Para não sujar mais imagem, PSDB deve fechar desembarque do governo hoje

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Beto Barata / PR
 
Jornal GGN – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), já deixou explícito a perda de interesse do partido em seguir apoiando Michel Temer, após as reformas estarem encaminhadas no Congresso Nacional. Mas hoje a noite a cúpula de São Paulo pretende colocar a palavra final sobre o desembarque do governo.
 
Está marcada para às 19h30 desta segunda-feira (10) uma reunião em São Paulo entre os caciques para decidir se o PSDB permanece com o apoio ou não à gestão de Temer no país. A reunião ocorre no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e já conta com a confirmação também do prefeito da capital, João Dória, e Fernando Henrique Cardoso.
 
O encontro vem após uma série de críticas, tanto de FHC, como mais recentemente do governador tucano, ao seu então mandatário aliado. Deputado e senadores do partido também devem marcar presença. É um dos primeiros movimentos mais bruscos da sigla diante das acusações, agora aparentemente irreversíveis contra o presidente, e também um sinal de abandono ao ex-presidente do PSDB, Aécio Neves, agora na mira fortemente da Operação Lava Jato.
 
O novo comandante do partido, o presidente interino Tasso Jereissati (CE), também estará na casa oficial de Geraldo Alckmin nesta segunda. O senador estendeu a sua visita a São Paulo, que estava desde a última sexta-feira (07), e deve retornar à Brasília somente amanhã (11), após o encontro.
 
Antes da reunião, Alckmin já havia antecipado o tom que deve ser discutido e posto à análise dos demais tucanos: o PSDB, o principal partido da base aliada do presidente Michel Temer, não tem mais interesse em apoiá-lo e deve abandonar o peemedebista em questão de semanas.
 
O governador destacou o compromisso e apoio com as reformas e que, após a reforma trabalhista ser votada no Senado, prevista para ocorrer nesta terça-feira (11), e tendo a garantia de que a reforma da Previdência também passará, não precisará mais “participar do governo”.
 
“É questão de semanas (para o PSDB tomar uma decisão). Olha que não fui favorável a entrar no governo, mas acho que nós deveremos encerrar esse período (das reformas). Depois disso, vejo que não há nenhuma razão para o PSDB participar do governo”, disse Geraldo Alckmin, em evento da revolução constitucionalista de 1932, neste domingo.
 
A palavra final e os acertos de datas e momentos para o desembarque deverão ser martelados nesta segunda à noite. Mas é quase unanimidade: o senador Cássio Cunha Lima (PB) também concordou que o PSDB paga um preço “altíssimo” por manter apoio ao “governo mais impopular da história”. Seis dos sete deputados do PSDB devem votar pela admissibilidade da denúncia contra Temer na CCJ da Câmara.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até tu, Brutus?

    Não tenho o menor apreço por Michel Temer. E ele foi o maior erro do PT quando o colocou como vice pela segunda vez. Nas nesse fisiologismo que predomina  na política brasileira , o PSDB ganha a taça de oportunismo e falta de ética. Eles decidem abandonar Temer menos por seus equívocos (e bota equívocos nisso) na governança  e mais pela sua impopularidade. Visam somente “limpar a barra” em função do pleito eleitoral em 2018. Que papelão.Justo oa tucanos que, liderados por Aécio e FHC, colocaram lenha na fogueira que queimou o Brasil com a perseguiçãoa  Dilma. Cono dizia o imperador Julio Cesar na tragédia escrita por Shakespeare ao se ver esfaqueado: “Até tu, Brutus?”  

  2. Ratos abandonando o navio que afunda!

    O Psdb nunca foi mais do que isto, um partido de aproveitadores das ocasiões para ferrar com o Brasil. 

    Nem os partidos da velha república eram tão safados, como o bando de safados que abandonou o pmdb, por este estar cheio de vigaristas e  montaram  um partido de homens corretos (podem rir, mas esta foi a justificativa do Serra, FHC, Covas, Alquimin, Aécio, Serjão et caterva). Seria nuito cômico se não fosse tão danoso a nossa nação.

     Não tenho conhecimento histórico e olha que vivi, pela minha idade, uma grande parte da história recente do Brasil, um comjunto criminoso tão danoso capaz de causar tanto prejuizo, em tão pouco tempo aos brasileiros.

    UDN, Arena, PTB getulista (olha que o Getúlio ficou mais de 30 anos no poder e morreu pobre), PR o partido das oligarquias do Brasil antigo, governo militar (que durou mais de 20 anos), todos juntos não saquearam tanto o Brasil como os governos do PSDB do fhc, serra, covas, alquimin, aócio, kassab, e todos os aloisios, maias, e bandidos nordestinos e sulistas (de são paulo disse os principais). Os valores saqueados pelos administradores (zr zr zr zr) do plano de assalto chamado real, que tornaram-se em banqueiros milionários, somados aos bancos Oportunitie, do Marka, Cacciola, Itau. Bradesco, etc., donos da CVRD, Siderúrgicas, telefônicas, siderurgicas, etc. e todos os demais que ficaram multi bilionários em dolares, são muitas vezes superior a qualquer  “merreca” recebida pela totalidade dos governantes republicanos do Brasil que os antecederam!  

    O Grupo PSDB e associados são responsáveis pelo maior assalto ao cofres de uma nação, nos últimos 50 anos!

  3. CAGADA DE PATO DA FIESP

                         

                        O PSDB está mais sujo que “cagada de pato da Fiesp” e independente do momento que resolva  abandonar o navio do golpe, os prejuízos políticos serão irreversíveis.

  4. São golpistas, não vamos

    São golpistas, não vamos deixa-los esquecer,

     

    vão trocar seis por meia dúzia, querem higienizar o golpe. Por causa desses larápios metidos a intelectuais o Brasil virou de ponta cabeça, e a vida piorou, não vamos deixar de lembra-los, são golpistas, com temer ou sem temer……..

  5. ????????????

    Inusitada ou duvidosa a descida do PSDB do muro? Melhor esperar! Há quem diga que “há controvérsias”! Não tentem entender os tucanos, eu os advirto! Um deles disse o seguinte: “Vamos votar as reformas, mas não precisamos estar no governo”, ou seja, nós queremos apoiar o governos e suas propostas mas não queremos ter nossa imagem vinculada a ele!??? Dá pra entender?? É muita cara de pau!! É chamar o povo de burro!! É assim: “Eu quero comer caranguejo, tenho que ir no mangue pegá-los, mas, não posso me sujar na lama”, vamos jucarizar um pouquinho: Pôrra, se tu quer pegar caranguejo então tem que se sujar, ou então desista de pegar e comer caranguejo!! Sinto muito tucanos mas a imagem já está respingada indelevelmente com a lama mal cheirosa desse governo!!

  6. Penso num, hã, quer dizer, “retorno às origens”:

    Vão procurar uma almofada super macia e ficar em cima do muro, como sempre faziam!

    E o atual ocupante lá do planalto vem com a tropa de cheque, não é?

  7. para…..

    O Brasil se explica. Passamos por quase 1 década nas mãos de gente cuja indecisão, omisão, incapacidade é marca registrada. O Partido Picolè de Chuchu. E tem gente que se diz surpresa com este Brasil de 2017? É só bipolaridade ou somos lunáticos mesmo? A pinguela de FHC ele está há 80 anos pensando se atravessa. Mas não admite que o apresse.

    1. para…

      FHC, de forma direta, definitiva, incisiva que sempre foi sua marca e do partido Dê seu parecer sobre a questão: “Bem, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Entenderam? Parabéns, Presidente. O Brasil de 2017 se explica.  

  8. FHC e demais golpistas
    FHC e demais golpistas abandonam golpista Temer e embarcam na do golpista Rodrigo Maia.
    O negócio é se manter no poder sem necessidade do voto popular.

  9. Sucupiranamente falando…

    Nassif: a coisa não é bem assim. Essa de “desembarque”, por exemplo, puro engodo. O bando sabe que a substituição de MT leva a quadrilha ou para o chileno Botafogou ou para o cearense Indio. Nada muda na gatunagem Tudo, farinha do mesmo saco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador