Hoje, Brasilianas.org entrevista Márcio Pochmann para avaliar crise no PT

Índice de rejeição ao partido em cidades do ABC Paulista chega a 75%

Para avaliar a crise enfrentada e as propostas discutidas dentro do PT em favor de mudanças estruturais, Luis Nassif recebe hoje (6) no programa Brasilianas.org da TV Brasil o presidente da Fundação Perseu Abramo e ex-presidente do IPEA, Márcio Pochmann. Não perca e participe encaminhando perguntas que poderão ser selecionadas ao vivo, clique aqui

Em recente encontro com padres e dirigentes de entidades religiosas na sede de seu instituto, o ex-presidente Lula criticou duramente o governo Dilma e admitiu que o Partido dos Trabalhadores vive uma crise. Segundo pesquisas internas do PT, o índice de rejeição do partido em cidades do ABC Paulista – coração da legenda – chegou a 75%.

Já pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada dia 1º de julho, apontou que apenas 9% da população analisa o governo da presidente Dilma Rousseff como bom ou ótimo, enquanto 68% analisam como ruim ou péssimo, e 21% como regular. Ao deixar o governo, em 2010, o índice de aprovação de Lula foi considerado recorde, batendo os 87%.

O desaquecimento econômico que o país vive desde 2014, com perspectivas de melhoras apenas em 2016, e as constantes manchetes dos jornais ligando o partido aos casos de corrupção investigados podem estar por trás dessa queda de credibilidade. Se os índices de rejeição continuarem nos níveis atuais, dificilmente o PT conseguirá fazer um sucessor na próxima eleição presidencial, e menos cadeiras irá conquistar nas eleições para o legislativo.

Quando: Hoje, segunda-feira (06 de julho), ao vivo.
Horário: 20h00 às 21h00
Saiba como sintonizar a TV Brasil: Clique aqui.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O poder é o mais potente

    O poder é o mais potente alucinogeno existente, mormente naqueles que tem propensão a ele sem a devida estrutura, fisica emocional intelectual. Somente damos ouvidos ao alarme do instinto de sobrevivencia, qdo é tarde demais, qdo se encontra embotado pelo poder ou a auto estima é baixa. É da natureza, ninguem escapa desta realidade. Em alcoolismo dizemos que aquele que procura ajuda é porque chegou ao fundo do poço e sorte deste que procura ajuda, porque para os outros resta somente a morte prematura, a loucura.

    É impressionante como funciona este mecanismo de alienação para aqueles que alemejam antes de tudo, o poder. A ganancia é o que move o homem, é da natureza humana. 

    Aqui em são paulo repete-se em menor proporção o que acontece em brasilia. 

    “O problema é que Haddad não tem a periferia e também não tem os Jardins”.

    “Os vereadores organizam eventos nas suas regiões, o convidam, recebem a confirmação, mas no fim ele não aparece.”

    O pt no poder foi mais catolico que o papa. Afastaram-se do povo de forma inexplicavel, ou melhor, apenas vieram confirmar a premissa de que o poder alucina. A opinião de que o prefeito é incapaz de autocrítica é quase unânime no PT. Haddad não cumpriu várias promessas que o ajudaram a se eleger. E com o proprio pt é diferente?

    Pronto. Como a simplicidade é a que mais explica a realidade. O poder no Brasil, jamais se aproximou ou se originou do povo, da vontade popular. As decisões invariavelmente, nascem nos gabinetes e são impostas, não há consulta, muito menos preocupação com seus anseios legítimos. O que acontece no Brasil, acontece no mundo, a miséria é consequência do distanciamento e do descaso. Acontece que se a elite no Brasil pelo menos não atenuar com esta postura, a qualidade de vida, já extremamente precária, tende a se degradar muito mais, tornando a sociedade brasileira inviável como Nação. O Oriente Médio é o exemplo extremo da consequência da indiferença das elites com os anseios populares.

    A leitura atenta da história brasileira permite ver que suas grandes inflexões estruturais foram provocadas por decisões tomadas em momentos de grande crise e desafio nacional e internacional. Como aconteceu no caso da “independência” brasileira, por exemplo, que foi uma decisão “reativa” e pouco planejada, frente a um contexto de profunda transformação geopolítica e econômica. Historicamente as decisões são tomadas para administrar as crises e jamais para a implantação de um verdadeiro projeto de Nação.

    Hoje Dilma está sendo acuada por conta de erros anteriores, do próprio Governo Lula, de políticos que conviveram com atos ilegais, inclusive do PT. Alguns deles, de punho em alto, mostraram que as ações foram políticas e não por enriquecimento pessoal, colocando o viés político pertinente a ações que a rigor foram partidárias. Isso foi recebido com alivio e solidariedade partidária por muitos militantes. Mas, houve muitos com cara de culpado, que misturados dentro dos “punho em alto” quiseram esconder desvios pessoais de conduta; oportunistas que, em nome do PT, aproveitaram para encher as suas próprias burras e que hoje não há como defender, pois deixam o Governo vulnerável e envergonham o partido dos trabalhadores.

    E a dilma pra salvar o pescoço não encontrou outra solução a não ser repetir as manobras de sempre, mantendo os privilegios do donos do Poder, elementar meu caro.

    1. vou passar a te ler

      (talvez vc já tenha visto que acho o blog fraco, que me refiro a uma Irmandade que pensa de um jeitinho só, e que mal leio post-títulos e, quando leio, só vejo 1 ou 2 comeentários, o resto é previsível, uma quase unanimidade). Se puderes, eu gostaria que escrevesses mais sucintamente.

      Ah, tô aqui por masoquismo (e por uns motivos que citei nesses dias). Ficava mais no Multimidia do Dia, mas até aquela seção tá me desgostando, me desgostou de vez. Vou, agora, ver o Brasilianas, etc e continuar a reler O Retrato de Dorian Gray.

      1. Fontes de informação

        Eh ai amigão por minha vez, não é por masoquismo, qdo encontrei este blog foi uma grata surpresa, aqui se consegue um contra ponto em relação a midia tradicional, senão seria a mesmice anterior ao advento da internet. A primeira grata surpresa que tive ao usar a net foi o Orkut, ali como acontece neste blog, encontravamos a oportunidade de confrontar diversas opiniões em relação a midia tradicional. Como sabemos o Orkut foi desativado, este blog mantem o mesmo formato informativo, pessoas gabaritadas de alto nivel, distribuem informações sem outra intenção do que espalhar o conhecimento de forma altruistica.

        É por este motivo que a midia tradicional sofre grave reves, de forma gratuita conseguimos informações de alto nivel. pra que ler os jornais né não,?

        O Retrato de Dorian Gray é uma obra em que Oscar Wilde confronta o leitor com a perfeição impossível, as convenções dispensáveis ou a mortalidade inevitável. Wilde visualiza a cisão entre a aparência e a realidade objetivada na pintura.

        A pintura revela ou exterioriza o que o homem esconde: sua decadência, sua consciência, sua idade, sua corrupção moral e psicológica que o levará à destruição do próximo e, finalmente, de si mesmo.

        Muito boa leitura. Outra que lembro frequentemente é O Alienista de Machado de Assis, verdadeiras obras primas.

        1. com o passar do tempo

          claro que é uma alternativa, mas talvez você venha a achar que os comentários são… como eu disse, nem sempre tão alternativos assim. Mas, cada um, cada qual, talvez tua empolgação continue por muito tempo.

          Ótimo: Li O Alienista, também.Ótimas observações sobre O Retrato… (tenho as Obras Competas , de O. Wilde, claro que não li tudo). 

          Se não conheces Ibsen (pode ser meio sacal ler teatro), sugiro A Dama do Mar e O Inimigo do Povo, sugiro porque tem pontos em comum com Oscar Wilde.

          Abraço,

  2. pesquisas.

    Temos que ter um alternativa para a mídia golpista da REDE GLOBO, as cosias não estão tão ruim assim e a globo que cava este otimismo.

  3. Saul Leblon faz a pergunta:

    “”o que mais precisa acontecer aqui para que as lideranças sociais anunciem um comitê unificado contra o golpe e uma agenda política de repactuação do desenvolvimento?”

    Mirem-se no exemplo das lideranças de Atenas.

    Enquanto há tempo.”

  4. Maravilhoso Brasilianas !!!!!

    e o cara, Márcio Porchman, fala em linguagem quase coloquial, pausado, excelente. Uma quae síntese de sua cabeça (que parece também ter gostado o Nassif) foi nos lembrar que “O Partido deve estar à esquerda do Governo, e à direita dos movimentos sociais – Lênin”

    Parabéns!

  5. Muito bom.

    Como é bom ver pessoas como o professor  Marcio Pochmann trazer um pouco de luz nesse ambiente obscurecido pela mídia conservadora. Deu uma aula de História do Brasil, Sociologia e Política.

  6. PROTESTO

    Por que não posso assistir o Brasilianas pela internet? Ao meos o vídeo depois.

    É problema técnico?

    Está disponível e não estou sabendo?

    Se está, pq não disponibiliza no blog ou na página do programa na TV Brasil?

     

  7. o “FALE CONOSCO” do Brasilianas (e o e-mail do Webmaster também)

    Como faço pra enviar 4 questões????

    Tentei pelo e-mail que tá lá no site Brasilianas, mas retorna mensagem de erro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador