PT não vai acabar, mas deve mostrar que mudanças não são “palavras ao vento”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Estadão publicou nesta quarta-feira (4) uma entrevista com o sociológoco Luiz Werneck Vianna, professor da PUC-RJ, com mais de 50 anos de experiêncas e passagem pela gestçao do ex-presidente Lula.

Na visão de Vianna, o PT surfa numa onda negativa que lhe trará prejuízos – principalmente para o prefeito Fernando Haddad, que tentará a reeleição ao Paço paulistano em 2016 -, mas isso não significa que o partido vai acabar.

Para o sociólogo, o que o PT precisa é fazer uma autocrítica, mas aproveita que tem lideranças como Lula e deixar claro que mudanças serão feitas num “horizonte” de curto prazo, que não são “palavras ao vento”.

O GGN destacou os principais trechos da entrevista cedida à jornalista Alexandra Martins:

Crise do PT e Lula

“Essa vizinhança das investigações com relação ao ex-presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) é algo muito preocupante. Ele é uma das maiores lideranças políticas do Brasil contemporâneo, criou um partido que é uma presença ainda relevante na nossa história política. Em algum momento esse partido, que tinha uma trajetória feliz, falhou pensando na ampliação da sua projeção. Com isso, trouxe também uma carga negativa, o patrimonialismo (a falta de distinção entre patrimônio público e privado). Essa (investigação) é uma questão política, certamente, embora agora esteja sendo tratada como fato policial. Espero que o ex-presidente tenha um tratamento justo do ponto de vista policial. Do ponto de vista político, no entanto, é inevitável constatar que isso chegou a seu sistema nervoso central (do PT), sua liderança maior partidária. Que sua defesa seja feita fora dos trâmites policiais e passe a ser feita no fórum da política. O PT passou da hora de fazer uma autocrítica. A esta altura, as lideranças mais pesadas não ignoram os elementos de erro que se introduziram. O PT não vai acabar, aliás, não deve acabar, mas deve mudar.”

Papel de Lula na mudança do PT

“(Ele) Tem que se defender bem e definir uma linha de ação onde as mudanças fiquem muito presentes no horizonte. Não podem ser palavras ao vento.”

Haddad fica ou sai do PT em 2016?

“Ele entra fraco na disputa, sem dúvida. Qualquer um que seja do PT, entra fraco. Para ele, politicamente, é interessante sair sim, mas, por razões ético-morais, ele fica. Politicamente nada o agarraria. O futuro dele está fora do PT, mas pode ser que ele – que tem feito uma boa administração, relativamente bem aceita pela cidade – fique lá por esses motivos.”

Sinais de melhora para o PT nas próximas eleições

“A economia pode melhorar, soprando a favor do governo. Esse é um ponto, pois pode melhorar sim. Se há melhora na economia, o mundo do trabalho olha com jeito mais favorável para o governo.”

Leia a entrevista completa aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ”não sao palvras ao vento

    ”não sao palvras ao vento ”.

      Oxalá que fossem.

      Porque aí Dilma estoca tudo.

      Nosso arsenal de vento seria maior e falado,

  2. Difícil falar em mudanças no

    Difícil falar em mudanças no partido, quando os próprios Petistas enxergam quem os colocou nesta crise, no caso o Lula, com o vento da mudança.

    O PT hoje é o espelho do Lula.

    Se o PT acha que ele é a mudança, o PT não quer mudança.

    Não dá para continuar a Governar com as figuras que representam essa confusão do público com o privado, E nisso nem estou falando do Lula, e sim de outras figuras, tal qual Jacques Wagner.

  3. #CadêoDornelles?!

    Gosto muito do Prof. Werneck Vianna mas…  “que não sejam palavras ao vento”?! Não tem sequer palavra nenhuma, tem é uma sequencia de espasmos de “notinhas” pra imprensa “interpretar” (se acaso não decidir censurar liminarmente)!

    “Que seja tratada nos trâmites policiais”?! …Ai, ai… é exatamente assim que está sendo tratado, com toda a seletividade que o sistema pode oferecer!

    Administração do Haddad “bem avaliada”!? Pôe “relativamente” nisso!

    … Hummm… acho que é o vetusto hhábito de enxergar partidos como arranjos de pequenos grupos de fundadores e “líderes”… por isso tudo que a imprensa está longe de fazer parte dos esquemas analíiticos para compreeender a formação da vontade, dos dos valores e das crenças…

    “Autoclritica”?!

    O PT tem é que combater quem o combate! O que mais a direita quer é que o PT fique fazendo mea culpa  em público! Imagina: Seminários, Colóquios, Congressos, Ciclo de Palestras… todos sobre “os erros do PT”!

    Todos patrocinados pela Fundação Perseu Abramo!

    Lindo!

    Kamel, Merval, Sardenberg, Leitão, etc. vão tirar férias um após o outro… Ou até ao mesmo tempo! Vão botar os estagiárioss pra cobrirem “a auticrítica do PT”!

    Aécio Neves, então?! Aí é que não sai mais do Leblon ou de Floripa!

    … Ai, ai… Já passou da hora de dizer: “o sistema é de financiamento privado; nós jogamos dentro da regra, ganhamos e melhoramos a vida do povo. Eles jogam fora das regras, não melhoram a vida do povo, perdem e querem ‘melar’ o jogo só porque querem tudo pra eles!”

    A questão é a seguinte: cadê o Dornelles?! O vice da Camara é do Partido dele e o relator do orçamento também – que quer dar uma facada no BF e enfraquecer a Dilma.

    O jornal O Globo tá até trocanndo o nome e o partido do relator:

    http://oglobo.globo.com/economia/relator-do-orcamento-de-2016-propoe-meta-de-superavit-de-07-do-pib-17962626

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador