Lula constrói frente ampla de esquerda contra Temer e não descarta Ciro em 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula já constrói uma frente ampla de esquerda para fazer oposição ao governo Temer e preparar o terreno para a retomada do Planalto em 2018. Segundo informações da Folha, o petista já conversou com o PDT e PCdoB sobre a aliança suprapartidária com forças progressistas em torno de um programa de governo em que não haja um partido central com satélites. A ideia é dividir o protagonismo que o PT vinha acumulando até a queda de Dilma Rousseff. A referência é a frente de esquerda uruguaia.

Segundo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, Lula – que acumula investigações na Lava Jato e nos casos do sítio de Atibaia e triplex no Guarujá – teria dito que não descarta, inclusive, apoiar um nome fora do PT para a próxima eleição presidencial. O pedetista disse que para Lula, o ex-ministro Ciro Gomes é o mais “preparado”, mas o problema é o seu “temperamento”.

Ciro não tem poupado Lula de ataques públicos em meio à crise do governo Dilma. Preterido pelo ex-presidente em outras eleições, Ciro costuma repetir que Lula tem a “moral frouxa” pois teria convivido bem com a corrupção sob seu nariz enquanto presidente. Não foi o que acredita que aconteceu com Dilma.

Ciro teria, segundo a reportagem de Folha, conversado com outro petista entusiasta da frente ampla de esquerda, Tarso Genro. Este sinalizou que a frente deve contar com os movimentos sociais e de base, além de intelectuais e artistas progressistas. Genro também destacou que Ciro e Lula não são os únicos nomes no páreo. Fernando Haddad (PT), atual prefeito de São Paulo, é outra liderança a ser trabalhada para uma futura disputa pelo Palácio do Planalto.

O DESTINO DE DILMA

Em seu discruso de despedida após a condenação no processo de impeachment, Dilma Rousseff assegurou que o governo Temer sofrerá a mais forte resistência e oposição que um “governo golpista” merece. Vestida de vermelho, mas sem Lula ao seu lado, a presidente destituída prometeu que as forças progressistas e democráticas não foram derrotadas. “Nós voltaremos”, pontuou.

Desde então, há especulações sobre o destino de Dilma. Em hangou no dia do impeachment, Luis Nassif avaliou que a petista saiu grande do processo e manteve seu cacife político dentro do PT e junto à militância, principalmente a feminina, por conta de sua resistência e a defesa que fez da democracia. 

Com os direitos políticos mantidos, há burburinhos de que Dilma deve tentar concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul ou, como escreveu Andrei Meireles em Os Divergentes, nesta sexta (2), assumir um cargo no governo da Bahia – uma iniciativa que, segundo o jornalista, a livraria das mãos de Sergio Moro na Lava Jato.

A imprensa também veiculou que Dilma deve, no primeiro momento, sair do Alvorada e ir morar no Rio de Janeiro.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PDT?

    Acho que, por agora, o PDT deve discutir relação com deputados e senadores golpistas de dentro da sigla, antes de falar em nome da esquerda. Prefiro dialogar com o Psol.

      1. Eu também

        Sempre lembro e sempre admirei.

        Quem devia lembrar é o Lupi e o Ciro. Ainda, deviam fazer uma faxina nessa turma golpista de deputados e senadores do PDT

  2. Posso estar enganado, mas

    Posso estar enganado, mas talvez o que falte na política nacional,  principalmente na esquerda, sejam mais “temperamentos” a la Ciro Gomes.

  3. Acho que talvez o

    Acho que talvez o temperamento explosivo de Ciro seja justamente o que precisamos. Não dá para ter diálogo com traidores e golpistas.

    Se tivéssemos uma máquina do tempo, poderíamos voltar a 2003 e perguntar ao Lula se ele imaginaria que a presidente apoiada por ele poderia fazer um discurso forte como o de Dilma em 2016. O “lulinha paz e amor” daquela época jamais imaginaria isso.

    Tantos anos de concessões e negociações resultaram na traição de um vice e num golpe de estado. Precisamos de um presidente que chame os conspiradores do que eles realmente são.

    1. mas..

      mas já está maneirando… e isso não pode ser bom.

      se o pdt do rio resolveu ir de Pedro Paulo, o Ciro podia-se ter mantido longe. foi lá apoiar o cara. com o freixo e a jandira na parada, o pdt vai de pmdb… torço para que se estrepem.

      quanto aos senadores… o pdt alguma ação precisa fazer. ou será outro psb.

      1. O Ciro não tem muito desse

        O Ciro não tem muito desse negócio de “fidelidade ao partido”. Ele já passou por mais de meia dúzia. Se o partido muda, ele se muda. Só não acho que vá se filiar ao PT porque o partido sofreu um grande bombardeio da mídia e  está desacreditado.

        Mesmo que se mantenha no PDT, o partido não vai botar cabresto.

  4. Só pode ser piada. Ciro Gomes

    Só pode ser piada. Ciro Gomes é um doido que fugiu do hospício. O PT deveria pensar em nomes mais sólidos, como Jose Eduardo Cardoso e Tarso Genro. É preciso retonificar a política e este processo começa pelo debate interno.

    1. jec???

      jose eduardo cardoso???

      o republicano que vazava á jato???

      que achava lindo todo dia os delegados da PF ferrando os petistas???

      é este JEC que voce quer pra candidato do PT???

  5. Tinha que ser o Haddad,
    que é

    Tinha que ser o Haddad,

    que é o melhor preparado de todos na minha modesta opinião, o Ciro poderia tem um papel de destaque no governo com Lula, e pra raiva e ódio dos coxinhas, com a Dilma…..

    1. Gosto do Haddad.

      É um político preparado mas antes tem que ganhar a eleição em SP, o que não vai ser fácil.

      Ciro tem pavio curto.

      Lula tá enredado na lava-jato, ainda que não tenha cometido crime aceitou favores das empreiteiras e é uma pessoa com mais 70 anos. O Lula já fez muito pelo pais agora tá na hora de cuidar dos netos.

      Tá complicado encontrar um candidato para 2018 e não sei se a esquerda sozinha consegue eleger um candidato.

      De qualquer maneira até lá muita água vai passar por baixo da ponte. Aliás, se o Cunha for cassado muita coisa pode mudar em pouco tempo.

  6. Ciro do PDT, cujos senadores

    Ciro do PDT, cujos senadores votaram a favor do impeachment ?

    Sei, não. Isso não é oposição, e sim aceitação.

     

  7. Ciro é de longe o mais preparado

    Mesmo descrendo absolutamente da democracia burguesa (agora mais do que nunca), se fosse escolher alguém, com certeza seria o Ciro.

    1. apoiado

      Uma vez alguém do mundo das artes comentou sobre o Glauber Rocha, com quem tinha convivido, e para descrever a personalidade delirante do cineasta disse que “…o glauber acendia a vela dos dois lados”, de tão louco. É isso, Ciro também acende a vela dos dois lados, mas estou com ele. 

  8. Novas forças políticas neoliberais

    PSDB – Tucanos internacionais. Favoritos de Washington. Todos com Green Card.

    DEM – Tucanos tupiniquins (nacionais e regionais)

    PSC – Tucanos cristãos

    PSB – Tucanos do Nordeste

    PSD – Tucanos de direita

    PDT – Tucanos vermelhos

    PV – Tucanos verdes, de plumagem europeia.

    PP – Tucanos da Petrobrás

    PMDB – Donos do ninho de onde nascem todos os tucanos

    1. Meu partido tem muitos

      Meu partido tem muitos defeitos, mas, assim como eu, a Dilma é brizolista, hahaha… Respeita o velho caudilho! E tem outra: Ciro Gomes vai pro PT ou pro PC do B ficar a mercê da burocracia sindical do ABC, igual à Dilma Rousseff? Acho mais razoável ficar no PDT, a despeito do enorme golpismo que campeia em nossas fileiras. 

    2. Meu partido tem muitos

      Meu partido tem muitos defeitos, mas, assim como eu, a Dilma é brizolista, hahaha… Respeita o velho caudilho! E tem outra: Ciro Gomes vai pro PT ou pro PC do B ficar a mercê da burocracia sindical do ABC, igual à Dilma Rousseff? Acho mais razoável ficar no PDT, a despeito do enorme golpismo que campeia em nossas fileiras. 

      1. Acho que vc está pedindo

        Acho que vc está pedindo respeito ao velho Briza para as pessoas erradas; É de Telmário, Acir e LAsier Martins que vc devia exigir, se bem que agora é tarde demais para isso… Além do mais, esperar que esas pessoas respeitem Brizola é um pouco demais…

        Quem filia esses trastes é que desrespeita Brizola.

      2. Desculpa mas o PDT morreu como Brizola

        vejam a votação dos “senadores” do PDT todos golpistas, o que me fez desconfiar bastante do suposto apoio do PDT a Dilma.

    3. PSTU – Tucanos trotkystas

      PSTU – Tucanos trotkystas morenistas.

      PCB – Tucanos Trotkystas que não reconhecem Trótsky.

      REDE – Tucanos verdes seguidores da Tucana de Saia. 

      PSOL – Até pouco tempo eram Tucanxs pós-modernxs. Depois que viram a cagada que fizeram, alguns deixaram de ser tucanos, mas outros continuam firme e fortes !!!

  9. Tá faltando unidade nessa frente.

    Frente ampla onde o PT de coliga com o PMDB em diversos municípios.

    Frente ampla onde o PDT da enlouqueCidinha é candidarta a vice do Pedro Paulo do PMDB no Rio de Janeiro…

  10. Esse Pdt não vale nada! votou

    Esse Pdt não vale nada! votou a favor da terceirização e alguns a favor do impeachment. Vai virar um PSB se já não é. Não é confiável.

  11. CIRO?ONDE ESTAVA CIRO E CID

    CIRO?
    ONDE ESTAVA CIRO E CID GOMES NO DIA DO GOLPE?
    NÃO VOTO EM CIRO NEM QUE DEUS ME PEÇA!”

    CIRO FALASTRÃO IRIA ARREBENTAR COM TEMER,REQUIÃO 31 VOTOS ….RECURSO AO STF,ME ENGANA,SOMENTE UMA REVOLTA POPULAR CONSERTA O BRASIL.

    1. A candidatura presidencial de

      A candidatura presidencial de Ciro sofreu um forte abalo por que o seu partido não sustenta seu discuro. Ciro fala em golpe, golpe e golpe, mas o PDT inteiro votou com o Golpe.

      Garanto que MUITO Pedetista, senão a maioria, daria um pé na bunda de Ciro com gosto em troca de um ministério no governo Temer.

      O partido está morto, e Lupi se tivesse vergonha na cara, nem condenaria o golpe em nota !!! Lupi é um péssimo presidente !!! O Partido dá legenda para qualquer um e depois de eleitos, os principais quadros vão para partidos de direita.

      O PDT elegeu um governador para o PSDB !!!

      O PArtido não tem a menor condição de encabeçar uma chapa presidencial !!! Ele primeiro tem que ser depurado, aí ficaria do tamanho do PSOL, e depois crescer pela esquerda !!!

       

    2. Po, tu ta precisando se

      Po, tu ta precisando se informar melhor. Onde estava no dia do golpe é um detalhe pois esse tempo todo ele trabalhou pela permanencia da Dilma.

      Não votar eu entendo é normal mas não vem com esse papo de que não estavam dando a cara a tapa. Ai ja é auto boicote.

      quanto a revolução popular faltou combinar com o popular.

       

    3. PT e PMDB estão na mesma

      PT e PMDB estão na mesma chapa em Goiânia. Dos treze senadores que o PT elegeu em 2014, está com dez. Onde estão os golpistas? Em Sobral? Acho que não… Ah, e o povo não irá se revoltar.

    4. PT e PMDB estão na mesma

      PT e PMDB estão na mesma chapa em Goiânia. Dos treze senadores que o PT elegeu em 2014, está com dez. Onde estão os golpistas? Em Sobral? Acho que não… Ah, e o povo não irá se revoltar.

  12. Ciro 2018 E Jandirão de vice

    Sim, Ciro Gomes é falastrão, porralouca, fio desencapado, despirocado, e mais um pouco. Ocorre que estou de saco cheio da bundamolice do PT. Quero PORRADA. Ciro 2018 e Jandirão Feghali de vice. 

  13. Fascismo ou Democracia

    Penso que para resistir à direita fascista que atualmente nos governa, precisamos de uma frente de esquerda aliada aos liberais democratas. Com um compromisso muito bem explícito.

    A força que nos oprime é muito forte e o melhor para os fascistas é nos dividirmos de modo infantil…

     

  14. Cadê meu comentário 2 ?(estou

    Cadê meu comentário 2 ?(estou no 2 e postarei assim sucessivamente 2,3 e…)

    Obs:Isso é censura,AI5,seletividade ,Ñ FAÇAM ISSO, É MUITO FEIO !!(sem motivo aparente)

     

  15. O PDT é formado por

    O PDT é formado por basicamente dois tipos: 1 – os ressentidos com o PT que não têm coragem pra assumir que são tucanos e 2 – aqueles que não têm coragem pra ser do PT ou PCdoB e cair na porrada com os coxinhas. Quero acreditar que Ciro esteja no segundo grupo. Para mim, a chapa ideal seria Haddad e Jandira.

  16. Qual será o candidato agora

    Qual será o candidato agora não é o mais importante. E sim realmente constituir essa frente de esquerda. Com forte aliança com os movimentos sociais. Seguindo o exemplo da Frente Brasil popular e Povo sem Medo. O fato dessas frentes não terem a liderança do PT, que foi apenas mais um membro, foi determinante para terem vingado como a vanguarda de resistência.

    (O PT não está queimado porque “roubou como nunca”, isso só entre os coxinhas. Na esquerda o partido se enfraqueceu porque se acomodou, se burocratizou. Se bem que tem uma nova geração de petistas que podem renovar o partido)

    Ciro é o nome de fora do PT do momento. Mas até 2018 podem sugir outros. Até a própria Dilma. Ainda não li ninguém afirmando com convicção que ela não possa se candidatar a presidência.

    Mas antes de 2018, o foco é lutar pela democracia. Mesmo porque a próxima eleição não está garantida. Nada está garantido num estado de exceção

  17. Frente ampla de esquerda

    Esse é o caminho a seguir. Não há outra opção se pretendermos dar a volta por cima.

    É hora de juntar os cacos e seguir em frente. A união da esquerda, aí considerados partidos políticos+movimentos sociais  + intelectuais e todos que se dispuserem a isso.

    Antes da definição de qualquer candidatura é necessário definir a pauta mínima em torno da qual se dará o processo de união e posterior avanço nas questões eleitorais. Esse pacto deve ser amplamente discutido e levado ao conhecimento dos brasileiros para que novas ideias sejam agregadas e depuradas na discussão e formatação final.

    Após isso viria a fase da definição de candidatos que necessariamente se comprometerão publicamente com o acordado.

    O modo de trabalho seria a definição de um centro pensante e diversos grupos setoriais.

    Algo como as grandes corporações tem. Um centro prospectivo, propositivo e balisador dos grandes rumos – a estratégia. A esse centro tambem caberia o controle dos grandes rumos e sua implementação. E centros técnicos por área de atuação.

    Imagino que em algum momento isso ou algo parecido acontecerá, com ou sem a pretendida união da esquerda. Mais do que nunca devemos abandonar fundamentalismos deletérios onde cada um quer impor sua visão de país sem abrir mão de nada.

    É sabido que o conservadorismo logo se aglomera na hora do festim, como agora vemos. Diferenças são acertadas na base de a cada um o seu pedaço a explorar. As ações de Cunha e seu vice temeroso deixam claro como operam o botim.

    1. É o que restou…

      É o que restou daquele que era…!!

      Mas, já não é mais. Hoje, ele e o Lupi lideram um conjunto de parlamentares golpistas usando a mesma bandeira gloriosa do Brizola.

    1. Boa

      Isso mesmo, Vânia. Leve a presidente para ver os meninos do rio pegando onda 🙂 Em todo caso, se por acaso encontra-la, dê um abraço nela por nos.

  18. O Haddad não se reelege nem

    O Haddad não se reelege nem para a Prefeitura de São Paulo, o que dirá ser eleito para Presidente da República. Foi-se o tempo em que o Sr. Lula conseguia fazer de seu sucessor quem quer que fosse, como ocorreu com a inexpressiva e sem nenhum carisma Dilma Roussef.

  19. 2018

    Fico com  ressalva ao Ciro Gomes por causa dessa postura populista de criticar Lula por tudo que acontece atualmente. Eh tão facil dizer que Lula tem a moral frouxa, como se a presidente Dilma não tivesse sido apeada do poder justamente por não ter dado continuidade ao pacto que sempre existiu no Brasil…. A proposito, conheço gente no Ceara, incluindo de esquerda, que diz horrores dos governos dos Gomes por la… Mas enfim, Lula esta corretissimo em formar uma frente ampla de esquerda para as eleições de 2018, so assim teremos chance de vencer o obscurantismo que teimar em voltar. E enquanto isso, ir preparando ( e se possivel poupando) o melhor nome da politica nacional hoje para o pos 2018: Fernando Haddad.

    1. Postura populista é criticar

      Postura populista é criticar sem razão e em algumas coisas o Ciro tinha razão, como por exemplo, colocar Michel Temer na linha de sucessão.

  20. Dilma Presidente

    Dilma OCUPE AS RUAS. Venha protestar. Venha nos liderar. Neste momento a pessoa mais indicada é você. A República Nova já acabou, precisamos de uma nova constituinte. Traga a agenda de todas as reformas que o Brasil precisa. Lidere a agenda de reformas. Paute as discussões e com isso mostre que a revolução pode começar já nestas eleições municipais. Dilma2018. Você não precisa mais de conciliação de classes, dê uma guinada a esquerda mesmo se retomar o mandato.

  21. Lula constrói frente ampla de esquerda???

    Ele deveria ter pensado nisso desde 2003 antes de escrever a Carta aos Brasileiros.

    Agora depois de 13 anos sem mexer nas questões mais cruciais à democracia e promovendo a cidadania através do consumo sem reformas básicas como a política, mídia, etc.,,Juntando-se às práticas obscuras dos partidos tradicionais e ingenuamente (?) acreditando na política de conciliação de classes, que poderia se esperar dele?

    Ele deve resgatar a sua coerência e dar-se conta que depois do “tempo perdido” no máximo seja vice de algum ícone “mais a esquerda” que ele em 2018.

    O tempo dele e do PT já se esgotou ou forçaram o esgotamento, o que se espera agora que ele baixe a crista e apoie alguém com um projeto descente para este país sem medo e sem “conciliações”!

    1. Lula

      Lula ainda é o maior patrimônio político da nossa esquerda. Já o PT, colidiu com com seus próprios princípios na ânsia de preservar o poder pelo poder! Exercer o poder através de vários membros que não possuíam capacidade técnica para executar as  funções de confiança para as quais foi nomeado e muitos que foram capturamos pelos agentes das oligarquias e empresários corruptores. No entanto, os partidos de esquerda , os sindicatos e isso inclui o próprio PT, transcendem àquelas pessoas que distorceram seus objetivos. Todos são instrumentos de luta da classe trabalhadora, dos pobres e das minorias perseguidas neste país. O que é necessário é que seja feita não uma avaliação, mas uma profunda autocrítica sobre todos os erros cometidos, seja realizada a expulsão sem condescendência de quadros que se corromperam e a formação de uma frente ampla, unindo todas as esquerdas deste país no objetivo não apenas de eleger o presidente, como obter ampla maioria no Congresso! Também é necessário reduzir a arrogância daqueles que ocupam cargos no poder. As lideranças vem do povo humilde e a arrogância é própria da casa grande.

  22. Lula constrói frente ampla de esquerda contra Temer e não descar

    Esqueceu de botar o “de esquerda” enre aspas. Porque “de esquerda” esse povo não tem nada. Todos financiado pelo grande capital

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador