Leilão de campos marginais terá 0% de conteúdo local, diz ANP

Jornal GGN – Em evento no Rio de Janeiro,  a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, afirmou que a rodada de campos com acumulações marginais não terá exigências de conteúdo local.

Ela disse que a agência se manifestou ao Ministério de Minas e Energia recomendando “conteúdo local zero na 4ª rodadinha”.  “Acredito que o Conselho Nacional de Política Energética vai autorizar”, disse, para uma plateia de executivos do setor de petróleo.
 
A quarta rodada de licitações de campos marginais deverá ocorrer em março de 2017, com blocos nas Bacias do Espírito Santo, na Bacia Potiguar e na Bacia do Recôncavo.

Campos marginais são aqueles em que a extração de óleo deixa de ser lucrativa para algum operador, mas que pode ser economicamente viável para outra empresa, geralmente de menor porte.

Desde que assumiu a direção da Petrobras, Pedro Parente tem sinalizado que pretende mudar a política que exige um mínimo de conteúdo nacional na exploração de petróleo. Em setembro, ele afirmou que a política foi mal desenhada. “Não dá para pagar 40% acima do preço porque existe uma política mal desenhada, essa política é ruim”, disse.

Em agosto, Márcio Félix, secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, também falou em fazer mudanças na política. “Não é exploração sem exigência de conteúdo local, pois nenhum país do mundo faz isso, mas vamos adequar a situação”, explicou.

Entretanto, entidades representativas da indústria, como a Fiesp, se reuniram com o presidente Michel Temer para evitar alterações radicais na política. Para eles, as mudanças anunciadas até o momento beneficiam somente as petroleiras.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como é que pode tanta
    Como é que pode tanta submissão a interesses estrangeiros e descompromisso com o país? Cadê a elite empresarial desse país? Cadê as autoridades constituidas para defender a nação brasileira?
    Que país indecente é esse? Como pode o povo brasileiro ser tão idiota para não se revoltar contra uma barbaridade dessa?
    Já, já os indices de desenvolvimento humano desse país estarão abaixo dos paises mais miseráveis da África. E não haverá ninguém decente para conduzi-lo porque daqui há alguns anos todos os políticos decentes e patriotas estarão na prisão. Com sorte nos transformaremos numa rota de drogas conduzidas por helicópteros de políticos cheiradores diligentemente ignorados pela polícia federal e pela justiça.

  2. Politica ruim é desenvolver o
    Politica ruim é desenvolver o país e gerar empregos para os brasileiros??

    Olha, se fossemos um país sério, com uma midia seria não essa bandida que temos, um cidadão desses estaria comendo o pão que o diabo amassou, mas está nos holofotes como se fosse uma sumidade.

  3. O que é ruim é que está
    O que é ruim é que está dentro da cabeça desse careca
    Como fomos capaz de produzir tanta idéia ruim, ultrapassada e anti-nacional como a destas pessoas? Onde falhamos para existir idéias (dogmas de manual neolibelê, porque está provado que inexistem sinapses nestes cérberos, só o sistema nervoso autônomo) desste tipo?
    Será que uma das consequencias do neoliberalismo, fora o egoísmo e individualismo feroz; é a aniquilação da inteligência, do raciocínio crítico?

    1. Não tem “idéia” por trás. Tem
      Não tem “idéia” por trás. Tem milhões de dólares em contas em paraísos fiscais que jamais serão encontrados pela NSA americana porque são eles mesmos que estão por trás disso.
      As guerras estavam ficando cara demais para os paises centrais e foi só contatar os ladrões do Psdb e da mídia brasileira para diminuir a conta e ter petróleo na bacia. O conteúdo nacional é só um pequeno detalhe para gerar emprego lá fora e enviar a parte correpondente em grana do que vão pagar nos poços do pré sal.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador