Opep fixa limite de produção e preços do petróleo sobem

Jornal GGN – Foi aprovado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) um acordo preliminar que fixa um limite e reduz a produção de petróleo, o primeiro do tipo em oito anos. O acordo só será efetivado no fim de novembro, no próximo encontro do grupo, e os preços do petróleo já subiram mais de 6% ao longo do dia.

Os operadores do mercado esperavam que o grupo continuasse com a política adotada em 2014, na qual cada país define o volume de petróleo a ser extraído. Agora, os membros da Opep concordam em reduzir a produção para 32,5 milhões a 33 milhões de barris por dia.

É esperado que o acordo melhore as perspectivas do setor, mas ele pode representar aumento de preços para os consumidores. No mercado de ações, empresa como a ExxonMobil, com 4,4%, e a Chevron, com 3,2%, tiveram ganhos após o anúncio da Opep.

O mesmo aconteceu com a Petrobras, com um aumento de 4,85% em suas ações ordinárias e de 3,89% nas preferenciais no pregão da Bovespa. 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre comentei em tom jocoso

    Sempre comentei em tom jocoso aos meus amigos que não me surpreenderia se o preço do barril do petróleo voltasse a subir logo após ao impeachment. Eu não queria acreditar em certas coincidências, mas tá difícil…

  2. Fizeram a mesma coisa no Chile

    Quando Allende nacionalizou as reservas de cobre, os EEUU queimaram o estoque e jogaram o preço do cobre lá embaixo. Advinha o que aconteceu depois do assassinato dele pelas tropas do próprio país?

  3. Tentaram quebrar a Rússia,

    Tentaram quebrar a Rússia, mas parece que não deram conta. Se a Petrobrás não estava quebrada com petróleo a 30, imagina a 50. Haja prejuízo contábil (impairment) para alimentar os midiotas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador