Vitória de Picciani não acalma desafios do governo na Câmara

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Apesar do apoio da bancada governista, a vitória de Leonardo Picciani (PMDB-RJ) na recondução à liderança do PMDB na Câmara não representa, ainda, cenário garantido para as pautas de medida fiscal da presidente Dilma Rousseff. Com a derrota da aposta de Eduardo Cunha – o deputado Hugo Motta (PB) -, o presidente da Câmara já prometeu “guerra” a Picciani e, portanto, ao governo.
 
O resultado da eleição para o líder do partido foi apertado. Ainda que com 7 votos a mais na aposta do governo – e também do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que foi demitido por um dia pela presidente Dilma para endossar a votação -, Hugo Motta garantiu 30 votos a seu favor. Serão, assim, 30 alvos da equipe de Dilma para aderirem às pautas governistas na Câmara.
 
Aliados do presidente da Câmara afirmam que, além de contar com os 30 deputados que votaram em Motta para ter coro nas suas chapas avulsas das comissões, Cunha garante-se pela influência sobre as bancadas do PP, PR, PTB e PSC.
 
De outro lado, o governo espera que o líder conquiste influência sobre os deputados hoje aliados de Cunha, podendo se apresentar, inclusive, como uma alternativa para assumir a presidência da Câmara. Mas, após o resultado, o próprio peemedebista vencedor rechachou simpatia aos governistas: “o governo não participou porque não pode participar de uma questão interna do PMDB, a questão é interna”.
 
Ainda, peemedebistas avaliam que o trabalho de lobby do Planalto sobre a votação gerará uma conta alta. Na prática, o governo teria que ceder ainda mais aos interesses dos deputados do PMDB. Entretanto, com o cenário político atual, os governistas podem não ter mais o que entregar, o que dificultaria votações futuras.
 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o pior

    Pareceu-me, ontem, que o Renan está está trocando de lado tb. Estão se preparando p/ receber o pedido de impedimento a presidente Dilma. As loas dirigidas ao Cristovão Buarque,pela entrada no PPS e a saída dos senadores do mesmo partido dele, foram de dar asco. Ver a cara do Aécio, do Serra e do Caiado, não deu p/ aguentar. Até a nova Miss do PMDB, a Marta, estava na fila p/ falar, mas não esperei p/ ver.

    Cristovão Buarque, o sr. foi para o PPS, pelo S ? Mas o PSDB tb tem a famosa letra S. Me poupe! O pouco de respeito que eu tinha pelo sr, ops V. Excia, ( que conseguia a proeza de fazer os discursos mais chatos que aquele do RGS e se aposentou, além do Suplicy) foi para o ralo. Senador de uma nota só ! Não quer disputar com o Ciro Gomes, né ?

  2. um dia esse pessoal que apóia

    um dia esse pessoal que apóia o cunha vai se flagrar que é uma baita fria apoiá-lo….

    apoiá-lo é o mesmo que paoiar a corrupção…

    até quando eles aguentarão essa pecha, esse defeito moral?

  3. E ……………….

    O que dá é nojo em ver como ultimamente está funcionando este Congresso (Câmara e Senado).

    O que estão fazendo conosco e principalmente com esta Nação mereciam ser enquadrados na Lei de segurança nacional.

    Digo isto a contragosto, pois prezo a liberdade, mais que nunca, mas este mercenários, embora tenha sido votados para lá estarem, não merecem nenhum respeito, pois só legislam em causa própria.

    Vejam esta safado do Cunha, que até hoje, ainda permanece ocupando o 3º cargo mais importante da Nação, e até hj ainda não conseguiram tirá-lo de lá!!!

    Fico imaginando o que deve tger em seu poder este individuo, para ser tão dificil removê-lo apesar das inúmeras provas de seus crimes.

    VERGONHA, nada mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador