PSDB assinou seu atestado de óbito, por Felipe Pena

no Extra

PSDB assinou seu atestado de óbito

por Felipe Pena

 
O partido de Aécio, que antes era conhecido por ficar em cima do muro, agora optou pelo buraco. As últimas ações da legenda revelam que a nova vocação dos tucanos é o suicídio político. E não estamos falando da face elitista e impopular dos tucanos, mas apenas de três atitudes recentes que, ao potencializarem essa face, levarão (ou já levaram) o partido à morte.

O PSDB se aliou a Temer para resgatar o mandato de Aécio no senado.O relator da CCJ que emitiu parecer para arquivar o processo contra Temer é do PSDB.O prefeito de que quer dar ração para os pobres de São Paulo é do PSDB.

Não precisa ser analista político para perceber que a conta dessas atitudes virá na eleição de 2018. O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reconhece que o partido está na contramão da história e já pediu a saída dos tucanos do governo algumas vezes. Em sua última intervenção, há dois dias, condenou as retrógradas medidas de Temer sobre o trabalho escravo no país.

Como se esse desgaste não fosse suficiente, o provável candidato da legenda, Geraldo Alckmin, ainda terá que brigar com seu pupilo vestido de Judas, o prefeito João Dória, para conseguir a vaga na corrida presidencial. Haverá sangue nessa disputa. Conhecido como João Dólar, o prefeito tem muitos “argumentos” para convencer os delegados do partido. E não estamos falando de ração. Ou estamos?

Leia também:  The Guardian: Trump pode realmente encenar um golpe e permanecer no cargo por um segundo mandato?

Ontem, quando Aécio voltou ao senado, foi assinado o atestado de óbito do PSDB. Na semana que vem, quando o partido ajudar Temer a escapar das denúncias na Câmara, o atestado será registrado em cartório.

É o fim da legenda fundada por Covas, Montoro e FHC.

Felipe Pena é jornalista, escritor, professor da UFF e colunista do jornal EXTRA.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

12 comentários

  1. As contas nao virao nas

    As contas nao virao nas eleicoes de 2018.

    2018 sera o fim do periodo democratico ao qual conhecemos e um novo modelo de governo sera implantado com o PMDB, PSDB e o DEM.

    Todos esses movimentos que parecem empurrar para outros partidos o governo federal (Lula ou Bolsonaro) eh apenas ingenuidade.

  2.   VERDADE!
      O PSDB, partido

      VERDADE!

      O PSDB, partido em relação ao qual até hoje pairavam dúvidas, SÓ AGORA se desmoralizou. Privatarias, reeleição comprada, Alstons e Castelos de Areia, Paulos Pretos… até hoje não deu para perceber não.

      

      Nota do comentarista: a essa altura da distopia que vivemos, não tenho mais saco para artigos moralistas cuja tônica é sempre a de que “agooooooora” é que ficou escancarado. Está escancarado há anos, mas os radicais do moralismo sempre têm tempo para uma última admoestação, um último alerta, um último levantar de sobrancelhas.

  3. Desculpe, Felipe: suicídio porra nenhuma!

    Os caras vêm roubando há anos e não acontece nada!  O maioral deles, o sociólogo, fala um monte de merda por aí e a imprensa (“grande mídia) dá guarida. Os caras, os tucanos, têm a força Felipe. Nem a justiça suíça mandando provas, conseguiu fazer um Tucano ir pra cadeia. Não tenho dúvida alguma que o PSDB vai sobreviver e fazer o próximo presidente…

  4. Assinou nada! Vão eleger o

    Assinou nada! Vão eleger o governador de São Paulo e Alckmin tem grande chances de virar PRESIDENTE.

  5. Não faltaria ao enterro.

    Mesmo adoentada, não poderia jamais faltar ! Ver o Serra e FHC (principalmente), o “mineirim”, o Aloysio, o Aleluia, o Richa, o Taques, o  Pirillo , o Moro, o Gilmar e outros dentro de um caixão, não tem preço mesmo !

     

  6. O TUCANO E A FENIX

    A Fenix, ave mitológica que ressurge das cinzas tem em comum com o ” Tucano Politicus  Brasiliensis ” que este, além de ave  imortal é imoral e  leva os outros no bico.

  7. PSDB: Vida, paixão e morte

    O PSDB nasce como uma dissidência do PMDB, apoiada pelos EUA e, pelo que parece ainda é comandado desde lá. Na época, aproveitando o Plano Real (vindo de Washington e copiado da Argentina), FHC ganhou o bastão esplendidamente entregue pelo Itamar. Já na reeleição tiveram que apelar para compra de votos e aliados do eterno “centrão”, concluindo o governo em forma triste e com o Brasil extremamente endividado.

    Os tucanos, politicamente, ao recriar a social democracia tipo europeia, representam um setor de classe media alta muito pouco representativa e pouco numerosas na sociedade atual, situação comparável com a esquerda do PSol, que representaria uma esquerda brasileira modernosa, atual para Paris (ou para Leblon), mas para um Brasil do ano 2050, se chegarmos até lá e se este território ainda assim se chamar.

    A rigor, tucanos, depois do primeiro mandato de FHC, vivem apenas em função da sua posição titulada como anti-PT, tentando manter esta bipolaridade para capitalizar os votos anti. Mas, ocorre que houve tanto exagero em tentar criminalizar o PT que este está voltando com maior força e, ainda, para pior, os votos anti-PT tem surgido principalmente para candidaturas conservadoras no plano familiar e comportamental (não político).

    Ou seja, não existe base social suficiente para manter um partido de perfil social europeu ou norte americano e, ainda, os votos anti-Lula já não mais seguem gratuitamente para candidatos tucanos (e que quase elegeram Aecim em 2014).

    O PSDB ficou no ar, no espaço e sem “espaço”, com discurso neoliberal e sem bases. Pior ainda, entrou em jogo de golpe e de apoio aos golpistas, perdendo apoio também entre os seus próprios eleitores e dirigentes. Sobra apenas o saudosismo do que a mídia conseguiu vender para o povo sobre a figura de FHC.

    • psdb….

      E Covas, Montoro, FHC eram melhores que isto? Alguém tem esta ilusão? Como disse Paulo Maluf ( a tal Geni da Política Nacional), colocaram José Sarney, o Presidente do PDS, que se tornaria PFL, na Presidência da República. Grandes Democratas, hein?! Seria, não fosse o destino, Tancredo Neves, o avô deste “batedor de carteiras mendingando uma extorsãozinha junto ao Empresariado” Aécio Neves. Um tal que acreditavam “Reformador, Democrata, Contra as Elites”. É Gozação !!! Olha o nível das discussões e das ilusões tupiniquins?! A Família inteira encastelada em FURNAS, o pagamento de Getúlio pela trairagem mineira na Revolução. Elite que se encastelou nesta Estatal até os dias de hoje. A Família toda e toda República de Juiz de Fora (Juscelino, Aureliano, Tancredo, Itamar…) O Combate às Elites e ao Capitalismo teve o seu grande final com a apresentação da realidade nacional e sua ilusão anencéfala com a cereja do bolo: Aécim….Playboy, cheirador de longa data, amigo do Dono do helicóptero, quase Presidente da República… O primeiro a acusar a quadrilha do outro partido, o vencedor, de ser a maior da história política brasileira. É que ele, nunca precisou nem trabalhar nem estudar na vida. Para falar de quadrilha, bastava estudar a Árvore Genealógica. Vejam em que vocês creram por mais de 40 anos? E me parece que Esquerdopatia tem até tratamento, mas não tem cura. Vai consumindo o cérebro do contaminado.  

  8. É muita ingenuidade

    Vivem falando os tucanalhas morreram. Os tucanalhas não ganham mais etc. O que estamos vendo é a morte do PT e do Lulinha paz e amor (o republicano) e pior, estamos vendo o crescimento do fascismo nesse país. Vamos parar de ingenuidade ou de burrice.

  9. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome