As primeiras reações à indicação de Bendine

Enviado por Paulo F.

Mal saiu a notícia o Mercado já faz bico e cara de muxoxo.

Dilma escolhe Bendine, do BB, para presidir Petrobras, dizem fontes

Por Jeferson Ribeiro e Luciana Otoni

Da Reuters

BRASÍLIA (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff escolheu um homem de sua confiança, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para assumir o comando da Petrobras PETR4.SA, disseram três fontes do governo nesta sexta-feira, desapontando investidores que torciam por um nome do mercado para recuperar a imagem da petroleira arranhada por um escândalo de corrupção.

Bendine, funcionário de carreira do BB BBAS3.SA, está à frente do maior banco da América Latina desde 2009. Sob sua chefia, a instituição federal liderou uma ofensiva do governo petista no crédito para atenuar os efeitos da crise financeira global na economia brasileira.

A escolha de Bendine indica as dificuldades que Dilma teve para costurar a sucessão na Petrobras de forma súbita, em 48 horas, com a renúncia repentina da presidente Maria das Graças Foster e de outros cinco diretores da companhia, em um movimento que surpreendeu o Palácio do Planalto.

Além disso, por ser bastante alinhado às políticas do atual governo, a colocação de Bendine na liderança da Petrobras frustra expectativas de investidores e analistas de que o novo líder da petroleira viesse do mercado.

O Conselho de Administração da Petrobras está reunido nesta sexta para eleger um nome indicado pela Presidência da República para ocupar a cadeira de presidente-executivo da petroleira, que está no centro de um escândalo bilionário de corrupção.

Além de Bendine, o Conselho apontará o atual vice-presidente financeiro do BB, Ivan Monteiro, para a diretoria de Finanças da Petrobras, segundo disse à Reuters uma fonte próxima ao banco, que falou sob condição de anonimato.

Após a notícia de que Bendine assumirá a Petrobras, as ações da empresa tinham forte queda. Às 12h, as preferenciais e as ordinárias recuavam 6,2 e 5,7 por cento, respectivamente. O Ibovespa .BVSP tinha desvalorização de 1,5 por cento.

“O Bendine é uma pessoa muito identificada com a primeira gestão do governo Dilma. O BB foi absolutamente comandado pelo governo na primeira gestão e a Petrobras precisaria de alguém mais independente, que peitasse o governo em determinadas situações e não fizesse loteamento de cargos”, disse à Reuters o sócio da Órama Investimentos Álvaro Bandeira, no Rio de Janeiro.

Para Bandeira, nomes que vinham circulando na mídia para a Petrobras, como o de Murilo Ferreira, presidente da Vale VALE5.SA, e o de José Carlos Grubisich, ex-presidente da Braskem BRKM5.SA, seriam opções melhores. “Pesa por não ser alguém do setor, mas pesa mais por ser identificado com a primeira gestão de Dilma”, afirmou.

O novo comando da empresa terá entre seus desafios iniciais a regularização da publicação das demonstrações financeiras da estatal. Isso em meio à apuração de um escândalo de corrupção que exigirá que a companhia realize baixas contábeis bilionárias de ativos sobrevalorizados.

RENÚNCIA COLETIVA

A renúncia de seis altos executivos da Petrobras na quarta-feira surpreendeu autoridades em Brasília, que previam uma mudança na diretoria da estatal apenas no fim do mês.

Na terça-feira, Dilma aceitou o pedido de demissão de Graça Foster, mas tinha acertado a permanência da executiva no cargo por mais algumas semanas. Mas outros cinco diretores da Petrobras não aceitaram ficar por mais tempo, precipitando a saída também de Graça Foster.

Já bastante desgastados, os diretores da Petrobras que estão deixando os postos não quiseram mais ser diretamente associados ao escândalo de corrupção, o maior da história do país, com denúncias de sobrepreço de contratos para beneficiar ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos.

Procurada, a Petrobras informou que não comentaria a informação de que Bendine será o novo presidente da estatal e disse que qualquer comunicação oficial será feita por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

(Reportagem adicional de Priscila Jordão e Aluísio Alves, em São Paulo)

Redação

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A escolha certamente foi boa

    A escolha certamente foi boa porque o Merval já está derrubando o homem antes de assumir. Segundo ele porque o mercado não gostou.

  2. Apenas repito o que venho

    Apenas repito o que venho dizendo

    A maior luta atual no país é entre o mercadismo e o que quer o governo do PT

    A matéria mostra que o sistema não se conforma com alguém não comprometido com a privatização da Petrobras ou de parte dela

    Querem , de qualquer forma, o neoliberalismo privatizante de FHC

    Dilma não entregará essa luta

    Será que consumarão o impeachment?

    O bombardeio continuará

    Assim como essa elite continua com:

    “o que é bom para os EUA é bom para o Brasil”

    1. Assis, o cerco será grande.

      Assis, o cerco será grande.  América Latina unida nunca foi projeto do grande irmão do norte e muita menos com um tempero à esquerda.  Há muito mais em jogo que imagina nossa vã filosofia.  Mudanças bravas no eixo econômico estão assustando os grandes grupos.  A briga é feia.  Esse escândalo lava jato surge com mais força agora para encobrir o descalabro da falta D’água em SP, também.  O foco não pode sair do governo federal.  

    1. Ninguém quer assumir uma das

      Ninguém quer assumir uma das maiores petrolíferas do mundo?

      Tem muita gente querendo, o mercado queria implacar um nome para chamar de seu.

  3.  
    Pelo menos, se confirmada a

     

    Pelo menos, se confirmada a notícia, é indicativo de que o governo não pretende continuar se agachando* tanto.

    Orlando 

     

    * Al que se agacha mucho se le ve el culo.

  4. Com uma população de mais de

    Com uma população de mais de 200 milhões, é claro que temos brasileiros/as no meio, com disposição de manter nossa independência e soberania. Boa sorte ao novo presidente da Petrobrás e vamos nos preparar para mais “inovações”, vazamentos seletivos, escandalizações, enfim todo o arsenal que a direita usa e abusa, tão bem aplicado por nosso aparato policial-midiático-jurídico. Estou aliviada, de verdade, com essa nomeação, só por ver que não é um mercadista de carteirinha

  5. Alguém aí pode me dizer

    Alguém aí pode me dizer quantos votos teve para a presidência esse senhor Mercado? Bem… já que ele quer fazer indicações que são de competências exclusivas da presidência da República então que mostre seus votos. Eu não votei no Mercado.

  6. DISCORDO DO NOME ESCOLHIDO.

    Não concordo. Ele pode até resolver as questões financeiras da empresa e dos acionistas, mas ele não entende nada de engenharia de petróleo, pesquisa, produção etc. Os recordes, mensalmente, atingidos pela ex-presidente não vão mais acontecer.

    1. E daí? Graça entendi tudo de

      E daí? Graça entendi tudo de petróleo e processos, mas não reunia a principal característica que um CEO precisa ter: teor político! Assim, na primeira crise política ela só falava de processos, além de jogar gasolina na fogueira quando a Petrobras era atacada!

      1. PRESIDENTE POLÍTICO PORQUE ESTAMOS VIVENDO A DITADURA DA MÍDIA.

        Teor político porque, INFELIZMENTE, nós estamos vivendo a ditadura da mídia, que quer derrubar o governo eleito, democraticamente, de qualquer maneira, e para isso estão EMPORCALHANDO A PETROBRAS, que seria orgulho em qualquer país sério. Mas, no Brasil, preferem jogar no lixo a PETROBRAS e o PRÉ-SAL (vinte trilhões de dólares), para atingir a Presidente da República e provocar o impeachment. 

  7. O bom de nomear um bancário é

    O bom de nomear um bancário é que vai facilitar para que diretores, doleiros e executivos realizem o saque diretamente na empresa.

  8. Tão de má vontade pq foi o

    Tão de má vontade pq foi o cara que segurou a manada banqueira em 2009…Agora taca no PIG caso da Marchiori, 500 conto em casa, apartamento subfaturado…

  9. Para entender porque tem gente que não gosta do Bendine…

    Bendine apenas fez o BB receber o prêmio Ethosfere Institute como o Banco mais  ÉTICO do Mundo. Estamos falando de banco!! !!! Tem idéia do que é isso??

    http://ethisphere.com/worlds-most-ethical/wme-honorees/

    Ao mesmo tempo colocou o BB como o Banco mais FORTE do Mundo! Tem coisa mais importante para um Banco do que um aval desses??

    http://www.infomoney.com.br/bancodobrasil/noticia/2480111/banco-brasil-instituicao-mais-forte-mundo-diz-pesquisa

     

     

     

     

     

     

    1. Bendine foi um bom administrador do BB. . .

      Bendine foi um bom administrador do BB, mas péssimo para o funcionalismo desse banco. Usou recursos da PREVI (sobras) para engordar os lucros do Banco do Brasil. Bendine é odiado pelos funcionários do Banco  do Brasil, principalmente os aposentados. É bom os funcionários da Petrobrás ficarem alertas.  Espero que ele não use do mesmo expediente com a Petros (Fundo de Pensão dos Funcionários da Petrobrás).

  10. A média está doente

    Acompanhei agora à tarde os principais jornais televisivos e foi unânime a chiadeira de que Dilma escolheu um nome pessoal.

    Chegaram a dizer que Dilma surpreendeu mais uma vez

    Queriam o quê?

    Que ela escolhesse uma das indicações feitas pela mídia/mercado?

    Afinal, quem governa o Brasil?

    A mídia e o mercado ou a presidenta Dilma?

    Mídia de merda

  11. Que o Mercado se f***. é o

    Que o Mercado se f***. é o que desejo de todo o coração. Estão dizendo que o indicado não é do ramo, ou melhor, não é pró mercado e pro´estatização. Ele não precisa ser do ramo, ele precisa se cercar de pessoas do ramo. A Graça era do ramo…..

    1. eh,eh,eh é isso aí Lenita

      eh,eh,eh é isso aí Lenita !!!

      De vez em quando a gente perde a linha e chuta o pau da barraca !!!

      Paciência tem limite, eh,eh,eh

      Que o mercado … é isso mesmo que você falou.

    2. Entendo sua reação e é até

      Entendo sua reação e é até relaxante desabafar como você fez. Mas a verdade bate à porta, e nossa (será mesmo?) Petrobras não prescinde de credibilidade perante o mercado para sobreviver.

      1. Não se preocupe tanto. A

        Não se preocupe tanto. A reunião do Obama c/ o rei da Arabia foi prá que mesmo? Se vc não sabe, procure saber. Talvez uma simples sigla o ajude BRICS a elucidar a questão. Somado  ao bolivarianismo da Venezuela e a situação da Argentina.

  12.  
     … “Alguém, aí,” avisa ao

     

     … “Alguém, aí,” avisa ao Aldemir Bendine: do Banco do Brasil do MENSALÃO para a Petrobras do Petrolão “mudou pouca coisa”: Saiu o Joaquim Barbosa! E entrou o ‘Sérgio Moro no PSDB [e a esposa advogada também]’! O Merval continua com a mesma cara de “criança chupando pirulito de jiló”! E já estamos na edição de número 15 do BBB! (…) Ah esses tecnocratas!

  13. Num café a 30 minutos escuto
    Num café a 30 minutos escuto um típico burguês tucano falando que “o mercado não vai reagir bem se a Petrobrás ficar na mão do Planalto, porque o mercado…”. Neste ponto parei de prestar atenção às bobagens da mídia que o papagaio reproduzia e passei a saborear meu café tranquilamente. Ao contrário do tal sei que a Petrobrás é uma empresa pública, desejo que ela continue publica e, principalmente, tenho certeza de que os brasileiros não elegeram o mercado para governar meu país. No país do mercado, aquele imbecil falador ele é apenas uma mercadoria coisa que, sendo cidadão, não pretendo virar.

    1. Discordo completamente do

      Discordo completamente do comentarista Fábio e explico o porquê: a diretoria foi substituída a fim de resgatar a credibilidade da empresa, para continuar contratando os gigantescos financiamentos de que precisa. Como a suspeita é de que o próprio governo e seu partido tenham envolvimento nos desvios, a indicação de alguém controlado pelo governo, como Bendine, não atende ao objetivo final perante o mercado. Isso não quer dizer que a empresa deixa de ser pública, ou que o mercado governa o país. Não adianta sonhar, a Petrobras depende do mercado por estar fortemente endividada.

      1. Depender não é ser refém

        Há uma confusão (proposital) entre o que se chama de mercado (os compradores e vendedores da economia), com algo que substiuiu marotamente que é o mercado FINANCEIRO, cujos interesses só não sabe quem é avestruz.

        Raríssimas são as empresas que não dependem da banca, ao menos para capital de giro. Mas esta é uma visão finaceira e não econômica, que se espraiou pelo mundo, até mesmo pelo poder financeiro.

        O interesse maior da Petrobrás, desde sua fundação é atender ao interesse publico, da União (nós). Isto não impede que o (que vc chama de)mercado tire sua casquinha.

        A União é representada por um governo eleito (não com a ajuda da míRdia, mas apesar dela), que define a estratégia não como uma empresa qualquer de mercado (mais uma), mas como uma fonte de riqueza econômica para o país, até em saúde e educação.

        Posto isso, podemos certamente dizer que, economica e operacionalmente, a Petrobrás vai muito BEM, melhor que a maioria das congêneres mundiais, algumas até dando prejuízo e outras segurand as pontas para fazer caixa no downstream.

        Não será a ação de alguns poucos dentre dezenas de milhares de funcionários, servindo-se sim de valores pessoais enormes, mas empresariais ridículos que afetarão a operação da mega-empresa. Em países capitalistas sérios, isto não passaria de um discreto caso de polícia, dada a magnitude e exposição pública da empresa. E jamais se permitiria um ataque tão brutal a uma empresa com ações em bolsa.

        A verdadeira crise é política-midiática-jurídica, alinhada claramente à oposição a este governo. Cenográfica, pirotécnica, hollywoodiana. Só não vê quem é torcedor. Ou tem um processador de 2 bits.

        O mercado (financeiro) não tem que controlar empresas economicamente produtivas.

        O negócio deles é apenas ganhar dinheiro com dinheiro.

  14. Infelizmente, ouvi a

    Infelizmente, ouvi a “comentarista” de economia do intragável noticiário da Globonews editorializar sua fala a respeito dessa indicação. Aliás, a comentarista é muito fraquinha, com aquele tanto de “eh” e “ah” entrecortando seu discurso em louvor diário ao deus Mercado.

  15. o monturo medonho mercadógico

    o monturo medonho mercadógico e o monte de merda da grande mídia

    receberam pelo jeito mais de 50 milhões de votos para

    decidir os destinos do país. 

    é preciso mesmo ter paciencia de jó pra aguentar esse

    papo furado de mercado falante..

    .só gente frustrada que não consegue competir no mercado

    mas tentou, se achando o máximo,  ainda acredita nesse

    tal do mercado, crente que um dia terá sucesso por seus próprios esforços,

    independentemente de governos…

    como frustrou-se, prefere odiar o governo

    ao invés de perceber a selvageria capitalista….

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador