Para reverter série de derrotas em casa, Aécio está de mudança para Minas, por Helena Sthephanowitz

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Senador perdeu em seu estado as eleições presidenciais, assim como perderam seus candidatos a governador e prefeito de Belo Horizonte. Nem na pequena Claudio, viu seu primo se eleger

Aécio Neves volta a MG para tentar retomar eleitorado. Histórico de derrotas e futuro ameaçado por Alckmin

da Rede Brasil Atual

Para reverter série de derrotas em casa, Aécio está de mudança para Minas

por Helena Sthephanowitz

De olho nos votos dos mineiros na eleições de 2018, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) está sendo pressionado por seus aliados a arrumar as malas e voltar a morar em Belo Horizonte a partir do segundo semestre, numa tentativa de reverter o histórico de derrotas que seu grupo político acumula desde as eleições de 2014, quando ele mesmo foi o candidato derrotado à Presidência da República. Aécio pretende neutralizar cobranças de correligionários, de que está ausente do estado. “A volta para Minas Gerais daria a Aécio dois anos para reestruturar sua base para as eleições de 2018” – quando se encerra seu mandato de senador –, relataram amigos.

A bem da verdade, ausente Aécio sempre esteve. O senador deixou a capital mineira aos 10 anos de idade, se mudou para o Rio de Janeiro, onde passou a adolescência e o início da vida adulta. Eleito governador de Minas, de 2003 a 2010, adotou a prática de despachar por Minas estando no Rio de Janeiro. Nos momentos em que esteve em seu estado natal, Aécio foi criticado por constantemente usar avião público para ir ao Rio. Foram 124 viagens, nos sete anos e três meses em que foi governador, a maioria delas entre quinta-feira e domingo.

Depois da derrota em 2016 de seu grupo em Belo Horizonte, o senador tucano tem sofrido com piadas e deboches de outros políticos: nem na pequena cidade de Claudio, onde Aécio construiu um aeroporto, com dinheiro público e em propriedade familiar, ele conseguiu eleger o seu primo, Tancredo Aladim Rocha Tolentino, o Kedo (PHS), que ficou em terceiro na disputa pela prefeitura local. A liderança de Aécio em seu próprio parece ser pouco firme. Aécio não tem o prefeito da capital e tem no governo estadual um opositor, o petista Fernando Pimentel.

Após ser derrotado em Minas pela presidenta Dilma Rousseff (PT), na disputa de 2014 – resultado decisivo para sua derrota nacional –, viu seu candidato Pimenta da Veiga perder a disputa pelo governo estadual para Pimentel. Dois anos depois, assistiu o também tucano João Leite, amargar nova derrota em tentativa de eleger o prefeito de Belo Horizonte, para Alexandre Kalil (PHS).

Outra razão para Aécio arrumar as malas em busca dos votos de eleitores mineiros está no fato de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, enxergar-se como seu concorrente à vaga de candidato tucano à Presidência da República em 2018. E Alckmin está em razoável vantagem.Seu candidato à prefeitura de São Paulo, João Doria , elegeu-se no primeiro turno, enquanto o de Aécio naufragou.

Na disputa em 2018, Aécio corre risco de não ser protagonista, mas acessório de Serra e Alckmin, que, tudo indica, vão engolir um ao outro para ver quem será o candidato do PSDB.

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Extra Extra!  Senador do Rio

    Extra Extra!  Senador do Rio de Janeiro Cujo Funcionalismo Esta Passando Fome Retorna a Nova Y, digo Belo Horizonte (apezar dos 4 dias de trabalho e centenas de viagens ao Estado Natal documentadas) Pra Gigolar Um Pouquinho Mais!

    Extra!  EXXXXTTRAAAAAA!

    “Outra razão para Aécio arrumar as malas em busca dos votos de eleitores mineiros está no fato de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, enxergar-se como seu concorrente à vaga de candidato tucano à Presidência da República em 2018”:

    Isso eh erro analitico.  Aecio nao se preocupa, nao entende, e nao sabe merda nenhuma a respeito de politica (muito menos mineira).  Ele esta preocupado com seu dinheiro e oportunidades de negocios.  So isso.

    Nao nos esquecamos que em Minas o Judiciario toma no cu ordems de politicos traficantes de cocaina e…  e adora!

    E ainda tem as contas em Liechtenstein que Rodrigo Janot enfiou aonde nao se sabe.

    Aecio:  va se fuder.

    1. Mas aí acontece o

      Mas aí acontece o insuportavel. Vai ter que colocar sua/dele grana na campanha. E campanha é tempo de acumular com sobras de campanha e não de gastar sua propria grana.

  2. A arrecadação de fundos “de

    A arrecadação de fundos “de campanha” deu uma secada forte. Além disso ele perdeu a máquina estadual e a municipal. Ou seja, está dando crise de abstinência em muita gente; e quando procuram o mineirinho, onde está ele?

    Em outras palavras: a eleição de 2018 ainda está muito longe pra Aécio Neves. Acham que esse apego todo à máquina partidária significa o quê?

    Tudo que esse pessoal acusa no PT, PT, PT é o que eles próprios fazem na enésima potência.

  3. Deve é estar insuportável

    Deve é estar insuportável morar no RJ e não poder ir a praia sossegado…

    Ficar num lugar que toda hora tem um buzinando alguma nestes dias de humor em baixa no Rio…

    É melhor ir para minas…

    Puxa-saco é bem melhor que aporrinhador…

  4. Há pouco começou o Roda Viva,

    Há pouco começou o Roda Viva, com Marco A. Villa no centro da roda. Não tenho muito saco pra ver esse estoriador, mas resolvi assistir apenas o primeiro entrevistador, do Estado de São Paulo. Ele pergunta se Villa poderá amanhã rever muito do que tem escrito e debatido sobre os problemas atuais, e fez alguma referência à postura dele em politizar suas pautas. Villa, já começou dizendo que até poderá vir a modificar alguma coisa daqui a 20 anos, mas outras ele tem certeza que não mudará nada; por exemplo: “Tenho consciência da atuação do PT, que destruiu a República, etc.”

    Esse cara tem alguma coisa muito doentia sobre o PT. Quero só saber, depois, se em algum momento os entrevistadores serão capazes de tocar nas ilicitudes de parlamentares de outros partidos, 

     

  5. “Tu és pó, e ao pó voltarás”

    Está escrito: “tu és pó, e ao pó voltarás.”

    Explico: devido as guerras entre facções, o pó no Rio de Janeiro está cada vez mais escasso. A saída foi, portanto, voltar ao pó de minas, o pó doméstico. Entre velhos amigos, é mais fácil e mais barato. 

    1. Qual nada, o sujeito não está

      Qual nada, o sujeito não está nem aí, pois sabe que tem votos dos bairristas, desavisados, deseducados políticos, puxa saco, de gente que pensa que ele é perseguido, é mole?; enfim, o omi nada de braçada aqui. Dá uma vergonha!

       

       

  6. “O Passado Te Condena”

    Nassif: não sei se é o caso. Diz o povão, que aumenta mas não inventa, o ladrão sempre retorna ao local do crime! Mas acho que nesse caso é boato. Que você acha?

  7. Senador de Minas vai voltar a morar em Minas

    Deputado federal por Minas Gerais quatro vezes, governador de Minas Gerais por dois mandatos, atual senador por Minas Gerais, Aécio vai voltar a morar em Minas Gerais.

    Pronto, pode rir, que essa era a piada, direto do país da piada pronta.

    (Mais sem graça que essa piada só a do Sarney, senador pelo Amapá por 3 mandatos, sem nunca ter morado lá…)

  8. Má notícia para a Saúde em BH: um andar a menos no Materdei

    Depois de desviar bilhões da saúde de Minas, agora ele vai voltar a desviar um andar do Materdei para uso exclusivo.

    Mas não é só notícia ruim, já anunciaram que Minas ganhou uma conexão aérea direta Cláudio/Liechteistein.

     

  9. Aecim

    Se quiser retomar a sua carreira e todas as suas profundas aspirações, vai depender da presença da irmã, mas, acho que ela está no exterior. Vai ser difícil esconder as aventuras do menino.

  10. Ainda bem, nós cariocas

    Ainda bem, nós cariocas ficamos aliviados. Imagina se ele resolve assumir sua carioquice e muda seu domicílio eleitoral para cá de vez? Senão conseguir ser candidato a presidente, seria à governador do Rio, ou senador pelo Rio.

    Aguentar a Globo enaltacendo a “gestão” do garotão de cinquenta anos seria demais para nós. O Rio iria virar uma Bruxelas nas páginas do jornal dos Marinho e Soweto na vida real. Uma coisa de doido

    PS: Desculpe os mineiros, mas para Minas não faz diferença. O Estrago que ele causa independe da sua presença física. A irmazinha cuida disso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador