Erundina participa de reunião do Avante

Jornal GGN – A deputada Luiza Erundina participou de reunião do projeto político Avante e foi recebida com deferência pelos militantes presentes. O projeto pretende se formar como partido político de esquerda, “baseado em conceitos de bem viver, respeito ao bem comum e que trabalha com o conceito do ecossocialismo”.

Erundina é recebida como ilustre em debate de novo partido de ex-marineiros

Por Ana Fernandes

Do Estadão

‘O novo é Erundina, é o sonho que nunca envelhece’, disse o historiador Célio Turino, um dos idealizadores da nova sigla Avante

Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo e atualmente no PSB

São Paulo – A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) foi recebida como visita ilustre na reunião de militantes de um novo projeto político, provisoriamente batizado de Avante, na capital paulista. O projeto envolve pessoas que foram ligadas ao Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, como o historiador Célio Turino, o sociólogo Marcelo Soares e o jornalista Emílio Franco Jr., e conta com outros interessados também. O grupo deixou a Rede decepcionado com a decisão de Marina de apoiar o senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.

Como apresentou Turino, é um partido esquerdista, baseado em conceitos de bem viver, respeito ao bem comum e que trabalha com o conceito do ecossocialismo. Turino relatou às cerca de 100 pessoas presentes que o movimento, nascido há cerca de dois meses, se inspira em partidos como o Podemos da Espanha, horizontal e com círculos autorais, e que se vê como uma opção de segunda via, pois o que existe hoje no Brasil, para ele, é a mesma representação de uma única casta política.

Ao ser anunciada, Erundina foi bastante aplaudida e reverenciada pelo grupo. Turino criticou o sistema político partidário brasileiro, em que partidos são criados para negociar fundo partidário e tempo de televisão. Disse que figuras públicas que de fato servem à população e que mantêm a coerência são cada vez mais raras. “O novo é Erundina, é o sonho que nunca envelhece”, disse ao apontar para deputada e ex-prefeita da Capital, na primeira fila da plateia.

Turino defendeu a necessidade da criação do Avante, argumentando estarem corrompidos os partidos existentes dentro do sistema de “castas” políticas e que não buscam mais o bem viver da população. E citou como exemplo a recente indicação de Gabriel Chalita (PMDB) como secretário de Educação na Prefeitura comandada por Fernando Haddad (PT), articulação que nos bastidores diz-se ter sido fechada com vistas em uma parceria para a reeleição de Haddad em 2016. “O secretário de Educação de Erundina foi Paulo Freire. Hoje, por um cálculo eleitoral, entrega-se a secretaria para o Chalita. O sistema corrompe até pessoas bem intencionadas, orientadas, mas que entram numa lógica do sistema que é fatal”, disse em referência ao prefeito.

O filósofo e engenheiro Bruno Cava, outro idealizador do Avante, abriu sua fala também com uma reverência a Erundina, dizendo que tinha apenas 9 anos quando ela assumiu a prefeitura, em 1989, mas que vê até hoje a importância de sua gestão. “Temas como o passe livre e o IPTU progressivo eram debatidos dentro do gabinete quando a Erundina era prefeita, hoje são consideradas pautas fundamentalistas”, afirmou – a reunião é realizada em um prédio na Avenida Paulista, que recebeu um protesto do Movimento Passe Livre, contra o aumento da tarifa de ônibus de R$ 3 para R$ 3,50.

Apesar das deferências, a deputada disse estar presente para participar da discussão política. Em entrevista ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, na quarta-feira, 14, Erundina afirmou não pensar em deixar o PSB. Erundina falaria ao grupo após a apresentação do espanhol Javier Toret, pesquisador e fundador do partido X.

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais um partido? Logo os

    Mais um partido? Logo os partidos brasileiros não serão mais “partidos”, serão de apenas 1 politico. Cada um com o seu.

  2. Vou acreditar em resistência

    Vou acreditar em resistência e coerência política no dia em que um ex-qualquer partido quiser retornar com um grupo forte e relançar as bases da coerência partidária ao seu partido de origem. Fora isso, tudo não passa de intenções, nada mais que intenções. Lutar é ficar e não fugir ou retroceder. Afinal, todos os partidos tem várias correntes e vários interesses, não?

  3. Agora é sério

    É preciso reduzir o número de partidos políticos.

    Uma amiga que tinha a tara de assistir o horário eleitoral dos partidos mais exdrúxulos se declarou enfastiada. Não são mais nem engraçados, já que os marqueteiros razoáveis se universalizaram.

    Se nada for feito, a direita que quer manter o povo apolítico terá todas as armas. Dadas de graça por políticos à esquerda, como Erundina. Chega de partidos do eu-sozinho! Antes que a população diga Basta! para a política.

  4. enquanto isso

    Na “democra CIA” dos EUA estão há mais de 200 anos nesse jogo se solteiros contra casados, de democratas contra republicanos, do Boi Garantido contra o Caprichoso. Enquanto isso, quem realmente manda está por cima desse jogo.

    Brasil começou binário, seguiu em 86 com maioria absoluta do PMDB, em ambas as câmaras e nos Governos de Estado (apenas Pernambuco não era do PMDB). Hoje estamos com mais de 30 partidos, o que denota não apenas falta de diálogo construtivo e sinérgico em favor do Brasil, mas denota a enorme força de quem verdadeiramente manda (os mesmos que mandam nos EUA e no mundo), nos projetando para esta Torre de Babel política.

    1. E nesta torre de babel,

      E nesta torre de babel, Alexis; o PMDB ainda continua dando as cartas e a deixar os governantes como dependentes obedientes.

       

       

       

       

       

       

       

       

      1. O PMDB é uma espécie de pós-graduação …

        do conservadorismo brasileiro, onde os grandes interesses vem buscar seus ”talentos”.

        Veja o caso do Eduardo Cunha. Teve que passar por igrejas e rádios diversas para agora ser a grande esperança ”branca”.

  5. Muito bom

    O renascimento da Esquerda através de um movimento como esse pode ter a capacidade de oxigenar nosso sistema político, que respira por aparelhos e caminha para o coma irreverssível, como o sistema político norte americano, onde o coma já dura mais de um século.

    A criação deste movimento a esquerda é também oportuna, porque do outro lado, os liberais que também não aceitam o sistema partidário verticalizado hoje vigente, buscam a horizontalização da participação política na defesa de suas idéias liberais, através do Novo, que está seduzindo muita gente.

    O apoio de Erundina é muito bom, mas há que se ter muita, mas muita, prudência ao aceitar apoios e adesões de pessoas que já militam na política, que já detém ou detiveram mandatos, sob o risco da infiltração dessa gente corromper o movimento.

    Participei quando da chegada de um movimento vindo da Europa para o Brasil na década de 90. Alguns anos depois vi o apoio do partido sendo vendido, ao vivo e  a cores, na reunião da executiva municipal, porque não houve prudência, e sim deslumbramento, quando apareceram as adesões políticas. Hoje, o partido que tem deputados federais, estaduais, prefeitos e muitos vereadores, sequer lembra o que foi quando apareceu por aqui.

  6. Nem começou e já mudou de nome?

    Não seria chamado de Queremos?

    Cá pra nós, o nome parece de partido ligado a militares.

    E lá está Erundina, a Imaculada. Foi lá só para aparecer na foto dizendo que não vai se misturar porque senão macula suas vestes. Ainda estou aguardando uma fala da Imaculada sobre o avião sem dono que seu partido utilizou na campanha presidencial.

  7. Essa, que para não macular

    Essa, que para não macular sua biografia, rejeitou a aliança com Haddad em SP, está cada vez mais sem rumo. Parece até que virou “celebridade” e, a cada hora, inventa uma novidade para estar na mídia. Faz a mesma linha de Simon, Cristovan Buarque e outros, que ficam muito no discurso mas, de prático para o social, nada.. 

  8. Acho que temos poucos

    Acho que temos poucos partidos consistentes, com conteúdo ideológico. Estamos repletos de caça-níquel, de partidos do stabilishment sem rumo nem projeto ou partidos acovardados.

    Um partido com Turino, tão importante elemento junto aos Pontos de Cultura, chancelado por Luíza Erundina, vale duas bancadas de um PSD. Não dá para pautar a política apenas com o presente. É preciso espaço para o futuro, e partidos ideológicos como o Avante, terão militância para estimular pautas. É o mínimo para uma Democracia. Não é possível que apenas partidos com Bolsonaros se multipliquem (todos os últimos surgidos têm identidades ambíguas, isto é, a Deus-dará).

    Tenho certeza de que pessoas como as envolvidas não farão partido político caça-níquel, nem terão medo de apontar determinadas pautas, que hoje são fundamentalistas. Realmente de poder sintético impressionante essa fala: “O secretário de Educação de Erundina foi Paulo Freire. Hoje, por um cálculo eleitoral, entrega-se a secretaria para o Chalita”. Os partidos do presente chancelam o que? A burocracia, a falta de participação, transparência e controle social. A negociata privada. No partido do presente, ignora-se o futuro.

    Pessoas do Portal devem entender que existem pautas civilizatórias que ainda não avançaram em nosso país. Que pouco impactam cenários macroimportantes, que são do nível da micropolítica, mas são trocadas, flexibilizadas ou abandonadas por uma governabilidade débil. Formas alternativas de financiamento ao transporte como a tarifa zero, Casamento igualitário, regulamentação do uso da maconha, aborto, novo modelo de polícia não mais baseado em princípios de uma Ditadura, minorias e direitos culturais, uma pauta extensa que não entra na agenda dos grandes partidos, mas, que precisa ter voz e representação. Não são apenas pautas estúpidas ou estéreis de conteúdo e relevância, são pautas que avançam nos Direitos Civis, tão ausentes e que não vão adiante neste Brasil Casa-Grande de segmentos privilegiados. São pautas que abrem um novo espaço no leque na cidadania, uma nova geração de direitos que não se vinculam tão somente ao trabalho/previdência, Não deixam ninguém mais pobre, nem mais rico, não degenera nem santifica sociedades, mas, é tabu. Que democracia é essa sem essa representação?

    Minha grande crítica ao PT, partido tenho votado nas últimas 5 eleições presidenciais, é o acovardamento de sua cúpula para tais temas, além de outros importantes, como imposto sobre grandes fortunas e a pluralização e democratização da mídia em nome de um apaziguamento junto as elites e a mídia que nunca virá.  

  9. Vanguardas são sempre

    Vanguardas são sempre importantes em qualquer sociedade. E reconheço que estamos com um défcit disso por aqui; por aqui e pelo mundo. Após sacudirmos um pouco a poeira da desiguldade infame no BRasil, é preciso levantar mais poeira numa sociedade conservadora, autoritária e ignorante como a nossa. Aí é que entram as vanguardas.

    Não tenho informações sobre nenhuma das pessoas citadas na reportagem sobre o tal Avante; faço votos que sejam tudo o que pensam que são. Eu só queria saber quais são as ideias do grupo com respeito à sociedade. As críticas generalistas ao Estado e a tudo o que está aí são claras e pertinentes. Mas como pretendem fazer para mudar certos valores e práticas da sociedade que costumam alimentar o sistema político tal como é? Como disse antes, nossa sociedade é conservadora, autoritária e ignorante; pelo menos a meu ver. Se conseguir fazer com que se pense no bem comum no Brasil, já convence. E não estou falando dos políticos e dos partidos, estou falando dos brasileiros.

     

  10. luiza erundina

    No meu modesto entendimento, Luiza Erundina cometeu dois grandes erros em sua vida política, um excesso que a desqualifica definitivamente para a política nacional: o segundo, mais recente, foi seu apoio à Marina Silva; o primeiro, mais antigo, foi ter preterido meu nome para o posto de Administrador Regional da Sé, quando assumiu a Prefeitura da Cidade de São Paulo. Tenho dito.

  11. E, provavelmente, anti PT.


    E, provavelmente, anti PT. Essas ex já cansaram a paciência. Por que não lutam contra o pmdb, o partido prostituto que está sempre corrompendo governos, impedindo o avanço desse país?

  12. errundina quando prefeita, pt

    errundina quando prefeita, pt ainda tinha politica de nao alianca, sua briga com partido foi a direita, os avancos atribuido a ela em sua admistracao foi muito mais fruto do partido que dela, uma das aliancas foi o forum empresario trabalhador para reativar o centrao, de um lado sindicado do bancarios, gilmar carneiro e dos empresario o pres do banco de boston henrique meirelhes.

    NAO VACILHOU EM TRAIR ao referendar o golpe tucano e virar ministra do governo que implaria o NEOLIBERALISMO, com suas privatizacoes etc,,,,

    mais recentemete, apoiou projeto marina, neoliberal e bancado pelo mercado

    HISTORICO de inocente nada,,,,,,,,,,,

    o personalismo fica atras do atraso pessoal que é

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador