Lula a Gleisi: De vitória em vitória, a democracia contra o estado de exceção

“E agora me pergunto: quem vai te pedir desculpas por quatro anos de acusações falsas, de manchetes nos jornais e na Rede Globo”, questionou ex-presidente em carta à Gleisi
 

Foto: Ricardo Stuckert
 
Jornal GGN – “Acho que isso [a absolvição] pode ter efeitos positivos para o presidente Lula. Acho que para o PT foi importante. A gente estava perdendo muito no Judiciário. Essa absolvição foi muito importante para nós”, disse a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, na tarde de hoje.
 
Minutos antes, a senadora havia sido recebida pelos deputados e pelos senadores do PT com abraços, palavras de apoio, música e comemoração em reunião do partido no Congresso. Ao mencionar o ex-presidente Lula, que aguarda o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir da próxima semana, Gleisi também leu aos parlamentares a carta escrita por Lula da prisão em Curitiba.
 
“Se tem uma pessoa feliz, sou eu, gente. Quatro anos de muita dificuldade para enfrentar esse processo. Ontem, quando começaram a sair os votos dos ministros, foi me dando um alívio”, manifestou logo no início do encontro. Foi o primeiro pronunciamento da parlamentar após a Segunda Turma do STF a absolver por unanimidade das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro.
 
Ela, seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Rodrigues tiveram as acusações da força-tarefa da Lava Jato desmentidas e foram escancaradas as fragilidades do processo, na noite desta terça-feira (19). O relator da ação, ministro Edson Fachin, fechou minoria com Celso de Mello para a acusação de crime de caixa dois eleitoral. Entretanto, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski impediram a condenação.
 
“A verdade sempre vencerá”, foram as palavras de Lula lidas pela senadora em comemoração junto aos parlamentares na tarde de hoje. Da prisão, a absolvição da presidente nacional do PT pela última instância da Justiça foi recebida com “muita alegria” pelo ex-presidente.
 

A carta de Lula – Foto: Reprodução
 
“No julgamento dessa terça-feira, sua defesa mostrou que a Lava Jato construiu uma denúncia falsa a partir de depoimentos negociados com criminosos, em troca de benefícios penais e até financeiros. E pela primeira vez o STF reagiu claramente diante da indústria das delações em um caso concreto, desmoralizando o discurso e a prática da Lava Jato”, escreveu Lula.
 
Antes da leitura da carta enviada pelo ex-presidente a Gleisi, a parlamentar destacou as palavras do ministro Ricardo Lewandowski durante o julgamento, de que “uma delação não serve para nada”, por si só, para sustentar uma condenação e criticou os ataques ao PT, sofridos por ela durante estes quatro anos, mas também pelo ex-presidente, hoje preso.
 
Assista à comemoração e ao pronunciamento de Gleisi:
 
 
“Sua absolvição, conquistada por unanimidade, diz muito sobre sua integridade e a reputação como pessoa honesta e líder na política. Mais do que isso, foi uma importante vitória da democracia e do estado de direito sobre os que vêm tentando impor um regime de exceção contra o PT e as forças populares e democráticas mais expressivas do país”, pontuou Lula.
 
A trajetória pré-eleições de Lula vem sendo levada e guiada pela presidente nacional do partido. Com a resposta do Judiciário, o ex-presidente destacou que “a verdade sempre vencerá”. Mas questionou: “E agora me pergunto: quem vai te pedir desculpas por quatro anos de acusações falsas, de manchetes nos jornais e na Rede Globo, que tanto sofrimento causaram a você, sua família, seus amigos e companheiros?”.
 
O ex-presidente comemorou que aos poucos, “de vitória em vitória”, os ataques da Lava Jato ao PT vão sendo desmentidos, confiante de “reconstruir este país e restaurar a esperança na democracia, na justiça e na igualdade”.
 
 

8 comentários

  1. Poucos não se lembram, mas,
    Poucos não se lembram, mas, há mais ou menos um mês , no auge de tantas crises existentes, alguns Senadores falaram na possibilidade de colocar em votação o impeachement do Gilmar Mendes.

  2. Se fossem…

    …as  3  nulidades  do TRF-4, estariam gritando ” culpada”   até agora !!

    Não  sem  antes,   vomitarem um  monte  de baboseiras  em  nossas caras !!!

    HDP  !

  3. Acho que não foi tanto uma

    Acho que não foi tanto uma vitória da senadora Gleisi e sim uma vitória do judiciário. Uma instituição tão importante para nossa nação e que nos últimos tempos éramos motivo de críticas por parte da opinião nacional e internacional. Espero que o STF corrija todos os deslizes da lava jato e que o Brasil venha a ter orgulho da instituição judiciário. Chega de tanta perseguição e denuncismo baseados em delações de pessoas pouco ou nada confiáveis. Parabéns STF, nós, os brasileiros começamos a ter esperança na instituição que é guardiã de nossa constituição.

  4. Acho que não foi tanto uma

    Acho que não foi tanto uma vitória da senadora Gleisi e sim uma vitória do judiciário. Uma instituição tão importante para nossa nação e que nos últimos tempos éramos motivo de críticas por parte da opinião nacional e internacional. Espero que o STF corrija todos os deslizes da lava jato e que o Brasil venha a ter orgulho da instituição judiciário. Chega de tanta perseguição e denuncismo baseados em delações de pessoas pouco ou nada confiáveis. Parabéns STF, nós, os brasileiros começamos a ter esperança na instituição que é guardiã de nossa constituição.

  5. A sentença do STF para a senadora Gleisi e o JN

    Impressionante o tratamento dado pela GLOBO ao resultado da sentença… é como se por um capricho dos juízes, os acusados tivessem conseguido ‘escapar’ da ‘justiça’ – no sentido ‘da opinião popular’ conforme o artigo publicado pelo Moro em 2004 elogiando a Operação Mãos Limpas… a abordagem foi em cima de OUTRAS ACUSAÇÕES… sempre em cima das delações… por mais que tenham exibido as declarações positivas dos ministros contra essa indústria que é a base da Lava-Jato, em momento algum foi feita uma reflexão sobre o seu abuso e a inocência da senadora, seu esposo e outros…  os desavisados que assistiram a reportagem com certeza permaneceram convencidos da ‘culpa’ de todos…  TRISTE o domínio do PIG… Oxalá a população consiga abrir os olhos!

  6. Mas isso não vem ao caso. Ou será que vem?

    Numa reviravolta dupla e pressionados pela imprensa tradicional, deputados da base do golpe tentaram retirar as assinaturas de apoio à CPI da Máfia das Delações, mas o regimento da câmara impediu procedimento tão simples; eles foram, então, obrigados a protocolar outro requerimento – agora para impedir a instalação da CPI – mas não conseguiram assinaturas

     

    21 DE JUNHO DE 2018 ÀS 04:32 // INSCREVA-SE NA TV 247 

  7. Gleisi

    Parabens Senadora Gleise, eu já sabia que seria absolvida.  Eleicões 2018: Gleise Presidenta para voltarmos a ser felizes !

  8. Lixão

    Já estou na casa dos “enta” faz tempo e nunca vi uma situação tão exdrúxula e  vexatória no tal judiçiário, que na verdade se transformou atualmente  em  judi$$iário. Tive a honra e o prazer  de conviver com alguns Juizes.  Senhores recatados e discretos, se primavam em evitar o máximo se expor, principalmente na imprensa.  Hoje temos os  deslumbrados que se acham “astros” e não responsáveis por julgar observando as leis e principalmente os princípios da isenção. Esses deslumbrados se tornaram serviçais de interesses de grupelhos que estão destruindo o Brasil como  nação. O  cesto de  lixo da história os aguarda.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome