Em evento do PT, Dilma fala sobre “vencer o golpismo”

Enviado por Assis Ribeiro

Falam que Dilma não se comunica. Mas, sequer divulgam a sua fala no encontro de 35 anos do PT

Dilma: “temos força para vencer o golpismo”

Do Brasil 247

Em encontro do PT, a presidente Dilma Rousseff fez, nesta sexta (6) um discurso com justificativas para a nova política econômica do país e defendeu a política de conteúdo nacional e do regime de partilha da Petrobras; ela criticou “aqueles que querem o retrocesso e o golpismo, ainda que de forma dissimulada”, numa clara referência a FHC, que sugere o impeachment dela; Dilma ressaltou ainda que “prometeu e irá cumprir uma nova etapa de desenvolvimento, com foco na educação e na necessária elevação da competitividade da economia”; “Nós somos os melhores para vencer os desafios, porque escolhemos sempre e, principalmente, diante da crise, o lado dos trabalhadores e do povo brasileiro. Quem tem um lado é sempre melhor. Temos lado e competência e vamos fazer”, afirmou

247 – A presidente Dilma Rousseff foi a última a discursar durante oencontro de 35 anos do PT, que ocorreu, nesta sexta-feira (6), em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ela falou logo após um longo pronunciamento do ex-presidente Lula, que declarou apoio às medidas econômicas tomadas pelo governo. Antes dele, governadores petistas, o presidente da legenda Rui Falcão e o ex-presidente uruguaio, José Mujica, também discursaram. 

“O PT chega aos 35 anos, é um partido jovem, mas já inicia o seu quarto mandato presidencial, após 12 anos de transformação social. O Brasil é hoje um país muito melhor. É um país onde as pessoas deixaram a miséria, onde milhões de jovens entram na universidade, onde milhões de trabalhadores estão no mercado de trabalho com carteira assinada. Por isso, a nossa responsabilidade é imensa. Os brasileiros esperam que honremos a continuidade do que fizemos, mas também esperam que aprofundemos as transformações no Brasil, ampliemos a democracia. Nós não vamos ficar eternamente uma nação emergente. Os brasileiros esperam que trilhemos o caminho para uma nação desenvolvida, com mais oportunidades para todos”, afirmou. 

“A história do PT é um roteiro. A gente pode acompanhar como um filme. Um roteiro de identificação com o povo brasileiro e sempre teve como base uma identificação com os movimentos populares, com os sindicatos, com os intelectuais, com as igrejas, com os que lutaram contra a ditadura e com os empresários progressistas do país”, reforçou. 

Dilma frisa que pediu o voto aos brasileiros prometendo uma nova etapa de desenvolvimento para o país. “Dissemos que nossa proposta era uma política social baseada em novas oportunidades e uma política econômica em concordância com a política social”, afirmou ela, destacando que, em 12 anos, os governos petistas “erradicaram a pobreza extrema do país”. “Essa é a nossa prova. Ninguém tira isso de nós”, ressalvou. 

Ela afirma que também prometeu uma nova etapa de desenvolvimento, com foco na educação e na necessária elevação da competitividade da economia. “Esse é o nosso compromisso, é o meu compromisso com o Brasil nos próximos 4 anos e eu vou tomar todas as medidas para construir um Brasil mais desenvolvido e menos desigual. É esse o nosso objetivo. Tudo que estamos fazendo tem o objetivo de manter e fortalecer o modelo de desenvolvimento que mostrou ser possível conciliar crescimento econômico, distribuição de renda e inclusão social”, afirmou.

Dilma falou ainda que os ajustes que estão sendo feitos pelo governo são “necessários, para manter rumo e ampliar oportunidades, para ter força para priorizar todos os avanços sociais e econômicos”. “As mudanças que as pessoas esperam dependem muito da estabilidade da nossa economia. Precisamos garantir o controle da inflação, das contas públicas, a geração de emprego e renda, que é o objetivo fundamental que nós temos”, explicou. 

“Hoje a economia vem sofrendo os efeitos de dois choques: um é externo, da redução expressiva das taxas de crescimento do mundo. No plano interno, o Brasil sofreu um das piores secas dos últimos anos, que provocou choque no preço dos alimentos. Temos agora o problema da seca, surpreendentemente no Sudeste e não no Nordeste, o que teve um impacto no preço da energia”, afirmou.

Dilma explicou ainda que é preciso promover um “reequilíbrio fiscal” para garantir o emprego e a renda. A presidente ressaltou que as medidas visam a preservar o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Pronatec, o Ciência Sem Fronteiras e as ações de combate à violência contra a mulher e de simplificação da burocracia para os pequenos empreendedores. “Vamos também executar uma nova carteira de obras de infraestrutura”, prometeu. 

Ela ainda falou que não pode permitir que a “falsa versão” dos fatos. “Nós temos que travar a batalha da comunicação. Temos que levar nossa versão à opinião pública. Quando falarem que vamos mudar os direitos trabalhistas, digam que não é verdade, que jamais iremos retirar direitos. O nosso governo é dos trabalhadores”, afirmou. Dilma também afirmou que está trabalhando para garantir o fornecimento de energia elétrica. “O povo votou em nós porque acredita em nós, em nossa honestidade de propósitos”, afirmou. A presidente disse que irá propor ao Congresso alteração na lei para que o governo federal atue pela segurança pública.

Quanto à corrupção, Dilma frisou que irá manter, “sem transigir um só momento”, o compromisso com o respeito ao dinheiro público, a autonomia da Polícia Federal e com o respeito à independência do Ministério Público. Sobre a Petrobras, a presidente disse que a estatal é a empresa mais estratégica para o país. “A que mais contrata e investe no país”, destacou ela.

“Temos que ter orgulho da Petrobras. Não podemos aceitar que tentem tornam a Petrobras vergonha do Brasil. Não podemos permitir que diminuam a importância dela para o país e evitar que os fatos irregulares possam voltar a ocorrer”, afirmou Dilma, frisando que manterá o modelo de partilha, a política de conteúdo nacional. “Vamos continuar acreditando na mais brasileira das empresas”, ressaltou. “Temos que fechar as portas para a corrupção, mas não temos que fechar as portas para o crescimento, o desenvolvimento e o emprego. Os pescadores de águas turvas não vão acabar com o modelo de partilha e de conteúdo nacional”, afirmou.

“Diante da crise sempre tivemos força para reagir. Nós somos capazes de reagir. Se a gente olhar para o futuro, vamos ver que nós temos uma força imensa, que é a nossa capacidade de sermos firmes, corajosos, eficazes diante do desafio e da dificuldade. Temos essa coragem política que faz com que a gente não desanime diante dos desafios. Cada um de nós deve agora colocar essa coragem política diante de si mesmo e dizer que nós não podemos vacilar, nem ter medo. Se tiver erro, aqueles que erraram que pague por eles. Mas temos que preservar a história deste partido e dos governos meu e de Lula”, complementou. 

“Nós somos os melhores para vencer os desafios, porque escolhemos sempre e principalmente diante da crise o lado dos trabalhadores e do povo brasileiro. Quem tem um lado é sempre melhor. Temos lado e competência e vamos fazer. Se existe um partido credenciado para conduzir o Brasil num período difícil, sem revogar o direito dos trabalhadores, é o PT”, disse. 

“Os que são inconformados com o resultado das urnas só tem medo de uma coisa: eles têm medo da democracia. Nós temos força para enfrentar e vencer os que buscar o retrocesso, para vencer o oportunismo e o golpismo, inclusive de forma dissimulada, Vamos vencer aqueles que não se conformam que os avanços sociais foram conquistados no nosso governo. Estamos juntos para vencer aqueles que tentam forjar catástrofes e querem aventuras”, concluiu.

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assisti na íntegra à comemoração

    Quero dizer que me senti “entre meus iguais”.

    A fala de Rui Falcão suave no timbre e conclusiva no conteúdo e a de Pepe me agradaram bastante.

    Lula sempre carismático. Deve, portanto, cuidar da garganta , pois precisará bastante dela de agora para frente.

    Quanto a Dilma, sempre me dá a ideia de que NÃO vislumbra nem de longe O QUE DE FATO A AGUARDA e no que está envolvida ou até mesmo O QUE ESTÁ ENVOLVIDO NESSA BAGUNÇA TODA.

    Creio que não só a mim cause tal impressão.

    Pediram que a militância continue nas trincheiras esclarecendo, defendendo o projeto do PT de governo.

    Mas é PRECISO QUE ELES TOMEM AS PROVIDÊNCIAS CERTAS, caso contrário … 

  2. Ambiente

    A estratégia da mídia-oposição-parte de algumas instituições, etc. Desde a campanha: se não der aécio, vamos criar o clima para o golpe, “!sem descanso”, e nisso se encaixa a trégua que deram ao eduardo cunha, candidato preferencial da mídia e oposição para dirigir a santa camara dos deputados. Não creio que toddo o judiciário e todo o mpf esteja de acordo com este clima de golpismo, mas a parte que está, creio a minoria, recebe toda a atenção da imprensa cartelizada, daí o aparente sucesso da empreitada “desgaste”. E termos como “estima”, “ouvi dizer que”, “conclui”, viram verdades absolutas. Já vimos isto antes algumas vezes, não se conformaram com a derrota, querem vingança, não importa se haverá uma república fisiológica, a verdade é que já deram um indicaticativo de ou vai ou racha.

  3.  
    A Dilma mostra a cada

     

    A Dilma mostra a cada discurso que está desconectada da realidade. Idem com o PT. Idem com o Lula.

    Todos estão desconectados da realidade. Por isso estão sendo engolfado pelos acontecimentos. Se você não tem um diagnóstico, suas decisões sempre serão equivocadas.

    Esse trololó do golpe simplesmente não cola mais.

    Estamos vendo o milagre da democracia acontecer e esse é um momento mágico. Nuncaantesnahistoriadestepaiz nós vimos a justiça, o ministério público e a Polícia Federal agindo de forma tão firme e transparente. O povo está vendo a Justiça pela primeira vez funcionar realmente.

    Não sei se isso é apenas um lampejo, ou realmente está vindo para ficar, mas a impressão, agora, é que existe alguém para nos defender.

    Povão está se lixando para vazamentos de informações, etc. Ele sabe que quanto mais as coisas vierem a ser públicas menos chances de os responsáveis se safarem.

    Esqueçam o golpe. Se esse governo cair, a população vai entender que apenas a justiça foi feita.

     

     

    1. Tolinho, então você acredita

      Tolinho, então você acredita piamente que o país vive uma democracia quando um helicóptero com meia tonelada de cocaína é pego pela polícia e nada acontece, com a benção da polícia federal, só para não atingir figuras proeminentes da direita mineira.

      E que tal a condenação de Dirceu num processo manipulado e conduzido por um sujeito doente com pressão da mídia?

      E que tal a democracia que você acha que existe onde um processo de sonegação com a globo como devedora é surrupiado de dentro da receita federal por uma servidora e nada acontece?

      Filho, você é um ingênuo! 

  4. Metáforas

    Apesar de todos os acidentes de percurso da administração petista, todo brasileiro tem que esperar e torcer por  um ano sem inflação alta e com baixa taxa de desemprego.Se acontecer o contrário nestes dois pilares do governo do PT, cairá o último dique que vem sustentando a avalanche tsunâmica direitista e a lama da corrupção fermentada pela mídia tradicional.E  aí?

  5. Aplicar a Constituição

    Aplicar a Constituição Federal agora virou golpismo?
     

    Queria saber por onde andavam os petistas no impedimento de Collor? 

    Pergunta retórica, estavam todos na linha de frente, todos de caras pintadas e vestidos de preto, pedindo o impeachment.

    Se Dilma tiver culpa no cartório, vai cair sim. Tudo dentro da lei.

    1. Não passarão

      Sabe qual é a diferença entre nós e vocês? Você posta isso aqui, acha que está com a verdade, tem todos os jornais e veículos de televisão ao seu lado, e aí vai dormir tranquilo, odiando os petralhas. No dia seguinte, acorda, liga o jornal, e eles revalidam a sua “verdade” e você fica ainda mais tranquilo e mais disposto a postar mais. Assim você a esfrega (a sua verdade) na cara destes petralhas.

      Na fila do banco, na hora de comprar o seu pão, no churrasco com o cunhado, repete a mesma ladainha, e todos concordam e riem juntos, um dando incentivo ao outro. Está tudo bem, todos odeiam o PT. Eles vão perder.

      Enquanto isso, nós, do outro lado, estamos trabalhando, militando, fazendo trabalho de base, convencendo e conscientizando o máximo de pessoas possível. Os mais politizados, integrantes de movimentos sociais, dos partidos de esquerda, a militância, estão fazendo esse trabalho com ainda mais intensidade, de maneira ainda mais organizada e sofisticada. Um trabalho incansável, nobre, pois seus objetivos são nobres. São os desejos e aspirações das massas. É a verdade, sem aspas. Sem jornais e sem risadinhas macabras em eventos sociais de classe média.

      Foi assim na eleição da Dilma ano passado. Eleitores do Aécio (leia-se: gente que odeia o PT) achando que o PT iria perder por puro e simples fato da natureza. Afinal, o meu círculo social, a minha timeline de Facebook, o jornal que eu assisto e toda a realidade com a qual eu tomo contato me diz isso. Todos odeiam o PT. E aí vocês não fazem nada, confortáveis que estão.

      Enquanto isso, enquanto vocês se incentivavam e validavam uns aos outros as suas verdades, numa realidade auto-contida, existia um mundo de militantes convencendo até a própria sombra da necessidade de se votar em Dilma Rousseff. Todos os dias, todas as horas, até o fim da eleição. Pode dar o número que quiser na pesquisa eleitoral, o trabalho não diminui um centímetro.

      E tem sido assim, em maior ou menor medida, nos últimos 12 anos. “O PT vai cair, é óbvio”. Não cai. Esteve todo esse tempo no poder. Não caiu no Mensalão e não vai cair no Petrolão.

      Não passarão!

      1. Gabriel, para que esse texto

        Gabriel, para que esse texto tão grande para me convencer que o impeachment de Dilma não é correto dentro de CF de 88?

        Tais viajando meu caro.

        Se a LEI nos permitir, PASSAREMOS sim, nós da oposisão, a defender nas ruas, que está do nosso lado, o Impedimento de Dilma Rousseff. 

        Tudo dentro da lei!

        1. Mas que lei, seu idiota? A

          Mas que lei, seu idiota? A lei diz que a presidenta foi eleita democraticamente e permanecerá em seu cargo a menos que tenha cometido algum crime. Que crime Dilma cometeu? Esclareça e prove!  Se não, qualquer tentativa de tirá-la do cargo será golpe. E golpe é crime.

  6. O que eu vi.

    O que eu vi e ouvi, mais uma vez, é a convocação da militância para defender o legado do PT. Mas de novo?! Sempre é a militância que dá a cara pra bater, porque os dirigentes do PT se comportam como se não tivessem a caneta, o poder. Se temos um ministro da Justiça que não consegue controlar seus próprios subordinados(PF), se temos uma presidente incapaz de se comunicar para confrontar o que a mídia bandida diz, mesmo dispondo de 2 canais de TV(NBR e TV Brasil), se temos um presidente do PT que não inspira a minha confiança, se vemos o partido se rachando por discordância com as atitudes do governo(caso de Marta Suplicy), porque nós temos que dar a cara a tapa? Meu Deus, o PT tem o poder, use-o conforme os limites que a Constituição impõe! Eles podem se defender melhor do que nós, pobres mortais que temos apenas o grito da rua para protestar! Sinto muito, mas para ser ajudado é preciso querer ser ajudado! De minha parte a militância acabou, assistirei aos acontecimentos de camarote. Eles que saiam de sua omissão e letargia e defendam o projeto do partido, foram eleitos para isso!

  7. Até quando?

    Lula aos golpistas: “vão prestar contas à história”

    Dilma: “temos força para vencer o golpismo”.

    Tenho ouvido muitas frases de efeito.

    Permitindo-me ser um pouco mais cruel, uma das campeãs:

    “É para isso que existe controle remoto”.

    Só que desde 2005 vejo destruirem o PT.

    Destruiram José Dirceu, José genoino, Luis Gushinken…

    O que nos restou?

    Esse PT que está aí.

    Arremedo do que foi um dia.

    O PT de José Eduardo Cardozo, Aloisio Mercadante, Paulo Bernardo…

    E nós!!!

    Com frases de efeito.

    Estou cansado.

    Por favor, alguém diga a Lula que só os grandes homens se preocupam com a história.

    Por acaso ele está lidando com algum grande homem?

    Por favor, alguém diga a Dilma que temos sim força para vencer o golpismo.

    Mas está faltando quem a use e diga:

    VENHAM COMIGO. ESTOU COM VOCÊS.

    Como pedir aos ministros para fazerem a batalha da comunicação?

    É com ela ou por ela?

    Até quando o Coração Valente vai continuar achando que os cargos estancarão essa sangria?

    Será que ela espera que fotos, sorrisos e cargos paralisem esse processo, cada vez mais perigosamente perto do objetivo maior?

    Ainda que tenhamos essa força, nós que estamos brigando no dia-a-dia, não estamos suportando mais tamanha covardia do governo e do PT.

    Enquanto dizemos frases de efeito e sopramos velinhas, a mídia, judiciário e grupos fortíssimos (percebam que não falo da oposição, essa é um desastre, aberração política) estão destruindo o governo, o PT, a Petrobras e o país.

    Aproveitem e relembrem a Lula que quem tem como objetivo destruir a Petrobras e o país por interesses que todos conhecemos, jamais estará ´preocupado com a história.

    Nesse passo, com essa covardia, não contem com a militância.

    Estão tão fora da realidade que sequer perceberam que a perderam.

    Corrijo.

    Os militantes ainda estão aí.

    Mas cada vez mais sem encontrar porque lutar.

    Como dizer a petistas que não desistam se vocês desistiram?

    O que mais se ouve são as pessoas dizerem que estão cansadas das “coisas do PT”.

    Vocês perderam a noção de tudo.

    Estamos tristes.

    Muito tristes.

    Perdemos um governo.

    Perdemos um partido.

    Perdemos a nossa história.

  8. Petrobras

    Esse “escândalo da Petrobras não vai dar em nada. Nem impeachment da Dilma, nem prisão do Lula. No máximo o Lula será levado à vara para depor na PF no 1º de maio! Afinal de contas a claque precisa ser agradada. Vamos para o próximo. A bola da vez será o BNDES. Esse pessoal começou a ficar “PREVISÍVEL” demais. BNDES O MAIOR ESCÂNDALO DA HISTÓRIA DO BRASIL DA ÚLTIMA SEMANA (TITÂS).

    Em tempo: sabe por que o Aécio está barbudo? PORQUE AS “PREVISÕES” INDICAM QUE O PRÓXIMO PRESIDENTE DO BRASIL SERÁ UM BARBUDO!!!

  9. A pesquisa da Datafolha

    A pesquisa da Datafolha mostra que despencou os níveis de aprovação da presidenta, o que faz sentido. Não é a Petrobrás, quem acredita nas historinahs da mídia já está com sua opinião formada há tempos, Dilma perdeu o apoio de quem votou nela e se sentiu traído.

  10. Tem que ir à televisão, em horário nobre

    Não adianta falar apenas em eventos do PT. Tem que ir às televisões, em horário nobre e lá, no campo delas, denunciar o golpismo, item por item. Demitir o Cardozo também ajudaria bastante.

    A impressão que dá é de que o golpe já foi acertado entre a Dilma, Lula, a “oposição”, a imprensa e o judiciário. Coloco Dilma e Lula porque a inércia deles chega a ser insultante – e falar apenas em eventos do PT é inércia, com cara de desculpa para ningue´m os acusar de que não fizeram nada.

  11. fazer a coisa certa não dará

    fazer a coisa certa não dará ao pt a erteza da continuidade no poder.

    a oposição mente e inventa desde 2003 e talvez tenha empanturrado

    o povão de tnatas mentiras que numa dessas consiga seus objetivos retrógrados.

    ms a história não os absolverá….

  12. Eu falei que os petistas

    Eu falei que os petistas estão desconectados da realidade.

    Popularidade de Dilma já da quase 50% de ruim e péssimo. Quando o escandalo da Petrobrás atingir os políticos e o PT será atingido em cheio o ruim e péssimo vai ultrapassar os 50% fácil.

    Numa situação de falta de energia, inflação nas alturas, escândalos de roubalheira e os eleitores mais pobres, quem sairá às ruas para defender a presidente?

    A Dilma já traiu o seu eleitorado vai ver o eleitora trair a Dilma.

    É por isso que digo e repito: Dilma deve renunciar e convocar novas eleições. Aí o Lula será obrigado a entrar senão a oposição ganhará de W.O.

    Seja qual for o ganhador, esse poderá fazer um governo de união nacional e aplicar soluções não ortotoxas para estancar a crise sem que o acusem de legislar em causa própria.

    O Brasil não merece os próximos dois anos de crise.

    Pense no país Dilma. Renuncie.

     

     

    1. Quem Ta desconectado da

      Quem Ta desconectado da realidade é você.

      o mundo Ta em crise é Dilma mantendo nosso empregos.

      quem precisa renunciar é a mídia golpista, que trabalha contra o Brasil.

      Quem precisa renunciar são nossos congressistas corruptos que trabalham contra o Brasil,

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador