Oposição tentará afastar Dilma do poder sem ajuda de Eduardo Cunha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Os partidos de oposição decidiram na manhã desta quinta-feira (21) entrar com uma ação penal por prática de crime comum nas chamadas “pedaladas fiscais” contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Dessa maneira, PSDB, PSC, Solidariedade, PPS e DEM não precisarão da boa vontade do presidente da Câmara para viabilizar um pedido de impeachment e afastar Dilma durante a investigação.

A ação será apresentada até a próxima terça-feira (26) à Procuradoria Geral da República, capitaneada por Rodrigo Janot. O procurador-geral já havia indicado, no âmbito da Lava Jato, que Dilma não poderia ser investigada por fatos alheios ao seu atual mandato. 

A tese do jurista Miguel Reale Junior, contratado pelo PSDB para forjar o parecer do impeachment, é que as pedaladas fiscais – atraso nos pagamentos feitos a bancos públicos como forma de melhorar o caixa do governo – foram feitas em 2014, mas seus efeitos são sentidos ainda neste ano.

Reale Junior conseguiu convencer o PSDB que na Câmara não há clima para o impeachment, até porque o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), não tem se posicionado a favor desse processo. Logo, a ação penal, pela via do crime comum, seria uma forma de contornar o papel de Cunha na estratégia de derrubada de Dilma.

Com a ação penal, a oposição espera que Janot instaure um inquérito contra Dilma e que a presidente seja afastada pelo prazo em que o Supremo Tribunal Federal estiver conduzindo a investigação. Na Constituição, há uma estimativa de 180 dias. Antes disso, o Supremo terá de submeter o pedido de investigação ao plenário da Câmara. E a investigação só prosseguirá se dois terços da Casa concordarem.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ainda não entendi, após 6

    Ainda não entendi, após 6 meses da eleição qual é o desespero da oposição. O motívo para partir para o impeachment?

    Até agora, só desconfio das entregas das usínas hidroeletricas, transposição do rio São Francisco (Sertão vai virar mar) e olimpiadas. Será que seria só isso?

  2. Ainda não entendi, após 6

    Ainda não entendi, após 6 meses da eleição qual é o desespero da oposição. O motívo para partir para o impeachment?

    Até agora, só desconfio das entregas das usínas hidroeletricas, transposição do rio São Francisco (Sertão vai virar mar) e olimpiadas. Será que seria só isso?

  3. A oposição ENXERGOU que

    A oposição ENXERGOU que MANIFESTAÇÕES AQUI NO BRASIL SÓ EM JULHO!

    Por isso ESSA OFENSIVA DOS JORNAIS CONTRA O PT E DILMA!

    Sonegando informações POSITIVAS DO GOVERNO!

    Se há um momento para manifestações populares, a temporada de convencimento COMEÇA AGORA!

    O pig VAI USAR DE TUDO!

     

  4. Tontices e tontices e todo mundo viralizando

    Sinceramente é de se cansar a promoção que se dá às tontices dessa oposição cretina, que sabe que nada disso vai dar em alguma coisa, mas jogam no ventilador pra todo mundo viralizar e manter todos ligados e discutindo num assunto que já nasce morto.

    É impressionante que com interesses particulares(de uma cambada de sem vergonhas representados por: um cocaineiro, um sociólogo de m…, um sindicalista comprado, um ex comunista que se vendeu por assentos em conselhos de estatais paulistas, democratas que de democratas só têm o uso indevido da palavra), que não outros senão o de pregarem o caos visando 2018 situações ridículas são capa de sites e reverberadas como se tivessem o mínimo de seriedade por trás.

    Cansa dar de caras com analises e analises em cima das estrepulias dessa turba de cafajestes.

  5. Por falar em pedaladas
    Como o

    Por falar em pedaladas

    Como o governo do Paraná descumpriu as obrigações constitucionais na saúde e na educação em 2014, a exemplo do que fizera em anos anteriores, usou de um expediente pouco usual. Desandou a empenhar despesas que só ocorreriam em 2015 como se de 2014 fossem, até o limite exigido. Dessa forma, evidencia artificialmente que os índices foram cumpridos na saúde e na educação. E, certamente, obterá a aprovação junto ao tribunal de contas do estado. Como fará em 2015 é outra incógnita. Que a moderna contabilidade pública, agora nos padrões internacionais – americano – acolherá. Outra pérola é a criação e liberação de “cotas financeiras”. Tanto para o orçamento de 2015 como para pagamentos em 2015 desses empenhos antecipados para 2014 inscritos em restos a pagar. Infelizmente nossos balanços continuam a não refletir no devido tempo o quanto foi empenhado, quanto foi liquidado (recebimento de bens e serviços) e quanto foi pago.Desconfio que os novos padrões contábeis permitam muitos pagamentos de despesas sejam lançados à débito das receitas e omitidas das despesas que realmente são.

    Como o estado diz estar sem dinheiro, as cotas liberadas são insuficientes para pagar as despesas sejam elas de 2014 ou 2015. Os atrasos com fornecedores se arrastam. Com uma agravante, o fornecedor fica impossibilitado de recolher seus tributos e encargos. Logo, fica inadimplente. E fornecedor inadimplente, não pode receber nenhum valor enquanto não regularizar a sua situação, conforme instrução do TCEPR.  A administração tucana é um espanto.

  6. O país atravessando uma

    O país atravessando uma quadra de dificuldades políticas, econômicas, já com reflexos na esfera social, e a oposiçãozinha em vez de estar exercendo seu mister com responsabilidade se fixa na politicalha infame. 

    O processo político gera, obviamente, ganhadores e perdedores. Aos primeiros cabe governar; aos segundos, fazer oposição. O inconformismo alucinado e virulento prova que são democratas de fachada, só da boca para fora. 

    A tese do jurista Miguel Reale Jr,de que merce  das irregularidades terem sido cometidas em 2004, fora portanto do atual mandato, seus efeitos se darão em 2015, o que elidiria o impedimento arguido pelo PGR Janot acerca dos fatos alheios, me parece esdrúxula. Em crimes, a referência temporal não é quando é concretizado; quando se consuma?

     

     

  7. O PSDB formado por próceres

    O PSDB formado por próceres da academia e ilustres bacharéis, se presta a esse esforço intelectual para cativar simpatizantes e eleitores. Compreendo o rancor que demonstram pois não deve ser fácil ver um sistema de propinas arduamente construído, ruir da forma como está. E nem foram nos bancos e concessionárias de pedágios ainda. Não fosse a proteção que goza da justiça sabemos quem estaria nas cordas no lugar dos patos.

    1. o bolsa troll

      O troll no R$ 70.000,00 do bolsa Alkimin, Serra.

      Para este e os outros trolls defensores dos galináceos gordos emplumados tucanos.

      Tá na lista do hsbc? Tá na lista da operação “zelote”? Tá na lista da privataria? Tá na lista do trensalão? Tá na lista do mensalão psdb minas? Tá na lista de Furnas?

      Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

    2. Meu caro, nem aqui…

      Nem na China!

      Hehe, vai sonhando que vc acorda em 2018.

      Só toma cuidado para depois não dormir de novo, com pesadelos.

  8. Já estou com o saco cheio da

    Já estou com o saco cheio da “oposição”. Que porcaria de oposição! Seu único projeto é derrubar o governo.

  9. Acho que nós nuca tivemos

    um congresso e uma oposição tã mediocre. É de dar pena desse pessoal do PSDB e cia.

    Esse povo alienado que ainda acredita nessa oposição não merecia tamanha incompetência.

      1. Tens alguma sugestão melhor?

        Da lista que a maquininha exibiu para votar não tinha nada melhor, nem de looonge?

        Mas para o Congresso e os estados tinha alguns sim.

        E eu até consegui “colocá-los” lá!

        Mas sacumé, ninguém elege sozinho né?

        Fico pensando em que será que vc votooou…

        Para esse rebosteio que temos neste Legislativo e nos 3 poderes de 28 estados e mais de 5 mil municipios.

        Um oceano de corrupção, roubo, incompetência , desapreço público e má fé.

        Mas a culpa? … ora, é da Dilma!

  10. Chamem o psiquiatra!

    Oposição e dois diagnósticos;  Transtorno obsessivo compulsivo ou paranóia?  Às vezes o “trabalho ”  alivia esses sintomas. Vão trabalhar !!!!!!!

  11. Fazendo limonada com os limões

    Que legal saber que isso é possível: “seus efeitos são sentidos ainda neste ano”…

    Assim como as barberagens do FHC presidente que ainda podem ser sentidas nesse ano?

     

  12. Tese exdrúxula

    “A tese do jurista Miguel Reale Junior, contratado pelo PSDB para forjar o parecer do impeachment, é que as pedaladas fiscais – atraso nos pagamentos feitos a bancos públicos como forma de melhorar o caixa do governo – foram feitas em 2014, mas seus efeitos são sentidos ainda neste ano”.

    Que tese mais exdrúxula. Quer dizer que o processo será aberto com base nos efeitos de alguma medida tomada por qualquer governo em qualquer tempo.

    Vamos então pedir a prisão dee FHC.

  13. Li outro dia, logo depois do

    Li outro dia, logo depois do programa do PSDB, que o partido demonstrou ser só isso. Só fala mal do PT, articula com todos os poderes para incriminar o PT, esforça-se para derrubar um governo eleito por maioria. Só pensa no poder que não conseguiu por meio de argumentos nem de preferência eleitoral, muito menos por feitos memoráveis. O Cunha quer a cabeça do Janot, o Renam e o Collor também. O Aécio so não quer porque Janot o poupou, naquela história das denúncias seletivas. E agora Janot vai querer o equilíbrio do poder ou aceitar mais uma presepada do partido mais ridículo do Brasil, eis a questão.

  14. Verso em homenagem à oposição

    De João Bosco: Linha de Passe

    “Toca de tatu, lingüiça e paio e boi zebu
    Rabada com angu, rabo-de-saia
    Naco de peru, lombo de porco com tutu
    E bolo de fubá, barriga d’água
    Há um diz que tem e no balaio tem também
    Um som bordão bordando o som, dedão, violação

    Diz um diz que viu e no balaio viu também
    Um pega lá no toma-lá-dá-cá, do samba
    Um caldo de feijão, um vatapá, e coração
    Boca de siri, um namorado e um mexilhão
    Água de benzê, linha de passe e chimarrão

    Babaluaê, rabo de arraia e confusão..

    (…)”

    Bando de palhaços! Procurador Janot, já passou da hora de investigar esse fanfarrão do Aécioporto. Ou o MPF só valentão para os 4 pês: preto, pobre, puta e petista…

  15. Quando será que esses cabeças

    Quando será que esses cabeças de bagre irão se tocar que perderam e  PERDERAM. E não se tocam tb que o Richa está na fila em 1º lugar – que deveria ser do Aécio – , onde tudo está mais que provado com fotos dos aeroportos e do Helicoca.

    E essa justiça incompetente….. que vai atrás de cunhadas e deixa os malandrões livres, leves e soltos. É mt chato dizer isto, mas será apenas pelos belíssimos olhos do Aluísio e Serra, o elegantíssimo nariz do Alckmin, a boquinha do FHC e a honradez do  netinho?

  16. Casca de Banana pro Janot!
    Estao colocando uma casaca de banana pro Janot. Se ele aceita maravilha para esta oposição ridicula, mas senão terão como votarem contra ele e não o reconduzirem para o cargo. O Janot cairá nessa?

  17. E ………………………………

    Perderam nas urnas, e agora tentam por todos os meios tirar a Presidente que foi eleita!

    Se estão tão raivosos e apressados em concretizar seus objetivos, talves, ouso supor, que seus patrões no exterior estejam cobrando atuações antes acordadas que não se cummpriram!!!

    Apelo aos jornalistas investigativos para buscarem respostas a este meu argumento!!!

    Esperar pra ver !!!!!!!!!!!!!

  18. Ai que vergonha! Nota zero pra mim, fessô!

    Me contorço de vergonha quando penso que um dia achei que este partido “social-democrata” me representava…

    P#rr@, afinal EU me julgo um social-democrata, tipo escandinavo, cacete! 

    Quando penso que, mesmo buscando ser muito bem informado, tendo uma boa educação, posição social, me deixei iludir por essa mediocridade toda!…

    Em minha defesa, acho que foi porque tiraram o(s) bode(s) da sala (fim da ditadura, Sarney, Collor). Ou pelo massacre midiático que supunha poder ser minimamente plural (como algo antes da dita…).

    Infelizmente estas desculpas não me bastam. Mas sei que a vida é assim mesmo…

    Pelo menos não me sinto suspeito em constatar que este partido de “elite” socio-economica” representa exatamente a mediocridade de nossa “elite” sócio-econômica. Não fosse nossas riquezas plurais, seriam similares às piores do mundo subsubdesenvolvido. 

    Não conseguem passar de futricos e maledicências, do comportamento político adolinquente, jamais pensam povo e país, conseguem olhar apenas seus próprios umbigos, não pensam na “empresa”, só nas cadeiras da diretoria e seus bônus (teve um, o cacique me-di-o-cre, que até sentou antes da hora e se deu infecciosamente mal).

    Desculpem pela vergonha que passei. Mas pufa, foi há bastante tempo!

    Eles nem sabem o que é isso!

  19. Tá difícil…

    Tá difícil ser oposição no Brasil, os caras se contorcem mais do que mestre yoga pra tentar tirar a mulher do cargo.

    []s

  20. Verdade isso?

    A corja golpista capitaneada pelo Aécioporto do titio e acessorada pelo Miguel Reale Júnior sabe muito bem que a proprositura de Ação Penal Pública é prerrogativa exclusiva do Ministério Público, de forma que para a palhaçada ter início eles teriam que embarcar o PGR Rodrigo Janot nessa canoa furada, coisa que sabem, não acontecerá jamais. Mas o que interessa para a malta é aparecer na mírdia, e isso certamente conseguirão!

  21. E o Blog precisa pautar isso um dia sim e o outro também…

    Parece até que o Nassif quer que aconteca. Talvez para provar seus dons de profeta.

  22. Essa tese do Janot de que as

    Essa tese do Janot de que as ações da Dilma no primeiro  mandato não podem levar a impeachment no segundo mandato é mera bruxaria. Isso “em tese” estaria na Constituição, mas na época a Constituição não previa reeleição, então obviamente essa leitura deturpa o sentido do artigo constitucional.

    Se a tese do Janot for válida, então liberou fazer “o diabo” no governo para se reeleger. Afinal, vc só poderá ser processado por isso ao término do segundo mandato. Alguém em sã consciência é capaz de concordar com isso?!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador