PMDB anunciará rompimento, com tentativa de protagonismo de Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Congresso Nacional do PMDB, em novembro de 2015
 
Jornal GGN – Apesar do resultado iminente de rompimento com o governo da presidente Dilma Rousseff, o PMDB irá decidir oficialmente a saída do partido na tarde desta terça-feira (29), em reunião do Diretório Nacional, na Câmara dos Deputados. 
 
Os últimos gestos de cisão definitiva do PMDB vieram com a resposta do vice Michel Temer, que em nota oficial, nesta segunda (28), afirmou não patrocinar “nenhuma ação ilegítima” e que “age estritamente dentro da lei”, assegurando a legalidade do impeachment como ato constitucional, e não “golpe”. 
 
A nota foi uma resposta às declarações de congressistas da base que acusaram Temer de “estar no comando” do impeachment. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que a atitude do partido já era esperada: “O PMDB é o PMDB”. Por outro lado, apontou que a reunião não deve gerar um consenso entre todos os peemedebistas: “por mais que o vice-presidente Michel Temer esteja no comando dessa operação do golpe, eu duvido que os senadores e os deputados queiram abrir mão dos espaços que eles têm no governo, que são espaços enormes”, afirmou.
 
Citou como exemplo o estado do Ceará, que tem os seus três maiores órgãos chefiados por peemedebistas: a presidência do BNB (Banco do Nordeste), o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e a Companhia Docas.
 
Guimarães defendeu que a mobilização pela democracia é também “muito grande” e não vai “jamais esquecer dessa atitude golpista daqueles que querem o golpe”. Para o deputado, esses mesmos políticos “já se beneficiaram do governo Lula e agora ficam nessa história de dar o golpe”. 
 
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também já havia acusado Temer de estar à frente da derrubada de Dilma. Em dezembro do último ano, afirmou que o vice era o “capitão” do processo hoje em curso na Câmara. “O beneficiário imediato dessa ruptura da democracia e dessa imensa e potencial crise para 20 anos é ele mesmo, o senhor Michel Temer, o capitão do golpe”, disse Ciro, à época.
 
Em resposta aos ataques, Temer assume o seu posicionamento frente ao impeachment, ao afirmar que “ministros do STF já esclareceram reiteradamente essa questão: o Brasil vive plena normalidade institucional e não há nenhum golpe em curso”. 
 
No posto de vice-presidente da República, Michel Temer também assumiria as responsabilidades em eventual condenação da presidente Dilma, sejam pelas chamadas “pedaladas fiscais”, sejam por irregularidades frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no abastecimento das contas da campanha 2014 – o alvo não se restringe à Dilma, mas à chapa PT-PMDB na Presidência.
 
O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), fez questão de lembrar Temer desse recorte. Costa disse que os que agora atacam a petista rapidamente se voltarão contra o vice também, e que Temer “será o próximo a cair”.
 
Outro gesto da cisão definitiva veio com o pedido de demissão, na noite de ontem (28), do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Até então, o PMDB comandava sete Ministérios na Esplanada, além dos inúmeros cargos de segundo e terceiro escalão. 
 
O rompimento foi fortemente discutido durante a Convenção Nacional do PMDB, no último dia 12, que determinou ao Diretório decidir os rumos do partidos, em até 30 dias. Mas a decisão foi antecipada com a nomeação do secretário-geral do PMDB, o deputado Mauro Lopes (MG), para o posto de ministro da Secretaria de Aviação Civil, no dia 16.
 
A nomeação irritou os peemedebistas mais alinhados com a oposição, fazendo com que Temer não comparecesse à posse de Lopes. Diante do movimento, a presidente Dilma manteve o discurso de que queria “muito que o PMDB permaneça”, mas que iria respeitar a sua decisão.
 
No encontro desta terça, que terá início às 15h com transmissão ao vivo pela TV Câmara e aberta para diversas televisões nacionais, há grandes possibilidades de ministros e peemedebistas da ala governista não comparecerem.
 
Com o anúncio oficial, a presidente Dilma evitará atacar todo o partido ex-aliado do governo. O objetivo do novo discurso do Planalto será personalizar as críticas a nomes que já são considerados oposição. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se o PMDB quer sair do

    Se o PMDB quer sair do governo, Michel Temer tem que renunciar ao cargo de Vice-Presidente. 

    Simples assim. 

  2. Sem crime de responsabilidade

    Sem crime de responsabilidade é golpe. Desafio a todos dizerem em alto e bom som: Dilma é criminosa. Vamos lá, golpistas. Queremos ouvir de vossas bocas.

  3. acho bom

    Então esta não é boa notícia? Pena que a esquerda não queira ministérios.

     

    Dá pra fazer uma reforma ministerial, cortando uns 4 ministérios desocupados.

  4. Michel vai entregar o cargo?

    Michel vai entregar o cargo? Que raio de rompimento é esse?

    Rompendo para ficar é isso?

    Pior que o dedo duro é o traidor!

  5. Quero ver um repórter com

    Quero ver um repórter com culhões para fazer a seguinte pergunta ao Temer:

    “Agora que o PMDB saiu do governo e todos entregaram seus cargos, quando o senhor irá fazer o mesmo?”

    1. Como não haver nenhum.

      Como não haver nenhum. Perguntemos nós:

      “Agora que o PMDB saiu do governo e todos entregaram seus cargos, quando o senhor irá fazer o mesmo?”

  6. Deveriam botar a faixa

    Deveriam botar a faixa presidendial e considera esta a foto oficial, COM TODOS, a fina flor da Republica, com algum destaque para o Angorá . . . .

  7. Eu confesso que não entendo

    Eu confesso que não entendo destas coisas, mas não tem como começar uma daquelas campanhas de tweeter com o texto “RenunciaTemer”? De onde a gente nada espera, nada sai, mas se restasse um pingo de noção de decência ao nosso vice-presidente, ele renunciaria ao cargo. Na hipótese do golpe vingar, o Brasil teria um presidente medíocre, oportunista e traidor. Acho que será vergonha no exterior e desgraça certa no país.

    1. também nao entendo nada

      também nao entendo nada disso, nao tenho twiter, mas acho que seria necessario um twitaço (como dizem) com “RenunciaTemer””

  8. É novela ou BBB?

    DO texto, destaco o trecho:
    “No encontro desta terça, que terá início às 15h com transmissão ao vivo pela TV Câmara e aberta para diversas televisões nacionais”

    Não basta a sincronia perfeita das operações lava jato com a mídia, que convoca pessoas pras manifestações. Não basta transmissão INEDITA ao vivo da posse de ministros…

    Lembro da frase/documentário “a revolução não será televisionada” e concluo: o golpe será!

  9. Desabafo de um administrado otário.

    Eis a nossa “democracia” de araque!

    O PMDB recebeu o meu voto em outros momentos. Acreditei nesse partido e hoje vejo o quanto fui,mais uma vez, um grande otário!

    Mas agora, diante desse mau-caratismo político  travestido de “legalidade”,  o qual  certamente vai jogar o Brasil ao CAOS , jamais terão o meu apoio e o meu  voto onde quer que se encontrem:  na rua, na universidade, no município, Estado, DF, União etc.

    A  partir de agora estou “deixando” de votar,  mesmo indiretamente,  nessa gente de  ideologia golpista  que abandona o barco covardimente na última hora. 

    Associarei à sigla PMDB o significado de golpe!

    PMDB,  um partido da ARENA!

    Por fim,   reforçando o desabafo de um otário cidadão que vota e espera o melhor para o país SEM GOLPES!,   é realmente desanimador ver como os “interesses” se manifestam  nesse país de golpistas!

     

    Deus nos ajude e nos livre do caos!

     

  10. Temer, será conhecido como o Traidor

    A sua histórica trajetória politica será sempre lembrada como o maior traidor de todos políticos. Não deixará saudade, e o seu governo vai ser uma tragédia para o mundo e o país. Vamos ver o que vai acontecer após o golpe. A Dilma só escapará por um milagre, mas está dificil crer que Deus a ajudará. A conspiração foi planejada há muito tempo e maquivélicamente pensada. Só temos a tristeza em nosso peito que arde. 

  11. Esse Michel Temer é intragável. Só mesmo os analfabetos político

    Esse Michel Temer é intragável. Só mesmo os analfabetos políticos para aceitar um presidente golpista e traidor.

  12. Henrique Alves, filho de

    Henrique Alves, filho de Aluísio Alves, um dos maiores ladrões do RN, que não morreu como um milionário sem o cuidado de ter deixado toda a família em bons lençóis. Ontem esse sujeito pediu exoneração do cargo de ministro, doação de Dilma para que ele não ficasse no ostracismo, afinal, perdeu as eleições para o Governo do RN para Robinson Faria, que o deixou de cara no chão. Após décadas da vida, foi a primeira vez que ficou sem tico nem taco: nem governo, nem deputado federal, ou senador. Mas Dilma lhe deu o mimo, que elea agora a devolve grosseiramente. Henrique Alves e Moreira Franco, na verdade, se saíram piores que Michel Temer em matéria de traição. Eles são apenas os que entendo serem piores, mas tem o restante, igualzinho na conduta de moleques-políticos, ou vice-versa.

    Este é o mal do presidencialismo, porque todo presidente precisa fazer conchavos, como fez FHC com seu antes arquinimigo ACM. 

    Se Dilma cometeu muitos pecados como gestora, não sabendo sobretudo se comunicar, e usar a imprensa em seu favor, ou lá atrás ter insistido para que Lula fizesse parte do seu governo, não se pode negar que com essa corja de larões oportunistas seria, é, e será impraticável ela governar. O que disse a Aloysio Nunes não foi uma profecia, mas algo que já estava contido nas ideias golpistas: de que ela sangraria; ou coisa que o valha. O que vemos hoje é, de fato, uma sangria. Tiraram toda e qualque possibilidade da mulher governar. Desmereceram-na tanto que suas falas num canal de TV se repercutem com buzinassos e panelaços, num total desrespeito. Por exemplo: que chance tem Dilma de abrir os jogos Olímpicos?, sem ser chamaa de puta, como ocorreu na Copa do Mundo? Se levarmos em conta que até um ministro do Supremo se vê ameaçado pela onda golpista, nada mais nos admira.

    Ainda não se pode resumir essa ópera, mas pode-se, ao menos, imaginar o que virá pela frente, com Temer e seus outros ladrões da Pátria, juntos, já nos seus primeiros discursos. Duvido que as massas vão ficar quietas, sem causar muito estardalhaço nas praças, independente de Lula estar preso, o caos vai se formar, porque já se sabe que vem aí privatizações, e enxugamento da máquina visando apenas o trabalhador. 

    Quem pensa que saindo Dilma e entrando Temer as coisas a política e a economia deslancharão,e tudo será um céu de brigadeiro, se engana e muito.

     

  13. renuncia temer!!!!
    é mais

    renuncia temer!!!!

    é mais digno!!!!

    já pensou se o impeachment não sai – como vai ficar a cara desse senhor temer

     supostamente democrata e que chefia o golpé???

    cairá no ridículo….

    será uma expdriencia histórica indescritível!!!!

    perderá o comando do pmdb e mudará os rumos políticos do país

    em benefício da verdadeira democracia…

     

     

  14. Estou com a maioria…
    Estou com a maioria aqui. Se o PMDB sai do governo Temer renuncia à vice presidência… Simples assim!
    Obviamente ele não o fará provando o canalha que é…
    E que se dane se o próximo na linha sucessória seja o Eduardo Cunha, pois merda por merda…
    Um abraço.

    1. Sejamos justos,caso se

      Sejamos justos,caso se confirme a saída do PMDB,a culpa da Dilma é enorme,ela parece não querer mais governar,ou a sua arrogância a levou a um mundo aonde só ela entende e manda.

       

  15. Está mais do que claro que as

    Está mais do que claro que as tais pedaladas não configuram motivo algum para o impcheament. No entanto, Ciro Gomes tem argumentado que Temer assinou várias delas. Sendo assim, também deveria estar constando como responsável por elas.

  16. Temer do fraco PMDB de São
    Temer do fraco PMDB de São Paulo,

    PMDB do nordeste com relativa musculatura,

    Nordeste esmagadoramente com Lula e com Dilma.

    Vão ver suas eleições combalidas, assim como Geddel perdeu aqui na Bahia nas suas duas últimas tentativas.

    Lembrem-se do PSB de Eduardo Campos aqui no nordeste, que encolheu nas urnas logo após o rompimento de seu líder com o governo Dilma.

    Não estou entendendo mais nada

  17. #

    # PMDB não é aliado, fez campanha pra ser governo

    # Temer tem que conspirar lá fora e não dentro

    #renunciatemer

    #temertraidor

    #temerjudas

  18. Temer também vai renunciar a Vice-Presidência?

    Se o PMDB está rompendo com o governo nada mais justo que Michel Temer renuncie a Vice-Presidência da República.

    Ou o PMDB vai romper e ele vai continuar com a boquiha no Planalto enquanto articula o Golpe?

    Imagino a legitimidade que terá se chegar a presidência!! Não dura 15 dias !!

  19. Manchete do Sensacionalista

    http://www.sensacionalista.com.br/2016/03/21/pmdb-exige-cargos-no-governo-dilma-para-abandonar-o-governo-dilma/

     

    PMDB exige cargos no governo Dilma para abandonar o governo Dilma

     

    Sempre criticado por apoiar o governo em troca de cargos e poder, o PMDB realizou uma convenção e decidiu que só irá abandonar o governo Dilma se receber cargos no governo Dilma em troca.

    “É natural na política haver esse tipo de negociação. Não vamos abandonar o governo em troca de nada. Todo mundo tem que sair ganhando”, teria dito Michel Temer.

    No final da convenção, o presidente do Senado e membro do PMDB, Renan Calheiros, disse que o partido só busca cargos no governo porque acredita que seus filiados podem ajudar a população brasileira. Porém, acabou ficando constrangido por causar risadas nos próprios colegas de partido.

  20. O Que Não Presta!

    O Temer nem foi na reunião do PMDB. Tá de RESGUARDO! Tomando canja de galinha para aparecer na foto da “posse” com cara de inocente.

    Temos um cara na memória dos brasileiros que vai se colar nele pro resto da vida: JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS. 

  21. Fuja Da “Normalidade Institucional” Desta Corja

    Boa tarde. Dublê do Boris Karloff: — “…ministros do STF já esclareceram reiteradamente essa questão: o Brasil vive plena normalidade institucional e não há nenhum golpe em curso”. Fuja daquilo ao qual o STF4P e o PMDB, Governo desde 1500, consideram como ‘normalidade institucional’. O Ordenamento Jurídico está em frangalhos e não há mais cláusulas pétreas nem garantias jurídicas de qualquer sorte. Brasil, Estado de Direita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador