Matem a democracia e coloquem a culpa na vítima, por Hydra

A culpa do estupro é da vítima. Salve ESQUERDA-COXINHA

Por Hydra

Boa parte do pensamento que legitima a violência contra hipossuficientes, nesse caso, o machismo, é, como todo fenômeno cultural brasileiro, transclassista.

Fiel a essa (i)lógica, temos em setores da esquerda brasileira que diante do maior massacre conservador que se tem noticia, capitulam a Síndrome de Estocolmo, se afeiçoam ao torquemada e bradam:

“Sim, o problema é moral, o problema é o PT ter se lambuzado”, ou seja, “Sim, Senhor, matem a Democracia e o PT e coloquem culpa na vítima”.

São setores que não se agarram a escombros de nada, porque nunca ousaram construir nada, e muito menos tem qualquer imagem refletida no espelho, porque parasitas-vampiros que são não refletem nada. Memória então, nem se fale… Desde 64 marcam a hora certa duas vezes no dia, com um relógio quebrado.

E quando a hora chega, dizem: “Viu, avisamos”…

Caro amigo, o ataque e imobilização das esquerdas no mundo todo não é um caso estanque brasileiro.

Obama nem botou a cabeça de fora.

A esquerda européia nem merece esse nome.

Na Grécia, depois de trazer o povo às ruas, o governo roeu a corda.

Até bem pouco tempo, a Itália tinha Berlusconi…

Os golpes, desde 64, são populares nesse país… assim com culpar a vítima…

Slavoj Zizeck, David Harvey e até Carlos Nelson Coutinho já tinha declarado há tempos: O capitalismo é incompatível com a Democracia, e olha que nem sabemos ao certo de que tipo de Democracia estamos falando…

 Eu acho engraçado…

A culpa é do Lulismo por ter nos seduzido, logo nós, esquerda-moça-honesta-para-casar…

Culpa, culpa, culpa, é sempre esse enclave conceitual cristão que inunda nossa percepção…

Então, se o PT voltar a ser de “massas” tudo se resolve, se conseguirmos imolar nossos komissarios nas masmorras da ação 470 e lava-jato, desencrustando o PT da máquina pública…

Meus zeus, isso parece discurso do Aloysio Teixeira ou do Serra.

Ai meu saco, tenham paciência, descrever o arranjo sindical-eclesial de base, que somada à classe média urbana nos revelava como uma UDN de macacão (à benção Brizola) como base de uma partido de massas é de doer os olhos…

O PT só experimentou algo como “massa” e algum calor popular quando Lula capitulou e assinou a rendição na Carta aos Brasileiros… Antes contávamos garrafinhas em reuniões, encontros e congressos onde masturbávamos nossas interpretações dos anseios popular… e o povo caía nos braços de Sarneys, Collors, planos reais, e outras prestidigitações…

Eis aí nosso paradoxo, para chegarmos mais perto do povo tivemos que ficar mais parecidos com ele: desonesto, patrimonialista, corrupto, violento, preconceituoso, machista, etc…tivemos que lidar com coisas que escapavam dos nossos esqueminhas mentais, tivemos que deixar o conforto da Teologia da Libertação para lidarmos com esse monstrengo caleidoscópico de recalques que alimenta a base popular do neoevangelismo…

Descobrimos que a ideia de sindicatos e organizações não ultrapassava 15% da massa trabalhadora, e que as coisas ficariam piores com a reconfiguração do capitalismo, a cada volta da História…

Concordo, mas e daí?

Se tem uma coisa que direita faz muito bem é rejeitar culpas… Quebraram o mundo e colocam a culpa do Estado (justamente quem lhes ceva com juros e favores fiscais), compram a política para fazer valer seus interesses e esculacham a corrupção em rede nacional…

Dão o golpe e colocam a culpa na presidenta mais honesta que esse país já teve…

Governamos esse país por 14 anos, e desde sempre já somos os culpados por tudo… Desde o estupro da primeira índia a invenção da corrupção brasileira…

Caramba, será que ninguém enxergar que destroçado esse legado feito com sangue, luta e coragem (e também com caixa 2, é claro) pouco importa se Lula é na verdade um Inca Venusiano?

Caro amigo, sua descrição dos soluços geopolíticos do mundo já trazem a solução para o enigma de Alice: Só entre em algum lugar se souber antes onde fica a saída…

Alice, esperta que é, depois do chá alucínogeno das 5, repete sempre: “Se não souber onde ir, caminhe, se não houver saída, ótimo, volte pela entrada…, porque afinal, a diferença entre entrada e saída é o lado que você está da porta…”. 

Eu gostaria de fazer um pedido de desculpas, e um a reparação: Na verdade, não se trata de esquerda-carochinha ou esquerda-Alice, mas sim de ESQUERDA-COXINHA… ou, como no Comic Book que li na minha adolescência, em quatro fascículos, desenhado por Frank Miller, chamado Batman – O Cavaleiro das Trevas (Dark Knight): São os Filhos do Batman…

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Patético!

    Chega a ser patética a histeria vitimizatória em que o PT quer se refugiar para evitar encarar os seus próprios e fragorosos equivocos. Aliás, mais que equívocos, verdadeiras bestialidades: prostituição, inepcia, traição aos seus eleitores, encastelamento no poder…

    Suspeito que essa atitude agonística de se refugiar na histeria vitimizatória não seja mais que uma forma de prepotência dos que (ainda, evidentemente) se acham acima de todas as verdades.

    Coitados! Por esse caminho, estão destinados a apodrecer. E toda sua prepotência não será mais que arroubos de napoleões de hospício, alienados de toda realidade.

    1. Alienado é que não percebeu a diferença

      A diferença entre o Brasil de 2003-2013 para os 500 anos anteriores. O Brasil do PT foi um país de verdade, pela primeira vez em sua história. Quem não enxerga isto, que o MUNDO inteiro viu e proclamou, está de má fé. Engraçado que fala-se nos “erros do PT”, como se existisse na política ou no mundo alguém que não cometesse erros. Mas esquecem que os acertos foram infinitamente maiores e nos levaram ao período mais extraordinário de nossa história. O MUNDO já disse isto, é o óbvio, só não vê quem não quer.

    2. Histeria vitimizatória????

      Histeria vitimizatória????

      Caprichou nessa.

      Napoleões de hospício?

      Meu prezado, o PT não chegou ao poder através de nenhum 18 brumário, mas sim pela via democrática.

      Os que estão retornando agora é por via democrática?

      O PT Cometeu erros? Sim.

      (as bestialidades, etc., ficam por conta da sua caprichada verborragia.)

      Achar-se acima da verdade? Creio que, com um pouco de raciocínio, mesmo você chegará à conclusão de que essa colocação se aplica melhor aos golpistas, que, assim como FHC, governam na sombra – aparelhando o judiciário, comprando o legislativo, modificando projetos de lei por baixo do pano, etc.

      E não me venha falar em mensalão, pois, como até mesmo você já deve saber, foi criação dos mesmos que estão aí, prestes a retornar ao poder.

      Alienados de toda realidade?

      Meu amigo, o PT teve todas as denúncias contra si e seus membros investigadas. E as denúncias contra todos estes que estão aí prestes a retornar ao poder, alguma foi investigada?

      Se há alguém aqui alienado de toda realidade, são os capachos de gente que deve atender por nomes como aécio, serra, temer…essa gente que está aí, se fazendo passar por próceres da nação…

      O PT, com  todas as suas falhas, chegou ao poder pelo voto.

      Pode-se dizer o mesmo dos que estão aí, retornando agora?

      São quatro eleições consecutivas, meu amigo.

      Entre os seus, se não me falha a memória, no barato é o quinto ou sexto golpe, nos últimos 70 anos…

    3. Filhinho amado da direita,

      Filhinho amado da direita, ganhem uma eleição e faça melhor tente tirar uma cuia de leite da rainha da alcatéia e distribuí-la aos que tem fome e seja razoável ,não se alie aos estrupadores da democracia.A tua esquerda tem dormido,almoçado e jantado com a direita desde sempre.

      1. Na hora que vejo este agroboy

        Pulo para o seguinte. Ler os comentários estapafúrdios deste que tem uma inveja doentia do Lula e do PT é como tentar ver jornal da globo. 

  2. Desde junho-2013 eu chamo essa esquerda de coxinha

    Ela é numerosa e, na minha opinião, tem outras características além das expostas. A esquerda coxinha é radical, intransigente, invejosa, no fundo sempre teve um pé atrás com LULA. Seu patrono pra mim é Cristovam Buarque. A esquerda coxinha se acha superior, tem um ódio patológico do Neymar (que não passa de um garoto ingênuo que joga muita bola). A esquerda coxinha condena à prisão perpétua quem sonega IR, mas quando faz sua declaração da nó em pingo dágua pra não pagar.

  3. Isso tudo seria, se…
    O
    Isso tudo seria, se…

    O partido maior defensor dos atos do governo Dilma não tivesse sido o PC do B.

    E Jandira Feghali, hein?

    Kátia Abreu dando aula de luta política para os parlamentares do PT, hein?

    Gilmar Mendes, quem diria, é o Ministro indicada do STF que bradou contra os vazamentos da Lava Jato, hein?

    Geddel, maior nimigo do PT baiano, ministro do PT, hein?

    Com esses alicerce a casa tinha que cair.

    1. isso….

      Não inverta a lógica. A esquerda governou nestes últimos 30 anos, sob uma Constituição que ela mesma reformou. Todas os personagens e partidos estiveram no poder.  Até o último virgem, descobrimos ser cliente assiduo do bordel. Chegar agora em 2016 e dizer que a culpa do Brasil estar assim é de outras gerações, outro sistema politico e outros personagens? Dizer que continuando a insistir com um modelo falido, ideologias e pesonagens gastos, darão outro resultado é atentar contra a capacidade das pessoas em pensar e enxergar. É uma visão messiânica de extremistas ideológicos. A esquerda poderia ter evoluído, proposto novas alternativas, negociado com outras correntes politicas e capitalizado seus resultados. Que foram muitos. Continuar cobrando a Presidenta Dilma por um modelo de parasitismo público travestido de boas intenções sociais, levou todos ao precipicio. E nem na desculpa conseguiram evoluir. Continuou a mesma: “a culpa é dos outros”.  

  4. Analfabeto funcional
    ….o assunto é PODER!

    É lógico que aquele que tomou o golpe é responsável PORQUE sempre poderia ter evitado CASO fosse competent, porque detinha O Poder.

    Não o foi e milhões pagarão por isso!
    A culpa é da Dilma bem como foi do Jango sim, o banana que foi pra fazenda.
    Não enxergar isso é de uma INFANTILIDADE porque é uma obviedade.

    Dilma teve todas as OPORTUNIDADES para evitar o Golpe. Diversas!
    Nunca se deu conta do que estava acontecendo MESMO depois de AVISADA sobre o que estava acontecendo.

    A história a julgará exatamente pelo que ela foi, a pessoa errada na hora errada!
    Culpa do Lula! Ou vc idiota acha que a culpa é sua porque votou nela?
    Idiota!

    1. Analfabeto funcional

      O senhor me desculpe mas analfabeto funcional é o senhor.Será que desconhece que a regras do capitalismo mundial, que se pode fazer determinadas coisas até certo ponto, se isto não incomodar os grandes senhores nacionais e internacionais. O Jango propos 5 reformas de base que até hoje não foram feitas O Brasil seria outro se elas tivessem sido aprovadas. Foi taxado de comunista e teve que sair do país para evitar uma guerra civil, onde os que os que o defendiam seriam massacrados pois os EEUU entrariam na guerra.O Lula fez um excelente governo, mas incomodou os senhores do destino do mundo, tanto os nacionais ,como os internacionais. veio o mensalão, mas mesmo assim ele se reelegeu.. Acabou seu segundo mandato com mais de 80% de ppopularidade. veio a Dilma, para continuar com as medidas a favor do social, assim que a economia começou a desandar e sua popularidade caiu entraram com o pedido de impeachment. Ninguém está preocupado com corrupção, mesmo porque os corruptos tomaram o poder, o problema é político. não pode haver na América do Sul país que ´prospere e se torne independente no quintal dos EEUU e também pelos empresários brasileiros sócios de companhias estrangeiras, Esta é a lei.

  5. Nāo tem que pedir nenhuma

    Nāo tem que pedir nenhuma desculpa. Nāo sou petista mas sei dos muitos benefícios que o PT prestou a esse país a direita brasileira é que nāo passa de um bando de fdps,  desculpe a expressão,  mas é só o que eles merecem.

  6. Bom o destaque recente dos seus comentários aqui no blog

     

    Hydra,

    Uma forma de elogiar seus comentários é dar parabéns ao GGN e ao Luis Nassif por ter desencravado seus comentários e por os ter trazido para as folhas de frente do blog na forma de posts. Serve já de início para contrabalançar a onda de posts ruins que ultimamente vem perfilando aqui no blog. Como exemplo de post ruim eu mencionaria “Incapacidade governamental de Temer pode levar à ‘racha’ na base” de sexta-feira, 26/08/2016 às 10:33, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/incapacidade-governamental-de-temer-pode-levar-a-racha-na-base

    É bem verdade que no exemplo dado e que foi dado apenas porque é bem recente o que há de ruim é mais o título. E ao dizer que estão sendo desencravados comentários seus eu lembrava de outros mais recentes, mas queria referir especificamente também ao post “O PT e a autocrítica” de sábado, 27/08/2016 às 10:58, para o qual não há referência de origem e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-pt-e-a-autocritica

    E lembrar que este seu post “Matem a democracia e coloquem a culpa na vítima, por Hydra” de sábado, 27/08/2016 às 09:28, é originado de comentário junto ao post “Colapso, por Arkx” de sexta-feira, 26/08/2016 às 11:04, aqui no blog de Luis Nassif e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/blog/arkx/colapso-por-arkx

    Tenho reclamado muito do que eu chamo de falta de compreensão da realidade por parte principalmente da esquerda e da defesa de ideias que não tem viabilidade prática. Às vezes os intelectuais de esquerda são capazes de fazer textos brilhantes, mas que ao mesmo tempo refletem toda a nossa natureza contraditória pois não têm nenhuma preocupação de passar um corretor nas ideia que se esgrimam umas com as outras.

    São contra o Lulismo, mas querem a todo custo salvar Lula das garras da Operação Lava Jato. São contra a democracia representativa, mas querem a todo o custo salvar a presidenta Dilma Rousseff das garras do impeachment. E não para só nessas contradições. Se levantarmos vamos constatar que são contra o capitalismo e querem a destruição dele, mas não sabem apontar um caminho que tenha o apoio majoritário para ser trilhado na direção que escolheram.

    Bem fiz questão de apontar o post “Colapso, por Arkx” também porque há dois comentários meus que ficaram retidos, muito provavelmente porque cada um tinha dois links e quando há links às vezes há um atraso para os comentários aparecerem. E um dos comentários é interessante, pois informa sobre a falsa autoria de uma frase atribuída a Aldous Huxley. Vou esperar mais um pouco e se eles foram perdidos para sempre eu volto a os enviar.

    E quanto ao seu texto, aqui deste post “Matem a democracia e coloquem a culpa na vítima, por Hydra”, já lá no post “Colapso, por Arkx”, eu pretendia questionar a alegada incompatibilidade entre o capitalismo e a democracia e que você faz apoiando em, nas suas palavras, “Slavoj Zizeck, David Harvey e até Carlos Nelson Coutinho”. Há realmente um conflito inerente uma vez que a democracia pressupõe a igualdade e o capitalismo deixado de per si aprofunda a desigualdade.

    Agora a se tomar a desigualdade como referência, a democracia seria incompatível com o ser humano uma vez que nós seres humanos somos desiguais.

    Eu disse que deixado de per si o capitalismo aprofunda a desigualdade, mas tenho que fazer uma correção. Deixado de per si, sem a ajuda do Estado, o capitalismo desapareceria muito rápido. Protegido pelo Estado, o capitalismo sobrevive e até mais do que isso, o capitalismo expande como produto do seu grande pecado que é a acumulação de capital de terceiros.

    E aqui duas observações à parte. Primeiro destaco que o grande pecado do capitalismo é também o seu grande trunfo. É a possibilidade de acumulação de capital de terceiros que torna o capitalismo o sistema mais produtivo. Então a concomitância do capitalismo e da democracia requer que se mantenha a possibilidade de acumulação de capital de terceiros e ao mesmo tempo que se tenha um controle maior por parte do Estado desse processo de modo a não ferir mortalmente a democracia em razão de uma desigualdade extremada.

    E a outra observação é para lembrar que a mesma gênese do capitalismo é a gênese da corrupção. A diferença é que uma é estimulada pelo Estado e a outra é proibida. Essa lembrança tem dois intuitos. Um é salientar que, tendo gêneses semelhantes, não é provável que a corrupção seja maléfica ao crescimento. Ela deve ser combatida porque é proibida. E o segundo intuito é mostrar que se o Estado pode proibir, ele pode muito menos, ou seja, ele pode controlar a acumulação de capital. E é necessário que o faça, até para salvar o capitalismo como também a democracia.

    Outro ponto que merece uma discussão mais prolongada é sobre a democracia que temos e que queremos. Eu quero a democracia que temos – representativa e não pontual e, portanto, fisiológica, com mais aperfeiçoamentos tanto na própria democracia como no próprio sistema capitalista mediante um grande esforço de distribuição de renda e melhoria das oportunidades para o crescimento individual e coletivo.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 27/08/2016

    1. Uma colherinha, neste assunto
      1. Apenas Nassif faz implemento e promoção de texto de pessoas que assinam com pseudônimos. Nicknames, se quiser. Antes dele, tinha ao que me lembro, o Azenha.

      2. O restante, grosso modo, só promove tanto quem pode ser responsabilizado pelo que diz ( e na verdade, com certa investigação, todos nós e qualquer um pode ser responsabilizado pelo que diz ). Linha do velho e biográfico Carta, ou seja, anonimato ( e não se trata disto ) não autentica conteúdo.

      3. Nassif, com o Portal LN, já produzia, agregava e adensava forte conteúdo, sem definir a formalidade autoral . O GGN foi só mais um dos firmes passos nesta direção: o valor das idéias propagadas, tem precedência sobre quem as emita. Franca contrariedade, com princípios norteadores de uma coluna política jornalística feita no molde tradicional…

      4. Pela análise do conteúdo, acredite-se, dos conteúdos dos comentários, é que se dá a compreensão desta massa e tom, neste núcleo agora ‘ não apenas pensante mas expressivo ‘, aquele da citação das garrafinhas de água contadas na hora da reunião partidária. Ou de outra forma, a amplificação do meio de pensamento ( a web), dos conteúdos, sem o mínimo viés da identificação autoral ( vale dizer, a velocidade hiperluminal com a qual se detecta, de imediato, as sandices emitidas em tempo real por um, digamos, Mer… Pereira, em ambiente web – exatamente o contrário do que imaginado: daquela onde conteúdos seriam emitidos, autenticados e valorados por quem os emita. Nunca e absolutamente pelo que agora visto: pela precisão e pela veracidade desses mesmos conteúdos ). Isto confirma a magnífica, enigmática e polissêmica visão de Macluhan ( o que se contrua com ela ): o meio terminou por incorporar o signo, a mensagem.

      5. Nassif decodificou isto, e conhecendo os conteúdos e ‘irriquietabilidade’ intelectual de Nassif há mais de trinta anos – é um superdotado – hoje como dizem, mata a pau e chega a nadar de braçada… Atreve-se a publicar e repercutir os conteúdos atualíssimos de nicknames. O valor e atualidade do mesmo fica provado, em estarmos exatamente aqui. Alem disso, e de troco, prova e reitera a tese da decodificação clara e inicial desta ‘esfinge web’.

      6. Cansada a leitura? Chega-se ao ponto. A temática foi o revisionismo das esquerdas, pelas esquerdas, do papel do PT. O dado evocativo não foi a decodificação do que o capitalismo tenha, ou projete, nesta sua ‘inclusão pelo mérito’ ( sua falácia epistemológica ). Este não é o tema em questão da rica referencialidade ( a do texto, inicial e rico comentário, e que nesta ‘ referencialidade cultural web ‘, virou artigo – exatamente pelo conteúdo ) considerada.

      ( antes de terminar, um adendo: ao que sabido, esta palavra ‘referencialidade’, nesta deflexão de termo, não é formalmente admitida. Mas nunca foi tão real. Diferente de transliterar ‘ empowerment’ por empoderamento quando se quer dizer apenas ‘ apoderar-se’. Enfim aquela paradigmática fotografia das idéias da infiltração daquela administração desempregada pelo voto, nas malhas do Estado, a tal da farsesca e discursiva ‘gestão’ capitalista, ou ‘choque de gestão’; a que tem significado uma coisa apenas: não significar, comprovadamente, nada ).

      7. Chego ao cansativo final: pela análise dos discursos ( conteúdos, aqueles sobre a formalidade ser menos importante que a veracidade, lembra? ), de seus pertinentes comentários, e deste sobre o qual respondo agora com esta colherada, não carrega em si o forte e definitivo ( muito atual ) emblema: de responder o que não foi perguntado? Mas que, por dentro deste sinal vermelho das ‘web significâncias’ aparece justamente ( menos, inocentemente ) querendo influenciar..?

      1. Tenho o desiderato do convencimento mas não o realizo

         

        Noctivagovago (domingo, 28/08/2016 às 15:44),

        Na discussão antiga, ainda que não muita antiga, que tivemos lá no post “Como a esquerda deve enfrentar o golpe, por Mauro Santayana” de domingo, 03/07/2016 às 15:57, você tocou em um ponto que me passou despercebido e mesmo que eu tivesse respondido a você e por falta de tempo não fiz, apesar de ter lido sua réplica às observações que eu fizera junto ao seu comentário, eu não teria levado em consideração.

        O endereço do post “Como a esquerda deve enfrentar o golpe, por Mauro Santayana” é:

        https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-esquerda-deve-enfrentar-o-golpe-por-mauro-santayana

        Como optei por deixar o link para o post em geral e não para a nossa discussão situo o meu comentário que eu enviei segunda-feira, 04/07/2016 às 01:24, para junto de um comentário seu enviado domingo, 03/07/2016 às 17:54. E você me respondera na terça-feira, 05/07/2016 às 00:36. A nossa discussão era sobre o procedimento de Mino Carta e de outros blogueiros que cortam os comentaristas que não se identificam. E também onde reside a qualidade dos comentários se no conteúdo ou na forma ou no nome.

        Aqui, talvez porque você deixou mais explícito, eu sou tentado a concordar com você que a omissão do nome, sobretudo quando é famoso, é válido para as discussões na internet. E a necessidade de omissão se justifica ainda mais pela capacidade de influência que um nome de destaque pode ter ao emitir uma opinião ou um comentário sobre o assunto em que ele se destaca.

        De certo modo você me alertou para um fato que eu nem diria que não dava importância porque o correto seria dizer que eu não percebia. Agora a influência da autoridade eu acredito que é menor do que eu creio que você imagina. Ela existe, mas é periférica. Mesmo uma velha carola questiona um papa se ele não se expressa dentro dos mesmos valores com os quais ela concorda.

        Eu venho há longo tempo dizendo que não são os meios de comunicação que fazem a cabeça do leitor ou telespectador ou do ouvinte. É o leitor, ouvinte ou telespectador que faz a cabeça dos meios de comunicação. É até por uma questão de sobrevivência empresarial em um mundo capitalista de concorrência. Ninguém muda a cabeça das pessoas facilmente. Um Merval Pereira emite uma opinião que tem campo fértil ali onde as pessoas já pensam como ele. Ninguém quer saber de receber notícia ruim ou notícia contrária ao que se pensa.

        E para terminar vou tentar condensar uns quatro assuntos que me vieram à mente enquanto fazia esse comentário. Primeiro faço referência a um comentário meu enviado segunda-feira, 04/07/2016 às 00:22, para o Jornal GGN lá no post “Como a esquerda deve enfrentar o golpe, por Mauro Santayana”. Fora o título que dei ao meu comentário e que ficou no meio termo, meu comentário acabou se tornando muito crítico do artigo de Mauro Santayana quando era preciso dizer que se tratava de um texto excelente em que ele mostrava muitas condutas da esquerda que estavam fadadas ao fracasso e que deveriam ser evitadas. E o texto dele vai permanecer atual por muito tempo, pois tudo aquilo que ele critica como comportamento errado da esquerda continua sendo praticado pela esquerda.

        Segundo lembro que há duas situações distintas em que uma recomenda o anonimato e a outra a identificação. Em um blog mais técnico você deve se identificar corretamente, a menos que a empresa onde você trabalha tenha estabelecido por contrato a necessidade de você não se identificar em comentários em outros blogs.

        Um terceiro ponto é o final de meus comentários. De um tempo antigo e com pouca informação sobre a internet eu comecei terminando os meus e-mails com meu nome, a cidade e o dia. Depois virou uma espécie de trade mark. É bom esse destaque nos meus comentários, pois identifico-os com facilidade, isso quando não preciso da ajuda que o tamanho deles já favorece para a identificação.

        De todo modo essa identificação não tem nenhuma importância relativamente ao seu alerta da possibilidade do nome favorecer a um convencimento prévio, pois sou um zemané. Isso não significa que eu não tenha a pretensão ao convencimento. De algum modo, entretanto, eu não lembro de ter convencido ninguém de minhas ideias. Aliás, antigamente eu achava que eu tinha desenvolvido muitas idéias próprias até perceber mais tarde que elas, muito tempo antes já haviam sido desenvolvidas por quem possuía muito mais conhecimento. No final da década de 70, eu, sem ser economista, mas achando que estava inovando, defendia a necessidade de mais gastos públicos. Depois descobri que isso era defendido por Adolphe Wagner no final do século XIX e por Thomas Malthus já no início (por volta de 1820) do mesmo século

        E por fim faço referência a uma discussão que eu tive com o Arkx lá junto ao post “Colapso, por Arkx” de sexta-feira, 26/08/2016 às 11:04, e que se encontra no final do post e que já foi indicado o endereço em comentário anterior. Eu encasquetei com a autoria de um texto que Arkx atribuiu a Aldoux Huxley. Li pouco de Aldoux Huxley e assim como eu não tenho ouvido musical não tenho ouvido ou olhos capazes de perceber que determinadas ideias são ou não são de autores que eu conheço, mas de uma forma ou de outra, pois as vezes fica bem flagrante, eu acabo percebendo alguns casos de falsa autoria.

        Impressionou-me muito na época da ditadura militar quando se prendeu a turma do Pasquim e o jornal foi publicado por outros apresentando o mesmo estilo. Para mim aqueles imitadores fizeram uma obra de arte. Jamais conseguiria imitar nenhum escritor. Só que há muito tempo venho questionando certas autorias de frases e textos e o meu questionamento é muito pelo conteúdo e toda vez que eu vou checar eu tenho acertado.

        Há um caso em que não cheguei a conferir, mas posso ter errado. Foi um texto que um colega me apresentou dizendo que era de João Ubaldo Ribeiro. Eu aleguei que não era, mas não pude conferir e ou não confirmar. Achei que não era porque quando vivo eu considerava o João Ubaldo Ribeiro o nosso maior sociólogo e ele era um grande escritor e o texto não parecia digno dele. Parece, entretanto, que no final da vida ele ficou um tanto baratinado e pode ser que o texto fosse dele.

        Bem, não é muito pertinente aqui, pois tem mais relação ao que eu disse para Arkx sobre a citação de Aldous Huxley lá no post “Colapso, por Arkx”, embora tenha relação com a importância da autoridade no uso das citações, mas acrescento deixando um link para o post “O problema das citações na internet” de quinta-feira, 23/05/2013 às 10:00, aqui no blog de Luis Nassif ainda na época do Advivo e com texto trazido por sugestão de Vania e que pode ser visto no seguinte endereço:

        http://advivo.com.br/node/1380952

        Lá no post “O problema das citações na internet” eu enviei um comentário sexta-feira, 24/05/2013 às 19:23, para Alessandre de Argolo junto ao comentário dele de sexta-feira, 24/05/2013 às 00:40, para falar de outra situação em que a citação da autoria de um texto era equivocada.

        E por fim fiquei grato pela atenção dada ao meu comentário.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 28/08/2016

        1. Adorei a densidade ( só consegui ler agora, nesta semana pra lá
          De histórica…

          Quanto a resposta,

          Só comprova que a web expõe, intensamente pelo abandono da formalidade, quem pensa. E pensa muito… com nome exposto bravamente, e os nem tanto.

          Forte abraço

  7. A desunião faz a fraqueza.
    Um

    A desunião faz a fraqueza.

    Um estadista perfeito seria alguém com a sensibilidade social do Lula.

    A coragem de enfrentar a Globo do Brizola.

    E a inteligência da leitura macroeconômica de um Ciro/Requião.

    Todos eles com um espírito patriótico ímpar. 

    Acrescentaria mais um, mas como a confusão já está grande, deixo para uma próxima oportunidade. 

    Ah, UDN de macacão, crítica ao trabalhismo e meios de comunicação, além de uma melhor interpretação sobre as carreiras de Estado na condução do Poder, acho que é por aí que passa a autocrítica da Esquerda (o PT é parte dela). Além de reforçar os pontos anteriormente levantados dos estadistas.

  8. colapso

    -> O PT só experimentou algo como “massa” e algum calor popular quando Lula capitulou e assinou a rendição na Carta aos Brasileiros…

    a princípio Lewis Carrol escolhera o título “As aventuras subterrâneas de Alice”. mas é claro que era inadequado! Alice mergulha no abismo apenas para ascender à superfície, numa desmistificação da falsa profundidade. para descobrir que o mais profundo é a pele. para que tudo fique exposto.para que o referencial passe a ser a superfície do espelho.

    ao crescer Alice fica simultaneamente menor. ao caminhar pela esquerda, acaba na direita. é punida antes de cometer o crime. de paradoxo em paradoxo, esquece o próprio nome. as aventuras de Alice são o colapso de sua identidade.

    foi preciso apenas uma década para que o único partido brasileiro nascido das bases, do movimento de massas na luta pela redemocratização, disputasse o segundo turno da primeira eleição direta desde 1964.

    após uma última semana de campanha no mínimo altamente controversa, o PT é derrotado por uma margem pequena. apesar da derrota eleitoral estavam dadas as condições para se forjar as vitórias subseqüentes.

    mas naquela fatídica encruzilhada tomou o rumo que o trouxe até o impeachment.

    Collor, assim como agora Temer, era um fracasso anunciado. durante aquele outro impeachment, a cúpula do partido não se poupou de comparecer ao beija mão de Roberto Marinho…

    um ano depois, em 1993, o escândalo dos anões do orçamento (link) é o gênesis do pacto de governabilidade agora demolido pela Lava Jato. Lula e o PT optaram então pelo conchavo de cúpula, por julgarem ser inevitável sua vitória nas eleições do ano seguinte. esqueceram de combinar com FHC e o Plano Real…

    não se trata de culpa. muito menos de moral. culpa e moral é assunto para padrecos. para todos os que sentem algum tipo de atração por batinas.

    o que nenhum de nós pode abrir mão é de uma ética e de nos responsabilizarmos por ela. somos responsáveis por nossos atos e por nossas escolhas, porque nossos atos e nossas escolhas são, em última instância, o que somos. somos o que escolhemos fazer.

    e agora, chegou o momento de fazermos outras escolhas e de fazermos outras coisas. e só podemos fazer isto juntos uns com os outros.

    como é sabido, Hércules matou a Hidra de Lerna. mas que estupidez! por que agir assim com uma criatura com tantas cabeças? afinal, que mente complexa ela deve ter, não?

    .

  9. Eu também…

    Não me conformo com esta história de querer que o PT faça um “mea culpa”. Porque ?  ninguém nunca vai me convencer disto, pois ele é um partido político, não uma confraria de frades.

    Pq não pedem nunca p/ os “bons mocinhos” o façam ? Se o PT se uniu ao PMDB apenas para garantir aprovação de seus projetos. Pq os “mocinhos” jamais fizeram lavação de roupa suja, se sairam do PMDB pq  eram corruptos ! Ou não ?

    E se uniram a quem ? ao partido da ditadura o PFL, que tanto perseguiu alguns dos seus quadros . E quando tiveram o poder, o que fizeram ? Tirar o mérito de tudo o que foi feito pelo presidente Itamar Franco e passá-los para seu partido;  os “pais” do Real, que roubaram tanto com a preciosa colaboração do mesmo Moro e Yusseff.

    Façam um favor : Vão pentear macacos, ou procurar chefre em cabeça de cavalo, como estão fazendo na farsa do Impeachement e na Lava Jato.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador