Erundina: “PSB hoje não é nada, está sem identidade pelos erros” da eleição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Ao Valor, a deputada federal que caminha para o último mandato ainda disse que o partido não deveria ter apoiado Aécio e nem seguir fazendo alianças e concessões à direita

Jornal GGN – Rumo ao último mandato na Câmara, a deputada federal Luiza Erundina concedeu ao Valor uma entrevista publicada nesta segunda-feira (15), no qual faz críticas ao PSB, seu partido desde 1997, principalmente em função da última eleição presidencial.

Erundina foi uma das coordenadoras da campanha e caminhou bastante ao lado de Marina Silva, cabeça da chapa majoritária, durante a disputa. Porém, não poupou a legenda de críticas pelos erros cometidos na busca pelo principal cargo no Planalto.

Ao jornalista Fernando Taquari, Erundina disse que o PSB, antes de mais nada, “tem que voltar a ser socialista. Hoje, não é nada.” Para a deputada, a sigla está completamente “desfigurada e sem identidade pelos erros todos que cometeu”. Ela citou as concessões feitas a segmentos conservadores, o apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno presidencial contra Dilma Rousseff (PT) e, agora, a guinada à direita no Congresso, apesar do discurso de “independência”.

“Essa dubiedade mostra que o PSB não tem um projeto para o país e, pior, está distante de se seus compromissos originais. Um partido não deve existir para disputar o poder a cada quatro anos, mas para propor soluções aos problemas estruturais do país”, criticou.

Para Erundina, a aliança com Aécio esvaziou o discurso de terceira via que o PSB vinha pregando durante a eleição. “O [Eduardo] Campos dizia que deveríamos quebrar a polarização para ser a terceira força. Ao optar por um dos polos, você não só preserva a polarização, como fortalece um dos lados. (…) Discordei da posição de Marina no segundo turno, especialmente da forma como se deu. Ela até colocou o emblema do outro candidato no peito”, comentou.

Ainda sobre Marina, Erundina ressaltou que a ex-ministra do Meio Ambiente entrou para o PSB apenas para viabilizar-se como candidata. Dessa maneira, não há como esperar que Marina represente todos os interesses do Partido Socialista, algo que ficou claro durante a eleição. Agendas históricas do PSB como a regulação da mídia, a soberania brasileira no plano internacional ou mesmo os direitos de mulheres e homossexuais ficaram de fora do programa de governo que Marina apresentou. “Ela não deu conta”, opinou Erundina.

Manifestações golpistas

Sobre os atos públicos que pedem a deposição de Dilma Rousseff seja por intervenção militar ou impeachment, Erundina disse que acha tudo “um absurdo, fora de época”. Segundo ela, não há mais “ambiente” para isso, no sentido de que nossa democracia não está suficientemente forte para dar margem a esse tipo de pleito. “A nossa incipiente democracia foi conquistada com perdas humanas. (…) Essas manifestações mostram o atraso da nossa sociedade e o vazio dos partidos.”

Erundina afirmou que não entrará na disputa eleitoral a partir de 2018. Este ano, ela foi eleita com mais de 170 mil votos para seu quinto e último mandato na Câmara Federal. Com 80 anos, a socialista justificou a decisão da seguinte maneira: “Acho que a gente tem que ter consciência dos limites a partir de um certo momento da vida. Tudo tem começo e fim. Agora, o fato de eu não me candidatar mais não significa que vou me afastar da política.”

A entrevista completa pode ser lida aqui. Nela, Erundina ainda faz uma avaliação do governo Dilma, fala de suas prioridades para os próximos quatro anos e critica o trabalho da Comissão Nacional da Verdade.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto ela podia pular de

    Enquanto ela podia pular de um partido para outro sem perder o mandato, ela o fazia, agora, o que aconteceu? De repente caiu nela a virtude da fidelidade partidária? Um pouco tarde tuas observações, não dna Erundina?

        1. É. Pimenta nos olhos dos outros nao arde nada…

          Se ela foi eleita, e nao pode mudar de partido sem perder o mandato, isso para mim é justificativa mais do que suficiente para que ela continue no partido. O contrário seria desrespeito com os eleitores que a elegeram, e auto-prejuízo desmerecido, porque ela foi contra o apoio, nao tem que pagar pelos erros do partido. 

  2. PSB, FAÇA O QUE A MARINA NÃO FEZ!

    A Marina Silva é um estelionato eleitoral. Construiu um partido em que os filiados discutiram seu estatuto, que foi apresentado a todos; e depois registrou outro completamente diferente em Brasília. Enchem a boca pra dizer que representam a NOVA POLÍTICA, surgida na Europa por partidos como o espanhol Podemos e o italiano Cinco Estrelas; mas não adotam o mandato coletivo, nem a participação efetiva dos filiados pela internet, como eles. Pelo contrário, fez uma convenção secreta em Brasília, e dificultou ainda mais as deliberações diretas dos filiados do partido. O PSB não ter indicado candidato próprio, com propostas radicais contra a corrupção, foi um grande erro.

    Apoiar o PSDB é uma verdadeira aberração. Agora vai ficar a pergunta aos dirigentes do PSB: Quem ganhou, com o partido perdendo a referência que era na política?

  3. PSB SEM COMANDO

    Partidos políticos no Brasil é caso complicado de entender.

    Transatllatico sem comandante fica a deriva sobre as ondas.

    Como pode um partido tão importante e tradicional como o PSB ficar a mando de políticos gananciosos e individualistas que só pensam em si mesmo para ganhar fama, poder e dinheiro. Caso de Beto Albuquerque, este outro que se elegeu governador do DF, e este tal de Siqueira.

    Vão se afundarem até o cabelo na lama.

    Pena esta destruição total do grande PSB de Miguel Arraes.

  4. Erundina, um dos grandes

    Erundina, um dos grandes erros do seu partido foi feito pela sra. mesmo. Ficar acreditando, andando e dando trela para a Marina foi demais. Agora unir-se ao PSDB (pq sera heim ?), se tornando um novo  PPS foi demais da conta. Um partido político existe pelos seus componentes e suas idéias, jamais por uma simples sigla!. Foi bom para conhecermos o candidato a vice do Eduardo. Ah o que o dinheiro não faz, o PV que o diga.

    1. Li outro dia, me esqueci de

      Li outro dia, me esqueci de guardar a fonte, que a Erundina é ligada aos conglomerados de comunicação.

      Alguém mais ligado pode fornecer mais informações?

      1. Pelo contrário. Ela sempre defendeu a regulaçao da mídia

        Lançar uma “hipótese” dessas, sem qualquer comprovaçao, e na verdade contra os fatos, é CALÚNIA! 

  5. Dúvida: Retirada de Assinaturas da “rede”!

    Nassif, faço aos colegas o seguinte questionamento:

    Após as indas e vindas, roída a corda dos compromissos com as  recuadas de Marina, será que ela não decepcionou alguns ou muitos dos que franquearam suas assinaturas para criar o partido “rede”?  Não há mecanismo disponível para os que se sentiram lesados com a nova postura da emergente neo-candidata da direita brasileira mudarem de opinião e se abster de participar deste estelionato eleitoral?

  6. O PSB não explicou nada sobre o avião!

    Erundina alguma vez acreditou nessa terceira-via ? Se Eduardo Campos tivesse vivo, no 2 turno ele também teria optando por um lado. A tentação é forte demais. E não ficaria surpresa se tivesse sucubido ao PSDB e sua aliada-amiga imprensa. 

    E ela acerta em dizer que  “Essas manifestações mostram o atraso da nossa sociedade e o vazio dos partidos.”

    Carecemos de partidos que nos representem ideologicamente. Mas com a atual conjuntura politica, teremos ainda muitos partidos de siglas vazias, que não dizem nada. 

  7. Erundina

    Considero decepcionante a postura adotada pela Erundina no pleito encerrado em 26/10.

    Uma liderança que estivesse realmente preocupada com o seu partido e seus eleitores jamais os trairia da forma como ela fez. Não adianta agora por a culpa nas demais líderes da legenda, pois se você não concorda, pode se afastar da campanha divulgando suas razões à população.

     

    1. E ela fez isso no segundo turno. No primeiro nao, pq concordava

      Nao é obrigada a ter a mesma opçao eleitoral que eu ou você… Era a candidatura do partido dela, até aí tudo OK. 

        1. Porque foi eleita e nao poderia fazê-lo sem logar o mandato fora

          Querer que ela jogasse o mandato fora é de uma hipocrisia total. Ela nao apoiou o apoio a Aécio, e nao tem que pagar pelos erros do partido, que inclusive ela está denunciando. E seria um desrespeito com os eleitores dela. 

  8. O que se assiste agora é o

    O que se assiste agora é o resultado final do delirio presidencial do falecido Eduardo Campos, por conta de um projeto pessoal tresloucado e sem nenhuma viabilidade ele destruiu o partido que seu avô construiu, a jogada de por Marina como vice, vista por alguns como um golpe de mestre, foi a pá de cal na unidade do partido, esse corpo estranho inserido apressou a colocação da letra “D” na legenda, coisa que o Campos já ensaiava desde que resolveu cuspir no prato que comeu, agora restou muito pouco para os que ainda acreditam no PSB sem o “D”.

  9. Era tudo tão previsível, que

    Era tudo tão previsível, que todos sabíamos que ia dar errado desde o começo, daí foi só piorando, o que me impressiona é o grau de analfabetismo político de um partido como o PSB, bastava dar uma passadinha de vez enquanto por aqui pra evitar essa pataquada monumental, mas a ambição cega as pessoas, agora é tarde!

  10. Juro que não entendo…

    A deputada diz que é um erro grotesco ter apoiado o PSDB no 2º turno da disputa presidencial, mas e o PSB paulista?

    Há quantos anos apóia o governo tucano no estado?

    De que partido é o vice do Alkimin que foi elito em outubro?

  11. Depois do caldo entornado…

    …aparece um monte de gente pra dizer “eu avisei, eu não concordei na época”, etc…

    De resto, é só Marina fazendo o que aprendeu a fazer muito bem desde que deixou o PT: descaracterizar e rachar partidos com seu comportamento conservador embalado em discurso de mudança pela mudança. E com isso reforçando o protagonismo do PSDB na Oposição.

    Não ouso dizer que isso é programado, mas se alguém quiser pensar que sim tem todos os elementos pra isso.

    Só se surpreende mesmo quem não se informa. Eu não estou nem um pouco surpreso. E já sei que a Rede vai ter o mesmo fim – se chegar a sair do papel.

  12. Erundina já teve momentos

    Erundina já teve momentos melhores. Já teve momentos excelentes, aliás. Mas essa passagem dela pelo PSB e pela candidatura Marina foi mesmo um desastre. Essas declarações teriam algum valor se fossem emitidas em outubro, não agora, no meio de dezembro. Pode mesmo ser arrependimento, mas fica parecendo demagogia.

    1. Mas foram feitas antes do segundo turno…

      Sejamos justos, gente. Acreditar em Marina foi de uma ingenuidade monumental, mas era a candidata do partido dela, até aí OK. E quando Marina optou pelo apoio a Aécio Erundina denunciou e pulou fora. 

  13. O poder?

    Não, deputada, a cada 4 anos não se disputa o poder, disputa-se o governo, o que é bem diferente. O poder está nas mãos de meia dúzia de banqueiros, rentistas e especuladores, assim como da mídia a serviço deles.

    1. Distincao crucial

      Muito grato, Locatelli, por deixar este ponto bem claro.

      Quanto ‘a Erundina, poderia ter feito historia naquele momento e se preservado para este momento, mas nao; preferiu seguir a reboque.  Isso depois de se recusar a ser a vice de Haddad por causa de uma foto involvendo o apoio de Maluf ao mesmo. Torturou a coerencia de sua bela biografia.

    2. é isso. distinção necessária

      é isso. distinção necessária e funatmental.

      infelizmente essa distinção não é feita nem por políticos

      e nem por analistas políticos- nem pelos de esquerda

  14. Por que não pediu o boné e

    Por que não pediu o boné e pulou fora do barco ?

    Agora já era, está marcada.

    Apoiou a Marina Silva é o Aécio.

    É isso que vai passar para a história.

    1. Ela NAO APOIOU O AÉCIO!

      Criticou desde o segundo turno o apoio dado por Marina. Podemos censurar o próprio apoia a Marina, mas era a candidata do partido dela. Sejamos justos. 

  15. Um pouco atrasada. Sérgio

    Um pouco atrasada. Sérgio Sérvulo deixou o PSB há uns três anos, com uma carta em que questionava os rumos que o partido estava tomando.

  16. Grande quadro para qualquer
    Grande quadro para qualquer partido! Afastou-se o Simon, breve a Erundina. Nitidamente contrariada com o rumo que o partido tomou. Não há vestais imaculadas em nenhum partido. Em matéria de alianças e apoios questionáveis, estamos bem servidos em todo o espectro partidário. Todo ele. Erundina nem de longe é páreo para um Roberto Freire por exemplo. Não misturemos alhos com bugalhos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador