Marta pode deixar PT ainda esse semestre rumo a um partido de oposição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Petistas próximos à Marta Suplicy – que saiu do Ministério da Cultura em novembro passado a reboque de críticas à política econômica da presidente Dilma Rousseff – afirmam que a senadora deve deixar o PT ainda neste primeiro semestre. Seu destino pode ser o Solidariedade. A informação é do Painel da Folha desta quarta-feira (7).

Desde dezembro passado, ventila-se que o partido de Paulinho da Força (ex-PDT) fará um convite formal à Marta Suplicy, oferecendo-lhe a legenda para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2016. A expectativa em torno da mudança de partido por Marta ocorre justamente em função da eleição municipal, pois o atual prefeito Fernando Haddad deve ser o candidato do PT à reeleição.

No plano federal, o Solidariedade é um partido de oposição ao governo Dilma. Paulinho da Força, presidente da sigla, não só apoiou Aécio Neves (PSDB) para o Palácio do Planalto como chegou a sugerir em comícios que Dilma deveria ser presa pelos escândalos de corrupção que pipocaram em seu primeiro governo.

No Congresso e com vistas às próximas eleições municipais, o Solidariedade formou um bloco de oposição ao PT e aliado com os partidos PSB, PV e PPS. Dessa forma, se Marta realmente fizer as malas rumo ao partido de Paulinho da Força, romperá de vez com o PT.

Preterida no PT

Em entrevista ao GGN no final do ano passado, o presidente nacional do PT Rui Falcão disse que não é correto afirmar que Marta vem sendo preterida dentro do partido, mas ressaltou que Haddad é o candidato natural em 2016. Segundo o dirigente, Marta reúne condições de disputar o governo do Estado em 2018. Basta discutir suas “pretensões” com o PT.

Em entrevistas após sua saída do Ministério da Cultura, Marta Suplicy disse que a troca de partido é uma das possibilidades com as quais trabalha. O PMDB foi a primeira opção aventada, principalmente porque seu marido, Márcio Toledo, está no partido e tem boa relação com o vice-presidente da República Michel Temer, que conduz a legenda no plano nacional.

Mesmo dentro do PMDB, a possibilidade de acolher Marta ainda é vista com cautela. Isso porque a ex-ministra deixou o governo Dilma batendo a porta, o que pode gerar saia justa para Temer junto à presidente da República. Outra observação é que Marta pode perder a cadeira no Senado se trocar de partido. Pela legislação, um político com mandato só pode migrar para outra legenda se comprovar perseguição no próprio partido ou se quiser usar a janela de um partido recém criado.

De toda forma, ainda é difícil saber o que Marta pretende com as indicações de que deixará o PT. “Em 2012, Marta insistiu na tese de que queria ser a candidata a prefeita em São Paulo, mas na realidade mirava um ministério de Dilma. Por isso a leitura hoje é que Marta, com o anúncio de que pode sair do PT, está buscando algo para além da candidatura municipal. Talvez a promessa do próprio PT de que ela será a candidata ao governo do Estado em 2018. Talvez alguma influência na máquina partidária, algo que perdeu nos últimos anos. Talvez até mesmo um novo partido onde poderia voltar a ter projeção”, escreveu a colunista Julia Duailibi (Estadão).

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif
    Já vai tarde, a madame

    Nassif

    Já vai tarde, a madame nunca foi petista. Não se esquecendo que seu cargo no Senado é da legenda.

    1. Companheira Marta.
      Acho que o

      Companheira Marta.

      Acho que o Lula já disse mais vezes essa palavra do que a ”  nunca na história desse planeta” rs

  2. Eu não acredito em nada do

    Eu não acredito em nada do que a folha disse que alguém disse.

    A senadora tem uma mandato a cumprir. Será uma boa experiência pra ela. Ela tá nova ainda.

    1. Nova?

      O Supla já é cinquentão. Logo, Marta deve ser sete ponto zero.

      Os dois, mãe e filho, são da Terra do Nunca, se recusam a crescer.

  3. O PT já está desconstruído
    O PT já é oposição a si mesmo e já faz tempo. Veja o exemplo da Dilma em manter o tucanalha enrustido, zé da justiça, no ministério da justiça. A Dilma não vai conseguir governar e por conseguinte, a direita raivosa já vai começar a voltar em 2016 e o PT será mais um partido nanico.

  4. Levando-se em conta que o

    Levando-se em conta que o interior de SP tem um antipetismo muito grande, como ela já é bem conhecida, vai ser uma candidata competitiva desde que deixa o PT.

    1. Se ela for pro Solidariedade,

      Se ela for pro Solidariedade, perde o mandato; só fica com ele se for para um partido novo, tipo a Rede (se conseguir se registrar dessa vez,kkkkk).

      A pessoa que está atrás de visibilidade e de cargos majoritários, como Marta, não deve querer perder o mandato né? Estranha notícia essa.

      1. Conforme entendimento e

        Conforme entendimento e decisão do TSE, inclusive com parecer da Procuradoria Eleitoral, Senador, não perde o mandato, em função de troca de partido.  Tal decisão foi aplicada quando da troca de partido pela Senadora do Tocantins, Katia Abreu.

      2. Conforme entendimento e

        Conforme entendimento e decisão do TSE, inclusive com parecer da Procuradoria Eleitoral, Senador, não perde o mandato, em função de troca de partido.  Tal decisão foi aplicada quando da troca de partido pela Senadora do Tocantins, Katia Abreu.

  5. Se assim for, estará

    Se assim for, estará encontrando o olho perdido. E também, mostra sua verdadeira face. Volto a dizer, o PT de SP é PSDB na veia.

  6. Tudo a ver…

    Marta, Paulinho da Força, Roberto Freire…  Tudo a ver.  E o cordão dos traíras cada vez aumenta mais. A inveja é um problema sério. Aliás a senhora Marta nunca teve a cara do PT.  

    1. Recompensa

      Mas se for verdade que ela terá essa companhia que você menciona, Marly, haverá a contrapartida: talvez seja finalmente perdoada pelo “relaxa e goza” que a grande mídia cobrava insistentemente como insensibilidade pelos problemas do “caos aéreo” e outros do turismo. Se passar para o lado das “pessoa boas”, do “do bem”, terá no mínimo esta recompensa. A não ser que eu esteja sendo muito rigoroso com nossa super isenta mídia.

    2. Marly, até vc entrando nessa?

      Por enquanto isso nao passa de especulaçoes do PIG. 

      E tem muito troll aqui só querendo decepcionar os petistas, desesperá-los etc., veja os comentários do Free Walker. Nao faça o jogo deles! 

      E por que a Marta nunca teve a cara do PT? Por ser rica? Mas foi uma prefeita maravilhosa para os moradores da periferia, e é isso o que importa. 

      1. boa prefeita

        Marta Suplicy foi sim boa prefeita e extremamente ousada.Agora está dando um fora atras do outro em seu excessivo personalismo e ambição. Ir para a oposição é o fim!

        Mas temos que dar a Marta o que é de Marta. O que fez de bom e o que faz de ruim.

  7. Vai que é tua Heloísa, digo, Marina, digo Marta.

    Se de fato vai para o Partido de Paulinho ($$$$) – o que seria uma afronta a sua própria história – Marta demostra o seu desprezo pela política e seu imenso apreço por cargos.

    Se é assim, vai tarde.

    Obs.: sugiro fundar o Rede II

  8. Respeito e esclarecimento

    Com o devido respeito aos seus eleitores para o senado (eu, inclusive), Marta dveria vir a público e esclarecer essas fofocas. Ou não são fofocas? Seu silênci aparenta ser leviandade com o povo. Marfta foi eleita senadora e me desapontou quando foi ser ministra e deixou o cargo. Na substituição, um malufista que hoje é ministro de Dilma. Votei na Marta certa que seria combatente e produtiva no senado; até agora não foi. Saiu do ministério atirando no sucessor Juca. É preciso esclarecer as suas denúncias e não só jogar titica no ventilador. No aspecto midiático, Marta está sendo tão desastrada quanto Eduardo Suplicy  que saiu do senado desapontando boa parte de seus eleitores (eu , inclusive) por não ter nos 24 anos de mandato, apresentando uma produtividade. Só se destacou cantando (cantando, pode?) e falando do projeto de renda mínima. Ele não agregou nenhuma evolução no funcionamento do senado, na redução de seu empreguismo, nas suas despesas. Caso queira construir ou reconstruir uma boa imagem, Marta poderia fazer o que Eduardo não fez. Mas, no curto prazo, respeite o eleitor e esclareça tudo.

  9. Duas traíras no aquário.

    Paulinho Tequila, também conhecido como Paulinho do Patrão, e Marta Relaxa e Goza no mesmo partido.

    É o mar não está para peixe, não.

     

  10. Lady on fire.

    Marta está queimada em São Paulo.

    Perdeu para o Serra, perdeu para o Kassab e perdeu para o Aloísio Nunes. Só não perdeu para o Netinho de Paula porque é difícil perder eleição para homem que bateu em mulher. Mesmo assim, passou perto.

    Marta é o que há de mais PSDB no PT. Marta é o Serra petista. É só não é mais Serra que o próprio Serra porque não nasceu na Moóca, ôrra meu. Nasceu em Paris, belo.

  11. Mais uma ressentida com o

    Mais uma ressentida com o PT/Lula que vai se juntar a Heloisa Helena, Marina, aquela turma do PSOL, PSTU entre tantos outros.

    Não boa, a Marta para ser coerente com a sua conduta e postura devia se filiar ao PSDB.

    Garanto que seria muito bem recebida.

    Seria uma ovelha desgarrada que voltou ao rebanho.

    Não vai arrumar mais nada na politica.

    Adeus Marta, não foi um prazer em lhe conhecer madama.

    1. Vai mesmo? Vc tem certeza? Ah, se o PIG diz deve ser verdade…

      Arre! 

      Acho que por trás dessa grande rejeiçao a Marta há muito de inveja. E de machismo também. 

       

    2. Gilson AS, o pior é que a

      Gilson AS, o pior é que a Martaxa não vai se juntar a Heloísa Helena nem a Marina, mas ao Paulinho FICHA SUJA da Força Sindical e ao Roberto GEISEL Freire.

  12.  Caro Nassif, acho estranha

     Caro Nassif, acho estranha essa publicidade sobre Marta Suplicy, que ficou conhecida através da tv mulher, como sexóloga, da rede globo nos longínquos anos 80. Ela e Eduardo Suplicy formam um casal pitoresco, pais do jovem (hoje nem tanto) Supla, que ainda pensa que é Billy Idol. Casal simpático e divertido que proporcionam ações divertidas em momentos críticos, como relaxar e gozar e a aculturação curiosa de cantorias de Bob Dylan inapropriadamente no plenário do senado. Pessoas boas,mas politicamente irrelevantes. Chama a atenção o fato dela se afastar do PT depois das declarações do minístro Juca Ferreira sobre a regulação da mídia.

  13. Dona Marta Suplicy tem

    Dona Marta Suplicy tem algumas qualidades administrativas mas não pertence ao PT a muito tempo.

    1. De bom grado ou nao, participou de todas as campanhas…

      Foi super importante para a eleiçao de Haddad. Que tal um pouco de espírito de justiça? 

  14. Marta  e  Paulinho  da  Farsa

    Marta  e  Paulinho  da  Farsa  :  tudo a ver.   Só terá  que ter cuidado com o boçalnaro,  seu novo companheiro de oposição, em outro partido,  para  não contrariá-lo,  hehe

  15. martha  é a segunda Marina

    martha  é a segunda Marina  ela sabe que nao vai ter  vez   para  se candidatar  a  prefeitura  porque Haddad  vai   concorrer ao segtundo  mandarto, por isso ela  quer  abandonar o barco.  no Ministgerio da  cultura nao fez  nada  entao  o que ela vai fazer como  prefeita. 

  16. O PT não existe mais

    O Lula deve amaldiçoar até hoje o dia em que a Dilma apareceu na frente dele e o convenceu de que ela tinha salvo o RS do apagão de 2001.

  17. Marta de novo? Ainda não saiu?

    3ª postagem sobre o mesmo assunto em poucos dias.

    Quem quer fazer alguma coisa faz, não fica mandando recados ou marcando data futura.

     

    1. O interesse é dela, ou de quem publica?

      As duas hipóteses sao possíveis, nao? 

      E o mais provável é que, se ela estiver fazendo jogo, o objetivo seja a garantia da candidatura para o estado. 

  18. PETISTAS VELHOS E NOVOS – Uma história de Ficção

    Marta está no PT desde sempre, desde época romântica onde dirigente sindical e elite de São Paulo discutiam política em barzinho e queriam mudar Brasil e o mundo. A liderança indiscutível do Lula fez aglutinar e manter aglutinado esse tipo de pessoas. Era uma fase de namoro com o PT e, como todo namoro, cheio de promessas e renuncias a vantagens pessoais.

    Junto com o pleno exercício do Governo, a individualidade de alguns dirigentes, somado ao seu natural envelhecimento – e até problemas domésticos pessoais, fizeram que a necessidade de auto-afirmação, o ciúme, a vaidade que se desperta no contato diário com a mídia, o canto de “macho ferido”, a síndrome de ser preterida por outra, etc. fosse pesando cada vez mais no convívio familiar, em relação ao mero sentimento romântico, plural, de namoro, da origem petista. Esta é fase de casamento, onde os defeitos começam a tomar importância. Perde-se um pouco o romantismo. A turma segue unida porque há um patriarca forte: o Lula. Filhos mais problemáticos (idealistas demais), inconformados com a camisa de força da responsabilidade do poder, saem de casa para continuar vivenciando a esquerda de papo de barzinho. Três deles se encontram com Dilma, recentemente, postulando ao mesmo cargo presidencial. Outros parentes tiveram que assumir ou contrair dívidas em nome da família, em momentos de dificuldades, e estão pagando por isso na prisão.

    O problema maior acontece ao sair Lula de casa – pelo menos temporariamente. Lula deixa a governanta tomando conta da família, com missões específicas a cumprir até o seu retorno. Muitos parentes graúdos almejavam ocupar o seu lugar, de modo que alguns deles ficaram magoados, inclusive com mais gente saindo de casa. O tio Patrus e outros familiares mais sensatos tentam conciliar. Da ala jovem, surgem sobrinhos e filhos promissores, como Haddad, Padilha, Pochmann e muitos mais. Mas, como ocorre nas melhores famílias, surgem ovelhas negras, como o Vargas e outros.

    Neste contexto, tia Marta – já no seu terceiro casamento, ainda reivindica direitos familiares. Tio Eduardo, gagá há muito tempo, esforça-se para não ser ignorado (jogando-se balde de água na cabeça, usando calçinha vermelha ou cantando em inglês). A volta do patriarca não irá acabar com as mágoas e com as discussões familiares, mas, espera-se que naquele momento seja dada aos jovens da família a responsabilidade de tomar conta da casa, com novas energias e romantismo.

    Devemos ter respeito aos mais velhos, sim, mas sem com isso sacrificar o destino de toda a família brasileira. Marta deve aproveitar o passe livre de ônibus e a fila especial em bancos e supermercados, ao invés de querer trazer de volta os holofotes para sua vida pessoal, como se fosse o último show da Marília Pêra, dentro de uma casa que já pertence a todos, principalmente aos mais jovens.

  19. TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR.

    Para quem traiu uma vez, pois TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR, não há nenhum impedimento ético e moral para a Martaxa trair o partido que a projetou e se juntar do Paulinho FICHA SUJA da Força e ao Roberto GEISEL Freire…. Vai Martaxa, junte-se a esses traíras, vocês  se merecem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador