Marta pode ser candidata ao governo de São Paulo, diz presidente do PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em entrevista ao Jornal GGN, Rui Falcão negou que Marta Suplicy é preterida dentro do partido. “É preciso dialogar a respeito das pretensões dela”, afirmou

Jornal GGN – Em entrevista exclusiva à equipe do GGN, o presidente nacional do PT Rui Falcão negou que a senadora Marta Suplicy (PT) tenha sido preterida dentro da legenda, e afirmou que ela reúne “todos os títulos necessários” para voltar a disputar um cargo no poder Executivo pelo PT. 

“Tenho dito e quero repetir que Marta é uma das maiores lideranças nacionais que o PT tem. Ela deixou marcas em São Paulo, como os CEUs, e foi ministra duas vezes. Voltou para o Senado agora. Ela tem todas as condições de voltar a governar em São Paulo. Pode ser nossa candidata ao governo do Estado. É preciso dialogar a respeito das pretensões dela”, disse o dirigente.

Após a segunda vitória de Dilma Rousseff (PT) nas urnas, Marta entregou à Casa Civil uma carta de demissão do Ministério da Cultura, aproveitando a oportunidade para criticar a condução da economia durante o primeiro mandato da presidente reeleita. À época, a imprensa interpretou a movimentação de Marta como um sinal de racha com o PT, e passou a aventar sua migração para o PMDB. Na legenda de Michel Temer, ela poderia disputar a Prefeitura de São Paulo, hoje capitaneada pelo petista Fernando Haddad.

//www.youtube.com/watch?v=vT_C_sRY4Hc&feature=youtu.be width:700 height:394]

“Não concordo – tenho ouvido isso por aí, não dela – que ela tem sido preterida no PT. Marta tem tido todas as oportunidades que o partido pode oferecer”, disse Rui Falcão. Para sustentar a observação, ele lembrou que “em 2006, Marta só não disputou a eleição no Estado porque concorreu a uma prévia com Mercadante e perdeu. É essa a regra do jogo. Em 2012, ela era pré-candidata [à Prefeitura] – assim como eram Jilmar Tatto e Carlos Zarattini – e ouve um processo de afunilamento, e todos concordaram em abrir mão para que Fernando Haddad fosse nosso candidato. Ela também abriu mão. Se você abre mão, não há depois como reclamar”.

O caminho para 2016

Questionado sobre qual o melhor caminho para a eleição municipal de 2016, Rui Falcão ponderou que a disputa ainda está muito longe para que as diretrizes já estejam totalmente definidas. Mas garantiu que o certo é que há o caminho da disputa interna no PT, caso Marta queira ser a postulante do partido à Prefeitura de São Paulo pela legenda. Fernando Haddad, porém, é candidato natural à reeleição.

Por isso, Marta precisaria reunir apoio entre a militância para viabilizar a realização de uma eleição prévia para a escolha do candidato majoritário. Caso contrário, a candidatura de Haddad – que teve Lula como padrinho no último pleito – será referendada em um encontro de delegados. 

“Esse é o caminho. Mas veja: nos lugares onde nós alteramos a possibilidade de reeleição, nós nos demos mal. Isso não significa que seja sempre assim. [Mas há o caso do] Tarso Genro [que] derrotou Olívio Dutra, que era governador, numa prévia do PT. E perdeu a eleição depois. Em Pernambuco, substituímos o prefeito por outra candidatura e nos demos mal também. Parece que o eleitor faz o seguinte julgamento: se você [partido não quer a reeleição do seu candidato, isso quer dizer que algo não vai bem. Agora, você vem me impor um outro candidato seu?”

Entrevista: Luis Nassif e Cíntia Alves
Imagens e edição: Pedro Garbellini

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O primeiro partido que inovar

    O primeiro partido que inovar nas práticas políticas, domina o país.

    Ainda estão intimamente ligados a velhas práticas do tempo em que todos se deslocavam pelas rodovias.

    Os feudos políticos estaduais são o MAIOR exemplo disso. 

    Marta é um bom nome para a política nacional mas um péssimo nome para concorrer em SP.

    Porque ela não domina um outro Estado?

    O Sarney fez isso mas não implantou a prática. Fez só para ele. Já imaginou se um partido resolve encampar a prática? Vcs acham que este partido vai ganhar mais eleiçoes, com nomes nacionais em estados menores, ou vai paerder mais eleições?

    É muito cacique para pouca maloca!

    Saia da maloca e vá se aventurar no mato! O mato não tem dono, é de quem chegar primeiro.

     

    SP é Haddad. O resto é o resto.

    Viu Marta? Vc é o resto!
     

    1. Athos,Marta pode sair como

      Athos,Marta pode sair como candidata ao Governo de São Paulo!

      Hadaad vai concorrer a Reeleição da Prefeitura.Respeite a Marta.

  2. Um partido novo para Marta Suplicy – um só para dela.

    Marta Suplicy deixa muito claro seu projeto pessoal.

    Primeiro fez beicinho e ameaçou o partido.

    Ou ela seria candidata ou sairia do partido.

    Ficou no PT.

    Se sou paulista não votaria nela. 

    Tounou-se uma Marina Silva, uma Heloiza Helena, um Cristovão Buarque.

    Acho que é chegado o momento de deixar o PT e fundar seu próprio partido

  3. Sei que sou um único eleitor,

    e talvez não represento nada além de mim mesmo, mas quero deixar claro ao R. Falcão:

    – em 2014 votei na Dilma e no Padilha, mas anulei voto para senador (Supplicy foi um ótimo senador para o PSDB), depois de votar no Haddad em 2012. Até 2006 eu votava em candidatos do PSDB (reconheço meu erro terrível).

    – em 2016 e 2018 não votarei na tal Marta Supplicy, qualquer que seja o partido dela.

    Chega, já teve suas oportunidades.

  4. Te manca Marta, pula fora em

    Te manca Marta, pula fora em quanto é tempo.

    Se o PT validar todas as recentes trairagens da Dilma, morre e transformará no novo partido neo-liberal. Perde a credibilidade com o povo e fica com toda a credibilidade do mercado.

     

  5. É difócil escrever sobre

    É difócil escrever sobre Marta sem taxa-la de vulgar,nonsense,ególotra,sedenta de poder e psicopata quanto aos sentimentos dos outros– seja amor, partido político, moda e até feições que a natureza teima em modificar.Algumsa chamam de velhice,Ela não.

                 Então fico quieto.

  6. Agora sim!
    O PT acordou

    Agora sim!

    O PT acordou aposto o que quizerem a Marta será eleita!

    Galera não tem um que não agradeça a Marta pelo seu unico governo na prefeitura de São Paulo.

    sabe aquela dito popular “eu era feliz e não Sabia”.e digo mais o que segurou ainda os votos do PT na periferia diante do chumbo grosso  da midia nessas  eleições,misturado com neofascismo faceboquiano,foi os Projetos da Marta.

    A melhor Prefeita que São Paulo já teve!

  7. Como qualquer militante que

    Como qualquer militante que esteja de acordo com as diretrizes do partido ela poderá pleitear junto ao diretório Estadual do  PT o lançamento de sua pré candidatura para representar o PT na disputa eleitoral que indicará o futuro Governador(a) de SP .

    Enquanto ele estiver no PT ela terá este direito. A penas isto .

  8. Grande como prefeita, complicada como candidata

    A gestão de Marta Suplicy na prefeitura de SP  foi exitosa. Soube muito bem enquadrar a bagunçada estrutura do transporte de ônibus,  inovou nos corredores, deu efetiva atenção à periferia da cidade de SP, coroado nos bem sucedidos CEUs e nos investimentos em educação-cultura e saúde. Dizer que não fez nada para os ricos não é verdade. Seus tuneis, a despeito de necessarios ajustes posteriori, contribuiram para melhorar o fluxo na região nobre da capital. Ademais reestruturou a região da rua Oscar Freire e alamedas, fortalecendo os Jardins como uma marca de luxo de comércio e de turismo da cidade.

    O problema é a postura da candidata Marta. Terrível.  Não se reelegeu por pura incompetência durante a campanha. As declarações infelizes, aquele famigerado episódio de questionar a vida pessoal de candidato alheio. Até entre os seus apoiadores gerou constrangimento.

    Se quiser postular candidatura ao governo, otimo. Tem atributos programáticos, precisando somente fortalecer o diálogo com o interior do Estado. No entando, o que ela precisa mesmo é melhorar sua postura e, é claro, aprender com erros passados. Tem amplo respaldos das periferias das grandes cidades e de parte da elite paulistana. Basta rever a sua postura como candidata.

    1. “Não se reelegeu por pura

      “Não se reelegeu por pura incompetência durante a campanha. As declarações infelizes, aquele famigerado episódio de questionar a vida pessoal de candidato alheio. Até entre os seus apoiadores gerou constrangimento.”

      Isto não foi na disputa pela reeleição, foi depois, em 2008 com Kassab.

      Ela perdeu a reeleição por conta da campanha contra do PIG, criando o apelido de Martaxa por conta de R$ 3 da taxa de lixo, e por uma campanha machista por conta de seu divórcio e novo casamento, entre outras coisas.

      E além do que vc citou, e mais importante, ela aprovou o Plano Diretor da cidade depois de quase 30 anos da cidade urbanisticasmente desgovernada e fez a reforma administrativa criando as sub-prefeituras.

       

  9. é isso mesmo, dona marta: tem

    é isso mesmo, dona marta: tem que vender muito caro, com juros e correções de rumo, seu prestígio político e sua força eleitoral paulista, quiçá nacional, que foram ultrajados e traídos pelo partido dos trabalhadores petistas, nestes tempos bicudos, mais para autistas políticos…

    afinal, sua persona non grata no PT do Lula tem uma linda história de militância político-sexual, de transformadora inovadora governança de sampa, além de ser a representante original fulgurante dos pobres petistas sem-berço nobre, no glamouroso elegante circuito elizabeth arden.

    e mais: nas exigências custo/benefício do pacote político porteira fechada das condições draconianas para ficar no PT, aproveita para garantir um lugar ao sol socialista para o nobre senador consorte, infelizmente, sem sorte na última eleição…

     

  10. por que tão cedo ? ?

    ‘tando por fora, mas diante de tantos pitacos, tb. dou meu chute e por ouvir o galo cantar não sei onde de que o PT paulista é uma tragédia. Não fosse um Lula a apostar em Haddad com alianças e tudo.O antipetimo não era grande quando Erundina se elegeu. Idem, Marta. Agora, se a cometência é mais imortante, a aparência (pra boa parte da população) importa muito. Parece ‘recall’ e transmite arrogância, parece fortalecer o antipetismo derrotado por pouquíssima margem nestas eleições passadas. E… por que tão cedo levantar tal hipótese ? Desespero? Visão de longo prazo? tô por fora mesmo.

  11. Cara vocês estão viajando a

    Cara vocês estão viajando a Marta foi a melhor prefeita que São Paulo já teve.ela é muito mais a esquerda do que qualquer macho do PT,para quem não sabe a Marta enfrentou uma máfia dos transportes,tal qual a Dilma enfrenta na Petrobras e afins.Marta teve que usar colete a prova de balas,eu sei do que estou falando pois sou de uma familia que meu Pai foi motorista da CMTC e meu irmão era cobrador de onibus, durante o processo de expurgo vocês não sabem o que o Sindicato dos motoristas aprontaram junto com os empresarios.fora a outra ponta o crime organizado nas chamadas peruas clandestinas.

    Marta foi a primeira a experimentar o odío do Serra com as difamações e a desestabilização da grande midia,nunca vou perdoar a Barbara Gancia,que detonava a Marta por abrir os corredores de onibus na Rebouças ,local de chiques jamais sederiam o espaço dos seus carrões,para onibus que transportavam uma massa não cheirosa.Detalhe o Lula ainda não tinha sido eleito então eles ainda não estavam acostumados a pobre ter carro e acesso,diga -se dos CEUS um “escandalo”como periferias malambentas cheia de crianças pobres e pretas,com escolas daquele porte:Balé pobre gosta de samba,violinos,teatro uma biblioteca maravilhosa a qual eu pude ter o prazer de ler a Odisséia de Homero.os Telecentros uma ousadia sem tamanho dando cursos de informatica para pessoas que jamais teriam um computador,esse era o pensamento da época,poderia aqui descorrer por diversas mudanças estruturais iniciadas por Marta infelismente não tinhamos as rede sociais para defender e perdemos para o Slogam do Serra “melhorar o que já existe”.

    Mas Marta manteve a coragem,derrepente agora ela pode ter deslizado causando um alarido desnecessário,mais seria uma grande perca para o PT,inclusive essa é marca um partido de mulheres forte isso é o PT viva a Luiza Erundina,tenho que citar Marina foi com a alma de uma guerreira do PT que ela se projeto para o Brasil,Salvetti defendendo o Enem. .Lançou a primeira Mulher a Presidencia da Repuplica!

    Eu ainda consigo ver o PT como o Partido que defende as minorias.

  12. Marta, aceite que seu tempo já passou…

    Os candidatos petistas ao governo de São Paulo na próxima eleição são Fernando Haddad ou Luiz Marinho. Sem dúvida os melhores nomes nesse momento no PT paulista além do próprio Lula.

    Mesmo que Haddad não seja reeleito (em São Paulo é comum), sua gestão renovadora já o credencia. Erundina e a própria Marta fizeram grandes governos e não se reelegeram.

    Maluf e Serra deixaram como sucessores os piores prefeitos da história da cidade.

    1. Concordo plenamente. Haddad é

      Concordo plenamente. Haddad é o melhor quadro político do país disparado e Luiz Marinho vem fazendo uma bela gestão em São Bernardo.

  13. Marta tem uma rejeição

    Marta tem uma rejeição tamanha em SP que acho incrível o PT querer bancar ela como candidata.

    Os grandes erros dela não foram na administração, mas o seu “genio” (digamos) agressivo, suas declarações infelizes, e as indisposições com a população fizeram que ela tenha perdido qualquer chance de se eleger em SP.

    Haddad está aí, fazendo um bom governo, e ainda tem 2 anos para realizar e finalizar muitas coisas boas para SP.
    Ele é o condidato natural, e merecidamente. Será um erro grotesco lançar a Marta a qualquer candidatura em SP. 

  14. Não é verdade mesmo que ela

    Não é verdade mesmo que ela seja preterida; já foi candidata a governadora (1998), candidata a prefeita 3 vezes, das quais ganhou uma, candidata a senadora. Portanto já disputou cargos majoritários importantes 5 vezes. Mas é uma estrela do PT, apesar da pisada de bola que deu com aquela tal carta. Pode vir a ser boa candidata a governadora sim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador