“Se há dúvida em pesquisa, faça duas, três”, diz o confiante Doria

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Para não brigar com padrinho político Geraldo Alckmin, prefeito pode migrar a PMDB de Michel Temer, que o vê como sucessor ao Planalto
 

Foto: Marcos Corrêa/PR/Fotos Públicas
 
Jornal GGN – Enquanto o tradicional nome do PSDB, Geraldo Alckmin, já se incluiu candidato à Presidência em 2018 pelo partido, João Dória é convencido por outra ala da sigla e, apesar de não admitir publicamente o interesse pelo Planalto, vem cumprindo agenda nacional e internacional, além de manter o discurso de que os eleitores é que decidirão o nome do PSDB que deve disputar o posto maior do Executivo.
 
A rixa entre o governador de São Paulo e o prefeito da capital paulista modifica o cenário da entrada de Dória na política, tendo Alckmin como seu padrinho de ingresso. E se inicialmente ambos discordavam da rivalidade, a agenda de ambos não deixa dúvidas.

 
Nesta segunda-feira (04), o governador não nominou, mas fez referência ao prefeito quando questionado o que ele acreditava ser “o novo” na política: “Primeiro, é falar a verdade. Olhar nos olhos e as pessoas poderem acreditar. Segundo, é defender o interesse coletivo, que é órfão. As corporações tomaram conta do lado estatal e do privado. Os dois lados perdem”, disse.
 
Doria é a figura do empresariado que entrou nos cargos públicos, comandando a gestão da capital mais populosa do Brasil. Não informa publicamente seu interesse pelo Planalto, é o preferido de uma parte do PSDB e também do atual mandatário Michel Temer, que o vê como possível sucessor.
 
Nessa mistura de partidos, João Doria não anunciou que quer sair do PSDB, mas deu a brecha verde para os demais partidos e o seu próprio. “Pretendo continuar [no partido], até que alguma circunstância me impeça disso”, disse, em entrevista ao Estadão. A inspiração do tucano para uma possível mudança veio com as pesquisas eleitorais, que registram Doria muito à frente das intenções de voto em comparação ao seu padrinho político Alckmin.
 
Os possíveis partidos que abarcariam o prefeito tucano são o PMDB e o DEM, segundo o próprio João Doria. “Estou na política, mas não sou político. Não tenho intenção de mudar de partido, mas é sempre bom ouvir de outros partidos que você é bem-vindo. Não é só o PMDB e o DEM. Outros dois partidos tiveram a gentileza e a delicadeza de abrir as portas caso necessário. Agradeci”, afirmou.
 
Apesar de intitulado “Doria admite sair do PSDB e descarta prévia com Alckmin”, o prefeito não mencionou que irá sair, mas enfatizou que não irá disputar o nome do partido que irá para as eleições com Geraldo Alckmin. 
 
Sobre o anúncio já claro do atual governador, Doria disse que ele tem todo o direito na intenção, mas que quem decide o melhor candidato para a disputa são os eleitores. Confiante de que ele sairia vitorioso, afirmou: “Se alguém tiver dúvida em uma pesquisa, que faça duas. Se tiver dúvida em duas, que faça três. Não ouvir o povo pode ser um erro fatal para o PSDB.”
 
“Pretendo continuar no PSDB, até que alguma circunstância me impeça disso. Em relação ao futuro, cabe a Deus indicar, iluminar e definir qual é o destino”, foi a frase do prefeito que representa o distanciamento de seu então padrinho político.
 
Questionado pelas divergências, disse que não são “pessoais”: “Há posições que nem sempre são as mesmas.”
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se Dória quer pesquisas, eu

    Se Dória quer pesquisas, eu tenho algumas sugestões de perguntas que poderiam ser feitas aos seus eleitores:

    – Você acha que o prefeito deveria cumprir sua promessa de campanha e seguir com o mandato até o final?

    – Você acha que “João Trabalhador” combina com alguém que mal aparece na prefeitura para trabalhar?

    – O que você acha de ter a sua cidade administrada via WhatsApp?

  2. Até eu aparece líder isolado
    Até eu aparece líder isolado nas pesquisas.
    Com 10 pp na frente do Lula, em todas as regiões. Principalmente no Nordeste.

    A cada dia que passa esse janota só prova o quanto é elitista e preconceituoso.

    Não conhece nada do povo brasileiro

    Pensa que comprar título em prefeitura de simpatizantes , vai ser considerado pelo povo.

    Doria, quem vota é o povo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador