Onda Azul propõe reestruturação ao PSDB em troca de mais filiados

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]


Imagem: Folha

Jornal GGN – É destaque na Folha deste domingo (15) que um grupo chamado Onda Azul tenta mudar o PSDB para fazer uma “filiação coletiva” à legenda hoje comandada por Aécio Neves. O grupo, formando no final de 2014, ano de eleição presidencial acirrada, está decidido a entrar na política em campo oposto ao PT da presidente Dilma Rousseff. Mas longe de grupos extremistas.

Hoje o movimento é “independente”, mas, próximo dos tucanos, a ideia é fazer o PSDB entender que está cada vez mais linge do eleitorado e que lhe falta “coesão ideológica”, assim como a outros partidos. A proposta de reestruturação envolve cinco mudanças ao PSDB, como a adoção de prévias para escolher candidatos a cargos majoritários.

“Caso a sigla adote os princípios propostos, o Onda Azul promete realizar um ato de filiação coletiva ao partido. ‘Há um mercado eleitoral de gente sedenta por ser oposição, mas não uma ‘oposição Bolsonaro’, diz Miguel Nicácio, 30, mestre em ciência política pela USP e estudante de direito na FGV-SP (Fundação Getulio Vargas).” Para o jovem, ao contrário do que prega lideranças tucanas, é possível se opor ao governo Dilma e, ao mesmo tempo, abrir diálogo com o PT e reconhecer avanços de suas gestões. 

Segundo a Folha, no Onda Azul Aécio não é unanimidade. Há também eleitores de Marina Silva (PSB), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) para presidente da República.

“No âmbito das ideias, porém, o grupo afirma ser coeso. ‘A gente converge a acreditar na social-democracia tal qual tentamos definir na carta [enviada ao PSDB]’, explica o principal organizador do grupo, o economista Humberto Laudares, 35.”

Reportagem do Valor Econômico, de dezembro de 2014, já denotava a aproximação do Onda Azul e o PSDB. Laudares [foto], professor do Centro de Liderança Pública (CLP), explicou, à época, que o CLP é uma instituição mantida por diversos financistas e banqueiros, como Roberto Setubal (Itaú), Pedro Moreira Salles (Unibanco), Armínio Fraga (Gávea), Luis Stuhlberger (Fundo Verde), Claudio Haddad (ex-Garantia) e José Olympio (Credit Suisse), que se define como apartidária.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Campanha Psdb feche as suas

    Campanha Psdb feche as suas pernas

    OBSERVEM A POSTURA DA ÚNICA MOÇA NA FOTO E OS HOMENS SENTADOS AO LADO DELA E OS DEMAIS. 

    “Imagine a cena: você está sentada no metrô ou no ônibus e, (numa sala com a turma do psdb jovem), de repente, se vê completamente sem espaço porque um homem, sentado ao seu lado, abriu as pernas. Isso é algo muito comum para quem precisa utilizar o transporte público no dia-a-dia e por isso, o Coletivo Feminista de Istambul (IFK) decidiu criar a campanha “Feche suas pernas“.

    A campanha é uma resposta a dezenas de mulheres que postaram na redes sociais fotos de homens com as pernas bem abertas em ônibus, metrôs e trens com as hashtags #bacaklarinitopla (“feche suas pernas”) e #yerimisgaletme (“não ocupe meu espaço”).”

     

     

    http://virgula.uol.com.br/lifestyle/comportamento/mulheres-lancam-campanha-no-twitter-para-os-homens-fecharem-pernas-no-transporte-publico/

    1. Reparem que…

      Reparem que na foto onde estaria o suposto negro, o cara que se encontra a frente do mesmo, não faz sombra nele, enquanto se olharmos mais a esquerda onde aparece um fazendo sombra sobre o imediatamente atrás dele. então to achando que fizeram uma montagem colocando um negro para não dar na pinta que é um partido racista.. hehehe.. se alguém tiver como verificar isso, por favor…!!

  2. É um movimento legítimo da
    É um movimento legítimo da classe média alta paulista.
    Duvido que os ex-comunistas da terceira idade que comandam o partido abram espaço para o novo. Não permitem nem a participação de mulheres, permitirão a dos jovens?

      1. Bodes expiatórios

        Tem mais pinta de otários querendo fazer amizades a qualquer custo com os poderosos do psdb. Quando der tudo errado, a culpa vai para eles.

        Ambição ou burrice desmedida leva a tais opções, infelizmente.

  3. A possibilidade de crescimento …

    … da oposição no Brasil é gigantesca, mas de fato há de haver uma oxigenação tanto da atuação quanto da ideologia. A nomeação do Armínio por exemplo, seria um retrocesso a era FHC. Acho até que o nome ideal para o Aécio teria sido o próprio Levy. O Aécio na realidade levou 47 milhões de votos de pessoas (como eu) que até já votaram no PT, mas enxergam o atual governo como um morto vivo. De fato me enganei, esse últimos dois meses já provaram que esse governo está é morto mesmo.

    Aqui no RJ, que sempre foi em nivel federal fortemente petista, a pessoa se assumir como governista é motivo de piada e constrangimento (imagine SP e o sul). O atual modelo do PT já está velho e cairá de podre, mas de fato não há nada confiável a ser colocado no lugar.

    1. Aqui no RJ, que sempre foi em

      Aqui no RJ, que sempre foi em nivel federal fortemente petista, a pessoa se assumir como governista é motivo de piada e constrangimento (imagine SP e o sul). O atual modelo do PT já está velho e cairá de podre, mas de fato não há nada confiável a ser colocado no lugar.

      Ter fidelidade a um parido e seus ideais mesmo em momentos complicados é o grande diferençal entre quem é politizado de verdade e aquele que é por moda. Onde já se viu uma coisas dessas? Ter medo de assumir seu lado é para covardes e nessa hora que as coisas ficam mais claras. Ter um lado não é moda meu caro, como vc deixa a entender.

  4. “‘Há um mercado eleitoral de

    “‘Há um mercado eleitoral de gente sedenta por ser oposição, mas não uma ‘oposição Bolsonaro'”:

    Entao que a “oposicao Aecio” nos mostre UM projeto social, governamental, ou logistico que ele emplacou em 30 anos de carreira que nao afundou imediatamente a si mesmo e a todos os afetados.

  5. boa iniciativa democrática,

    boa iniciativa democrática, mas  

    duvido que essa juventude se sinta bem num ambiente de

    velhas raposas a defender teses neonliberais fracassadas no resto do mundo….

    espero que consigam retomar o partido para o campo com viés socialista como no início….

    no entanto, a experiencia tucana não é nada agradável, a começar pela privataria…

     

  6. Oportunismo rasteiro, sem ideologia, para pescar votos

    O novo partido será o Partido Libertador, mais ou menos nos moldes do Syriza e do Podemos espanhol, este sim, sem filiações mas com votos, muitos votos vai fazer a diferença nas próximas eleições.

    Este ai é coisa de muricinhos e uma patricinha.

  7. KKKKKKKK

    Prévias pra cargos majoritários???????????!!!!!!!!!!!!!!

    No PSDB!!!!!!!!!!!!!!!????????????

    KKKKKKKKK

    A lógica deles é perfeita pro PSDB, pois trata de um ‘mercado’ eleitoral…. Não sabia que sou mercadoria!

  8. Esse pessoal é

    Esse pessoal é engraçado.

    Votam no Aécio, na Marina, no Eduardo Jorge e – pasmem – na Luciana Genro, mas são coesos nas ideias. Então tá, se vocês dizem, deve ser…

    Agora, moçada, se vocês realmente acreditam na social-democracia, mudem de cor. Em todo mundo, inclusive aquela parte do mundo que serve de modelo sueco para vocês, a cor da social-democracia é o vermelho. Vermelho é o partido social-democrata alemão, vermelho é o partido social-democrata sueco, vermelho o partido social-democrata austríaco, vermelho o belga, o holandês, o noruguês…

    Fico tentado a dizer que só no Brasil alguém poderia ter a ideia de um partido social-democrata azul, mas sei que não é verdade. Onde houver um vácuo que permita a gente que nunca teve nada a ver com sindicato, com classe trabalhadora, com luta contra condições indignas de trabalho, lá haverá um partido que nada tem de social democrata usando o nome, mas com vergonha de usar a cor. Aí estão o PSD conservador de Portugal e o recém falecido PASOK grego para não me deixarem mentir sozinho…

    Enfim, estou sendo injusto. Eles acreditam na social-democracia “tal qual tentamos definir”, ou seja, de uma forma totalmente inusitada, sem nenhuma relação com a tradição social-democrata. É de novo o tal “modelo sueco”: queremos os avanços sociais e econômicos da Suécia – desde que não sejam conquistados por gente suja de graxa e de poeira carregando bandeiras vermelhas.

    Enfim, são coesos nas ideias… pena que as ideias, estas, não sejam nada coesas.

  9. Social democracia financiada

    Social democracia financiada pelos bancos? Essa piada é velha. Não existirá social democracia respeitável no Brasil enquanto não houver auditoria da dívida e o fim da ditadura dos superávits primários multibilionários. Ou seja, o fim do banquete dos banqueiros.

  10. Vão fundar um novo partido a

    Vão fundar um novo partido a partir dos tacanalhas, algo que venha do mar e que precisa de nossa defesa, serão os TUBARÕESZINHOS.

    1. As moscas azuis querem fazer

      As moscas azuis querem fazer o favor de desassentarem de suas enormes bundas e mostrarem pra gente UM projeto que Aecio emplacou que nao afundou imediatamente em 30 anos de carreira?

      Nao vale dizer que eh pro-Aecio e nao provar.  Nao, eles nao sao pro-Aecio e nunca foram.  Sao anti-petistas.  Se eles quizerem uma lista incompleta dos projetos petistas, vamos mencionar MaisMedicos, Minha Casa Minha Vida, nacionalizacao do Enem, Brasil Sorridente, Prouni, Pronatec, mais de 400 escolas tecnicas, e umas 150 universidades so pra aticar o complexo de inferioridade deles?

      Nao, espere la, tive outra ideia:

      PRETAIADA.

      (funcionou?)

  11. Esse tal de Miguel Nicásio

    Esse tal de Miguel Nicásio precisa acompanhar um pouco mais de política. Por que só “oposição bolsonaro”? Tá esquecendo, talvez de propósito, gente muito próxima, como Alberto Goldman, José Serra, Aécio Neves, Fernando Henrique e outros “luminares”.

    Começou mal.

  12. Vão fazer o que com a

    Vão fazer o que com a cacicada do PSDB? O bom do projeto é que a grana rola solta. E tudo abatido do IR. Afinal empresário/banqueiro não é de ferro. E       Abaixo o bolsa-família.

    1. Eh isso.  Eles querem so

      Eh isso.  Eles querem so “declarar apoio” no Aecio mas nao conseguem dizer o que ele ja fez pelo Brasil em 30 anos de carreira porque nao entendem NADA nem de politica, muito menos de governo.

      Quem entende de governo tem o que mostrar, nao eh caso de um vazio “apoio” assim sem mais nem menos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador