Líderes consideram ruptura do PMDB como um erro de Temer

Do Jornal do Brasil

 
Peemedebistas não querem o ônus de ter precipitado eventual queda de Dilma

Os menos de três minutos em que o Diretório Nacional do PMDB aprovou, por aclamação, e não por votos, a ruptura do partido com o governo federal podem ter um efeito negativo prolongado para o vice-presidente Michel Temer, principal articular do desembarque.

O sentimento de líderes do PMDB contrários ao rompimento, neste momento, é de que o governo, com o que eles vêm chamando de “erro tático do Michel”, pode conseguir os votos necessários na Câmara dos Deputados para arquivar o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Em reunião com a cúpula do partido nesta quarta-feira (30), segundo apuração do Jornal doBrasil, o senador Jader Barbalho classificou a insistência de Temer no rompimento como “uma burrada, que nem serviu para esconder o racha do PMDB”.

Os caciques do PMDB voltaram a lembrar que o governo “vai cair de maduro” e que se o partido empurrasse Dilma para o precipício pareceria oportunismo capaz de retirar a legitimidade de Michel Temer, caso o presidente nacional do partido assuma o Planalto. A cúpula do PMDB no Senado avalia que, aberta a porteira, o governo tem chances de sobreviver mesmo com poucos votos.

Dilma pediu aos ministros do PMDB um prazo para decidir o destino deles. Podem ficar no governo Kátia Abreu, Helder Barbalho em função do pai, Jader, e Eduardo Braga pelo que representa no Senado Federal. Com exceção da Agricultura, os demais cargos já entraram nos classificados do Planalto Central ou na cobiça de outros aliados. A permanência deles explicita um racha no PMDB e constrange Michel Temer.

Os movimentos adesistas dos partidos médios (PP, PSD e PR) que, teoricamente, podem totalizar 129 votos, provocam um vexame público aos ministros do PMDB que não querem largar o osso. Mesmo querendo ficar, o governo avalia que eles não têm o que entregar (votos) e já começou a leiloar os cargos ocupados até aqui pelos sem votos. Se estes mesmos ministros não conseguiram evitar o rompimento do partido, como conseguiriam votos pró Dilma? Neste caso estão Celso Pansera, Marcelo Castro e Mauro Lopes, contabilizados como 1 voto cada. 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

27 comentários

    • A pergunta é: se a Dilma não

      A pergunta é: se a Dilma não cair nesse pedido, o que acontecerá depois? Haverá estabilidade ou simplesmente o Cunha aceitará o próximo pedido de impeachment (tipo o da OAB)?

       

      Caso a Dilma consiga se salvar do golpe, o PMDB voltará correndinho a ser situação, que é o que sabe fazer de melhor…

    • Política

      O PMDB não é base aliada mas sim parte integrante do atual governo, pois alem de Michel Temer ter sido eleito vice-presidente pela chapa com a presidente Dilma, o partido e seus indicados ocuparam centenas de cargos na administração publica desde ministerios até diretorias de estatais incluindo aquelas sob investigação na Operação Lava-Jato. Tão pouco pode o partido se eximir de responsabilidade das propostas encaminhadas pelo executivo ao congresso porque alem de participar ativamente no executivo deu sustentação ao governo tanto no Senado quanto na Camara onde detem as respectivas presidencias e compunha juntamente com o PT e seus aliados maioria nas duas casas.

      Ao desembarcar do governo e ameaçar de expulsão dos integrantes que permanecerem,  o PMDB ASSUME O GOLPE DE ESTADO iniciado por Cunha quando aceitou o pedido de impiechment  em retaliação ao PT por não tê-lo ajudado a ocultar do conselho de etica da Câmara seus proprios crimes e se utilizou indevidamente deste instrumento constitucional para remover a presidente eleita do cargo sem que nenhuma prova fosse estabelecida. A partir dai passou a obstruir sistematicamente por 70 dias o andamento do processo contra si proprio e mais recentemente acelerou o processo contra a presidencia convocando seções segundas e sextas feiras. Para fechar com chave de ouro tentou alterar o regimento da interno mais uma vez para destituir as comissões em andamento inclusive a comissão de ética e com isso ganhar dois votos a seu favor e sair impune do processo contra ele na camara.

      Agora veremos se Temer ira seguir a determinação de seu partido e expulsar a si proprio do PMDB no dia 12 caso permaneça no governo ou se ira se declarar golpista para receber a presidencia da republica tornando assim o atual presidente da Camara o segundo homem da republica

      Enquanto isto continuamos a nos divertir com a patética cobertura de imprensa repetindo o mantra:

      Crise, crise, crise ohmmmmmmmm  apesar da crise… ohmmmmmm impiechmant não é golpe porque esta na constituição  ohmmmmmmm…

       

  1. Precisa se: analistas. Urgente. Otimo salario. Chamar (…)

    Os “lideres” do PMDB nao sao exatamente a moeda mais brilhante da fonte dos desejos, mas isso eh ridiculo!

    A ruptura do PMDB com o governo sao um erro DE EDUARDO CUNHA.

    Mais um.  Quanto ao picoleh de xuxu deles…  nao me interessa, ele eh irrelevante.

  2. Oportunistas

    Erro da gangue de Cunha e Temer, só marginais oportunistas. Mas ainda há a ala do PMDB que apoia o governo.

  3. mutante PMDB

     PMdb é um bicho mutante, ele muda continuamente pra sobreviver, ele  tem varias cabeças ,que pensam por si sós, tem uma fome voraz, esta sempre junto do lider mas se o lider enfraquece ele ataca, mas se acertou o rabo ou a cabeça o tempo irá dizer.

  4. O pior é que mesmo com todas

    O pior é que mesmo com todas essas patacoadas de cunho(a) criminoso a classe mérdia não é capaz de abrir olhos, ouvidos e narizes para verificar o ar putrefato que exalam esses de sempre. Estão festejando a posse do temer, só para se ter a ideia atravessada dessa “pequena burguesia de direita facilmente influenciável”, como diria o saudosos Argeu Santarém. Mas, pelo visto, instados pelos flautistas-globianos-golpistas, serão os primeiros a serem levados pela correnteza. Pobre povo.

  5. ……….. Cara, o Renan

    ……….. Cara, o Renan está certíssimo, Temer e Cunha mataram o PMDB, foram la no “DNA” e cravaram a faca . . . . vejam bem, qual é o “DNA” do PMDB??? . . . ESTAR NO GOVERNO INDEPENDENTE DE QUE GOVERNO SEJA, então como é que os caras iniciam uma ação “SAIR DO GOVERNO” ????? é um sacrilégio, vai contra todas as práticas de décadas de PRAXIS . . . . . É mesmo uma ação desmedida, sem limites, os caras perderam a cabeça, ao ponto de sairem do Governo . . . . .

  6. O texto quase garante

    que Dilma já era e que a preocupação deles é com o dia seguinte ao golpe… o fator Temer… o trator Cunha.

    Minha pergunta idiota é:

    E se Cunha está blefando, inclusive com o PMDB, e os 342 votos contra Dilma não aparecerem?

     

  7. Engraçado.
    O absurdo do leilão de cargos em troca de apoio , pô lido, não mudou nadinha. Será que a lição não foi suficiente? Ou será o maldito ônus de nosso sistema político? Ver caminhar pelo mesmo caminho joga minha,esperança no lixo.

    •   Com todo o respeito,

        Com todo o respeito, colega… mas nosso sistema político está montado sobre essa lógica. É um verdadeiro “parlamentarismo de resultados”, ou “voto distrital fisiológico misto”. Se você quer mudanças sem que mude o sistema, está praticando o saudável esporte do murro em ponta de faca.

        O primeiro passo é ELIMINAR a contribuição eleitoral de empresas. Só o primeiro.

    • A culpa é do povo brasileiro (e dos meios de comunicação)

      Infelizmente é assim mesmo. Num congresso nacional formado por maioria conservadora, sem a presença das classes trabalhadoras do país, é necessário negociar com partidos conservadores (e também que se locam, se alugam por cargos no Governo) como o PP, o PSD e outros partidos de aluguel. Se o povo brasileiro elegesse representantes do povo brasileiro (pessoas trabalhadoras, que representem as classes sociais do país), mas elegeu empresários, donos de igrejas evangélicas, oportunistas. Infelizmente é isto o que temos.

  8. Partido da Boquinha e o Conspirador

    O Conspirador temer que não é macho pra renunciar, vai acabar ficando totalmente decorativo e desmoralizado. O vice-presidente conspirador, do partido da boquinha, deu um tiro no pé. Sai do governo e não entrega os cargos e nem dá votos . Mas isso já vem acontecendo faz tempo. Tinha os cargos e não dava apoio de sustentação na camara. Vai faltar óleo de peroba.

     

    #renunciatemer.

    •   Mas JUSTO AGORA você quer

        Mas JUSTO AGORA você quer que ele saia, colega!!!!

        O Temer conseguiu se imolar. Isso me lembra uma história:

        Depois de romper com o gov… digo, depois de abdicar, o Imperador D. Pedro tencionou voltar a Portugal. Para isso, instalou-se em um navio no porto do Rio, que por vários motivos lá ficou… por DIAS. Além de ter perdido o apoio popular, o ridículo da situação o fez perder ainda mais prestígio, alvo fixo de escrachos que o até pouco tempo imperador havia se tornado.

        Como dizia Sun Tzu, não interrompa um inimigo enquanto ele está cometendo um erro: Temer na vice-presidência, completamente (AUTO!)emparedado, é o melhor meio de ridicularizá-lo, e aos golpistas por tabela, já que ele é o capitão – como bem disse há meses esse tal de Ciro Gomes.

    • O tiro foi no joelho e não no

      O tiro foi no joelho e não no pé, Ele conseguiu duas proezas tirar o PMDB do governo e salvar a Dilma. Ela terá com certeza os votos necessarios com a nova coalizão.

  9. uma pergunta boba.

    É possível trocar de Vice ao longo do mandato?

    Digo

    Caso o vice seja preso ou deixe o governo, é possível trocar?

  10.   Erro, ERRO NO TÍTULO!!!!
     

      Erro, ERRO NO TÍTULO!!!!

      Deveria constar “Líderes consideram ruptura do PMDB (mais) um erro de Temer”.

      Falando sério, o cara teve a pachorra de escrever aquela carta ridícula e depois fazer de conta que tinhase arrependido. Nem os personagens do desenho “Corrida Maluca” cairiam nessa. Óbvio que ele continuaria a conspirar; o que me espantou é que ele se dispusesse a bancar o idiota DUAS vezes.

      É ÓBVIO que o PMDB não se move como um só; com metade da idade do cara e NENHUM contato em partidos, até eu sabia disso – e Lula também, indo bater um papo com o Renan logo depois do juiz pateto-fascista tentar uma prisão com base em poeira.

      A Folha tenta, quase com ares de choro, nos convencer de que “AGORA VAI”: a próxima delação sim é que irá demolir o governo petista e resolver o mistério do pedalinho de ouro maciço.

      Resumo da ópera: o golpe perdeu o “momentum”. Nada de falar em conciliação, Nassif. A hora é da virada, logo virá o momento de se fazer o que não se fez nos últimos 13 anos. Viva a República, morte ao republicanismo!!!

  11. Temer só sorrisos, crente q está abafando. Vai ganhar em Cannes!

    Com o filme: “O Pagador de Micos”

    Sua maior virtude é(ra) ficar quieto….

    Quando age (ou escreve cartinhas) é um desastre

    Principalmente como pau mandado de Cunha (quem sabe dele é o Ciro).

    Caravana da “vitória” sem eleição é o ó do borogodó… só se for do golpe…

    Acho que ele pensa que “ninguém reparou” que ele não passa de um traíra golpista tentando a presidência.

    Para salvar-se e salvar os amigos.

    E nada mais.

     

  12. A máscara caiu o povo vê!

    O grande problema no Brasil é o Congresso e Senado Federal.

    A camisa invés de ser: O Temer teme!;  Vai ser O Temer é burro!

    A piada é que o Temer poderia sair e deixar a mulher dele.

    Já pensou duas mulheres mandando no país. Zé Simão é foda!!

  13. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome