Marta, o Steve Jobs brasileiro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sugerido por Anarquista Sério

Jornal GGN – Fazendo as malas para sair do PT, a senadora Marta Suplicy publicou um artigo na Folha deste sábado (25) refletindo sobre a leitura da biografia de Steve Jobs, e acabou por fazer uma auto-comparação com os ensinamentos deixados pelo criador da Apple. Marta disse que se identifica com a trajetória de Jobs, principalmente sobre a sugestão de não temer mudanças, olhar para o futuro e ser paciente em relação as coisas que, hoje, não fazem sentido.

“Com esses ensinamentos, me identifico muito. Não gasto energia no que não tem jeito. Viro a página da vida e olho pra frente com esperança. Acredito na minha intuição. Às vezes ela dá trabalho e preciso coragem”, escreveu a petista.

Tenha fé

Por Marta Suplicy

Na Folha

Steve Jobs viveu os anos hippies de maneira intensa. Só comia frutas, não tomava banho, mergulhou no budismo na Índia. Largou a universidade e experimentou de tudo. Mas continuou indo às aulas que o interessavam, como caligrafia que, bem mais tarde, serviram-lhe para fazer a linda grafia da Apple e desenvolver um senso estético que o diferenciaria para sempre de outros criadores da área de computação.

Com um vizinho, Jobs criou a Apple. Controlador, exigente e individualista fez tal turbulência na criação do Macintosh que a empresa, deficitária com a entrada da Microsoft no mercado, o destituiu. “Perdi o sentido de minha vida.”

Recomeçou com a compra da Pixar. Desenvolveu sensacionais desenhos animados. Com a NeXT, novamente seu gênio revolucionou o mercado de computadores. A empresa foi comprada pela Apple e assim ele voltou, todo-poderoso. Sua trajetória é considerada a maior gangorra empresarial já vista nos EUA.

Em discurso na Universidade de Stanford, recuperado de um câncer, Jobs transmitiu três mensagens que valem compartilhar.

Primeiro, que atitudes, interesses estranhos, estudos, ações difíceis de entender em determinada época da vida adquirem sentido décadas depois, quando “os pontos se unem”. Ele explica: “Você não consegue conectar os fatos olhando para frente. Só quando olha para trás”. E tem de confiar em algo: “Seu instinto, sua garra, destino, carma ou o que quer que seja”. Em resumo: acredite em você, mesmo que não esteja entendendo o roteiro.

Sobre amor e perda, Jobs conta que ser demitido, aos 30 anos, foi devastador. Mas, diminuída a dor, o momento permitiu encontrar uma companheira e perceber, lentamente, que ele “amava o que fazia”. A demissão “foi um remédio horrível”. “Mas às vezes a vida bate como um tijolo na sua cabeça. Tenha fé.” Depois dessa experiência ele criou o iPhone, iTunes, iPod e iPad e mudou nossas vidas.

Jobs falou ainda sobre a morte: “Se hoje fosse o último dia da sua vida, você faria o que vai fazer hoje? Se a resposta for não, por muitos dias seguidos, é preciso mudar alguma coisa.” “Lembrar que estarei morto em breve é a melhor ferramenta para tomar grandes decisões.” “O seu tempo é limitado e não o gaste vivendo a vida de alguém.” “Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior.”

Com esses ensinamentos, me identifico muito. Não gasto energia no que não tem jeito. Viro a página da vida e olho pra frente com esperança.

Acredito na minha intuição. Às vezes ela dá trabalho e preciso coragem.

Para encerrar: a vida é curta, temos de buscar felicidade, sem esquecer que sem sonho ou projeto ela se apequena.

MARTA SUPLICY escreve às sextas-feiras nesta coluna.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostava da Marta no TV MULHER

    Datada !

    A vida não credenciou a “obra”, digamos assim.

    FHC estaria mais bem citado… que Jobs, talvez.

  2. De saída

    De saída do PT e rumo ao Zorra Total. Bingo, a Marta esta se revelando uma comediante de talento. O PT perde uma senadora medíocre e o Brasil ganha uma comediante de talento. Rrsrsrsrsrsrsssss…..

    1. respeito aos comediantes

      Comediante de talento? Por favor, vamos respeitar os comediantes, aqueles que se dedicam a honesta e dificil arte de fazer rir. Seriam cômicos se não fossem trágicos os estragos que essa a senhora provoca com o seu imenso ressentimento se sobrepondo a qualquer vontade de servir ao país. Ela não poderia esquecer que foi eleita senadora pelo PT e e aliada ao governo de Dilma, de quem foi ministra. Boa prefeita, por isso votei nela para senadora. Mas deixou e deixa a desejar nesse cargo e como ministra da Cultura. E ao entardecer de sua carreira e sua vida, sai atirando com ironia e agressividade no prato que comeu. Discordar é possível, mas não assim. Deveria ter se espelhado na grande Luisa Erundina. Porém, elegância tem que ser natural, sem artificios. 

  3. Marta

    Essa matéria sobre essa celebridade mundial, capa de todas as revistas no mundo inteiro. Louvada por 9 entre dez chefes de estado do mundo, a senhorinha marta me emocionou. Nossa que importância essa reportagem da felha para oa anais do jornalismo brasileiro, e talvez latino americano. Por isso fiz questão de comentar para não me ver fora de tão fundamental análise, que dá cobertura a talvez, tenho certeza, o mais importante assunto dessa decada.

    Parabens ao GGN por nos trazer tão profunda reportagem.

    1. o bolsa troll

      O troll no R$ 70.000,00 do bolsa Alkimin, Serra.

      Para este e os outros trolls defensores dos galináceos gordos emplumados tucanos.

      Tá na lista do hsbc? Tá na lista da operação “zelote”? Tá na lista da privataria? Tá na lista do trensalão? Tá na lista do mensalão psdb minas? Tá na lista de Furnas?

      Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

  4. O cruzamento de egolatria com idiotice foi

    uma trombada das grandes.

    Mas o que esta imbecilidade impressa na FSP, no meio de tantas outras imbecilidades, está fazendo no GGN?

  5. E com o que essa senhora

    E com o que essa senhora gasta energias? Preocupada com os rumos do país ou do povo?
    Duvido muito. Creio que há uma diferença básica entre ela e o Steve Jobs no termo de sua comparação, indo ao essencial, o Jobs tinha um projeto mais amplo, pensava num projeto que pudesse revolucionar o mundo por meio de sua empresa.
    Ao que parece, o projeto da Marta Suplicy é um projeto pessoal, refazer seu nome para se lançar em outra legenda, e para tanto tem de criar uma situação insolúvel perante o PT para não perder o mandato na justiça.
    O Lula, tem muito mais pontos em comum com a ideologia do Steve Jobs do que a pretensa auto comparação da Marta, Lula foi e é um visionário, e não apenas isso, conseguiu colocar em prática seu projeto de país. Sabe como cativar as pessoas, e seu projeto de país incluia, primordialmente, as pessoas, quando eu terminar meu mandato e cada família puder fazer 3 refeições ao dia, eu serei um homem feliz, alguns anos depois, pela primeira vez, o Brasil deixa o mapa da fome.
    O que fez a ex-prefeita pelo PT? Não gastou energia com o que “ela” acha que não tem jeito.

  6. Jobs, Apple e o estado

    No livro ‘The entrepreneurial state’ , M. Mazzucato dedica um capitulo inteiro ao papel do estado no desenvolvimento do i-phone e seu papel no sucesso da Apple.

    Nesse ponto M. Suplicy tem algo em comum com Jobs… Só cresceu a custa do Estado. No caso dela, terra brasilis…

  7. Isso caminha bem…

    Martaxa está bebendo na fonte do Olavão Upa-upa. Desse jeito logo se tornará uma promissora cômica também, a exemplo do mestre. 

  8. Teve uma atuação pífia no

    Teve uma atuação pífia no Senado; quase uma negação. Quem liga na TV Senado vê a Senadora ou de tititi com alguém ou com uma xícara de chá na mão. Sério. No Executivo teve vários ministérios na mão e…

    Ou seja, se acha melhor do que a Dilma sem ser.

    Entrega logo o cargo, então. A bancada governista do Senado vai agradecer; estão precisando de reforço.

     

  9. “Com esses ensinamentos, me

    “Com esses ensinamentos, me identifico muito. Não gasto energia no que não tem jeito. Viro a página da vida e olho pra frente com esperança.”

    Então, só resta uma coisa a fazer: #devolveomandatoMarta

      1. Devolve, Marta

        Realmente, eu e outros votamos em Marta certos que ela estava antenada com os ideais do PT e com a lealdade ao governo Dilma. Ledo engano, e sem essa de poder mudar de opinião. Não como senadora eleita por um partido. Ela não faz mais jus ao mandato que tem. Aliás, deixou de fazer quando foi para o ministério da Cultura, onde deixou muito a desejar, e deixou de suplente um malufista. E também como senadora, qual foi a sua produtividade? Na análise custo benefício, como é que ela fica na relação com os gastos do senado (salário, ajudas, etc)? Aos 70, dona Marta deveria ter     maturidade suficiente para , em vez de externar seus ressentimentos pessoais contra o PT, se aprofundar na luta por projetos melhores para a avida da população. Devolve o mandato.

  10. fugindo às responsabilidades

    o governo do PT liderado Marta Suplicy em São Paulo foi inovador em muitas áreas – especialmente transporte e educação, com os CEUs, com o Marcio Pochmann, e o bilhete único.

    mas foi um desastre em participação, transparência e diálogo com a sociedade.

    os martistas do PT, por exemplo, levaram o partido a aprofundar a burocratização e a campanha descolada dos militantes – criaram, por exemplo, os moranguinhos, profissionais que faziam campanha de casa em casa, papel outrora delegado aos militantes históricos e verdadeiros do PT.  As taxas do lixo e da luz foram implementadas sem nenhuma preparação e discussão, tentou-se implantar a medida de cima para baixo e até hoje São Paulo não tem coleta seletiva de lixo… evidentemente, com diálogo, a medida seria aprovada. Mas buscou-se a esperteza e levou uma bordunada da direita.

    ou seja. Marta é muito responsável pelos problemas que o PT enfrenta hoje. Como liderança deveria ficar e enfrentar a situação difícil assumindo os erros e olhando o futuro, pois é evidente que o PT tem futuro, ela, contudo, parece ter um futuro nada promissor.

    desertar é sempre uma opção, lamentável, mas compreensível conhecendo-se a natureza humana. desertar atirando em seu antigos companheiros quando eles são atacados é uma vilania sem perdão. 

     

     

  11. Marta além de ser traidora, é despeitada . ..

    Marta além de ser traidora, é despeitada, julgava que a presidenta Dilma a escolhesse como conselheira mór, a “prefeita da maior cidade da América do Sul” e como isso não aconteceu resolver se vingar, fazendo campanha para a volta de Lula ao invés da reeleição de Dilma.  Quanto a comparação com Steve Jobs é uma coisa verdadeiramente lamentável, logo com Jobs, um dos maiores cientistas que o mundo viu nas últimas décadas, quem essa mulher pensa que é?

  12. A Operação Lado do Balcão do
    A Operação Lado do Balcão do PT (Perda Total) vem aí!
    Tem gente reclamando até do Botox da Marta! O que isso tem a ver com a política, com os princípios?
    Ela não usava antes?
    E o Sarney?
    E o Collor?
    tutto buona gente!
    Felizmente o PT acabou, embora alguns aiauinda não saibam…

    1. M(milhar) C(centena) e bolsa troll

      O troll no R$ 70.000,00 do bolsa Alkimin, Serra.

      Para este e os outros trolls defensores dos galináceos gordos emplumados tucanos.

      Tá na lista do hsbc? Tá na lista da operação “zelote”? Tá na lista da privataria? Tá na lista do trensalão? Tá na lista do mensalão psdb minas? Tá na lista de Furnas?

      Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

    2. Que Dó!

      Começa a ficar patológica essa ansiedade casagrandense de que o PT acabe, cada vez mais furiosamente replicada em “voz alta”, à medida em que no âmago do que lhes resta de alma política, pulse cada vez mais forte a sensação que o fato não acontecerá, por mais que desejem, no horizonte visto. Simples, como Marice não ser Giselda, né moro de tantas certezas?   Que dó! 

      PS: Está certo que a justiça é cega, mas daí não precisa o juiz deixar de consultar o oftalmologista, né, moro? 

  13. Tenho a impressão de que não vai mudar muita coisa.

    Difícil dizer se foi bom ou ruim pra ambos, ela e o partido.Tenho a impressão de que não vai acrescentar nada na biografia dela além da pecha de traíra. Não vai agradar a direita e vai perder o que tinha na esquerda. Com a idade que está, talvez, fizesse melhor negócio se aposentando. Se um conselho ela aceitasse de si mesmo seria esse: RELAXA E GOZA ! 

  14. Concordo e entendo o ranso

    Concordo e entendo o ranso dos petistas contra a senadora Marta Suplicy por trairagem esplícita. Afinal, eu como liberal, também sofri na pele a não menos trairagem dos nossos “liberais” do pau oco como a senadora Katiusha Abreu, o deputado Guilherme Afif e o senador procurador corrupto Demóstenes Torres.

    Enfim, “semu tudo corno”.

  15. Marta, será que não está na

    Marta, será que não está na hora de criar juizo? Alguns, com a idade , passam a entender melhor a vida, outros não a entenderão nunca. Vc fica mt bem ao lado FHC mesmo ! O PT foi simplesmente um modismo adotado p/ vc, jamais a sua praia.   Boa sorte junto aos seus.

  16. O artigo é pouco em relação a

    O artigo é pouco em relação a sua entrevista a Veja. Dentre outras coisas diz que o processo da AP 470 foi perfeito.

    Veja, Estadão, Folha, Alckimim, Serra, PSB de Marcio França… Diante das novas e oportunas, para ela é claro, companhias, só pedindo emprestado as palavras dos poetas.

    (…)

    “Jogue a cópia das chaves
    Por debaixo da porta
    Que é pra não ter motivo
    De pensar numa volta
    Fique junto dos teus
    Boa sorte, adeus
    Boa sorte, adeus”

    (Bilhete – de Ivan Lins & Vitor Martins)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador