PSDB perdeu a batalha do impeachment, por Ilmar Franco

Jornal GGN – Em artigo publicado no seu blog no O Globo, o jornalista Ilimar Franco afirma que o PSDB deve adotar uma mudança em sua linha de ação, avaliando que a aposta no impeachment da presidente Dilma Rousseff não foi bem-sucedida. De acordo com Ilimar, o vice-presidente da Executivado partido, Alberto Goldamn está coordenando um grupo de trabalho para elaborar proposta para o país, priorizando a crise econômica.

Goldman reconhece que os tucanos não têm os votos necessários para um pedido de impeachment, e também cita o enfraquecimento do presidente Eduardo Cunha como um fator na mudança da estratégia do partido. Ilimar também ressalta que o PSDB não tem apoio social para empunhar a bandeira do impeachment sozinho, e que mesmo dentro do partido ela não é unanimidade. Leia mais abaixo:

Enviado por Malaposta

Do O Globo

O PSDB perdeu a batalha do impeachment
 
Ilimar Franco
 
Passaram-se 11 meses desde a posse da presidente reeleita, Dilma Rousseff. A crise econômica entrou o ano de 2015 galopando. O PSDB, que perdeu as eleições com 48% dos votos, pegou carona nesse galope. Desde o segundo dia de mandato adotou, como sua principal proposta programática para o país, o impeachment da presidente Dilma.

 
Estamos no fim de 2015. Por isso, o núcleo estratégico do PSDB debate uma reviravolta na sua linha de ação. Avalia-se que agora se deveria dar prioridade à crise econômica. Em busca de um projeto alternativo, o vice-presidente da Executiva, Alberto Goldman, está coordenando um grupo de trabalho. Na falta dessa linha programática, alguns tucanos constatam, com desconforto, que até o PMDB já tem uma proposta para o Brasil.
 
— Não podemos adotar a mesma agenda em 2016. Devemos dar prioridade à crise. O PMDB tem uma proposta para o país. O PSDB não tem um projeto definido — alerta o secretário-geral do PSDB, deputado Sílvio Torres (SP).
 
Sobre as razões pelas quais a destituição da presidente Dilma não saiu, ele analisa:
 
— Não saiu por dois motivos. Primeiro: o governo se recompôs. Não temos os votos necessários para recorrer de uma decisão do presidente da Câmara e muito menos os 342 para aprovar o impeachment.
 
A situação enfrentada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que recebeu o apoio dos tucanos até a última terça-feira, é o segundo fundamento que explica por que fracassou a campanha pelo impeachment.
 
— O Eduardo Cunha foi se enfraquecendo muito. A saída de Eduardo Cunha é uma exigência. Como ele pode decidir o encaminhamento da votação dos projetos mais importantes para a economia do país? — completa Torres.
 
Dito isso, não é o caso de debater quem tem razão. Ou do que cada um merece. Se as decisões do TCU ou do TSE são suficientes ou não. Se é necessário, ou não, uma ligação direta da presidente Dilma com a Lava-Jato. Ou se ela sabia ou não do que acontecia na Petrobras. Nem se a derrota da luta pelo impeachment é definitiva ou temporária. Mas cabe analisar friamente o retrato do momento e por que a palavra de ordem da oposição não foi adiante.
 
1. O PSDB não tem apoio social suficiente para empunhar essa bandeira sozinho. Especialistas dizem que o partido tem o respaldo (direto) entre 15% a 20% dos eleitores nacionais. Sendo assim, o restante de seus votos (como o de qualquer outro partido) é de quem é “anti” alguma coisa.
 
2. Para o PSDB levar adiante o impeachment, é preciso muito mais que as ruas. O partido deveria estar unido internamente em torno dessa bandeira. Até hoje não está. A legenda deveria reconhecer suas limitações e buscar o apoio de outras forças políticas. Não foi o que os tucanos fizeram. Aliás, a história recente ensina que a unidade das forças foi decisiva no impeachment do ex-presidente Fernando Collor.
 
3. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, apostou na divisão. Adotou como sua palavra de ordem “Eleições Já”. Seria o caso de perguntar: ela contribuiu para unir ou dividir as forças políticas? Vamos nos ater ao PMDB. O partido que elegeu o vice-presidente da República.
 
Um experiente consultor político faz as seguintes perguntas: “Será que o PMDB toparia novas eleições e ser excluído do poder? O partido tem o vice-presidente. Será que ele se conformaria em mendigar a vice na chapa dos tucanos? O partido tem sete ministérios. Será que ele derrubaria a presidente Dilma para depois implorar ao PSDB para que tenha seus sete ministérios?
 
Enfim, ao defender novas eleições, o PSDB mandou o recado que também queria a cabeça do vice Michel Temer.
 
4. O alvo do impeachment, a presidente Dilma, não pode ser comparada ao ex-presidente Fernando Collor, que era um outsider. Collor recebeu aquele voto de quem é contra tudo que está aí. Serviu para ganhar, mas não para governar. Por isso, venceu as eleições sem ter base social ou partidária. Mais uma vez, não se trata de debater quem tem ou não razão. O fato é que o PRN não é o PT. Collor e o PRN não tinham no seu entorno um cinturão de políticos e partidos aliados. Ele também não tinha apoio na sociedade, devido às suas medidas econômicas iniciais. Nem mesmo tinha ao seu lado organizações, por mais débeis que sejam, que saíriam em sua defesa, como a CUT, o MST, a UNE, a Contag, a UBES, a CTB etc
 
5. Por fim, a presidente Dilma e seu governo, têm na retaguarda um líder político como Lula. Por mais quebrada que esteja sua asa, ele não pode ser desprezado. Para muitos, trata-se da maior liderança popular do país desde Getúlio Vargas. Não cabe discutir se é ou não é. As pesquisas públicas mais recentes, neste momento de maré baixa, dão ao ex-presidente a liderança, com 23%, nas pesquisas espontâneas de intenções de voto.
 
Um dos políticos mais antigos, em atividade, adverte que não se deve subestimar, com o aprofundamento da crise econômica, uma personalidade política que encarna um período de bem-estar. Ele pergunta: “Será que os eleitores não verão em Lula a encarnação de quem seria capaz de trazer de volta a bonança e a prosperidade?”. Se essa imagem se criará, ou não, ninguém sabe.
 
Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma incompetencia só.
    O psdb é de uma incompencia (para nossa sorte)!!!

    Precisam que jornalistas lhes digam o que fazer e nem assim acertam.

    Há 2 -3 anos atás o Di Gaspari já avisava que não se ganham eleições sendo somente anti-pt.

    psdb não tem programa, não tem militancia, não tem lideres, não tem decência.

  2. Fora a mídia, o PSDB não tem

    Fora a mídia, o PSDB não tem nada.

    Não tem proposta.

    Não tem quadros.

    Não tem preparo.

    Não tem espirito democrático.

    Não tem apreço ao Brasil.

    Não tem coragem.

    Não tem boa fé.

  3. O PSDB é muito fraco

    Depender exclusivamente do Cunha pra deflagrar o impeachment, reconhecer que (até!) o PMDB tem projeto para o país, mas eles não.

    Se isso não é sinal de final de festa, não sei mais o que é…

    Por fim, fico me perguntando até onde vai a irresponsabilidade e a mentira de quem há 13 anos tenta assumir o poder e ainda hoje reconhece que não tem um projeto de país. Não sei se classifico como psicopatia ou cara de pau mesmo.

  4. Mas, em resumo:

    1) Os Tucanos reconhecem agora o tamanho da pocilga em que se meteram em seguir o alucinado Aécio Neves, que queria transformar o país em pó, algo que só interessa a ele;

    2) Querem começar a discutir agora, com 13 anos de atraso, uma proposta. Desnecessário dizer que essa é a enésima vem em que falam disso, que nenhuma das ocasiões anteriores deu certo e que nem o FHC acredita que agora vá dar em alguma coisa….

    3) Em 2018 é Lula de novo. Já entregaram os pontos, o artigo do Globo é só a auto-desculpa.

    1. Paris é aqui

      O PSDB está se dando conta de que Aécio, Carlos Sampaio e Aloysio Nunes são a trinca de mulás do Estado Tucano, organização fundamentalista tipo Estado Islâmico. Tão abilolada, tão no-mundo-da-lua que a sigla lhe cai como uma luva – Estado Tucano, ET. 

  5. Comentário.

    Essa tática tucana, de procurar no inimigo seus defeitos (reais, imaginários ou alimentados pela mídia) e estruturar-se a partir disto, é a expressão de um partido sem propostas.

    Tucano parece adotar uma política de terra arrasada, seja pra chegar ao poder (“sangramento”), seja quando permanece nele (exaurir as fontes até não sobrar nada em pé).

  6. É inacreditável. O Psdb só
    É inacreditável. O Psdb só serve mesmo pra tumultuar. Mudam de estratégia, mas sempre nesse sentido. E nós cidadãos é que pagamos a conta. Ninguem merece.

  7. Melhor de tudo é ver a cara

    Melhor de tudo é ver a cara de pitbull do Aecio !!!

    Deve estar nervozinho pq o golpe nao esta daando certo !!! esta foto nao tem preço !!! kkkk

  8. Cavalo de Tróia

    O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil,vai se revelando um autêntico cavalo de Troia deixado pelo Governo da Presidenta Dilma na atual batalha política, ao não aceitar acordos politicos com Cunha para eleição da Mesa Diretora da Câmara no ínício de 2015.

    Foi carregado como um troféu pela oposição PSDB(com fotos e beijos), sem perceber que em seu interior havia dólares, contas na Suíça, dinheiro de propina, carros de luxo em nome da Jesus.COM, e sabe mais Deus o quê.

    Agora resta saber se a oposição vai saber se livrar do “cavalo de Troia”, ou ser contaminado com aquilo que estão encontrando em seu interior.

    Vamos aguardar, está ficando interessante, faltam menos de três anos para as eleições de 2018, e menos de um ano para as eleições de 2016.

     

  9. Além de tudo o que

    os comentaristas disseram, eles imaginam que somos todos idiotas. Que ninguém percebeu que sua suposta “honestidade” nunca foi posta à prova. Tudo protegido pela imprensa amiga, ops, comprada e pela justiça sempre jogando a favor deles. Que tiveram 3 grandes heróis, o Joaquim, o Moro (2x) e o Gilmar. Todos os seus grandes  feitos contra (?) a corrupção, foi sempre na direção do PT. Seus mal feitos sempre escondidos (não é Alckmin ?) em arquivos, gavetas, tapetes, cadeiras, etc. Nenhuma CPI que os pegasse foi para a frente, todas enterradas ou transformadas em pizzas. Enfim, o PSDB tem muito dinheiro, (limpíssimo), muitos amigos  elitistas, muitos justiceiros de meia tijela, mas passam longe do sonho do povão. Chegam a culpar os nordestinos pelas suas derrotas, apesar de sua maioria viver na cidade construída pelo suor deles.

    Não posuem nenhuma figura carismática, perdendo até para “postes”. Venceram apenas uma eleição graças ao Plano Real do Itamar Franco e introduziram da forma mais injuriosa a reeleição, que aconteceu por “pedaladas” de compra de votos e agora não querem mais. Acabou a brincadeira, tanto da reeleição como da CPMF (talvez até eles vencerem novamente).

    Em resumo, não tem projetos, além da venda de estatais (pena que a Vale não é mais, né), pois além de não pagar os impostos devidos , não cuidou p/ evitar a tragédia em MG e ES. Ah! se ela fosse ainda estatal, e o mundo inteiro estaria se vestindo de verde-amarelo e cantando nosso hino.

    Não tem um componente carismático (na foto dá p/ se ter uma idéia).. Mas , honra seja feita, criaram os COXINHAS ENFURECIDOS e comentaristas que só expelem ódio.

  10. Manifestantes pedem impeachment de Dilma na Esplanada

    15/11/2015 15p8—Brasília—Sayonara Moreno – Repórter do Radiojornalismo

    Vestidas de verde e amarelo, cerca de 2 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, realizaram uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, neste feriado da Proclamação da República.

    O ato foi organizado por movimentos contrários ao governo da presidenta Dilma Rousseff, como Brasil Livre, Avança Brasil e Revoltados Online. Pessoas de outros estados chegaram, de ônibus, para participar do movimento, que começou logo cedo neste domingo.

    O integrante do Movimento Vem Pra Rua, Julio Lins, 18 anos, está acampado no gramado do Congresso há cerca de um mês. Julio conta que o Vem pra Rua não organizou o ato deste domingo, mas concorda com algumas reivindicações.

    “O intuito do acampamento é o impeachment, mas ele não se limita a isso. Então, nós, no acampamento, estamos atentos, essa é a principal definição, atentos ao que se passa no Congresso Nacional, tentando e buscando pautar o Congresso Nacional, com as vozes das ruas, com a vontade popular. O acampamento dos dá uma certa aproximação com os parlamentares de oposição e também permite que nós façamos uma pressão constante.”

    Um carro de som foi utilizado por lideranças dos  grupos que usavam os microfones para falar sobre impeachment e defender a volta do regime militar. No início da tarde, algumas pessoas furaram o bloqueio da polícia e entraram no espelho d’água do Congresso.

    Edição: Lílian Beraldo

    URL:

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-11/manifestantes-pedem-impeachment-de-dilma-na-esplanada

     

  11. Manifestantes pedem impeachment de Dilma pelas ruas de Curitiba

    15/11/15 às 16:08 – Atualizado às 17:01 Redação Bem Paraná

    Representantes do Movimento Curitiba Contra a Corrupção marcaram para a tarde deste domingo, 15, a manisfestação Impeachment Já Curitiba volta às Ruas. A concentração foi marcada para às 14 horas na Praça Santos Andrade. De acordo com a convocação do movimento feito pela rede social Facebook, 693 pessoas confirmaram a presença na manifestação.

    A Polícia Militar, que acompanhou a manifestação, contabilizou 300 pessoas. Ainda de acordo com a PM, o grupo saiu da Santos Andrade e marchou pela Marechal Floriano Peixoto, Praça Zacarias e seguiram até a Boca Maldita, no centro de Curitiba, sem nenhum incidente. A dispersão começou às 15p0, segundo a PM.

    Houve manifestações pelo impeachment de Dilma em várias outras capitais, como Porto Alegra, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O movimento de Curitiba se une aos grupos MBL e Revoltados Online para pedir o impeachment da presidente Dilma. Outras organizações como a S.O.S. FORÇAS ARMADAS e a VEM PRA RUA, também vão convocar os novos protestos que pretendem repetir os ocorridos em 15 de março e 16 de agosto desse ano, quando saíram às ruas 1 milhão de pessoas.

    O PSDB, como na última manifestação, vai dar apoio aos protestos que têm a hegemonia de organizações que, além da oposição ao atual governo, representam o movimento do que se chama de ANTI-POLÍTICA. Os tucanos, como na vez anterior, vão apoiar e convocar os seus militantes para o protesto. O principal interlocutor do PSDB com esses grupos é o líder na Câmara, Carlos Sampaio.

    Atualizada às 16p6
    URL:

    https://www.bemparana.com.br/noticia/415354/manifestantes-pedem-impeachment-de-dilma-pelas-ruas-de-curitiba

  12. Kotscho: Protestos contra governo caem no ridículo

    —O assunto sumiu do noticiário.—-247-16 de Novembro de 2015 às 17:16

     

    :

    Para o jornalista Ricardo Kotscho, os protestos que pediam a saída da presidente Dilma Rousseff que ocorreram em Brasília e outras capitais nesse domingo, 15, estão perdendo cada vez mais adesão; “Eram tão poucos os gatos pingados espalhados pelo gramado em frente ao Congresso que acabaram caindo no ridículo”, afirmou; segundo ele, o “fracasso” dos protestos não foi assumido por nenhum dos líderes dos movimentos pró-impeachment, nem de políticos alinhados ao golpismo; “Caiado, Bolsonaro e o cantor Lobão não foram vistos nas manifestações”, afirmou; leia íntegra

    16 de Novembro de 2015 às 17:16

    Por Ricardo Kotscho – Para quem esperava grandes “manifestações de protesto” contra o governo, fartamente comentadas pela imprensa durante as últimas semanas, o domingo foi frustrante. Às 10p9, o portal do Estadão já tinha jogado a toalha: “A manifestação marcada para a manhã deste domingo, 15, na Esplanada dos Ministérios reúne poucas pessoas. Boa parte dos que protestam no momento está ligada a movimentos de apoio à intervenção militar”.

    Eram tão poucos os gatos pingados espalhados pelo gramado em frente ao Congresso que acabaram caindo no ridículo. Para chamar a atenção, um dos grupos golpistas chegou a levar até um imenso boneco do general Antônio Mourão fardado com roupas de combate. Mourão é aquele general que foi exonerado do Comando Sul após fazer duras críticas aos políticos e ao governo Dilma.

    Até o final do dia, a PM de Brasília não contou mais de dois mil manifestantes, que acabaram entrando em conflito com policiais quando tentaram invadir o espelho d´água em frente ao Congresso, e foram afastados com jatos de gás de pimenta. Em São Paulo, a polícia nem se deu ao trabalho de contar quantos apareceram na avenida Paulista, mas nas fotos dava para ver que havia mais jornalistas e ciclistas do que “protestantes”. O assunto sumiu do noticiário.

    Nenhum “movimento das ruas” assumiu a responsabilidade pelo retumbante fracasso. Nem os lideres dos revoltosos apareceram desta vez. Caiado, Bolsonaro e o cantor Lobão não foram vistos nas manifestações.

    Depois que até o PSDB desembarcou das articulações pelo impeachment da presidente, na semana passada, a turma do “Somos todos Cunha” saiu antecipadamente de férias. Ao participar de um evento em Porto Alegre, no sábado, o líder tucano José Serra ofereceu a senha do novo momento do PSDB, dando um chega para lá nos radicais da dupla Aécio & Sampaio: “É possível fazer oposição sem causar danos de maneira permanente ao País só para enfraquecer o governo”.

    A minoritária ala de descontentes do PMDB contava com estas manifestações para defender que o partido rompa com o governo na reunião do Instituto Ulisses Guimarães marcada para esta terça-feira, mas não há a menor chance disso acontecer. Qualquer decisão ficará para a convenção nacional, que foi adiada pela direção do partido para março do ano que vem.

    Tudo vai sendo adiado para 2016, como se o País tivesse apertado a tecla “pause”. Estamos agora congelados na tela de espera.

    URL:

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/205440/Kotscho-Protestos-contra-governo-caem-no-rid%C3%ADculo.htm

  13. Em resumo,

    estar no governo é muitísssimo mais doce do que oposicionar ! 

     

    Qualquer amador em política sabe disso, e este só passa para a oposição quando tem certeza que pode se apresentar como alternativa. 

    Ou seja, esses serviçais de alienígenas nem sabem fazer política. 

     

  14. O PSDB é o partido dos “não tem” :

    Não tem projeto para o pais, não tem militancia, não tem apoio popular, não tem escrupulos, não tem ética, não tem vergonha, nem nunca terá … 

  15. Manifesto: Porque ocupamos!

    BOm dia Nassif!

    A escola Estadual Antonio Manoel Alves de Lima fez um manifesto explicando os motivos das ocupações das escolas. Se possível, divulgue nosso manifesto.

     

    Manifesto: Porque ocupamos!

    porque ocupamos!

    No dia 23 de Setembro de 2015, a Secretária da Educação do Estado de São Paulo anunciou por meio da mídia o projeto de “reorganização” da rede de ensino do Estado de São Paulo sem ao menos consultar os mais interessados nesse nefasto projeto, as/os estudantes, as professoras e professores e também os pais e responsáveis.

    A reorganização dos ciclos visa, na verdade, eliminar 2 milhões de vagas nas salas de aula de todo o Estado, incluindo até mesmo o fechamento de escolas inteiras. Segundo o governo, tais vagas estariam “ociosas”, mas quando olhamos para as salas de aulas com 40 alunos empinhocados, vemos que a realidada é outra.

    Assistimos nos últimos anos o fechamento de salas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também do ensino regular, principalmente no período noturno. Em doses homeopáticas o governo já vinha diminuindo o numero de salas de aulas. Mas com a reorganização, Alckimin fechará 94 escolas em todo Estado, além de acabar com o Ensino Médio noturno e muitos cursos de EJA em várias escola. Essas medidas afetarão principalmente as periferias. Nunca na historia de nenhum governo paulista se fechou tantas escolas de uma só vez!

    A Faculdade de Educação da UNICAMP afirma que “segundo o Censo Escolar MEC/INEP de 2013, a rede estadual de São Paulo mantinha 5.585 escolas; agora, segundo os números divulgados pelo governo estadual, serão 1.443 escolas de ciclo único; 3.186 escolas com dois ciclos; e 479 escolas com três ciclos. Portanto, serão 5.108 escolas mantidas pela rede estadual paulista, eliminando 2 milhões de vagas, sem alterar o módulo absurdo de estudantes por sala de aula, que no Ensino Fundamental chega a 35 alunos por sala, e no ensino médio 40. Sem falar na jornada de trabalho excessiva dos professores. O fechamento de centenas de escolas implicará na demissão de professores e funcionários, deslocamento de estudantes, remoções, destruição do patrimônio público, etc.”

    O governador Geraldo Alckmin se recusou a debater de forma transparente e democrática essa proposta de reorganização e como a proposta é totalmente antidemocrática, nós a recusamos. Não é novidade nenhuma essa postura autoritária do governador Geraldo Alckmin, é só lembrarmos que este mesmo governo que vem sucateando a educação publica nos últimos anos, é o mesmo governo que deixou o Estado em uma situação de calamidade com a falta de água, e esteve À frente do massacre do Pinheirinho (2012), no qual se sabe de no mínimo 7 mortos, desaparecidos, e muitas agressões físicas e violências sexuais por parte do operativo policial que despejou os moradores do bairro, tudo isso em em nome dos lucros gigantescos da especulação imobiliária.

    É diante deste cenário que se configura como um verdadeiro massacre da escola publica que levantamos nossa voz contra a reorganização, por isso nos organizamos e lutamos. E depois de inúmeras tentativas de diálogo, de reuniões, passeatas nas ruas sem sermos escutados, a ocupação aparece como uma ferramenta de ação capaz de barrar a reorganização da rede de ensino do Estado de São Paulo e impedir o fechamento das escolas e milhares de salas de aulas. Lutamos também para manter o Ensino Médio regular e EJA na Escola Estadual Antonio Manuel Alves de Lima.

    Por isso ocupamos! Mais ocupações virão!!

    Escola Antonio Manoel Alves de Lima
    Escola de LUTA.
    Ocupada

    http://lutanasul.noblogs.org/porque-lutamos/

     

  16. ex-petista

    Como ex-eleitor do Lula, não tenho interesse no impeachment, até porque isso beneficiaria o Lula, pois o próprio Lula está desesperado com a política econômica da Dilma e não consegue mudar a cabeça dela. Esse governo está muito ruim e é melhor que ele fique até o final para deixar os brasileiros na lona. Todos sofrem com a crise, mas quem mais sofre são exatamente os mais pobres que votaram no PT (a última vez que votei no PT foi em 2010) e esse é o motivo que faz o Lula ficar desesperado. É lógico que o eleitor do PT não tem QI para entender essa lógica: quanto mais tempo Dilma na governo, mais a vitória em 2018 do Lula se afasta. E ele, o Lula, sabe disso. Os políticos que querem o impeachment deveriam se espelhar no Dr. Sergio Moro, que está fazendo tudo com calma, reunindo muita documentação, investigando e entrevistando todas as pessoas que tiveram ligação com o Lula, e a maior parte delas já está fazendo delação. No momento certo o Dr. Sergio Moro vai colocar o Lula na cadeia, mas com todo o trabalho bem feito para que ele não consiga habeas corpus. Se fizer às pressas e não tiver suporte jurídico o Lula consegue habeas corpus. Quando o Lula for preso (sim, quando e não “se”) aí sim será o momento certo para o impeachment não por incompetencia, nem por estocar vento, mas pela corrupção na compra de pasadena, pela campanha paga com dinheiro de corrupção da petrobrás. Vamos ser paciente e esperar o povo ficar cada vez mais impaciente. Já tem gente reclamando que a inflação já comeu metade do dinheiro do bolsa família. Falta pouco. O impeachment não é a melhor via, pois metade do congresso (PMDB, PP, PR e os demais partidos que apoiam o PT) estão envolvidos com a corrupção do PT. A queda de Dilma está lá em Curitiba, prontinha, saindo do forno. Tem também o TSE que vai julgar a corrupção da campanha. Essas são as melhores vias para tirar a incompetente (confesso que votei nela em 2010) do poder. Só sendo uma pessoa com QI igual ao da Dilma para votar nela. A propósito, algum petista já conseguiu desenvolver a tecnologia de estocagem de vento? 

    1. Tu não é ex-petista

      Ex-petista? Vc não é ex-petista. O seu discurso é claramente de um MAV da direita. Ao inves de se preocupar com os milhões de escandalos do PSDB (que seria quem tem mais chance de vencer o Lula), onde existem provas abafadas e arquivadas, provas que até viraram livro, está preocupado com suposições sobre o Lula. Ah e sobre a estocagem de vento, tu é muito mal informado. “Estocagem de vento” ou “armazenamento de vento” são termos tecnicos corretos. Em nenhum momento a Dilma afirmou que a tecnologia funcionava, muito pelo contrário, mas estudos e experiências cientificas foram feitas com este intuito. E é armazenamento MESMO. Armazenamento de vento em rochas fazendo movimentos ciclicos pra ser reusado. Eu sou da área de tecnologia e posso afirmar que vc esta replicando discurso burro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador