Rui Falcão convoca militância para combater cerco contra Lula

Jornal GGN – Para o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a oposição e setores capturados pela direita praticam violência política e moral contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o partido, falta uma defesa unificada sobre o caso envolvendo o sítio na cidade de Atibaia (SP).

Em artigo, Rui Falcão convoca a militância a combater o “cerco criminoso” ao ex-presidente, e também diz que “nunca antes neste País um ex­-presidente da República foi tão caluniado, difamado, injuriado e atacado”. A cúpula do partido avalia que é preciso uma versão consolidade sobre o caso do sítio, e também cobra a contratação de um equipe de advogados de peso para defendê-lo.

Do Estadão

PT afirma que Lula sofre ‘linchamento’ e discute versão sobre sítio em Atibaia

Presidente nacional da legenda, Rui Falcão, acusa oposição e setores ‘capturados pela direita’ de praticarem violência política e moral contra ex-­presidente; sigla avalia que falta uma defesa unificada sobre o caso envolvendo a propriedade rural em SP

O PT reforçou ontem a defesa pública do ex­-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de suspeitas de ocultação de patrimônio e de receber favores de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. Em plena segunda-­feira de carnaval, o presidente do partido, Rui Falcão, publicou artigo no qual acusa a oposição e setores “capturados pela direita” de tentarem o “linchamento político e moral” do petista. Ao mesmo tempo em que busca estabelecer uma reação, a cúpula petista avalia que o caso envolvendo o sítio em Atibaia (SP) é o que apresenta maior potencial de desgaste para o ex­-presidente pela ausência de uma estratégia clara e definida de defesa.

Em caráter reservado, um dirigente da sigla disse ao Estado que o entorno do ex-­presidente Lula tratou sua defesa no caso do sítio de forma “amadora”. Petistas reclamam, ainda, da ausência de uma versão consolidada para embasar o discurso da militância. A cúpula da legenda cobra de Lula a contratação de uma equipe de advogados de peso, cuja a presença “intimide” o que chamam de “tentativa de linchamento”. Recentemente, Lula contratou o criminalista Nilo Batista, ex­-governador do Rio, para defendê-­lo por sugestão do deputado federal Wadih Damous (PT-­RJ), espécie de conselheiro informal do ex­-presidente para assuntos jurídicos.

A avaliação recorrente é que a resposta ao episódio do tríplex do Guarujá, no litoral paulista, demorou para acontecer, mas no final foi eficiente e não deixou “pontas soltas”.

Lula e sua mulher, a ex-­primeira-­dama Marisa Letícia, foram intimados para prestar depoimento como investigados no inquérito do Ministério Público de São Paulo que apura empreendimentos da Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop) assumidos pela empreiteira OAS. Promotores suspeitam que Lula seja o verdadeiro dono do tríplex 164-­A do condomínio Solaris, reformado pela empreiteira ao custo de R$ 770 mil.

Em nota recente, o Instituto Lula, presidido por Paulo Okamotto, admitiu que Lula visitou a unidade em 2014 acompanhado do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, e apresentou uma série de documentos reforçando a defesa de que a família do ex-­presidente tinha a opção de compra do imóvel, mas desistiu no fim do ano passado. O condomínio Solaris também está na mira da força-­tarefa da Lava Jato.

‘Constrangimentos’. Setores do PT, porém, temem que o sítio provoque mais “constrangimentos morais” para Lula. “Não tememos que haja algum tipo de desdobramento penal”, disse o dirigente petista. Na avaliação dele, não há mais como negar que ao imóvel era usado quase que exclusivamente por Lula e sua família.

A Lava Jato e o MP paulista investigam reformas na propriedade rural que está em nome de Fábio Bittar e Jonas Suassuna, dois sócios de um dos filhos de Lula. A suspeita é que as intervenções no imóvel de 173 mil metros quadrados foram feitas de forma informal pela OAS e a Odebrecht para favorecer a família do ex-­presidente.

A assessoria do Instituto Lula já admitiu que o petista e familiares utilizam “em dias de descanso” o sítio. “Objetivamente, o sítio não é dele. Não vejo nenhuma ilegalidade no fato de o presidente frequentá-­lo. Estão fazendo uma publicidade desproporcional em cima disso”, disse Damous. Nilo Batista preferiu não falar sobre a estratégia de defesa. “Não vou tratar disso pela mídia.”

Por enquanto, o PT tenta emplacar um movimento em “defesa” do ex­-presidente por meio das redes e movimentos sociais. O partido lançou nas redes sociais um movimento convocando militantes e simpatizantes a adotar a hashtag #LulaEuConfio. “Lula está sofrendo uma auditoria na vida dele pelo Judiciário, mas não há qualquer ilegalidade que ele tenha cometido”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-­SP). “Estão cutucando a onça com vara curta”, afirmou o vice­líder do governo na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB­-SP), que se reuniu anteontem com o ex­presidente no apartamento do petista em São Bernardo do Campo. “Lula é o líder do nosso campo político. Haverá reação e repercussão social.”

No seu artigo, Falcão conclamou a militância a combater a “escalada golpista” e o “cerco criminoso” ao ex-­presidente.

“Nunca antes neste País um ex­-presidente da República foi tão caluniado, difamado, injuriado e atacado como o companheiro Lula. Inconformado com sua aprovação inédita ao deixar o governo, o consórcio entre a oposição reacionária, a mídia monopolizada e setores do aparelho de Estado capturados pela direita quer convertê­lo em vilão”, diz o texto.

O dirigente tem feito apelos para que militantes saiam em defesa do ex­presidente. Na festa de aniversário do partido, nos dias 26 e 27, no Rio de Janeiro, os petistas preparam um ato de desagravo a Lula

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aproveita e começa no

    Aproveita e começa no Ministério da Justiça do governo da presidente Dilma eleita pelo PT. Eleita, porque jamais petista.

  2. Não há muito que explicar

    Vão ter que criar uma versão verossímil para tentar contrapor ao óbvio ululante, que dois laranjas com renda comprovada compraram o sítio para o Lula.

    Quanta mortadela isso vai render é uma incógnita, mas não há outro caminho para o Lula.

  3. é a luta de david contra

    é a luta de david contra golias….

    a grande mídia inventa e reporudz as mentira e infamias e

    repercute depois a defesa de lula, como e fosse possível defender-se

    dessa artilharia pesadísima diuturnamente jogada contra ele e qualquer

    represntnate do governo popular….

    a saída é a rua, a mobilização popular…

    é a funda  contra os mísseis…

    ou afunda ou a fenix renasce….

     

  4. O problema do PT e Lula é a Dilma e não a oposição/midia/judic

    Primeiramente gostaria de me posicionar: Não sou PT e nem PSDB, ou seja, nem “Petralha” ou “Coxinha” como virou moda dizer nos dias atuais. Se você falar algo que se aproxima do PT é tratado pelos contras de “Petralha” ao inverso de “Coxinha”, uma dualidade que está e vai continuar destriuindo o Brasil se não for resolvido por quem de direito, a meu ver Lula e FHC, mas não é sobre isso meu comentário.

    Votei pela 1ª vez 1989 em Collor, 1994 em FHC, 1998 em Lula, 2002 Lula, 2006 Lula, 2010 Serra e 2014 Marina no 1º turno e Dilma no 2º segundo.

    Em minha humilde análise de cidadão, acho que de 1989 para cá, apenas FHC e Lula tinham condições POLITICAS de serem presidentes do Brasil, vejam não estou falando de qualidades e nem fazendo comparações entre eles, e muito menos qualquer julgamento quanto a moralidade e honestidade dos mesmos. Digo isso por que os dois a meu ver eram e são os únicos que reunem as qualidades políticas de assumir o cargo de PRESIDENTE, os demais não reúnem os requisitos necessários para tal cargo. Não é de hoje que nosso Congresso Nacional vive do toma la da ca, loteamento de ministérios e órgãoes e o PMDB vivendo ao redor do poder.

    A diferença é que FHC e Lula sabiam lidar com tais problemas, o que Dilma a meu ver não sabe, apesar de já estar no 2º mandato e pelo andar da carruagem não vai aprender mais.

    Quando digo que o problema do PT e Lula é a Dilma, reside que o PT errou ao querer continuar no poder a qualquer custo, criando e inventando Dilma como POLÍTICA, uma espécie de SALVADORA DA PATRIA. Se eu já sabia que a mesma não era e nunca foi uma POLÍTICA, imagina o PT e Lula que conviveram a vida toda com ela? Todos (Lula e PT) sabiam das qualidades e defeitos de Dilma, entre os defeitos a TEIMOSIA e a CENTRALIZAÇÃO, será que achavam que com sua eleição o Lula seria uma espécie de 1º ministro? Será que ela aceitaria? Claro que não e todos já sabiam disso.

    Para a sucessão de Lula, tanto ele como o PT deveriam ter procurado um candidato mais qualificado POLITICAMENTE, como não tinha nos quadros do PT deveriam ter procurado em outros partidos e fazer uma coalizão, que com certeza seria eleito frente ao PSDB/DEM, etc.

    Por isso a meu ver estamos nessa situação, portanto, mais erro de Lula e PT do que culpa da mídia/oposição, etc.

    Espero que Lula e o PT repense a estratégia para 2018 e não cometam o mesmo erro, pois se não corremos um sério risco de vermos um novo SALVADOR DA PATRIA aparecer e ser eleito, com efeitos Deus sabe quais para nós, o povo brasileiro.

  5. Se não derem um xeque-mate, isso vai até as eleições…

    Enquanto isso, no palacio do zé da justiça, ele continua dormindo em berço esplêndido.

  6. Ela é fruto da vontade do
    Ela é fruto da vontade do maior petista de todos.

    Essa tendência que desvincula a Dilma de qualquer ligação com o PT ou com seu padrinho é um misto do ridículo com a covardia.

  7. Interessante…

    Se colocar os processos do LULA e do Zé Dirceu e se pudesse fazer com que AS AÇÕES DA JUSTIÇA QUE MOVEM JUÍZES E DELEGADOS EM AMBOS OS CASOS DE OUTRO LADO COM SEUS DESPACHOS, AVALIAÇÕES E AS CIRCUNSTÂNCIAS CRIADAS PELO PIG, e fossem entregues a JURISTAS INTERNACIONAIS DE RECONHECIDA COMPETÊNCIA, não tenho dúvidas que é mais FÁCIL PROVAR QUE JUSTIÇA AGE TENDENCIOSAMENTE DO QUE HÁ CULPA EM LULA E DIRCEU….

    A fragilidade das provas é algo PARA ASSUSTAR TODA A SOCIEDADE!

    E usando o Domínio do Fato ORIGINAL poderiam até serem presos!

    Aqueles que acusam o Zé Dirceu de CHEFE possuem MILHÕES EM CONTAS BANCÁRIAS, ao passo que o o Zé dirceu, nada para sí e para sua FAMILIA,  e olha que o Dirceu tem quase 70 anos – está mais perto do FIM DO QUE DO PRINCÍPIO, se ele tem dinheiro seria bom usar…, da familia o Cunha não esqueceu, SABENDO que delatando o Dirceu eles têm ABATIMENTO DE PENA E AINDA FICAM COM MILHÕES ou o juiz É MUITO BURRO OU É DA OPOSIÇÃO!

    Não precisa ser gênial para entender isso….

  8. Mispone (Ministro de Porra Nenhuma)

    O companheiro Ruy falcão pode começar sua/nossa  campanha emitido uma nota de repúdio ao comportanmento do Ministro da Justiça à frente da pasta, afinal, todos sabemos, autocrítica é sempre muito saudável e a postura do ministro frente aos desmandos da sua polícia é absolutamente injustificável.

    Tal como o famoso Aspone(Assessor de Porra Nenhuma), o Cardoso introduziu no governo Dilma o Conceito de Ministro e Ministério de Porra Nenhuma, Mispone.

    Não consigo entender que medo é esse que o PT tem de chamar às falas alguem que pertence ao próprio partido, em função de comptamento desastrozo a frente da pasta. Ao não fazê-lo, o partido se desmoraliza junto a sua militância mais aguerrida. 

     

    1. Edivaldo, é o que eu queria comentar!

      Edivaldo, perfeito.

      A luta começaria e muito bem, caso o Ministro da Justiça fosse substituído, por alguém corajoso e que tivesse coragem de abrir processos administrativos, v. gratia, para apurar-se os vazamentos, ou seja, aquele jorro de informações do Lava-Jato que municiam as notícias do PIG.

      Não se deve, isto é verdade, intervir nas investigações, mas corrigirem as distorções, principalmente políticas, como o próprio presidente do PT já declarou existir.

      Ora, se existem, por que cruzar os braços?

      Agora, chamar o povo para a rua e o próprio PT não exigir a substituição deste não ministro ? 

      Chega de papo furado. O governo existe para agir, seja na educação, na cultura, na saúde e, também, é claro, na Justiça, que esta passa a buscar fatos políticos, invés de buscar criminosos.

      Lula é o desvio da atenção aos grandes sonegadores de tributos que iriam ser desnudados pelo Zelotes. Até crianças sabem disto.

      Só o Ministro da Justiça é que,  ao que parece, não sabe.

      E se sabe, nada faz.

      E se nada faz, não ser para Ministro.

       

  9. Maquiavel

    Agora que a casa caiu quer arregimentar?! Porque não fez isso quando tudo começou, isto é, com a inicialmente cuidadosa desconstrução do trabalhismo, que foi perdendo terreno para o retorno do status quo pré Lula? E não foi por falta de aviso (blogs ” sujos ” cansaram de alertar e fazer o contraponto) ou por falta de meios para tanto ( SECOM, ABIN e Ministério da Justiça por exemplo). Os dirigentes petistas mais preparados intelectualmente só leram Maquiavel pela metade ( o da tomada do poder, mas não o da sua manutenção ) e nunca leram Gramsci ( o da importância da guerra ideológica ), deu no que deu. Um dos sintomas disso são as manifestações anti golpe se configurarem como mais pela democracia do que pelo PT. E olha que este tem ( tinha ) um grande legado para defender. Não duvido que ele recorra a seus carrascos ( velha mídia, etc. ) para defendê – lo! Enfim, o que está acontecendo é uma espécie de  “perdeu playboy ” para o andar de baixo. É uma pena.

  10. Defesa do PT, Lula e Governo Dilma

    Acho que Falcão está gozando da nossa cara, militantes e simpatizantes do PT, Lula, Dilma, Dirceu e por aí vai…

    Não sei quem é mais responsável, se é a Dima que mantém ou o Rui Falcão que não EXIGE a substituição do atual ministro “petista” da (in)Justiça, Zé Cardozo,cuja postura COVARDE, disfarçada de republicanismo de araque, está favorecendo e alimentando o golpismo da oposição, extrema-direita, “grande mídia” e afins.

     Essa postura arrogante da Presidenta de manter a todo custo esse ministro ALIADO da oposição, desanima e até desautoriza qualquer ação de resistência da miltância em defesa do Governo.

    Se o PT não consegue da Dilma nem essa UNANIMIDADE, que é a remoção do zé, então… PT saudações!

  11. Então…….

    Acorda militância, pois o cêrco está se fechando e o julgamento politico pode acontecer a qualquer momento.

    O linchamento e a descontrução do lider LULA há muito foi planejado, e o PT sempre dormindo.

    Acordem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  12. Afogado

    O PT só afunda cada vez mais. E enquanto a militancia continuar com o mimimi em relação à mídia ele vai continuar ladeira abaixo.

    Não entro no mérito da questão se Lula é ou não culpado nos termos em que a mídia coloca.

    De qualquer forma, na minha opinião, há uma evidente imcompatibilidade ética em receber pre$ente$ de empreiteiras, como a OAS e, na mesma medida, financiar as mesmas com recursos do BNDES com inumeras vantagens. 

    Mas pra quem já viu petista achando que o André Vargas era um herói… 

    Essa manifestação do dia 17, a não ser que tenha um milhão de manifestantes, será inevitavelmente narrada, pela grande mídia, como um fiasco (o que eu acho que será mesmo, independente da forma como ela será apresentada no JN da Globo). Só crescerá o sentimento anti-PT.

    Mas veremos, já comprei minha pipoca. 

    Quem perde é a democracia.

    Aproveito e cito novamente um fragmento do Aldo Fornazieri reproduzido no jornalggn:

    “Tanto o historiador Tito Lívio, quanto Maquiavel, recomendam que os líderes prudentes devem estudar e imitar a vida dos grandes homens virtuosos. O despojamento e a frugalidade de Cincinato o tornaram exemplo de liderança excepcional, de modéstia, de virtude cívica republicana em prol do bem comum. Pepe Mujica, em outras circunstâncias históricas, deve ser valorizado pelas mesmas qualidades. Embora o projeto dos líderes petistas, de promover a igualdade e a inclusão social tenha um valor ético inquestionável, parece que eles se perderam na conduta pessoal.”

    1. Aldo Fornazieri com seu

      Aldo Fornazieri com seu elitismo típico da “intelectualidade”, virou um moralista digno da classe média hopócrita e bestializada pela Veja/Globo. Veículos responsáveis pela difusão da ideological q o Império quer incutir nas sociedades que quer destruir.

       

       

       

       

      1. Cara, o que o Fornazieri

        Cara, o que o Fornazieri critica nos líderes petistas, a saber a relação promíscua com certos empresários, é algo fundalmente básico. Se você tem uma flexibilidade moral tão elástica o problema é seu, mas para o PT e sua história isso é, para dizer o mínimo, bastante incoerente!

    2. Fico pensando que, se o PT ,

      Fico pensando que, se o PT , para você, não mudou este País (não sei onde você morava até 2002) noas últimos 13 anos, QUEM você acha que fará melhor? 

      Naturalmente não serão os envolvidos com tráfico do (até viciados), também envolvidos com centenas de bilhões com a privataria (com provas documentadas), também denunciados de sonegação de mais de UM TRILHÃO da operação Zelotes, com centenas de bilhões/ano achacados do Povo pela tal dívida pública (inventada em 1998). Ou serão? 

      Estão tentando um GOLPE (acho que conseguirão pois são muito poderosos e tem a mídia e os EUA p/sustentá-los) que levará a classe média (que mais ganhou pois os pobres e miseráveis só conseguiram emprego e se alimentar/vestir) a mesma situação de antes, ou seja , NÃO terão consumidores para seus produtos e/ou mercadorias.NÃO É UM TIRO NOS PÉS DOS PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS???

      1. Angelo, eu reconheço muitos

        Angelo, eu reconheço muitos avanços do PT, como por exemplo, colocar a questão das políticas sociais em primeiro plano, porém, não se pode negar que houve muitos equivocos e, atualmente, o governo do PT faz exatamente aquilo que os rentistas e bancos querem… Não há nenhuma razão para um golpe.

  13. Deveria começar por exigir

    Deveria começar por exigir que a presidenta Dilma nomeie um ministro da justiça. Enquanto este cargo continuar vago, a PF continuará agindo como polícia política da Casa-grande, cercando e caçando os “suspeitos de sempre”, como Lula. Que tal, PT, começar a agir como partido NO governo, ao invés de se comportar como eterna vítima de uma oposição que manda mais na PF e nos órgãos estatais do que o próprio governo eleito pelo povo?

  14. Antonio Fernandes · Ponta

    Antonio Fernandes · Ponta Negra, Rio Grande Do Norte, BrazilJulio Martins  disse:

    A coisa funciona assim:
    1) Vence um governo de esquerda
    2) Aumenta a classe média
    3) A classe média começa a crer que é rica e apoia a direita
    4) A direita destrói a classe média
    5) A classe média empobrecida vota em um governo popular
    6) Volta ao 1)

    A coxinhada está no 3) – Fase do “Pobre de Direita”. Pensa que a direita vai manter e melhorar seu status quo, SQN. A renda será tragada pela concentração. Nessa fase basta ler uma manchete para “se indignar” e escarrar no prato em que comeu. 

     

     

    Moro, tucano de nascimento, já decidiu que nas próximas delações Aécio Neves não poder ser delatado(http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/216111/Dela%C3%A7%C3%A3o-da-Andrade-n%C3%A3o-envolver%C3%A1-A%C3%A9cio-Neves.htm).

    E por favor, ninguém reclame pq de nada adianta, pois Moro manda no Judiciário de Pindorama, alem disso PF, MPF e mídia se acertam o tempo todo para poupar tucanos. Só mesmo o povo se rebelando em armas para dar um jeito nessa zorra.= se querem guerra que assim seja.

     

    1. As esquerdas, e a Marilena

      As esquerdas, e a Marilena Chauí não me deixa mentir, tem problemas com a classe média.

      Mas que tal essa lógica aqui:

      1) Vence um governo de esquerda.

      3) A esquerda tem apego a corporações do Estado e a burocracia cresce.

      4) A esquerda tem preconceitos contra a classe empresarial (e o grosso da classe empresarial é classe média) e não esconde. Mesmo porque isso tem sentido pragmático na disputa por votos das classes baixas.

      5) Os empresários e a classe média percebem a lógica da divisão de classes e se sentem hostilizados e em risco de perder privilégios, inclusive os mais mesquinhos, e assim acaba qualquer simpatia que tinham pelo governo mesmo com a economia melhorando.

      6) Medidas anticíclicas má aplicadas farão eventualmente a economia derrapar, isso aliado a presença da burocracia sempre crescente, faz a falta de simpatia virar desprezo.

      7) A classe política e a mídia passam a refletir, distorcer e amplificar as hostilidades e propaga o sentimento de desprezo para as classes mais baixas.

      8) A economia é reflexo dos ânimos dos seus agentes, assim mesmo que haja competência administrativa do governo a economia se deteriora.

      9) Com a economia em deterioração o governo de esquerda cai.

  15. O maior defensor do PT é a

    O maior defensor do PT é a direita, se não fosse por estes facistas de plantão a própria esquerda tinha derubado o PT!

  16. Até quando fica a discussão Direita x Esquerda

    Será possíve, como minha avó diria:

    – Esse bando de idiotas não descobriu ainda que não existe Direita, Esquerda ou Centro. Apenas aqueles que estão, os que desejam estar, ou invejam….o poder.

    Até quando ficaremos discutindo idiotices, enquanto esses “marginais” de Esquerda, Direita ou Centro, (marginal é quem vive a margem da Lei), continuarão fazendo o que querem de nosso futuro, de nossos filhos e de nossos sonhos.

    Chega Povo…. Acorda….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador