PMDB deve decidir em 30 dias se continua no governo

Da Agência Brasil

O PMDB tem até 30 dias para decidir se permanece ou deixa o governo. Até lá nenhum peemedebista poderá assumir cargos no Executivo. “O PMDB é um partido que daqui a 30 dias definirá sua posição”, disse o ex-ministro Eliseu Padilha, escolhido neste sábado segundo vice-presidente durante a Convenção Nacional da legenda, realizada hoje em Brasília.

De acordo com Padilha, pelas manifestações durante a convenção o “PMDB tem grandes possibilidades de ser independente”. “A força predominante hoje na convenção foi pela saída, mas temos 30 dias pela frente; e vamos ver o que acontece”, afirmou.

Os convencionais, que escolheram também os 119 integrantes do novo Diretório Nacional, delegaram ao diretório o poder de decidir os rumos do partido em relação ao governo federal.

“O diretório está com o poder de analisar todas as moções que são, na sua maioria, pelo afastamento do governo, tomar uma decisão e a partir dessa decisão, o partido vai cobrar dos seus filiados o cumprimento da decisão”, disse o primeiro vice-presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), também eleito na convenção.

Segundo Jucá, o partido buscou primeiro a unidade interna e entendeu que há estados que têm dúvidas sobre se deve ou não deixar o governo federal. Por isso, a partir de agora, com a aprovação da moção, buscará debater para, então, decidir uma posição em relação ao governo. “O PMDB marchará unido rumo à posição que tiver que ter”, disse.

A maioria dos integrantes da nova Executiva Nacional do PMDB eleita hoje já integrava a executiva anterior. Os novos nomes são o do senador Romero Jucá, no lugar de Valdir Raupp (RO), e Eliseu Padilha, que substitui a ex-deputada Iris Araújo (GO).

Os principais cargos da Executiva Nacional do PMDB ficaram assim ocupados:

Presidente: Michel Temer (SP)
1º Vice-presidente: senador Romero Jucá (RR)
2º Vice-presidente: Eliseu Padilha (RS)
3º Vice-presidente: deputado federal João Arruda (PR)
Secretário- geral: deputado federal Mauro Lopes (MG)
1º Secretário: Gedel Vieira Lima (BA)
2º Secretário: deputado federal Leonardo Picciani (RJ)
Tesoureiro: senador Eunicio Oliveira (CE)
Tesoureiro adjunto – senador Valdir Raupp (RO)

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. problema

    A coisa nao vai nada bem …..

    As manifestações deste domingo vai turbinar as intenções pmdbistas de deixar o goverto …. a Dilma va ficar ainda mais isolada …. o governo esta demoronando ….. a casa caindo ….a governabilidade ja se foi ….. não vejo saida ….

  2. http://www.tse.jus.br/imprens

    http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2015/Outubro/serie-reforma-eleitoral-2015-regras-para-mudanca-de-partido-ficam-mais-rigidas

    trecho:

    A Reforma Eleitoral 2015 introduziu o artigo 22-A na Lei dos Partidos Políticos. O dispositivo trata da possibilidade de perda do mandato no caso de desfiliação partidária sem justa causa e detalha as situações que serão consideradas como justa causa para se desfiliar. Segundo o novo artigo, “perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito”.
    O ministro Henrique Neves lembra que o STF, no julgamento de três mandados de segurança, firmou o entendimento de que os mandatos pertencem aos partidos e que, dessa forma, como o candidato é eleito como filiado de uma agremiação, ele não pode mudar para outra legenda, simplesmente porque quer, e levar consigo o mandato. Em seguida, o TSE editou a Resolução nº 22.610/2007, que estabeleceu quatro hipóteses consideradas como justa causa para a desfiliação partidária sem a consequente perda do cargo: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e grave discriminação pessoal.
    No entanto, com a Lei 13.165, as situações de justa causa para a desfiliação partidária passam a ser apenas três, conforme o parágrafo único do artigo 22-A: mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança de partido efetuada durante o período de 30 dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei (seis meses) para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.
    Segundo o ministro, a nova hipótese introduzida pela Reforma Eleitoral, a chamada “hipótese da janela”, não prevê um fato que gere justa causa para a saída do partido, mas estabelece um momento no qual o candidato poderá mudar de agremiação sem sofrer consequências no exercício do cargo para o qual foi eleito. Henrique Neves explica que, em uma primeira leitura do novo dispositivo, no caso dos deputados, por exemplo, a oportunidade de mudança do partido só poderá ser exercida quando tiverem cumprido cerca de três anos e três meses do seu mandato, ou seja, nos 30 dias que antecedem o início do mês de abril (seis meses antes do pleito)

  3. BASE DE APOIO/FRAGILIDADE DO GOVERNO

       Caro Luiz Nassif, o PMDB depois de conseguir metade dos cargos no Governo Central, argumenta que pode deixar o Governo, no momento crucial da governabilidade do governo Dilma, isso na minha progressista região Nordeste, se chama trairagem. Vou usar um termo popular (dito popular do Nordeste rural) para o fisiologismo dos políticos desse partido: O PMDB NEM CAGA E NEM DESOCUPA A MOITA. Não participo da política brasileira (não tenho nenhuma filiação partidária), porem o PMDB está mostrando o que sempre foi, um partido político OPORTUNISTA ao extremo, pouco se importando com os seus eleitores. Vão pagar caro nas eleições municipais. 

  4. O PMDB está pelo menos 30

    O PMDB está pelo menos 30 meses atrasado. Até o Eduardo Cunha já sabia por aquela época que a grana do governo estava acabando graças às irreponsabilidades da equipe econômica e que não haveria mais dim dim pra sustentar a farra do PMDB nos estados. O RJ é sintomático. O PMDB de lá apoia em massa Dilma, mas acha que ela cai em menos de 60 dias. O Estado está quebrado e não tem dinheiro para comprar papel higiênico para os postos de saúde, mas o governo federal convenceu o estadual a gastar fortunas para trazer a Copa do Mundo e depois as Olimpíadas, e os caciques do PMDB local acharam que tinham descoberto a mina de ouro para se manter no poder por 20 anos. Mas serão escurraçados em menos de 20 meses, começando pela prefeitura.

  5. Tião Gavião:Eduardo Cunha,Penélope Charmosa:Marta Suplicy.

    Presidente: Michel Temer (SP) Arquivo:Quadrilha do Sarney.jpgResultado de imagem para quadrilha de morte nomes
    1º Vice-presidente: senador Romero Jucá (RR)
    2º Vice-presidente: Eliseu Padilha (RS)
    3º Vice-presidente: deputado federal João Arruda (PR)
    Secretário- geral: deputado federal Mauro Lopes (MG)
    1º Secretário: Gedel Vieira Lima (BA)
    2º Secretário: deputado federal Leonardo Picciani (RJ)
    Tesoureiro: senador Eunicio Oliveira (CE)
    Tesoureiro adjunto – senador Valdir Raupp (RO)

    Imagens

     

    1. Qdo muito mais atrapalha do

      Qdo muito mais atrapalha do que ajuda é pq já saiu. Despacha essas oferendas, Dilma! No Congresso não rola mais nada pra ninguém pq Cunha tá com todo mundo n bolso e o Judiciário blindando ele, por isso. Despacha as oferendas e vai dando uns ministérios  pros partidos de esquerda. Tá no inferno; abraça o capeta.

      A Aglobo e o MPF já decidiram banir o PT desde o mensalão. E, não precisam do PMDB no governo ou fora pra fazer isso.

  6. Parece o bêbado que diz, “não

    Parece o bêbado que diz, “não bebo mais…nem menos”.

    O PMDB diz não quero mais cargos…nem menos, para continuar a atraiçoar o governo, como lhe é peculiar.

  7. filme de vampiros

    30 dias de noite…

    Ratos que pulam do barco apenas quando há outro melhor do lado.

    Como diz Aécio…suguem, suguem o que puderem e depois venham para cá…

  8. Parceiro que dá aviso prévio?

    Parceiro que dá aviso prévio? Nesta altura, melhor seria demitir todos os ministros (e segundo escalao) do Pmdb e suportar o golpe. Pelo menos cai por um motivo justo… 

    1. Concordo

      Esse negócio de decidir em trinta dias e avaliar o que pode aconteçer é abusrdo.

      Ou está com o governo nos dias ruins ou não está.

      Presidendta Dilma, faça a reforma ministerial, diminua os ministérios, exclua os membros do PMDB do governo, e já aliados para ocupar os cargos.

  9. Não adianta Marta: para os coxinhas você será eternamente PT

    Volte!

    Marta é expulsa da manifestação

    Ela foi para o PMDB lutar contra a corrupção    Imprimirpublicado 13/03/2016 marta_phixr.jpg

    Manifestantes gritaram “fora PT”

    No Globo:

    Manifestantes hostilizam Marta Suplicy em São Paulo

    Durante entrevista em frente à Fiesp, na Av. Paulista, em São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) foi hostilizada. Ela foi chamada de “perua”, “vira casaca” e, aos gritos de “fora PT”, foi expulsa do ato. Teve de voltar ao prédio escoltada por seguranças.

  10. PMDB DEVE DECIDIR EM 30 DIAS SE CONTINUA NO GOVERNO

    O BLOG do NOBLAT (porta voz da REDE GLOBO) cometeu um ATO FALHO?…segundo o colunista do Globo, os políticos devem derrubar rapidamente a presidente Dilma Rousseff para tentar se safar da Lava Jato e de outras investigações… Ele jamais publicaria algo assim se não tivesse a conivência e concordância dos MARINHO. http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/220717/Noblat-abre-o-jogo-golpe-%C3%A9-pr%C3%B3-corrup%C3%A7%C3%A3o.htm

  11. Esse PMDB em matéria de

    Esse PMDB em matéria de relacionamentos  institucionais é uma tragédia. Primeiro manda uma cartinha chorosa. Agora, dependendo das outras alianças para seu futuro, quer dar um tempo na relação com aquele que lhe deu o prato para comer do bem bão. Parece até a crise dos 7 anos de casamento. Pelo teste de Marta Suplicy hoje na avenida, traíra é traíra, seja de que partido for.

  12. Pensar que essa porcaria ja

    Pensar que essa porcaria ja foi o MDB, lugar de Ulysses Guimarães, frontal adversário da Ditadura. Patético e triste, meu pai que foi da legenda quando ela era de vergonha está certame te se revirando no tumulo. 

  13. Nada como a fotografia do

    Nada como a fotografia do acunhado entre seus parceiros… mesma aventada farinha. Portanto, se não conseguirem tirar a Dilma em 30 dias, fica como está e, ainda, aceitarão novos carguinhos. Bando é pouco.

  14. renunciar

    Se o PMDB sair do governo significa que os ministros que pertencem a esta legenda serão obrigados a deixarem seus cargos, neste caso por questão de coerencia o Temer também não deveria deixar o cargo, isto é, renunciar,.

  15. PMDB é o partido radical de

    PMDB é o partido radical de centro. Fica em cima do muro, e oscila entre os lados que puderem lhe dar maiores vantagens.

  16. PMDB DEVE DECIDIR EM 30 DIAS SE CONTINUA NO GOVERNO

    A falta de referência de nomes da direita para esse eleitorado das manifestações de hoje pode levar a surgir, e eles aderirem, um novo salvador da Pátria? Tipo como foi o Collor? Acho que o momento político e social é diferente. Para mim, se as esquerdas continuarem denunciando as podridões dos principais nomes da oposição, o JANOT e o MORO vão ficar forçados a escolher ao menos um dos grande nomes da oposição para passarem à sociedade a imagem de que são imparciais. As manifestações de hoje dos coxinhas vaiando Aécio e Alckmin, para mim, são reflexo das denúncias que os movimentos populares continuam fazendo contra os figurões do PSDM, DEM, PP, Solidariedade Eles pegariam quem para bode expiatório da diretia? Aécio? Ou sobraria apenas para uma figurinha pequena como o Paulinho da Força? Acho que MORO e JANOT escolherão apenas o Eduardo Cunha (PMDB) que já está com a corda no pescoço.

  17. O Governo não pode ficar a

    O Governo não pode ficar a reboque de nenhum partido, muito menos de um partido fisiológico, como o PMDB.

    Creio que boa parte da populaçao já tomou ciência da prática chantagista do PMDB. Oferece governabilidade, mas entrega chantagens e mais chantagens. 

    Já está claro que não estarão mais com o governo. Estão apenas aguardando o momento mais conveniente pra eles para anunciar a ruptura. Por enquanto, precisam sugar mais um pouco.

    Acho que já passou da hora de jogar esse PMDB ao mar. E com estardalhaço. Dizer que não aguenta mais tanta chantagem e tanta corrupção oriunda do PMDB. Antes desse parazo de 30 dias, quem toma a decisão de romper é o governo. Por boicote, falta de leadade e de compromisso com a agenda do país.

    São cerca de 35 deputados do PMDB que costumam votar com o governo, a duras penas. Em troca, o governo oferece 7 ministérios e milhares de cargos por esse Brasil a fora. Basta. Chega de ministros ridículos como esse da Saúde.

    No lugar desses 35 deputados do PMDB, o governo pode recrutar outros, de forma menos fisiológica, que possuam maior afinidade com os temas mais à esquerda. Que ocupem ministérios e cargos. É inevitável.

    No Senado, a questão é um pouco mais complicada, mas de que adianta ter maioria no Senado, se tudo cai quando chega na Câmara? Senadores do PSB Rede e PDT, por exemplo, podem muito bem se aproximar do governo, dentro de um contexto mais progressista.

    Esquerda, volver!

    Pior do que está, difícil ficar!

     

     

  18. Quer saber: há muito esperei por este momento!


    Nunca engoli o PMDB no governo.

    Salvo honrosas personagens, que todos conhecemos,a grande maioria estão lá para apoiar quem for governo. Eles nunca serão. Talvez filiem Moro, livrando-os de muito aborrecimento.

    Dilma já deverei ter rompido com o lado negro e pobre do PMDB. E é a maioria. E que busquem os seus heróis, lá no PSDB. Serão vaiados também, com certeza.

    Há muito tempo espero por este momento. Será uma limpeza ética no governo.

    Coligar com a esquerda e governar com o povo ao seu lado. Enfrentar esta turba de políticos que hoje estão totalmente desacreditados em todo o País.

    É a única solução!

  19. Êta partidinho de m…

    Como ex-filiada ao velho MDB, hoje vejo claramente tratar-se de um partidinho de m… . Não entendo porque o Senador Roberto Requião ainda permanece nesse PMDB que faria Ulisses Guimarães se revirar na cova, se seu corpo estivesse inteiro ao invés de perdido no mar! Claro que tem de esperar mais 30 dias, pois estão sempre atrás de “30 dinheiros”. Meu Deus, dá até vergonha de ser brasileira! Aonde vamos chegar?

  20. Largando o PMDBosta de lado,

    Largando o PMDBosta de lado, vamos ao essencial. A Dilma tem que nomear um ministro da justiça para ontem! Numa situação dessas, a pasta acéfala. Será simbólico isso também? Numa altura dessas colocaria o Leonardo Boff.  Ele está pedindo um ministério para o Lula. Daria uma boa dobradinha. Falo isso porque a coisa está muito surreal. Parece que não tem saída, mas vai ter.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador