O fortalecimento de Aécio e a disputa pela chapa de 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Faltou ao senador mineiro Aécio Neves (PSDB) muito pouco para desbancar o PT de Dilma Russeff no Planalto, mas isso não significa que ele estará a salvo de novas disputas internas dentro do próprio partido. Com vistas a 2018, o PSDB terá pelo menos três nomes além de Aécio: Beto Richa, eleito governador do Paraná no primeiro turno deste ano; Geraldo Alckmin, que conta com a trajetória de peso no governo paulista – maior colégio eleitoral do País -, e José Serra, pois ninguém duvida que o senador eleito por São Paulo vai tentar uma última cartada rumo à Presidência.

Aécio ganha força, mas agora será alvo da disputa interna no PSDB

Por Marcel Frota, Do iG/Último Segundo

Recém-saído de mais uma derrota eleitoral, o PSDB deverá agora se debruçar sobre o futuro. Majoritariamente, correligionários dizem que o senador mineiro Aécio Neves deixa a campanha com um capital político muito maior do que aquele que tinha. Sua derrota é relativizada, sobretudo em função da pequena diferença que o separou da vitória. Faltaram a Aécio 3.458.849 de votos, num universo de 105.536.615 de votos válidos, que representam diferença de 3,28 pontos percentuais. Tornou-se conhecido do eleitorado nacional e rompeu o regionalismo de seu nome. Isso não significa, porém, que Aécio seja a escolha natural do partido para 2018.

O senador mineiro é frequentemente elogiado, inclusive pelo PSDB paulista, diretório que teve de lidar com mágoas do passado. Seus aliados destacam as qualidades de um candidato que soube contagiar os aliados com entusiasmo e não deixou o moral cair mesmo nos momentos mais difíceis da campanha. Entretanto, Aécio teve sua vez e agora terá de disputar internamente com nomes como Geraldo Alckmin, José Serra e Beto Richa, governador paranaense reeleito no primeiro turno que ganhou força para se colocar como opção em 2018, junto aos nomes já consolidados.

Alckmin é apontado internamente como dono de um capital eleitoral que contará pontos de sobra em 2018. O governador paulista concorreu em 2006 e não gerou problemas para o partido. Planejou sua trajetória no governo paulista e abriu espaço para que correligionários disputassem em 2010 e 2014. Deverá cobrar a fatura, alegando que a próxima disputa é a sua vez.

Serra, que tem 72 anos, chegaria a 2018 com 76 anos e poderia usar o argumento de última chance para se colocar como candidato. Poucos duvidam que ele tentará disputar a Presidência pela terceira vez. E Richa tem sido frequentemente citado depois que conseguiu ser reeleito com folga já no primeiro turno para o segundo mandato no Paraná.

Diagnóstico da derrota

A ressaca da derrota está longe de ser assimilada, mas internamente, tucanos reconhecem erros na campanha presidencial e admitem reservadamente a necessidade de mudar a forma de dialogar com os setores mais pobres da sociedade. Apesar disso, a tese do uso abusivo da máquina pública por parte do adversário aliada a uma campanha recheada de acusações também são destacados como causas de mais uma derrota em disputas presidenciais, a quarta seguida, impondo 14 anos desde a última eleição vendida pelo partido.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lembrando Millor

    Livre pensar é só pensar (Millôr Fernandes)

    Sera que o PSDB sobrevive a 4 pré-candidatos em 2018?

    Alckmin passara a perna em todo mundo? Por quanto tempo Serra permanecera senador? Liberar o Freire para ser ministro é cavalo-de-troia. Mas o antivirus veio rápido. rs.

    1. “Sera que o PSDB sobrevive a

      “Sera que o PSDB sobrevive a 4 pré-candidatos em 2018?”:

      SO existe um.  Alckmin.  Os paulistas vao trairar Aecio de novo.  Os outros por enquanto sao non-entities.  Inclusive o careca.

  2. Sorry

    Um partido que agiu em conluio com a Veja e espalhou boatos sobre a more do doleiro, não tem qualquer honra ou decência. Incentivou o discurso racista contra nordestinos  e o ódio contra o PT. Fiquei estarrecida ao ouvir o candidato dizer que o principal projeto dele era “tirar o PT do poder”. Se nivelou aos mais abjeto dos coxinhas. Que o diabo os carregue. Sorry. Ainda tô com sangue no olho.

    1. Acertou, mas errou

      O erro não está em “vendida”. Está na palavra “pelo”. O correto seria “para o”.

      A frase ficaria “eleição vendida para o partido”.

       

       

      Não me perguntem quem é o agente da voz passiva dessa nova oração. A imprensa e Tio Sam talvez possam responder.

  3. Esse papo de “dialogar com setores mais pobres”…

    Toda eleição que o PSDB perde eles vêm com esse papo. E toda eleição seguinte é a mesma coisa, partido falando pros ricos, programa neoliberal, defesa do estado mínimo, etc…

    Não tem jeito, falar pra pobre é impossível pra Tucano. Está no DNA deles o impeditivo, eles não conseguem. O mais perto que já chegaram disso até hoje foi a favela falsa do Serra em 2010…

  4. Os quatro  simpáticos da foto

    Os quatro  simpáticos da foto conversando.¨ Em 2018 vem o LULLA vou te apoiar. Não, eu te apóio. Mas é a tua vez. – Deixe para lá,vai tu meu irmão ¨.

    Estou só com 74 anos, posso esperar….

  5. Os quatro  simpáticos da foto

    Os quatro  simpáticos da foto conversando.¨ Em 2018 vem o LULLA vou te apoiar. Não, eu te apóio. Mas é a tua vez. – Deixe para lá,vai tu meu irmão ¨.

    Estou só com 74 anos, posso esperar….

  6. Será que o Aécio se

    Será que o Aécio se fortaleceu ou ele foi inflado pela mídia ?

    Com uma mídia mais equilibrada, será que ele teria tanto sucesso com um passado meio nebuloso que  tem ?

    Se o governo conseguir um meio de equilibrar a mídia, Serra, Aécio ou Alkimin perde de novo para o PT, por causa da polarização.

    A chance do PT perder será com um canditado fora dessa polarização, por ex. Marina.

    Se ela passasse para o 2° turno ela ganharia da Dilma, com 53%, os 20% que ela obteve mais os 33% do Aécio.

    No caso do Aécio, os marineiros mais à esquerda deixaram de votar nele, por isso ele não ganhou.

    Duvido que o Serra irá  deixar a vez para o Alkimin ou Aécio

    Nas próximas eleições será o Serra, Haddad( se Deus quiser) e Marina, meio queimada.

  7. Apesar disso, a tese do uso

    Apesar disso, a tese do uso abusivo da máquina pública por parte do adversário aliada a uma campanha recheada de acusações. Onde foi utilizada a máquina pública? Pelo menos aqui em Minas o governo federal não despejou rios de dinheiro nos cofres das prefeituras com a intenção de arregimentar prefeitos indecisos. Vimos em cidades grandes como Divinópolis, Sete Lagoas, Ipatinga, Juiz de Fora e muitas outras uma panfletagem pró-Aécio que não se via há muito tempo. De cada 10 carros, 6 tinham adesivos ou banners.

    Quanto à baixaria, o primeiro adesivo de campanha que ví estava escrito: FORA DILLMA e leve o PT com você!

    Então não precisa dizer mais nada!!

  8. Primeiro ponto à considerar:

    Primeiro ponto à considerar: o que será o psdb em 2018? Não esqueçam que existem vários obstáculos nessa caminhada até a próxima eleição presidencial. Primeiro: como estará o Alckmin, após a tragédia hídrica em São Paulo? Segundo: como Aécio irá lidar com a derrota em casa, nos dois turnos das eleições de 2014? Terceiro: quem é Beto Richa no plano nacional? E quarto e útlimo: será que o Serra sobrevive, juntamente com Alckmin, à tragédia hídrica de São Paulo, até 2018?

    1. Eu ia comentar e é por aí

      Eu ia comentar e é por aí mesmo.  Serra e Alkmim vão SECAR com a crise hídrica e Aécio vai desidratar com as mazelas que agora ficarão expostas pela mídia mineira que não pode trabalhar nos últimos anos.

      O PSDB, se continuar existindo, vai ter que procurar um outro TUCANO para voar em 2018,

  9. Aécio que perde no estado da

    Aécio que perde no estado da sua trajetória políitca sai forte dessas eleições?

     O PSDB sai forte?

    Então a história do antipetismo não existiu

    Midia, mercado, o falso moralismo, a economia patinando, escândalo da Petrobras, tudo contra Dilma, e ainda assim o PSDB não ganhou as eleições

  10. Sugestão

    Para escolher eficazmente o postulante a candidato, o PSDB poderá adotar um dentre os seguintes procedimentos:

    – roleta-russa;

    – o método usado no filme Highlander;

    – uma faca para cada um deles, trancados num elevador fechado durante cinco minutos;

    – salto das Sete Quedas num barril (seria escolhido aquele que não molhasse o cabelo).

     

    Mas, é claro, isso seria pedir demais.

  11. O Lula ganhou as duas vezes

    O Lula ganhou as duas vezes com 60% dos votos e nem por isso teve maior folga para governar. Toda vez foi como se tivesse ganho por 1 voto. E outra coisa, o PSDB sofreu uma derrota pesadíssima, se se levar em conta todo o arsenal mobilizado a seu favor. E o Aircio já era, em 2018 é Lula X Alckimin.

  12. Anti-petismo

    Quem saiu fortalecido foi o anti-petismo. Qualquer um dos 3 (Richa, Alckmin e Aécio) ou outro qualquer que estivesse concorrendo teria a mesma votação, com exceção do rei da rejeição, José Serra.

  13. mineirim levantou do sofá

    Nassif,

    Entendo que o mineirim, para muitos do partido tunao, tenha saído desta disputa bem fortalecido. 

    Todos vieram a ter conhecimento de muitos ( não de todos) dos telhados de vidro do boa vida que, pela primeira vez na vida, teve que levantar do sofá, botar a cara na janela prá levar tapas, e levou. Em minha opinião, ele tornou-se um candidato aguerrido depois da queda do avião

    Zezinho da Mooca não tem condições físicas hoje (mal consegue descer uma escada), enquanto o desgovernador paulista deverá sofrer muitos danos em função da crise hídrica, que se já está causando problemas a tantos, poderá vir a ficar bem pior – precisaria de uma forte ajuda da grande mídia para ter condições de disputar a eleição.

    Quanto ao paranaense, além de pouco conhecido também tem telhados de vidro que poucos tiveram o prazer de conhecer até o momento.

  14. Aécio recebeu votos de SP,

    Aécio recebeu votos de SP, está na mão dos tucanos paulistas. Na verdade, Aécio já era, melhor se conformar com um papel secundário no legislativo.

  15. Capital político?

    Essa do capital político não tem mais sentido, até macaco Tião teria 45 milhões de votos se encarnasse o discurso anti-PT. O capital político não é da personalidade, muito menos do PSDB ou ideologia que ele representa. Basta ver quantos eleitores do Aécio que não sabiam dizer nada sobre os projetos dele, só proferiam o discurso do ódio, era só “qualquer um menos o PT”.

    O capital político pertence à grande mídia e seu discurso anti-petista martelado diuturnamente por mais de 10 anos, que de tão repetido e não desmentido eficientemente, acabou ‘colando’ em boa parte da classe média ascendente. O PT terá que fazer um grande trabalho de comunicação no próximo quadriênio para equilibrar essa questão. Urge fazer não só a reforma política, mas também o projeto de regulamentação da mídia.

    Se nessa eleição vimos um nível de agressividade fora do comum, inclusive com agressões físicas, estamos a um passo de um cadáver – que por pouco não aconteceu no episódio do maluco no hotel em Brasília.

  16. Beto Richa?

    Eu penso que um nome forte é do também o do governador Beto Richa, filho do finado governador José Richa, MDBista histórico e fundador do PSDB. Beto é vazio e playboy como Aécio, péssimo administrador, mas uma figura agradabilissima e suave – logico, ele não tem de defender ponto de vista algum já que se tornou unanimidade. Um exemplo de que ele se cacifa para a empreitada à presidência é que o advogado de Alberto Youssef é um aliado de Beto Richa (como demonstrou Requião, o advogado integrava o staff da Sanepar, a Sabesp do Paraná.). Mas creio que a composição de Beto Richa é com José Serra. Ou alguém ainda acredita que, em Londrina, Beto teria cometido ato falho ao dizer que estava confiante na vitória de “José Serra” contra Dilma Roussef nesta eleição terminada ontem? Confiram: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3–1039-20141023

  17. Com o passado q ele tem e que veio à tona? Duvide-ó-dó

    Serra tem um passado pior, mas que conseguiu que nao fosse conhecido e provado. Mas até pessoas contra o PT ficaram sabendo dos aeroportos, do nepotismo, do soco na namorada, da recusa do bafômetro e com carteira ventica, etc. E até 2018 muito mais gente saberá. Isso sem falar na possibilidade de haver investigaçao sobre o helicóptero dos Perella, se ele realmente se absteceu no aeroporto de Cláudio, até que ponto o Aécio está ligado, etc. 

    Alckmin vai depender de S. Pedro. Serra é o escorpiao de sempre, e produzirá dossiês sobre todos eles. 

    1. A fama do Aécio já chegou aos EUA!

      Olha a fama que ele ganhou depois do apoio da Lindsay Lohan:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=TUIX_Wkk9Mk%5D

      Alguém realmente acha que um candidato com essa fama vai ser presidente algum dia?

      O Aécio surfou na onda anti-PT! Se não fosse isso, não teria chegado nos 40%!

      Precisa muita boa vontade pra achar que Aécio é bom candidato.  Nem nas terras dele ele ganho (RJ e MG)!

      Pensa gente! Sai dessa casca de mídia.

      1. Há coisas + significativas q isso, como o apoio das petrolíferas

        E da revista The Economist… (que mesmo assim tb fez piada sobre as manifestaçoes pró-Aécio, chamando-as de manifestaçoes de cashemira, e dizendo que só faltavam nelas taças de champagne…) 

        1. Com certeza são + significativas, porém…

          … quando isso chega no “povão” americano (que mal sabe onde fica Cuba) é porque a coisa está muito disseminada.  

          Com todo o respeito a “The Economist”, mas só uma minoria de estrangeiros a lêem e menos ainda estão interessados no que acontece no Brasil (e sso não é demérito algum para a revisa). Mas o fato é que o público da “The Economist” é restrito.

          Quando chega a um programa popular, significa a coisa está escancarada.

          O fato é que tínhamos um candidato que para milhares (e talvez milhões) de estrangeiros, estava ligado ao tráfico!

          Verdade ou não, qual seria a imagem que o Brasil teria depois de eleger Aécio.

          imagina como esse vídeo iria viralizar se ele tivesse sido eleito.

          Nós seríamos a República do “Pó, para”!

          Digo e repito: Aécio surfou na onda anti-PT que foi maior que em outros anos. Um bloco midiático que só foi furado com o horário eleitoral.  Aécio é um candidato problema. Filho da Elite Política.

          Não gosto do Serra, mas ele é 100x melhor que Aécio.

          Aécio está em diversos tipo de escândalo: Controle da mídia, nepotismo, uso de recursos para benefício próprio, tráfico de drogas, agressão contra mulheres, embriaguez ao volante e digiir com habilitação vencida.

          Se Aécio fosse do PT, não conseguiria se eleger Vereador!

          De novo, não gosto do Serra.  Mas ele não tem rádio que recebe verba do governo, nunca soube que ele tivesse sequer asfaltado uma rua da casa dele com dinheiro público, não se sabe de parentes que ele tem no governo e ele não veio da elite política do país.  E olha que Serra já passou por uma eleição também! Logo, não dá pra dizer que ele não foi “testado”.

          E, de novo, ele não ganhou em MG e no RJ!

          Desculpe discordar, mas precisa muita dose de antipetismo pra levar Aécio a sério para 2018.

          1. Ei, nós nao discordamos… Só discordo de Serra ser melhor

            Sobre o que você diz sobre o Aécio, assino embaixo. 

            Mas Serra tem tantos podres quanto Aécio — lembremos da Privataria Tucana — apenas conseguiu mantê-los mais escondidos. Sem dúvida isso é uma vantagem do ponto de vista eleitoral, mas é só. E ele é mais perigoso, e tem um desejo doentio pelo poder, ao passo que desconfio que no fundo o Aécio preferiu perder, e poder continuar com a boa vida dele. 

          2. “quando isso chega no “povão”

            “quando isso chega no “povão” americano (que mal sabe onde fica Cuba) é porque a coisa está muito disseminada”:

            Pagamente disseminada ou degracamente disseminada?

            Eu estou dizendo que foi pagamente OU que foi de paulistas de merda que trabalham com o twitter dela e sequer a avisaram que iam twitar aquela mirdinha.

            Disso nao saio pois analise linguistica nao o permite.

      2. Adorei o video original de 5

        Adorei o video original de 5 minutos, cara, mas Lohan NAO twittou isso.  De maneira nenhuma!

        A palavra “candidature” eh tao capenga que so posso dizer uma coisa:  foi conspiracia contra ela.  Ela propria NAO twitou uma coisa que so poderia ser uma traducao, digo, traducinha das mais ruins, de um texto claramente escrito em portugues.

        OU…  OU…  OU…  ou foi twit pago.

        Nao que eu sequer saiba quem ela eh.  Mas de linguagem eu entendo.  E uma americana jamais usaria “candidatura” ao invez de “candidacia”.  Eh impossivel:  nao eh ingles.

        Foi sabotadura.  E foi MESMO.

  18. O Richa não tem a mínima

    O Richa não tem a mínima chance. Aécio e Alckmim realmente vão brigar. Se for para escolher o menos pior, ainda prefiro o Aécio.

    Mas o PT, que não tem nada com isso, precisa é fazer um grande Governo, reverter parte desta rejeição imensa que se criou em SP, principalmente no interior, para ter chances em 2018, senão a coisa vai ser feia.

    Dilma tem que dar um jeito de tirar o Cardozo imediatamente. Mesmo que o preço seja dar a ele uma vaga ao STF, vale.

    Precisa de um bom ministro da Fazenda. Um bom político com técnicos competentes abaixo dele. É preciso limpar as contas e parar com as bagunças com os bancos públicos, reconhecer o aumento de dívida e, a partir daí, organizar melhor as contas públicas. Nâo sei se o Mercadante dá conta, eu preferiria o Jacques Wagner.

    Precisa de um bom estrategista com o congresso, as opções são o próprio Wagner ou o Padilha.

    Enfim, Dilma tem que planejar bem e agir a tempo para fazer um grande segundo Governo.

    1. Cardozo no STF…

      … vai ser OUTRO tiro no pé!

      Ele já demonstrou ser tucano no DNA.  Se for pro STF, vai ser outro inimigo colocado no ninho.

      Além do fato de que seria premiar todo o desserviço que ele cometeu com a PF nesta campanha.

       

      1. Melhor no STF que no min. da

        Melhor no STF que no min. da justiça. Ele é péssimo ministro e não tem perfil para o cargo, mas no STF ele pode até dar certo. Jà me disseram que é bom em direito, principalmente na questão dos direitos humanos,  e não acredito que trairia o partido. Enfim, é uma possibilidade.

    2. O governo deveria usar a

      O governo deveria usar a cadeia nacional de televisão, pelo menos 7 dias da semana, ta bom 7 dias, para no horário nobre, das 20:15 às 20:45, e divulgar todos os grandes feitos que foram feitos nos últimos 12 anos, os grandes feitos que estão sendo feitos atualmente, e os grande feitos que serão feitos nos próximos 50 anos. Assim ficará tudo, tudinho, muito bem esclarecido e divulgado, de forma parelha. 

  19. Cavalgou nas calúnias

    Quem fez uma campnha cavalgando nas calúnias providenciasi do pig só corre o risco de ser associado ao crime que aqueles cometeram e isto em questão de política é fatal e desastroso. Lembrou o lacerda, comunicador brilhante como o Lula, mas com o viés da calúnia que o marcou para a história..

    Lembremos: a campnha do aécio foi em cima do que “a veja disse”. Precisa mais?

  20.  
    KKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKK

     

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Então? Já estão se digladiando para arrumar o próximo tucano a ser depenado pelo PT ?

    Êita bando de arrivistas desesperados!  Olhem!!… Quê zorra, em velho?  Já vi muitos indivíduos que, apenas por existir, já causam enorme dano à humanidade.

    Entretanto, como estes alpinistas cheirozinhos do Psdb, estou pasmo. Pqp! Quanto carreirista e burocrata oportunista num partido só. Quanta desonestidade intelectual reunida em tão medíocre e reduzido grupo.

    Quando um sujeito desse padrão de preconceito social iria conversar de igual, com uma pessoa do povo? Nunca! Duvido, que na entre-safra eleitoral, um almofadinha do psdb seja capaz de cumprimentar o porteiro do prédio onde se esconde. O povo não é bobo, olhe o que está ocorrendo com a TV Globo.

    O ex-sociólogo, deveria pedir perdão aos brasileiros do Norte e Nordeste pela merda que declarou, e que, covardemente seus asseclas da imprensa, tetam colocar na conta do PT. Dividir o País! Ora! Deixem de ser calhordas. Quem tentou fazer isso foi a oligarquia paulista em 32 do Século passado.

    Orlando

     

  21. Com a mídia fuzilando a Dilma

    Com a mídia fuzilando a Dilma todo dia e mentindo fragorosamente em favor do Aécio…

    Ele, com aquele sorriso cínico, só engana paulistano preconceituoso e escravo dos meios de comunicação. São Paulo, esse prodígio capitalista oriundo do Convênio de Taubaté deu os números de Aécio. Rio, Minas, Pernambuco, Bahia que são outros estados importantes do Brasil fecharam com Dilma.

     

  22. Demotucanos perderam 8 eleições consecutivas
    Tendo em vista que os demotucanos perderam 8 eleições seguidas*, já está disponível alguns projetos no SUS: bolsa-fluoxetina (Prozac), bolsa-clonazepam (Rivotril), bolsa-haloperidol (Haldol) e bolsa-fenobarbital (Gardenal).

    Precisa fazer um cadastro, para análise. Mas até ser deferido, podem pedir 13 músicas no Fantástico.

    * O percentual considerou os votos recebidos dividido pelo eleitorado apto, 2002 1º turno (34 x 17), 2002 2º turno (46 x 29), 2006 1º turno (37 x 32), 2006 2º turno (46 x 30), 2010 1º turno (35 x 24), 2010 2º turno (41 x 32), 2014 1º turno (30 x 24), 2014 2º turno (38 x 36)

    2002-1 39.455.233/115.253.816 34%
    2002-1 19.705.445/115.253.816 17%

    2002-2 52.793.364/115.253.816 46%
    2002-2 33.370.739/115.253.816 29%

    2006-1 46.662.365/125.913.134 37%
    2006-1 39.968.369/125.913.134 32%

    2006-2 58.295.042/125.913.134 46%
    2006-2 37.543.178/125.913.134 30%

    2010-1 47.651.434/135.804.433 35%
    2010-1 33.132.283/135.804.433 24%

    2010-2 55.752.529/135.804.433 41%
    2010-2 43.711.388/135.804.433 32%

    2014-1 43.267.668/142.822.046 30%
    2014-1 34.897.211/142.822.046 24%

    2014-2 54.495.915/142.822.046 38%
    2014-2 51.038.023/142.822.046 36%

  23. Aécio perdeu em seu estado no

    Aécio perdeu em seu estado no 1° e 2° turnos. Sua gestão foi reprovada e so chegou perto da Dilma porque teve a ajuda irrestrita da velha imprensa, do medo e do odio. E por falar em cizânia… 

    No jornal do Commercio de Pernambuco, a reação bem humorada contra a ma-é do psdb e a ignorância de certos sudestinos:

     

    Nas redes sociais, nordestinos rebatem preconceito com crise hídrica em São Paulo

     

    Mensagens irônicas e agressivas contra paulistas foram feitas no Twitter e no Facebook

    Publicado em 27/10/2014, às 12p7

       Do JC Online

     

     

     / Foto: Reprodução/Facebook

    Foto: Reprodução/Facebook

    Após o resultado do segundo turno das Eleições 2014, que deu a vitória à candidata do PT, Dilma Rousseff, muitos usuários das redes sociais dispararam insultos racistas e xenófobos contra os nordestinos, região onde a petista recebeu a maioria dos votos. Mensagens como a de Mayara Petruso, que em 2010 publicou em sua conta no microblog Twitter mensagens de ódio aos nordestinos, circularam novamente pela internet.

     

    A reação dos internautas nordestinos veio com outras atitudes preconceituosas. A crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo foi o mote para mensagens e insultos irônicos contra os paulistas. Mensagens mandando os eleitores tucanos chorarem na Reserva Cantareira e ironizando o fato de São Paulo passar pela pior crise de falta d’água da história foram desferidas por pessoas de todo o País, mas principalmente do Nordeste. 

     

    1. “nordestinos rebatem

      “nordestinos rebatem preconceito com crise hídrica em São Paulo Mensagens irônicas e agressivas contra paulistas foram feitas no Twitter”:

      Eles estao certissimos e eh pra fazer mesmo.  Sao Paulo ja esta planejando sua guerra contra o Brasil na proxima eleicao.  E eles me devem alguns mortos ainda.

  24. O erro de Marina Silva

    Se a Marina Silva não tivesse cometido o deslize de apoiar os tucanos no segundo turno seria uma alternativa real de poder. Infelizmente sua postura ingênua comprometeu seu papel como alternativa para 2018.

     

  25. Por que não?

    Por mim o PSDB poderia lançar a chapa Levy Fidelix Presidente e Silas Malafaia Presidente Também – A União Civil de Presidentes!

  26. Os brasileiros que votaram em

    Os brasileiros que votaram em Dilma foram aqueles que a valorizam, bem como o PT, de verdade. Os que deixaram de votar nela não foi porque gostam do Aécio e / ou dos demotucanos… votaram e votam em qualquer um por não gostarem dela e do PT. Resumindo, o país está sem candidato oposicionista “político” e, perdemos o único: Eduardo Campos.

  27. e por que não…

    Alvaro Dias?

    o Romário do Paraná ou o que mais entende de Petrobras com base no que lê nos jornais e revistas e pela TV, assim como também de tudo que é preciso vazar das investigações, talvez

  28. Esquecer

    Voces estao esquecendo de algo, o  PMDB ja ventilou que em 2018 quer deixar de ser coadjuvante na politica nacional e lançar candidato proprio para a disputar a presidencia.

    E ja tem um candidato prefeito para isso, o ex-governador do Rio Sergio Cabral, que consequiu eleger seu sucessor, e que tem na politica de segurança, com as UPP, o seu carro chefe de marketing para a disputa.

  29. Na região onde vivo, quando

    Na região onde vivo, quando saio na estrada, sempre vejo tucano voando! Mas, é interessante, ou o vejo só, ou no máximo em uma dupla! Outra característica: voam baixo….nunca alcaçarão uma estrela! Portanto, pelo que parece, existem três pretendentes à presidência em 2018, não é? Vai sobrar pena e bico pra todo lado! QuáQuáQuáQuáQuá! Viva o Brasil, o Lula e a dilma!!!!!!

  30. Em 2018 será a vez de Marina Silva.

    Marina Silva em 2014 construiu um discurso e um programa para liderar a oposição na disputa eleitoral de 2018, é entre todos os potenciais candidatos a que tem maior potencial para vencer o PT em uma disputa disputa eleitoral.

    Um discurso econômico em defesa do neoliberalismo econômico, e um discurso político de ser a única representante da oposição com condições efetivas de derrotar o PT,  o  PSDB já perdeu quatro e se tentar de novo vai perder a quinta vez.

    É uma questão política que foi respondida em parte nas eleições de 2010 e 2014, uma parte significativa dos eleitores de Marina Silva não vota no PSDB,  mas tudo indica que grande maioria dos eleitores do PSDB votariam em Marina Silva em um  disputa contra um candidato do PT.

    Considerando a votação de primeiro turno, Aécio teve 33,75%, Alckmin 41,64% em 2006, e Serra 32,61%, dos três Serra foi o que se saiu melhor, por ter enfrentando um cenário muito mais desfavorável para o PSDB.

    Aécio apesar de ter tido uma votação maior enfrentou um cenário bem mais favorável do que Serra e Alckmin, diria até que considerando desemprenho de Serra no norte e nordeste, muito provavelmente teria vencido as eleições se fosse o candidato do PSDB, nestas eleições.

    Mas agora a dinâmica da disputa eleitoral é outra, totalmente diferente, já que é preciso considerar o desemprenho de Marina Silva na disputa eleitoral, já que uma parte significativa do eleitorado do PSDB pode escolher Marina Silva no primeiro turno das eleições de 2018, por achar que ela tem mais condições de derrotar o candidato do PT, se houver segundo turno.

    No segundo turno destas eleições Marina Silva provavelmente receberia pelo menos 90% do apoio do eleitorado de Aécio Neves do primeiro turno, além de receber da maioria do apoio PV, PSC e PRTB que somados representam quase 2 milhões de votos, e poderia ter um desempenho melhor do que teve Aécio Neves, e vencido as eleições.

     

  31. até lá eles se desgastam

    até lá eles se desgastam eguindo a pauta furada

    dos colusivos cúmplices da grande mídia.

    o alquimista errará na manipulação.

    o serra equivocar-se-á nos seus falaciosos dossiês

    e deve abater nesse equívoco contumaz um bando de tucanos.

  32. Bom dia Dilma

    Olá pessoal,

         Daqui de Minas para o Brasil, decidimos, Reprovado aqui, reprovado no Brasil….

         Meu primeiro Bom dia hoje foi :.Bom dia Dilma.

         Acreditamos no resgate de um país que ainda tem muito por fazer pelo seu povo. 

         E digo mais, alguém aqui do nosso converseiro no Blog do Nassif comentou que é impossível  a votação que o canditado da oposição recebeu….Não me sai da cabeça uma fraudizinha pros lados de SP, pensaram que Minas ainda era mesma….O Trem anda né….

         O referido não tem história de qualquer feito político expressivo, só sabe repetir o que lhe  mandam  falar e o faz mal e, quando improvisa, não tem criatividade e nem inteligência e muito menos postura educada, como deveria ser esperado de um moço bem nascido e que teve boa sala, boa cozinha, boa escola e bons livros à disposição. 

             Na sexta-feira, dia 25/10/  diaristas de bandeiras na praça principal da capital aqui, tiveram reforço de  diaristas para entregarem cópia xerox da capa da revista Veja Eles sabiam, …..com a foto, já sabem….

            Fico rindo desse desespero….. Até pro boi dormir é preciso conversar muito…..ês pensam que ainda tamos no país dos avós dês, no idioma minerês…… 

          No mais, vamos torcer pela Presidente atuar com inteligência e paciência e encaminhar as reformas políticas e com Plebiscito….lembram quando ela propôs na época da Revolta de Canudos…digo….Revolta dos Coxinhas…..Os opositores baixaram as asinhas….

      

  33. Richa, Alvaro Dias

    Richa, Alvaro Dias. Deus que me livre destes dois. O primeiro praticamente nada fez no estado,playboy como Aecio, encheu sua admnistracao com catgos comissionados e so fez cortes e mais cortes de verbas em sua gestao . Mal assumiu e ja determinou  30% de cortes de verbas em em todas as instuicoes do governo do estado. O outro ficou conhecido por ter mandado agredir professores em praca publica em uma  manifestacao contra o governo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador