Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo do mundo

Jornal GGN – Em 2014, a Petrobras superou a multinacional americana ExxonMobil e se tornou a maior produtora de petróleo de capital aberto do mundo.

A empresa foi a que mais aumentou a produção de óleo, tanto em termos percentuais quanto absolutos. A estatal brasileira e outra multinacional americana, a ConocoPhillips, foram as únicas empresas listadas na bolsa que registraram aumento de produção de óleo. Mas o aumento da Petrobras foi de 3,3% e a da Conoco de 0,4%.

Considerando a produção de óleo e gás, a Petrobras ocupa, hoje, o quarto lugar no ranking mundial. Nos 11 primeiros meses de 2014, a produção média da estatal cresceu 4,5% na comparação com o mesmo período de 2013.

A companhia também anunciou, em dezembro, alguns recordes diários de produção: 2 milhões e 286 mil barris de petróleo por dia; 2 milhões e 470 mil barris por dia operados no Brasil (incluindo operação das empresas parceiras); e 700 mil barris por dia no pré-sal.

“Adicionamos, em 2014, mais de 500 mil bpd de capacidade de processamento de óleo, com a entrada em operação de quatro novas unidades estacionárias de produção. Esse volume será gradativamente incorporado à produção, garantindo que em 2015 a empresa continue aumentando a produção de óleo e gás”, afirmou em nota a Petrobras.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como já escrevi aqui 50

    Como já escrevi aqui 50 vezes, as “majors” anglo-americanas e da Europa continental NÃO estão mais interessadas em produção de petroleo bruto, qualquer pessoa que lê revistas especializadas em petroleo sabe disso. A extração de petroleo tem MUITO risco ambiental e geopolitico, as “mjors” preferem setores mais seguros da industria do petroleo, refino

    transporte, trading, petroquimica, prestar serviços às estatais de petroleo, a Chevron tem grande parte de seu faturamento prestando serviços a ARAMCO, a maior produtora estatal de petroleo.

    Portanto essa comparação é de pouco valor, a ARAMCO produz 8 milhões de barris, a NIOC (do Irã), 3,6 milhões,

    a Petrobras entre as estatais é uma produtora média, no nivel da Pemex, PDVSA e Sonamgol.

    Aliás, na historia da Standard Oil (hoje Exxon) nunca houve grande interesse em produção, o velho Rockefeller preferia transporte e refino, quem gostava de exploração era Henri Deterding, a rei da Royal Dutch Shell.

    1. Não estão interessadas?

      Não foi a Chevron que perfurou ilegalmente poço no pré-sal que derramou petróleo no RJ? Sem a competência da Petrobras para exploração em grandes profundidades e economisando na segurança aprontou feio aqui.

    2. Muito interessante seu
      Muito interessante seu comentário. Ainda não tinha pensado nisso. Vc tem razão, eles agem visando o lucro, e quanto menor o risco, melhor ainda. A Petrobrás no governo Lula, começou a construção de refinarias, falta conclui-lás. Mas é oportuno, partir para a produção dos derivados. Lógico, temos que explorar nossas reservas.

  2.  
    Ahhh!!! Logo vi que não

     

    Ahhh!!! Logo vi que não podia ser uma boa notícia a Petrobras produzir tanto petróleo. Ai! Que alívio me dá….já estava preocupado com o que iria dizer aos meus filhinhos e netinhos, quando chegasse em casa e a pirralhada me recebesse grintando: Ei painho!! Ei! voiiinhoooo você não tava dizendo que a Petrobras tava fudida?  Olhe aí! Tá vendo?  Ela tá é bombando! Produzindo petroleo pra dá de pau….

    Ainda bem. Que já avisaram, que não é nada disso. Empresas de primeiro mundo não suja as mãos mexendo com óleo preto. Produzir petróleo agora é coisa de birosca de fundo de quintal, especialmente, quando a quitanda é estatal.

     

    Orlando

  3. Essa Petro – o que?

    Eitcha .. essa Petrobras é uma bosta. Se produz é uma bosta. Se não produz é uma bosta também. Por isso que os tucanos queriam vendê-la por dinheiro de picolé! Empresa bosta vale um sorvetinho. Enquanto todo mundo faz um montão de coisas boas, que dá dinheiro, como diz um comentarista acima, a Petrobras só produz..produz..produz. Não vale um tustão furado. ô vida, oh dor!

  4. os entreguistas vão dizer que

    os entreguistas vão dizer que a petrobrás não pode produzir tanto

     porque isso corrompe a rocha e o fundo do mar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador