil. Já o general, seguindo a hierarquia militar, retomou ao País em 4 de abril e foi imediatamente preso pelo novo regime. Depois, Assis Brasil foi demitido do Exército e, até a Lei da Anistia, de 1979, viveu como professor particular. Morreu em junho de 1982 e o presidente da República, naquele momento, ainda era um militar, João Figueiredo.

 

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chefe administrativo

    É um chefe administrativo como bem definiram neste fim de semana. Cumpre bem as funções administrativas. Chefe mesmo, é outro. Pode até ser demitido pelo novo chefe que o nomeou para assuntos administrativos, por enquanto.

  2. Ele eh o estereotipo do

    Ele eh o estereotipo do ministro com palavra de delegado de policia.

    Impossivel confiar:  Cardozo eh so mais uma cunha entre a militancia e Dilma, e e uja posso enumerar uma dezena delas com facilildade.

    NAO contem comigo.  Mas nao MESMO.  Minha militancia vale mais.

  3. Aproveitando que o impeachment foi verbalizado pelo PSDB

    Chegou a hora da presidenta Dilma usar sua costumeira atitude enérgica com o ministro da justiça. Cardozo faça isto, Cardozo faça aquilo, entre com reclamação x, entre pedido de explicação y. Tem que jogar a bola para o colo da Policia Federal, do Ministerio público e principalmente, do Supremo. Eles tem que se responsablizar por solicitações eventualmente negadas.

    Acho que retirá-lo não é a melhor atitude neste momento,

    1. MV, também acho que não é o

      MV, também acho que não é o momento de trocar de ministro da Justiça porque até o outro tomar pé da situação pode ser tarde, porém… será que ele ainda funciona, mesmo sob as ordens da Dilma? Dá a impressão que a ele tem funcionado assim, a Dilma manda ele vai e toma uma atitude e depois corre para os estudos do seu doutorado e deixa a coisa correr frouxa. Parece que ele só funciona aos soquinhos. Acho que ele ainda não se deu conta de que se alguma coisa acontecer (nem Deus há de deixar) ele será o maior responsabilizado. Aquilo do delegado da PF dizer que o ministro da Justiça só manda na PF “administrativamente” foi o fim. O Cardozo deveria ter demitido e processado o delegado no ato!

  4. Conforme esclareceu o jurista

    Conforme esclareceu o jurista Luiz Moreira “Quanto à relação do Ministro da Justiça com a Polícia Federal, trata-se de relação verticalizada, entre chefe e chefiado, em que o Ministro da Justiça comanda a Polícia Federal e ao qual seu diretor geral deve obediência, podendo, por livre conveniência do Ministro da Justiça, exonerá-lo dessa função.”

    Ora, se o diretor da PF é subordinado ao ministro da Justiça, podendo este exonerá-lo, a presidente da república pode chamar o ministro às falas e cobrar desse ministro a exoneração do diretor da PF que descumpre a Lei. Se o ministro da Justiça não atender à ordem da presidente da república, ela pode (e deve) exonerá-lo. A questão é simples.

  5.  
    … Mais uma razão para

     

    … Mais uma razão para evitarmos que a ‘meganhagem’ prospere em nosso meio:

    o nazifascismo movido a ódio e sandice está – cada vez mais – prosperando no Brasil!

    ENTENDA mais um deplorável capítulo da febre terrorista que nos assalta impune!

    [E o nosso (nosso?!) ministro Joaquim Levy nem sequer retrucou o meliante &$ o restante da ‘coxinhada’ “cheirosa”!
    “Os nossos aliados são uma festa: para a direitona corrupta!
    Ah essa imunda Casa Grande irrecuperável no atraso, na hipocrisia, na canalhice, na covardia e na delinquência!]

    ##########################

    ESCALADA FASCISTA AGORA CONSTRANGE LEVY

    [O VÍDEO DO ATO FASCISTA!]

    https://www.youtube.com/watch?v=L_iteIXxPm4 

    Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi surpreendido por cliente que foi até sua mesa em um restaurante e proferiu ataques ao PT: “tem um cara neste restaurante que pode salvar o PT. Só tem corrupto naquele lugar. Pelo menos tem o Levy que pode salvar a gente, porque o resto, é só bandido”; em seguida, deu parabéns ao ministro; alvo constante de atos fascistas, o ex-ministro Guido Mantega pediu neste domingo não à intolerância: “O Brasil parece caminhar em terreno perigoso. Há algo diferente no ar. Algo que ameaça essa pluralidade. Trata-se do fantasma do autoritarismo, raiz de golpes, que, infelizmente, se manifesta de forma corriqueira, sempre pronto a agir no dia a dia das pessoas”

    6 DE JULHO DE 2015 ÀS 10:03

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/187710/Escalada-fascista-agora-constrange-Levy.htm

  6. Toda vez em que vejo uma foto
    Toda vez em que vejo uma foto do Cardozo, lembro da obra-prima de Oscar Wilde, o “Retrato de Dorian Gray”. SE no original o protagonista permanece jovem e belo enquanto pratica todo tipo de vileza na medida em que um retrato seu vai se embrutecendo, a versão brasileira parece operar em sentido reverso: parece se embruxecer na mesma medida em que permite a outros praticarem os maiores atentados à Democracia.

  7. Há um evidente exagero nessa

    Há um evidente exagero nessa comparação. Nem a atuação dos personagens nem a conjuntura guardam qualquer similaridade. 

    A Polícia Federal por mais importância que possua dentro do sistema de repressão do Estado a partir da amplitude de ação em termos territoriais(atua em todo o território nacional para combater certos tipos de delitos) e a condição de Polícia Judiciária da União, não tem o estofo político e nem mesmo material/operacional para desestabilizar um governo. No exercício das suas funções legais pode até atrapalhar se houver exorbitância, como parece ser o que vem ocorrendo nos últimos anos. 

    A Casa Militar era um ministério ligado diretamente ligado à presidência da República, cujas atribuições eram prestar assessoramento ao Chefe do Executivo em assuntos militares. Compunha, juntamente com o Ministério da Guerra(depois transformado em Ministério do Exército no governo de Costa e Silva), Ministério da Marinha, Ministério da Aeronáutica e o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, o staff militar do governo federal. 

    A partir de 1999, com a reforma promovida na área militar e de segurança por Fernando Henrique Cardoso, incluindo a criação do Ministério da Defesa e a extinção dos ministérios militares, à Casa Militar sucede o atual Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República cuja atribuição principal é, como era a da extinta Casa Militar, prestar assistência ao Chefe de Governo nos assuntos militares de segurança. 

    A partir desse pequeno resumo explicativo fica óbvio que se algum paralelo houvesse era entre o General Assis Brasil, chefe da então Casa Militar de Jango e o atual ministro do GSI, General José Elito. 

    Mas, insisto, não há paralelo nenhum. O contexto que antecede o golpe de 1964 era incomparavelmente mais conturbado que o de hoje. João Goulart sofria imensas pressões à esquerda e à direita do espectro. Havia um rescaldo das revoltas e convulsões militares que se arrastavam desde a década de 30. Jango nunca foi engolido pelo estamento militar, em especial após trazer Brizola para o governo. O clima era de pré-revolução mesmo. O Brasil ainda era um país atrasado, imperceptível e desdenhado pelo mundo, Nossa economia ainda era essencialmente agrária e os indicadores sociais aviltantes; de níveis africanos. Havia efetiva militância política e os políticos estavam anos-luz à frente das nulidades de hoje.E pairando sobre tudo isso o cenário externo com uma guerra fria ao ponto de ebulição após a Revolução Cubana e a posterior crise dos misséis nucleares. 

    Quem efetivamente dá suporte político-institucional-operacional, ou seja, quem garante ao cabo e ao final a normalidade democrática ou, ao contrário, promove sua ruptura, são as Forças Armadas, o cume, a expressão máxima do poder da força num Estado. 

    Portanto, vamos com calma com essa paranoia. O que continua exatamente igual de 64 para cá é o nossa propensão para o 8 ou o 800.

  8. Na minha humilde opinião,

    Na minha humilde opinião, Cardoso sabe exatamente o que está fazendo: preparando sua saída do PT. Quer sair do PT nos braços do PIG, igualzinho fez marta suplicy.

    Ele deveria ser expulso do PT. Cardoso é hoje, do cargo que ocupa, mais nefasto ao PT do que gilmar, moro e cunha.

  9. Dando ideia.

    Vou dar ideia: chamar a Ideli Salvatti, lá na OEA, e  botar no lugar do Cardozão.

    O problema é que, nesta altura do campeonato, tirar Cardozão e colocar outro quadro pegaria muito mal.

    Bom era no tempo do Lula…

    “Satiagraha foi abortada pela ação conjunta do Ministro Gilmar Mendes – defendendo o seu grupo político – e do próprio Lula, afastando Paulo Lacerda da Abin e os policiais que conduziam a operação, depois dos factoides plantados pela Veja e por Gilmar. E também devido às investidas da operação sobre José Dirceu.”

    [Ver: https://jornalggn.com.br/noticia/como-o-pt-blindou-o-psdb-e-se-tornou-alvo-da-pf-e-do-mpf]

  10. Era  um  General que nao

    Era  um  General que nao tinha  sobre-nome  estrangeiro  e  por isso  nao tinha força  dentro do  exercito.Como  ele  houve  muitos  outros que  nadfa puderam fazer pois  so uns  3 ou  4  é que  realmente  mandavam  no  exercito e preparaam  o golpe  confrorme  ordens dos  EUA. 

    O  mesmo acontece hoje  so que em outras  esferas, como no  judiciario por exemplo. Ha  gente  de dentro das forças armadas  dando apoio  a  Sergio Moro  para  incriminar   e  acabar com o governo Dilma  e  com a  petrobras,  e pode  ter certeza que isso está restrito a  alguns  poucos  generais. outro  nem sequer  sonha  saber  o que  se  passa  na cupula  das forças armadas. Na  minha analise  digo que  todos  aqueles que tem  sobre-nome  estrangeiro  conspiram contra  o Brasil.  e  pode  ser que  ate  um ou outro  que nao tenha  participe  mais  sempre  nao sao bem informados do que  está pro  traz. 

    Ouvir  o  caso de  um general que  no leito da morte  disse: DE QUE  ADIANTOU O GOLPE  DE  64  –  NAO SERVIU PARA NADA.   – Claro que nao serviu  dentro da visao dele  e ele  morimbundo  teve a lucider  de vê  que  nada melhorou com o golpe  e que  os  verdadeiros objetivos do golpe  nunca  foi dito a ele. 

    O nosso general  em destaque   ainda por cima  tinha o sobre-nome  BRASIL, por isso foi preso, agora  nao entendo como ele  poderia  ter sido  demirtido . Ele  poderia  ter ido para a  reserva  mais  demitido?  Se  isso  aconteceu  a ditadura nao  foi so para  os civis  ela  atingiu  homens  de patentes que  dedicaram suas  vidas  pelo seu país  e foram  traídos  por tiranos que  usurparam o poder. 

     

  11. Até que enfim

    Até que enfim os petistas cobraram explicações de Cardozo! Parabéns, petistas! Se pudessemos davamos uma medalha de bravura a estes petistas.

     

     

    “A cobrança dos petistas fez com que o ministro cogitasse deixar o cargo.”

    E Dilma não deixou. Sem palavras, sem comentários.

  12. Na crise e sob pressão a

    Na crise e sob pressão a Dilma não vai demitir o zé.

    Ela já deu exemplo outras vezes.

    E tem o lado politico, se o zé rodar irão dizer que foi pressão do PT.

    Portanto, infelizmente, o Cardozo fica.

    Não tem jeito, e deitar e chorar !

  13. Delúbio Soares? Mas quem é

    Delúbio Soares? Mas quem é Delúbio Soares? Um estalinista imbecil, que não enxerga dois palmos adiante do próprio nariz. Quando Cristovam Buarque era governador do DF, e vivia em conflito com o partido, inventando novidades pseudo-teóricas para desconstruir o PT, Delúbio foi chamado para pacificar os ânimos entre o governador e os petistas. Solução simples e delubiana para o caso: “como assim, discordar do governador? quem não está satisfeito pode sair do partido”.

    É essa a mente privilegiada cuja opinião deve ser levada em consideração neste momento?

    Por favor.

  14. Ele deve servir prá alguma coisa

    Prá alguma coisa ele deve servir, se pensarmos dessa forma talvez encontremos o motivo da persistência de Dilma com esse sujeito.

    Imaginei aqui, a hipótese de os golpistas conseguirem derrubá-la.  Se ela cair, cairá abraçada com ele.  Será esse um bom motivo para mantê-lo?

  15. É uma “entidade” esse

    É uma “entidade” esse Ministro. Será que ele está entre nós …os simples mortais ? É um viajante “nato”. Sempre otimista e light…mesmo com o circo pegando fogo e a Dilma quase perdendo o emprego – não é relevante. Acredito que ele seja algum “ET”…Fala sério !!!

  16. Rabo preso
    Este ministro deve ter o rabo preso pra suportar tanta insubordinação da polícia federal. Haja tanto republicanismo.
    Ou entaum o cabra é muito mas muito frouxo mesmo.

  17. Todos os dias de manhã
    Dilma, cardoso e mercadante se reunem diante do espelho e perguntam em uníssono, espelho nosso, há alguém mais bonito e inteligente do que nós? O espelho responde, não há. Imediatamente cardoso e mercadante viram pra Dilma e bradam, mas você rainha, entre os três é a mais bonita e inteligente. Dali eles partem para mais um dia onde vão ferrar com a esquerda no Brasil . E imaginar que eu lutei pela eleição deste trambolho!

  18. Dilma gosta do Zé …

    Ele vai ficar até o fim. Ela confia no cara, gente! Acho que essa tese de que mandar o Zé embora agora pareceria pressão do PT, tem sentido. Mas então, que ela como chefe dele dissesse: “Zé faça isso. Zé faça aquilo. Zé quero que vc troque o comando da PF..”. E por aí vai. Mas o  Zé não faz nada e sua chefe não cobra. Vai gostar assim do Zé na casa do chapeu …

  19. O POSSUM, O FINGIMENTO E A ENGANAÇÃO.

    O POSSUM é um marsupial que finge de morto, baba e solta cheiro de defunto para enganar seus predadores, o ministro é diferente, finge que está vivo e solta absolutamente nada, seus subordinados já escancararam, aliás é bom dizer parte dos seus subordinados enveredaram para até treinarem tiro ao alvo na presidenta, fazem campanha eleitoral em redes sociais, indicam que, mais ao menos assim eu entendi na entrevista do diretor, vão subir até a rampa presidencial para buscar quem for preciso, mas lá quem despacha é a presidenta a chefe do ministro que é chefe do diretor. Porém, porém o diretor não está com essa bola toda, o helicóptero do pó continua voando e ninguém foi preso. Parece até ….. Não vou falar nada…é melhor, mas que parece, isso parece… Ô ministro, já que não quer se comprometer pelo menos finja que é um POSSUM…finja de morto. É mais republicano. Vai ser considerado o ministro que transformou a PF numa polícia carioca, aquela que ninguém acredita, justo o que mais tínhamos de profissional e que podíamos confiar, acabou com tudo. Nunca imaginaria de onde sairia uma conspiração, nunca…até DELFIN já chegou na conclusão, até DELFIN e todo mundo, menos o ministro, o que finge estar vivo. Viva o ministrooooo….Vivaaaaa….Vivaaaaa, isso é uma tremenda convardia com 54.000.000 de eleitores, a maioria não estão podedendo nem ir a um restaurante…em uma clínica…nem andar na rua com camisa vermelha, até adesivo pornô o ministro aceita… Passou do limite da responsabilidade…

  20. Indicado do PSDB para o STF!
    Se bobear será o primeiro indicado por Aécio ao STF…

    Sabe como é , pela atuação republicana durante o processo de.limpeza de nossa sociedade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador