Lula entra com processo contra Caiado por chamá-lo de bandido

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de queixa-crime contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que em fevereiro deste ano escreveu em sua conta do Twitter que Lula tinha “postura de bandido”.
 
A defesa de Lula pede a condenação do senador pelos crimes de “calúnia, injúria e difamação”. Caiado é um dos líderes da oposição que busca o impeachment da presidente Dilma Rousseff. 
 
“Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo! Igual à época que instigava metalúrgicos a protestar e ia dormir na sala do delegado Tuma”, publicou o senador.
 
Para os advogados do ex-presidente, o tipo de afirmação de Ronaldo Caiado extrapola a imunidade parlamentar e configura grave ofensa a Lula. A defesa adiantou-se diante de uma possível alegação da defesa do senador diante da imunidade parlamentar, para se eximir da culpa.
 
Com informações do Brasil 247.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E contra a veja já deveria
    E contra a veja já deveria ter entrado há muito tempo. So não processa porque não quer. Material tem de sobra.

  2. Eu aposto que vai ser

    Eu aposto que vai ser rejeitada por inépcia do pedido.

    Faz parte da estratégia Petista de inflamar a m eia dúzia de militantes que ainda tem coragem de defender o Governo depois das últimas medidas.

    As vezes dá certo.

  3. Desratazanização do Brasil

    Para calar as ratazanas que estão mais que à vontade, em todos os microfones, câmeras e páginas, desse Brasil, para caluniar, ofender e difamar tudo que diz respeito ao PT, inclusos, dirigentes e  políticos eleitos, basta escolher a dedo, dez famosos e dez Zé Manés, e coloca-los na balança da justiça, para que a dita cuja mostre se de fato a ausência da lei da imprensa que extinguiram, é realmente compensada pela justiça, que pune quem extrapola ao falar de terceiros.  Matérias e alvos preferenciais não faltam, existem a rodo, bem documentados, basta escolher e fazer a colheita das ratazanas bocudas. Quando começarem as condenações, se a justiça não revelar-se mais uma vez seletiva, as ratazanas, covardes por natureza, enfiam o rabo entre as pernas e escafedem-se, à covardia, para onde vieram, estimulados pelo silêncio obsequioso adotado, ao invés da justa reação, desde 2004.

    A partir de então, ratazana que mostrar os dentes, justas escovadas no virulento e covarde roedor.        

  4. Brucutu

    Ronaldo Caiado é mais um brucutu da TCD (Tropa de Choque da Direita) no Congresso Nacional. Pena que não possamos transformá-lo em Ronaldo Calado, para deixarmos de ouvir suas asneiras reacionárias.

  5. Não adianta entrar com ação

    Não adianta entrar com ação no STF. O gilmar dantas, aquele dos dois HC cangurus, vai sentar no processo.

  6. UOL + ÓDIO = Uódio !?

     

    Fui no UOL e não consegui ler os comentários de lá sobre esse assunto. Os leitores do UOL destilam ódio e esse ódio vai acabar contaminando a marca “UOL”.

     

  7. E eu o chamo de o Miserável de Goiás.

    O ex presidente Lula, não pode deixar barato mesmo. Quem é esse cara? O que já fez pelo país, a não ser espalhar o fel contido em sua boca ordinária e levar umas granas de Cachoeira, o impoluto sócio daquela revistinha de esgoto. Já fez algo pelo seu Estado ? Se fez, jamais ouvi falar. Mas não acredito que faça algo bom por ninguém, a não ser por sí mesmo. E qual a postura dele ? Postura de Coronel, daqueles bem antigos, cheio de jagunços prá defendê-lo . E ainda com  postura de astro de cinema, isso mesmo, daqueles bem canastrões, como foi um dia um tal de  ex presidente americano, cujo nome faço questão de não lembrar e que deixou ao mundo, junto c/ a 1a. ministra Inglesa da época, a herança maldita que o mundo sofre até hoje. “Quem vê cara e postura, não vê coração “.

  8. É Birra Pessoal do Caiado

    Caiado jamais abandonará a empulhação, é birra pessoal. Foi um dos poucos nomes citados por Lula em seu discurso na constituinte (os outros foram Ulysses, Castello Branco, Brizola e Maria da Conceição Tavares).

    Discurso proferido na sessão de 22 de setembro de 1988, publicado no DANC de 23 de setembro de 1988, p. 14313–14314.

    O SR. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT-SP. Sem revisão do orador.) — Sr. Presidente, Sras. e Srs. Constituintes:

    Em fevereiro de 1987, quando o Partido dos Trabalhadores chegou ao Congresso Constituinte, não trazia nenhuma ilusão de que poderia, através da Constituição, resolver todos os problemas da sociedade brasileira. Entendíamos, já no dia 16 de novembro de 1986, que a composição da Constituinte não seria uma composição favorável aos projetos políticos da classe trabalhadora brasileira, tampouco seria favorável àqueles que sonharam ter uma Constituição a mais progressista possível.

    O Partido dos Trabalhadores apresentou, em março de 1987, um Projeto de Constituição que não era, de forma alguma, um projeto socialista. Era o Projeto de Constituição nos parâmetros permitidos pelo capitalismo, mas entendíamos que, com o nosso projeto, poderíamos, mesmo dentro do sistema capitalista, minorar o sofrimento da classe trabalhadora brasileira. Passados 18 meses, é importante reconhecer que não apenas o Partido dos Trabalhadores como outras forças progressistas aqui, nesta Casa, se empenharam 24 horas por dia, de segunda a domingo, para que pudéssemos hoje estar votando esta Constituição.

    O Partido dos Trabalhadores, com apenas 16 Deputados Constituintes, trabalhou de forma incansável, na perspectiva de que pudéssemos, até num prazo anterior a este, apresentar à opinião pública um projeto de Constituição.

    É preciso ressalvar que, se isso não foi possível, não se deveu aos setores de esquerda, não se deveu aos setores progressistas que aqui compareceram em todos os chamamentos do Presidente Ulysses Guimarães. Comparecemos, na expectativa de que pudéssemos, ainda possivelmente no ano passado, entregar esta Constituição.

    Setores conservadores ligados ao Palácio do Planalto, setores conservadores — e até reacionários — ligados ao poder econômico criaram os mais diferentes tipos de embaraços, para que não pudéssemos votar esta Constituição. Mentiras e mais mentiras foram vinculadas através dos meios de comunicação. Tentava-se passar a ideia de que, a partir da promulgação da Constituição, este País iria explodir, este País não iria ter jeito, tal a quantidade de conquistas que a classe trabalhadora havia alcançado.

    O Partido dos Trabalhadores fez um estudo minucioso, através da sua bancada e da sua direção, e chegou à conclusão de que houve alguns avanços na Constituição; de que houve avanços na ordem social, de que houve avanços na questão do direito dos trabalhadores, mas foram avanços aquém daquilo que a classe trabalhadora esperava acontecesse aqui, na Constituinte.

    Entramos aqui querendo 40 horas semanais e ficamos com 44 horas; entramos aqui querendo férias em dobro e ficamos apenas com um terço a mais nas férias; entramos aqui querendo o fim da hora extra ou, depois, a hora extra em dobro, e ficamos apenas com 50%, recebendo menos do que aquilo que o Tribunal já dava. Algumas conquistas consideradas importantes não passaram, nem sequer de perto, para que a classe trabalhadora pudesse ter o sabor e o prazer de festejar essas conquistas.

    Sobre a questão da reforma agrária, esta Assembleia Nacional Constituinte teve o prazer de dar aos camponeses brasileiros um texto mais retrógrado do que aquele que era o Estatuto da Terra, elaborado na época do Marechal Castello Branco.

    Os militares continuam intocáveis, como se fossem cidadãos de primeira classe, para, em nome da ordem e da lei, poderem repetir o que fizeram em 1964, ou o que foi feito agora no Haiti.

    O latifundiário brasileiro deve estar festejando, juntamente com o Sr. Ronaldo Caiado, a grande vitória dos proprietários de terra que, em 5 séculos, não avançaram um milímetro para entender que a solução para os problemas graves deste País está no dia em que tivermos capacidade para elaborar uma reforma agrária que possa distribuir a terra e, ao mesmo tempo, o Estado garantir os meios.

    Poderíamos mencionar, ainda, o anúncio feito pelo Líder do PMDB, de que mais ou menos 200 artigos serão regulamentados por legislação ordinária ou lei complementar. A própria CNI (Confederação Nacional da Indústria) elaborou um documento, possivelmente mais volumoso do que a própria Constituição, mostrando os artigos que, do seu ponto de vista, precisam ser regulamentados por lei ordinária e por lei complementar.

    Todos nós, Constituintes, sabemos perfeitamente bem que na elaboração das legislações complementar e ordinária teremos um trabalho insano tanto quanto o foi o desta Constituição. Todos sabemos que teremos eleições em 89, que teremos eleições em 90 e que possivelmente até lá não tenhamos quórum para regulamentar um único artigo de lei previsto na Constituição.

    Ressalto 2 pontos importantes: a questão da estabilidade no emprego, que todos sonhávamos ou pelo menos uma parte sonhava conquistar. Esta vai ter que ser regulamentada por lei complementar.

    Sabemos que apenas os Princípios Gerais não garantem a efetivação da democracia, que apenas a efetivação de alguns princípios gerais não garantem à classe trabalhadora viver em regime efetivamente democrático. É possível que, dependendo dessa correlação de forças existentes na Constituinte e permanecendo no Congresso, pouca coisa será regulamentada e algumas, possivelmente, serão regulamentadas em prejuízo da classe trabalhadora.

    Sabemos que é necessário um trabalho insano de arregimentação do movimento popular. Sabemos que é necessário um trabalho insano de arregimentação  do movimento sindical, dos partidos políticos progressistas, para que possamos manter a sociedade permanentemente pressionando o Congresso, para que ele  possa regulamentar a legislação em benefício da classe trabalhadora brasileira.

    Poderia citar a questão do direito de greve, possivelmente a maior conquista obtida nesta Constituinte. Mesmo assim vai depender da regulamentação do que são categorias essenciais, vai depender de definirmos o que é abuso, porque, dependendo da cabeça política do empresariado brasileiro, a própria decretação de uma greve já pode ser caracterizada como abuso e todos sabem que a lei ainda existe neste País para punir os fracos, e não os poderosos.

    Poderia citar aqui a questão do aviso prévio, que é uma coisa simples, que poderia ter sido definido na Constituinte, entretanto, ainda vai ser definido pela lei e não sabemos quando é que essa lei vai definir o que é a proporcionalidade.

    Engraçado que alguns Constituintes aleguem que a votação de hoje é apenas uma votação de vírgula, uma votação de passagem, porque o texto já foi votado. Nós, do Partido dos Trabalhadores, entendemos que essa votação é mais importante do que a votação de mérito. Exatamente por entendermos isso que para nós não é apenas uma votação de vírgula ou uma votação de coisas pequenas.

    É importante lembrar que determinados Constituintes tentam acusar o Partido dos Trabalhadores da mesma forma que na época da Nova República o acusavam, da mesma forma que na época do Plano Cruzado colocaram a Maria da Conceição Tavares para chorar na televisão, depois da fala do Governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, da mesma forma que acusaram o PT por ocasião do Plano Cruzado.

    Importante na política é que tenhamos espaço de liberdade para ser contra ou a favor. E o Partido dos Trabalhadores, por entender que a democracia é algo importante — ela foi conquistada na rua, ela foi conquistada nas lutas travadas pela sociedade brasileira –, vem aqui dizer que vai votar contra esse texto, exatamente porque entende que, mesmo havendo avanços na Constituinte, a essência do poder, a essência da propriedade privada, a essência do poder dos militares continua intacta nesta Constituinte.

    Ainda não foi desta vez que a classe trabalhadora pôde ter uma Constituição efetivamente voltada para os seus interesses. Ainda não foi desta vez que a sociedade brasileira, a maioria dos marginalizados, vai ter uma Constituição em seu benefício.

    Sei que a Constituição não vai resolver o problema de mais de 50 milhões de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho. Sei que a Constituição não vai resolver o problema da mortalidade infantil, mas imaginava que os Constituintes, na sua grande maioria, tivessem, pelo menos, a sensibilidade de entender que não basta, efetivamente, democratizar um povo nas questões sociais, mas é preciso democratizar nas questões econômicas. Era preciso democratizar na questão do capital. E a questão do capital continua intacta. Patrão, neste País, vai continuar ganhando tanto dinheiro quanto ganhava antes, e vai continuar distribuindo tão pouco quanto distribui hoje.

    É por isto que o Partido dos Trabalhadores vota contra o texto e, amanhã, por decisão do nosso diretório — decisão majoritária — o Partido dos Trabalhadores assinará a Constituição, porque entende que é o cumprimento formal da sua participação nesta Constituinte.

    Muito obrigado, companheiros. (Muito bem! Palmas.)

    Fonte:

    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/25-anos-da-constituicao-de-1988/constituinte-1987-1988/pdf/Luiz%20Inacio%20-%20DISCURSO%20%20REVISADO.pdf

     

  9. Esperando resposta da

    Esperando resposta da putada.

    Sim, tou esperando a resposta da putada do judiciario.

    Ah, sim, tou esperando.

    Ja tou sentado confortavelmente no meu travesseiro de pena de pato..

  10. Será que …

    O Lula consegue romper a imunidade parlamentar do reaça? O cara deve ter uma blindagem legal no STF .. Tomara. Já valeria um pedido de desculpas!

  11. Ele vai continuar “matando” a honra das pessoas

    Lamentavelmente a tentativa de Lula se mostrará ineficiente.

    Os deputados e senadores gozam de imunidade parlamentar, conforme alude o próprio texto.

    O senador falastrão, Ronaldo Caiado, arguirá em seu favor que a “calúnia, injúria e difamação” se deram em razão da prática parlamentar ou motivadas pelo desempenho do mandato. E que o local em que a conduta se deu pouco imposta, bastando apenas que quarde conexão com o desempenho do mandato.

    Qualquer reprimenda à conduta do irresponsável e perigoso senador só poderia se dá no âmbito do regimento da Casa a que pertence.

    Penso que a empreitada se presa mais a formação de um “dossiê” que venha a demonstrar o caráter fascista das práticas desse ora senador da república.

    A contumácia dessas práticas podereria influenciar, em algum momento no futuro, alguma ação da Casa. Procedimento quase impossível dado o corporativismo que lá impera.

     

     

     

     

     

     

     

     

  12. Presidenta Dilma já encontra-se na Rússia .

    Por que não surgiu nenhum reaça descerebrado para xingar a Presidenta Dilma lá na cidade de Ufá  ?

    Ah, como eu gostaria que um idiota feito um Igor Gilly aparecesse lá na Rússia !

    E a empregada dos Marinhos ? Será que ela vai indagar a Putin sobre a ocupação da Criméia ? 

    [video:https://youtu.be/kLzIByEW6b4%5D

  13. Ronaldo Caiado é. . .

    Ronaldo Caiado é o típico representante do que pior existe na direita brasileira, latifundiário, arrogante, cínico e hipócrita.

  14. Se cair na mão do gilmar, o

    Se cair na mão do gilmar, o lula tar ferrado. Corre de perder a causa ainda ter que pagar as custas processuais.

    Sinceramente, esse advogado que assessora lula é muito fraco. Ações contra parlamentares estão protegidos pela constituição. Eles são imunes por suas palavras e votos.

    O que ele(lula) deveria fazer era entrar com uma ação contra a revista veja. Esta sim comete um crime atras do outro. Tem material de sobra para processa-la.

  15. Antes tarde do que nunca.

    Antes tarde do que nunca. Pensei que o ex-presidente Lula iria até o final da sua vida pública ativa aturando passivamente insultos e calúnias. 

    Quem melhor que um ex-amigo e correligionário durante vários anos para definir o senador Ronaldo Caiado? Então, com a palavra o ex-senador Demóstenes Torres que, a propósito, é da mesma laia dele:

    “Caiado é: oportunista; mitômano(mentiroso); tem comportamento dúbio(duas caras); amigo de Carlinhos Cachoeira; traidor; oportunista; profissional de lupanar(puta);  tira férias na Bahia às expensas da OAS;  rouba, mente e trai; sem caráter; zelig(camaleão) oportunista e bravateiro; relincha na tribuna do Senado; jamais conseguiu terminar de ler um livro; é só uma voz a procura de um cerébro.”

    http://www.dm.com.br/opiniao/2015/03/ronaldo-caiado-uma-voz-procura-de-um-cerebro.html

    Esse senador desmerece o Senado Federal. Não tem gabarito de ocupar uma cadeira nem numa humilde Câmara de Vereadores do interior do Brasil. 

     

     

    1. Espírito fascista

      Também penso que tanto Lula como outros petistas aceitaram passivamente por anos as calúnias, injúrias e difamações. Todo mundo agora acha que pode fazer o mesmo. E as pessoas não vão parar. Só com a intervenção do Judiciário.  Mas no caso do fascista senador a ação, lamentavelmente, será inócua (do ponto de vista jurídico).

    1. Mas para quem está acostumado

      Mas para quem está acostumado a contratar trabalhadores em condições  análogas à escravidão, qualquer reivindicação trabalhista é vista como  uma insolência.

    2. Mas para quem está acostumado

      Mas para quem está acostumado a contratar trabalhadores em condições  análogas à escravidão, qualquer reivindicação trabalhista é vista como  uma insolência.

  16. 2 perguntas!! Por que só

    2 perguntas!! Por que só agora dês de fevereiro? 2. É imunidade parlamentar ou impunidade? O político pode fazer o que quer?

  17. Achei fraca a reação do Lula.

    Achei fraca a reação do Lula: mais um “cavalheirismo” inadequado e inoportuno.

    E ele sabe que parlamentar tem imunidade de palavra.

    Tinha que responder “na lata”, sem judicializar nada. Tinha que ser algo assim: “Caiado não tem moral pra se dirigir a mim [Lula]; quem sabe da vida dele é o Demóstenes e o Cachoeira. Passa fora, médico ignorantão! Vá pra Baía dos Porcos! Vá procurar uma rôla!”

  18. Alienado,,,,,,,Scarabaeidae*

     ,Scarabaeidae*:  O besouro rola-bosta tem um cérebro mais ou menos do tamanho de um grão de arroz……Segundo o Demóstenes, é  o mesmo tamanho do cérebro deste anencéfalo…..

     

     

     

  19. 5 meses depois…

    O PT está se mexendo na velocidade de uma tartaruga. Enquanto o PIG diariamente denúncia algum fato contra o PT ou o governo, o PT e Lula demoraram 5 meses para entrar com uma representação contra Caiado. Assim, pelo andar da carruagem, as injúrias de julho estarão sendo respondidas lá pelo final do ano. Estamos bem arranjandos assim.

  20. [   “Lula tem postura de

    [   “Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo! Igual à época que instigava metalúrgicos a protestar e ia dormir na sala do delegado Tuma”,]  seu Caido deveria era defender a verdade: a Gloriosa deu a Lula o pior de todos os tratamentos dados. Dormir num sofá macio foi  o  mais desonhoroso tratamente cometido e por isso sempre pediu desculpas pro Lula e por isso Golbery sempre deixou claro que mataria quem tocasse num fio de cabelo dele e de qualquer um

     

  21. Ué ele vivia chamando o

    Ué ele vivia chamando o Sarney de corrupto ( ladrão rs )  e o congresso como a casa dos 300 picaretas ( ladrões rs ) em cadeia de radio e televisão ( isso antes de pedir voto para a filha dele e respeito ao LEGADO  do dito cujo ) e o Sarney nunca fez isso.

    Talvez o Sarney seja mais “democratico ” que seu admirador…rs

  22. Lula processa Caiado

    Caiado quando se candidatou a presidente, la atraz, e perdeu para Collor e Lula, quase nao teve votos nao digeriu( igual Aecio ) aos jovens imaginem na decada de 90  montado num cavalo branco em Sao Paulo era um espetaculo circense, Caiado nao e senador medico e um recalcado que nao quer se curvar ao Lula e Dima, os melhores presidente que o Brasil ja teve junto com Getulio que criou a CLT que Eduardo Cunha e Cia tentou terceirizar, regredir ao escravagismo. Caiado e uma vergonha insultar Lula, usar camisa com quatro  dedos em alusao ao Lula, insulta-lo, que pequenez sem argumentos passa a agressoes grosseiras. Quem votou no Caiado devem estar envergonhados.

  23. Ladrão não!

    Mas deveria ser chamado de ratazana: quando as coisas estão boas ele aparece para comer a comida pelas beiradas, mas quando a coisa fica preta o rato se esconde no bueiro!

    Qual os nomes que esse elemento adjetivava Collor,Sarney e tantos outros? Ladrão, etc etc.Adjectivos desse naipe!

    Lula é a escória da política brasileira: representa os conchaves políticos da pior espécie, destila o ódio na sociedade brasileira, se coloca acima do bem e do mal, se coloca acima da lei!

    E pensar que um dia votei nesse elemento! Mas NUNCA mais voto na minha vida nessa escória da política brasileira!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador